Educação não violenta

Educação não violenta Elisama Santos

Resenhas - Educação não violenta

Gabriela2168 19/10/2023

Livro muito bom
Livro que faz literalmente sua cabeça explodir de informações, e uma reflexão de vários abordagem que caem na nossa rotina como uma naturalização e reprodução da Violência, ilustra bem que para cuidarmos do outro precisamos cuidar da gente e saber lidar com nossa criança interior, entendo nossos sentimentos, nominando e decifrando o que acontece com a gente. O livro é lindo esclarecedor e muito muito reflexivo.

Dan 05/10/2023

Necessário
Para você como eu e nunca lidou com crianças, mas está prestes a ter um filho. Aproveite cada palavra desse livro!

LuzmarinaFG 03/09/2023

"Somos humanos, cíclicos como toda a natureza, e esses ciclos incluem dias ruins, dias de mau humor, dias de mais energia e dias de cansaço.
Dias ensolarados e dias chuvosos.
Não podemos controlar o ritmo das ondas ou a força do mar, mas podemos decidir de que forma vamos navegar."

Leitura finalizada: Educação não violenta
Autora: Elisama Santos
Nota: 5 de 5
Meta de leitura 2023: 8 de 12

Agata.KAssler 27/08/2023

Um livro especial, não só para a criação de filhos, mas para o autoconhecimento e respeito pelas crianças em geral. Assustos essenciais apresentados através de uma leitura simples e cativante.

Priferreirahinckel 17/08/2023

Gostei muito da forma com que a autora tratou a maternidade, sem os filtros de perfeição que tanto são usados hoje em dia. Dicas práticas eficientes foram apresentadas. A autora me fez refletir durante toda a leitura. Indico!

KellyDannielle 16/08/2023

Libro necessário!
Livro 100% necessário à todos os pais de hoje para não cometermos os mesmos erros do passado! A escrita é simples e a leitura leve e interessante. Nos faz refletir sobre a nossa criação e como queremos educar nossos filhos. Amei!!

olivisqui 24/07/2023

Esse livro é um resgate
Comecei a ler "Educação Não Violenta" esperando que seria algo como um manual. Como mãe de primeira viagem, não sei exatamente como fazer, mas tinha alguma ideia de como NÃO FAZER no quesito educação de filhos. Foi aí que me interessei pelo título. Surpresa: educar é muito mais profundo do que um livro-manual. Elisama traz à tona a necessidade de olharmos para nós, para nosso íntimo, nossas histórias, nossos sentimentos e, a partir daí, a partir desse autoconhecimento, dar espaço para a evolução e o acolhimento necessários na criação de filhos. Posso dizer que esse é um livro para ser revisitado diversas vezes por qualquer pessoa (não só as que têm filhos, inclusive). A educação não Violenta abordada por Elisama, contempla também, e acima de tudo, o amor que temos por nós mesmas. Apenas leiam!

Gabriela 15/07/2023

Favoritíssimo
Alexandre Coimbra Amaral escreve no prefácio do livro sobre como é uma alegria uma ?mulher negra, advogada, nordestina do interior da Bahia, casada e mãe de dois filhos? ser referência na disseminação da educação não violenta, e eu sinto o mesmo. Que alegria ver Elisama nesse papel e ter esse alcance que ela tanto merece.
Comecei a leitura do livro de modo arrastado pensando estar lendo mais um livro que traz inúmeras críticas e regras aos pais, porém minha gente? eu estava completamente enganada. Esse livro é lindo demais! É um lugar de acolhimento, escuta - de certa forma -,informações preciosas e muuuuita aprendizagem. Eu me senti validada durante a leitura e me senti capaz de trazer os ensinamentos da Elisama pra minha vida, rotina, relacionamento e filhos. Com certeza indico esse livro para qualquer pessoa, mesmo as que não tem filhos, é um conhecimento para o viver em sociedade, para o bem estar das nossas crianças. Como a própria Elisama cita ?é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança?, façamos isso para construir um futuro melhor para todos nós e oportunizar uma infância digna à elas.

Agnnes29 03/07/2023

Esse livro é perfeito! Recomendo muito, a perspectiva da educação não violenta é vista como uma educação onde crianças serão mimadas. Mas na realidade é uma geração de crianças sendo acolhidas, tendo seus sentimentos validados e sendo respeitados como indivíduos!

