Amizades, Cacatuas e Outras Coisas Fora de Controle

Amizades, Cacatuas e Outras Coisas Fora de Controle Mareska Cruz

Resenhas - Amizades, Cacatuas e Outras Coisas Fora de Controle

1 | 2 | 3 | 4

Julia 26/04/2020

Uma história importante sobre amizade, crises e procurar seu lugar no mundo.

isadoracristini 23/04/2020

ansiedade
eu simplesmente amei o jeito como a escritora conseguiu fazer a gente sentir na pele o que Helena, que sofre de ansiedade, passa todos os dias. a escrita que é ótima de ler, juntamente com um problema central no livro (o trabalho em conjunto) e personalidades complexas fazem com que esse livro se torne uma leitura sensacional, cheia de lição e reflexão. recomendo a leitura!

Heloísa 05/04/2020

Mareska, obrigada por tudo e um pouco mais!!!!!!

Um livro de aquecer o coração e também reflexivo. Foi muito bizarro ver esse desenvolvimento correr e tantos assuntos diferentes sendo tratados com naturalidade e responsabilidade (!!!!!) em menos de 200 páginas, mas foi uma experiência incrível.

Não imaginava que me encontraria tanto na Antônia e em como isso me deixaria relutante com a personagem e tornaria a leitura um pouco mais lenta, afinal, quem gosta de verdades e consequências sendo jogadas na cara desse jeito? Eu não.

Enfim, um livro leve sobre amizade era tudo que eu precisava pra pensar e me distrair nessa época difícil de isolamento.

Liih 20/02/2020

Uma história muito gostosa e fluida, com gatilhos profundos, debates de fundo muito importantes, mas sem perder a pegada leve.
Com discussões sobre ansiedade, gordofobia, aceitação sobre o próprio corpo e a própria sexualidade, e sobre uma solidão feliz esse livro vem com partes engraçadas e partes sérias em total equilíbrio, faz a gente pensar e mergulhar na vida dos personagens de uma forma tranquila.

Diana Araújo 11/01/2020

@eraumaveznumlivro
Eu estava procurando por uma leitura leve, de poucas páginas e me deparei com “Amizades, Cacatuas e Outras Coisas Fora de Controle”. De cara já gostei do título e da capa fofa. Li a sinopse e achei que seria essa uma boa escolha de leitura leve. De fato foi uma boa escolha e de fato foi leve, mas em termos. Leve na narrativa, leve no decorrer da história. Mas dessa maneira leve a história trouxe questões muito importantes.

As protagonistas do livro estão no ensino médio e são melhores amigas que estão brigadas há um tempo, mas terão que voltar a se falar por causa de um trabalho escolar em dupla durante as férias. A escrita é leve, engraçada e os capítulos são intercalados entre uma e outra, o que vai ajudando a conhecer melhor as duas personagens.

O livro levanta assuntos importantes, como gordofobia, racismo, autoaceitação, transtorno de ansiedade, estereótipos. Também fala bem por cima sobre um casal homoafetivo e ainda discute os rumos que a vida pode seguir após o período escolar, a escolha que “tem que ser feita” entre cursos superiores ou até o fato de não se sentir confortável para escolher ou cursar um deles nesse momento da vida - fase entre adolescência e idade adulta - e sobre estar tudo bem com isso! Mas principalmente o livro fala sobre amizade.

Durante a leitura eu lembrei muito de mim e da minha melhor amiga quando éramos adolescentes. Me veio a reflexão sobre como absorvemos muito dos que estão mais próximos a nós - e vice versa - e de como às vezes dependemos dessas pessoas conosco para sermos felizes.

Mas é uma dependência num bom sentido. Tipo quão melhores nos tornamos com alguém(ns) pra compartilhar nossa vida, nossas experiências, nossos conflitos internos e nossas grandes questões. E sendo esse alguém uma amizade mesmo, não no sentido romântico. Sei lá, sei que pra mim faz sentido.

Esse é o tipo de livro que eu gostaria ter lido quando era adolescente. Acho que me abriria os olhos tanto para problemas que eu também enfrentava, quanto para as possibilidades da vida.

Fran 22/09/2019

Um livro que fala sobre amizade, ansiedade e cacatuas.
Quando Antônia e Helena são obrigadas a fazer um trabalho escolar, elas são levadas ao passado, aos motivos que fizeram a amizade das duas ser destruída. É engraçado que aqui, a gente vê uma coisa que acontece muito na realidade; qual o motivo que nos faz perder amigos? A amizade que simplesmente acaba. Por qual razão aquele velho amigo, que era tão próximo, acabou se afastando? Eu tive algo assim, então, o livro foi uma experiência quase pessoal.
Trabalhando com momentos divertidos, a autora retrata bem como o mundo não está no nosso controle. Muita coisa pode estar acontecendo conosco ou com nossos amigos, um exemplo disso é a ansiedade e a falta de autoestima. Quando li o título e vi a capa já senti que seria uma história arrebatadora e, de fato foi. "Outras coisas fora de controle" não está apenas no título para ser engraçado, é o cerne do livro, é o foco dele inteiro e o que faz valer à pena ler.

Destaque (Amarelo),"Posição 212","","Meu cérebro parecia sempre ligado, mas nem de longe isso me tornava produtiva. Era como deixar um liquidificador funcionando sem nada dentro."

site: https://www.instagram.com/francine_m_candido/?hl=pt-br

Aline Serrão 15/07/2019

Livro muito fofinho, precisava de uma coisa rápida e que me tirasse dessa ressaca literária. Trata sobre vários assuntos importantes.

