Médico de Homens e de Almas

Médico de Homens e de Almas Taylor Caldwell

Resenhas - Médico de Homens e de Almas

Ramon 22/04/2016

Um livro memorável.
Um livro para se guardar, nele a autora Taylor Caldwell de maneira brilhante descreve a história de Lucano, o famoso São Lucas. Desde sua infância, seus estudos em Alexandria, até seu derradeiro chamado a ser o grande evangelista, tudo é narrado com grande quantidade de detalhes. O mais interessante na minha opinião, é ver a harmonia entre o livro e o evangelho de Lucas, temos a dimensão de como o autor chegou ao conhecimento de certas histórias, sua pesquisa, seus amigos...tudo o que poderia ser relacionado a Jesus. É um livro que vale a pena ser lido!

Juliano.Almeida 20/01/2016

Maravilhoso!
Dos livros mais incríveis que já li, daqueles de você parar várias vezes e dar uma boa respirada.
Não tem nenhum cunho religioso, mostra a saga de um homem que lutou sempre pelo bem estar e amor ao próximo.

Luciléa 09/01/2016

Escrito com base em pesquisas romanceadas pela admiração de uma mulher.
A autora usa uma forma muito descritiva, o que, para mim, torna o livro cansativo. A historia é interessante e fala sobre os conflitos de um homem bom, inteligente, capaz de realizar fatos dos quais, muitas vezes, ele próprio não tinha conhecimento.

Luiz.Felipe 30/12/2015

Avaliação
Acredito que este seja o livro que me proporcionou a reflexão mais profunda até hoje, é sim um livro muito detalhista e por isso extenso, de forma que a leitura deste em alguns momentos torna-se um pouco cansativa, mas de forma contraria a isso, a inúmeras partes que proporcionam reflexões muito bonitas, de modo especial a forma com que São Lucas serve e ama Jesus sem nunca ter encontrado com ele pessoalmente, a humildade que ele apresenta em diversas partes, realmente nos permite um crescimento muito grande, como cristão e como pessoa.

Mayara Marques 24/11/2015

Ótimo livro!!
É um livro extenso, mas com uma história muito bem escrita, fazendo a leitura fluir! É um ótimo livro!

Wilton 17/11/2015

Viagem maravilhosa
MÉDICO DE HOMENS E DE ALMAS é uma viagem pelos lugares onde Cristo viveu e pregou. A autora faz descrições minuciosas das paisagens, dos governos, das crenças e dos povos das localidades bíblicas. Ela não se preocupa apenas com o aspecto religioso do livro. Envolve-se na política da época, fazendo uma análise comportamental tanto do povo romano como dos dirigentes do vasto Império. Taylor Caldwell entra no terreno político e especula sobre o futuro de Roma, prevendo a sua decadência e extinção. A escritora compara a religião grega com a romana e com a cristã. A linguagem da autora é simples e objetiva, apesar de, às vezes, empregar descrições muito extensas. O livro deve ser lido não só por cristãos, mas por todos aqueles que pretendam ler um livro sério e bem escrito.

Léo 14/10/2015

Um excelente livro, uma linda história
O título desse livro sempre me chamou atenção. Guardo na memória as vezes em que ia, desde o início de minha adolescência, ao quarto onde papai guardava algumas centenas de seus livros e discos, vasculhando com o olhar título por título por algum que me despertasse o interesse. Médicos de Homens e de Almas era um desses livros. Porém, a despeito de me sentir atraído pelo nome da obra, eu levei alguns anos para, de fato, lê-lo. Foi numa dessas idas ao quartinho da casa, avolumado por livros, procurando algum que tivesse uma tônica diferente a dos anteriores lidos por mim nos últimos meses, me reencontrei com essa obra de Taylor Caldwell. O interesse ressurgiu novamente e adiar sua leitura já não me era mais possível. Pesquisei sobre a autora e vi que a mesma escrevera um dos livros que li no início de minha jornada como leitor: O Anjo Mau, adaptado, inclusive, nos anos 90 para o cinema de Hollywood.