Jessie Calixto 26/06/2023

De todos que li sobre o assunto até agora esse é + completo
Esse livro aborda diversas situações em relação à educação respeitosa e ainda finaliza nos lembrando da importância do autocuidado e amor próprio para que possamos entrar o melhor de nós ao outro (nossos filhos)
Livro super leve, rápido, sem rodeios e que tem um grande conhecimento!
Super recomendo a leitura, todos pais deveriam ler.
5 estrelas sem dúvida!

CLARAVIANA 24/06/2023

Esclarecedor
Ótimo para quem tem filho e/ou educa uma criança.
Mostra que para ter uma relação amigável e respeitosa com o seu filho, não precisa ser agressivo ou impor o que você acha certo ou errado.
Criança também é um ser humano, com vontades, desejos, emoções e além de tudo, ?mini pessoas? que estão aprendendo a lidar com tudo isso. Os pais são os adultos da relação, eles tem o dever de guiar o seu filho, tanto emocionalmente quanto em outros aspectos da vida.

Precisamos entender também que somos passíveis de erros, porque também somos seres humanos. Nos acolher quando agimos de uma maneira que nós não achamos correta e tentar agir diferente em outro momento.

A forma gentil, respeitosa, amorosa que nós tratamentos nossos filhos na infância, refletirá MUITO na vida adulta dele!

Lembrando que ser um(a) pai/mãe respeitoso, não quer dizer que você não imponha limites na educação do seu filho (a), é entender que você pode e deve colocar limites de uma forma respeitosa.

Eu, como uma mãe de uma criança de 2 anos, aprendi demais. Recomendo esse livro!
Jessy Souza 24/06/2023minha estante
Te recomendo "A raiva não educa. A calma educa." da Maya Eigenmann

Ele é maravilhoso!

CLARAVIANA 25/06/2023minha estante
Obrigada! Vou colocar na minha lista.

Dalila60 14/06/2023

Excelente leitura.
Tão bom quanto o Porquê gritamos.
Uma aula de autoavaliação e redirecionamento dos nossos atos para uma vida com relações mais leves

Tice 11/06/2023

Educação não violenta
"A conexão transforma a relação." p. 135

A leitura de Educação não Violenta me trouxe um alívio tão grande. Sei que não sou perfeita, que não sou a melhor mãe do mundo, mas muito do que Elisama Santos traz como sugestão para harmonizar o relacionamento entre pais e filhos, eu já executo com as minhas filhas. O gosto delas é respeitado, as preferências acolhidas, os sentimentos ouvidos e a vez do voz e voto cedida. Fui criada com castigos e surras e nunca apostei nesse sistema, então quebrei a corrente ? ao ser mãe e optei pelo diálogo.
Como foi boa essa conexão da minha história com essa leitura.
Ester479 11/06/2023minha estante
Infelizmente não dá pra criar um ser humano sem traumas. Mas com esse tipo de pensamento e educação, dá pra criar filhos que vão correr pra você, ao invés, de você.
Eu sei que mãe se culpa por tudo, mas como filha eu posso te falar que nós também não somos perfeitas. E, quando na idade adulta, fica bem mais fácil de ver tudo isso. Começamos a ver mesmo, que os pais, antes de ser pais, são suas próprias pessoas com seus próprios traumas.
É impossível quebrar todos os ciclos, mas parabéns por quebrar alguns. Minha mãe também quebrou muitos. E, tenho certeza que assim como suas filhas, sou muito grata por isso.

benjamin25 06/06/2023

Simplesmente incrível sensacional perfeito
Um livro que todo mundo deveria ler independente se pensar em ter filho ou já tem um.

elisama usa as palavras certas e sabe exatamente no que deve ser pontuado e discutido. com certeza é o melhor livros de "autoajuda" que já li

Paula.Costa 31/05/2023

Livro muito importante pra quem precisa de ajuda no processo de educação dos filhos. Optar por educar de forma respeitosa, não violenta e reconhecendo que não somos donos dos nossos filhos não é tarefa fácil pq a maioria de nossas referências e impulsos são contrários à isso. É desafiador e a Elisama consegue nesse livro, dar uma luz, uma direção, uma esperança de que é possível e de que vale a pena.
É um livro fácil de ler, linguagem acessível, não é piegas nem clichê e digo isso pq já li alguns sobre o tema que passavam a impressão de ser um compilado de tuítes rasos e desconexos. Não é o caso aqui! Tem muitos exemplos práticos que ajudam de verdade na jornada da educação e da comunicação não violenta. Indico muito