Wes 09/03/2019

Gostei bastante , mas o final...
Poxa pq me matates.
A historia toda da menina que não liga pra literatura e vai escolher um livro da ursula Le Guin pra fazer um trabalho de final de férias, me acabei de rir nessa parte. E a cacatua que é um passaro assustador que acabou ligando duas amigas que ficaram anos sem se falar por motivos bestas.
Uma historia curta e bem divertida

readingstatus 19/02/2019

Que história maravilhosa!
Cacatuas ficou na minha lista de desejados, por motivos de: OLHEM ESSA CAPA QUE COISA MAIS LINDA! E também por que muita gente que eu levo muito em conta a opinião sobre leituras, estavam fazendo ótimas avaliações sobre o livro e isso só me deixou ainda mais ansiosa para ler o quanto antes.

“Quanto peso ficamos carregando por aí, sem saber que não precisamos carregar sozinhas?”

E que surpresa boa eu tive, fazia tempo que eu não pegava uma leitura que trouxesse esse sentimento de se sentir abraçado, seja pelos personagens seja pelo enredo, com uma narrativa com um pouco de humor, a autora conseguiu balancear na medida certa e soube bordar de uma forma maravilhosa temas mais sérios, fazendo com que a narrativa se tornasse bem fluída e muito divertida.

“Ás vezes, ser um pouco egoísta é exatamente o que nos faz preservar nossa sanidade.”

Ainda que a história seja curta, eu consegui me apegar muito aos personagens, simpatizar com os problemas que eles passavam e me identificar com muitas das preocupações/problemas dos mesmos, acho que muito disse se deu o fato de que a autora criou personagens tão reais, a forma que eles expressão seus sentimentos ou tentam lidar com algumas situações mexeu muito comigo.

“... alguns tipos de ignorância eram opcionais e, se as pessoas escolhiam voluntariamente tapar os ouvidos, ela não se daria o trabalho de gritar – o tempo se encarregaria disso...”

No geral, esse livro foi uma leitura incrível, eu amei como a autora abordou sobre a amizade aqui e como ela trouxe diversidade para a história dela e a abordou de uma forma tão natural, amei como ela conseguiu mexer com meus sentimentos em vários momentos, eu dei muita risada por causa de uma cacatua que mais parece ser um ser possuído, chorei com o desfecho da história e no fim fiquei com aquele gosto de “quero mais” de tão boa que foi essa leitura.

Luísa 07/02/2019

Eu não esperava que fosse gostar tanto desse livro
"Amizades, cacatuas e outras coisas fora de controle" é exatamente o que o título promete: um livro sobre relações de amizade, uma cacatua e outros sentimentos e acontecimentos fora de controle. A história gira em torno de Antônia e Helena, duas adolescentes que costumavam ser muito amigas, mas que se afastaram bruscamente. Um acontecimento no livro faz com que elas tenham que conviver novamente e, nesse convívio, muitas coisas sairão do controle, mas outras se realinharão.

Esse é um livro leve, divertido, mas, ao mesmo tempo, muito sério em termos dos assuntos abordados. Mareska Cruz aborda saúde mental, preconceitos, relacionamentos e diversos outros temas que dizem respeito principalmente ao jovem. Esses temas são apresentados de forma natural, mas sem menosprezar a importância dos assuntos.

O que me deixou mais feliz com esse livro é que ele de fato gira em torno de uma amizade, e eu não sabia o tanto que estava precisando disso. Livros para jovens normalmente são sobre relacionamentos amorosos, quase nunca eles têm como tema central a amizade, e eu realmente não tinha percebido o quanto isso é sintomático tendo em vista a importância de amizades saudáveis na vida de qualquer um.

Eu, particularmente, me identifiquei demais com a personagem Antônia e com a forma como ela lida (ou não lida) com seus sentimentos, de maneira um pouco grosseira e sempre na defensiva. Quando Antônia começa a entrar em contato mais aprofundado com seus sentimentos, me senti quase pessoalmente atacada por estar sendo tão exposta por uma autora que nem me conhece.

Alguns pontos da narrativa me incomodaram por falta de verossimilhança, mas sei que eu que sou extremamente chata com isso e com outros detalhezinhos que nem acho relevante mencionar numa resenha, então não vou me delongar muito nesses aspectos.

De modo geral, gostei muito da forma como Mareska contou a história e construiu personagens tão diferentes entre si, mas, ao mesmo tempo, todos complexos, algo que considero difícil de fazer em tão poucas páginas. Uma ótima leitura.

Fernando Perosa 05/02/2019

INCRÍVEL!!!!!
Já tinha lido o conto da Mareska na coletânea "Todas as cores do Natal" e tinha gostado bastante, então estava com altas expectativas para essa história.
A escrita da autora é muito leve, fluida e gostosa de se ler. Gostei bastante do ponto de vista intercalado das protagonistas, alternando um capítulo narrado pela Antônia e outro pela Helena; as duas têm vozes e personalidades muito definidas e dava para saber quem estava narrando mesmo sem ler a tarja do capítulo.
Amei o título e a capa, representam muito bem a história, dando uma noção do que será abordado e pincelando o humor que permeia toda a narrativa. A autora trata de assuntos sérios e sempre consegue trazer um alívio cômico que faz você rir mesmo enquanto está tenso com o conflito. Pra mim, é isso o que torna um livro bom, essa montanha-russa de sentimentos.
Os temas tratados são MUITO relevantes (crises na amizade, falta de diálogo, saúde mental, racismo, pressão estética, gordofobia, ansiedade, etc) e achei que a Mareska acertou MUITO o tom ao falar desses assuntos.
Queria saber o que acontece depois, continuar acompanhando a história desses personagens mas acho que o tamanho do livro é perfeito: não enrola demais para segurar o leitor e não deixa nenhuma ponta solta.
Amei muito e recomendo DEMAIS.

1 | 2 | 3 | 4