O romance, como já destacado em outras resenhas, narra a vida de Lucano, ou mais conhecido como Lucas, o apóstolo e evangelista que não foi testemunha ocular dos feitos de Jesus. Em suas primeiras páginas, o livro demora fazer a história da personagem central engrenar. No entanto, a forma como a autora aloca o leitor no cenário da trama, bem como a apresentação das personagens necessárias para desenvolvimento adiante da história do nome principal do romance, se mostram indispensáveis. Com acuidade, a escritora pontua a narrativa com diversos dados históricos, demonstrando o esmero em contar uma história que sempre lhe despertou fascínio, desde sua tenra infância. A escrita é bem trabalhada e os diálogos bem estruturados, embora ache que a versão em português pudesse ser mais acurada (talvez, essa impressão se deva ao fato de ter lido uma edição já antiga desse romance histórico).

A cena descrita do menino Lucano, levado por seu preceptor Keptah a um lugar de culto, em que ele se lança aos pés de uma cruz, sem saber o que aquele símbolo - até então representativo de infâmia e ignomínia - viria a representar a imagem-síntese da mensagem de redenção e de um amor indizível, é extremamente comovente e bela. Uma imagem plena de simbolismo, a prenunciar a entrega de Lucano como futuro discípulo do Cristo.

Da criança afável e curiosa, tendo sido capaz de encantar a um pragmático e sóbrio tribuno romano, Diodoro Cirino, Lucano se torna um jovem ensimesmado, meditativo, reservado e soturno; um jovem que se entrega com afinco aos estudos e ao objetivo de se fazer médico. Sua fase introspectiva e sombria é consequência de um acontecimento doloroso: a morte da pessoa amada, seu primeiro amor juvenil, segredado dentro de si, embora perceptível àqueles que viviam junto do rapaz de origem grega. Lucano, então ferido de morte com a perda de quem devotava grande afeição, põe-se em revolta contra o "Deus desconhecido". Esse Deus que, na infância e início da adolescência do personagem principal, causara pleno fascínio e contemplação espiritual no garoto de compleição apolínea. O jovem médico, a partir de então, não se torna um cético ou alguém que convictamente, em si, declare a não-existência de um Deus. Ao contrário: Lucano reconhece, interiormente, ser esse Deus real. Em vários momentos, aliás, vivencia, com estranheza e animosidade, a presença Dele. É por essa altura da narrativa, dessa relação conflituosa, marcada por ressentimento e rancor, que Lucano talvez desejasse mesmo que esse Deus não viesse a existir, a fim de que não tivesse de conviver com a idéia de haver um Deus-inimigo. A esse o jovem grego passa a tributar a razão das angústias, das dores e das mortes vividas pelos homens; um ser distante e indiferente ao sofrimento humano, em conclusão do jovem médico. É desse ponto que o protagonista da trama torna-se irascível, encolerizado, desesperançoso, melancólico e irriquieto em sua alma; desejoso de se vingar de algum modo desse Deus. Para tanto, Lucano se empenha em usar a medicina como arma capaz de atingir a Deus, de afrontá-lO mediante os esforços para curar os males que o jovem acreditava serem imputados aos homens pelo Deus Desconhecido. Lucano é, agora, alguém como o Jacó bíblico: aquele que lutara com Deus. Porém, diferentemente do patriarca hebreu, o médico contendia não por uma bênção, mas por um anseio de vingança. Esse amargor de alma não nos afasta do personagem central. Na verdade, nos aproxima, em humanidade, trazendo à memória do leitor questionamentos comuns à existência dos que crêem: por que há sofrimento e dor, se há um Deus dito ser o Sumo Bem?

Embora permanecesse hostil a Deus, Lucano carrega em si a caridade e piedade cristãs - mesmo ainda não tendo conhecimento exato do que viria a ser essa mensagem -, optando por servir aos miseráveis, oprimidos e enfermos. O médico amado já estava eleito para esse fim. Não poderia ele relutar contra esse propósito: uma força grandiosa lhe atraía e Lucano se submeteria à uma graça irresistível, da qual não consegueria fugir. Nem mesmo os brilhos da Roma dos césares, suas glórias, suas ofertas e sua corrupção puderam, como filho adotivo de um tribuno romano que era, seduzi-lo.

No desenvolvimento do romance, diversos incidentes apontam para o momento em que Lucano reencontraria a Deus, mesmo que ele, por aqueles momentos, não compreendesse e resistisse a tal reencontro. É como um quebra-cabeça de significação da própria vida, de cujas peças Lucano só compreenderá o encaixe em momento oportuno.

Taylor Caldwell pontua a história com alguns episódios acerca de Jesus que estão descritos nos Evangelhos. E, aos poucos, a história do médico vai se entrelaçando com a do Homem de Nazaré. Lucano passa a ouvir, com frequência, relatos de um rabi galileu errante; relatos que fervilhavam na terra de Israel e que começavam a se espalhar pelos contornos do Grande Mar. Sem mais tardança, Lucas deixa que a amargura de seu espírito enraivecido dê lugar à doçura e ao amor do Messias, o qual os judeus criam que viria repleto de glória e poder e não na figura de um homem simples, pobre e compassivo. O médico amado devotaria, assim, sua vida ao serviço de aplacar não só as dores do corpo, mas, também da alma humana. Reconhecia, por fim, que sua alma anelava por Deus. Eleito por Aquele que sequer chegou a vê-lo feito carne, Lucano torna-se bem-aventurado, pois que, a despeito de não tê-lO visto, ainda assim creu. Sua vida, agora enebriada de uma firme fé, se volta para recolher relatos daqueles que conviveram com o Filho de Deus e a se dedicar à escrita do evangelho.

O romance, apesar de ter Deus sempre à espreita, como pano de fundo, não deixa a sensação de ser apenas mais um livro religioso em sentido estrito. Não é um texto marcado por proselitismo ou por um tipo pieguismo religioso. A autora conduziu a escrita de forma espontânea, fazendo com que o leitor possa refletir sobre si mesmo de como auxiliar e amar ao próximo como a si mesmo.

Gabriela 24/06/2015

Incrivel!
Vale por cada página lida. História magnífica de São Lucas, já configurando entre os meus livros favoritos.

Rosa Maria 12/05/2015

Embasbacado !
Impossibilidade de dizer algo !
Sentimos a vida, a liberdade, o amor de formas diversa e diferentes ...
É preciso ler . Só lendo para saber e entender a grandiosidade do romance !

Rodrigo 12/04/2015

Fantástico
Têm livros que nos dá uma canseira. E este não foi diferente, lei três anos para ler, mas consegui. Realmente é uma livro fascinante que conta a história de Lucas em busca de um sentido para a vida, descrente de Deus acabou fazendo o trabalho para Deus é realmente encantador.

Silvéria 13/10/2014

Nã deixe de ler.
Excelente ,amei, lia e voltava varias vezes em algumas paginas ,depois que terminei de ler ele ainda continuou por algum tempo na mesa do quarto ,pois quando precisava de força ,fé , esperança eu recorria aos trechos que havia grifados.

wiccka 02/03/2014

Fantástico
Simplismente uma obra prima!!! Um dos meus favoritos em minha estante!!

Marta Vilela 10/11/2014minha estante
Um livro rico de detalhes sobre Lucas. Muito bem escrito e com relatos emocionantes de sua existência.Recomendo!

Caique 12/07/2016minha estante
Fascinante! Fabuloso!

tiana.batista1 12/12/2014minha estante
Li esse livro há mais ou menos uns cinco anos,simplesmente amei ,não conseguia parar de ler.

Perca um Livro 25/01/2014

Me surpreendeu!
Me indicaram esse livro que eu estava fazendo um tour pela Europa.
Conta a história de São Lucas, Lucano, discípulo de Jesus, desde sua infância até sua morte.

No princípio achei que fosse um livro religioso e que não fosse gostar.
Mas é exatamente o contrário.
A narrativa é envolvente e é impossível não se apaixonar por Lucano, sua beleza, sua guerra contra Deus e sua compaixão com todos os homens.

A verdade é que fala mais de política do que de religião!