Quando Ela Desaparecer

Quando Ela Desaparecer Victor Bonini

Resenhas - Quando Ela Desaparecer

Josiane PADIAR Zoch 22/03/2022

Que história....
A Kika, uma menina linda, misteriosa e que tem em sua vida dois acontecimentos marcantes: a morte de seu pai e o envolvimento numa briga que ela foi vítima e ficou cara a cara com a morte.
Mas o início do livro já narra o fato principal na vida de Kika. Após 2 anos do acontecimento que ela passou pela sua quase morte, numa excursão escolar, Kika desaparece.
Durante os meses de seu desaparecimento, rastros de sangue e um colar arrancado são as únicas pistas que os policiais tem em mãos.
No decorrer das investigações o caso vira de cabeça para baixo. Inocentes morrem e revela o lado cruel das pessoas.

Patricia 26/04/2022

Ótimo suspense brasileiro
Victor Bonini entrega uma história tão bem escrita que às vezes te faz esquecer que é uma ficção.
O relato da jornalista Sarah sobre as duas tragédias da vida de Kika, sua colega de classe do colegial, parece muito real. Ajudam ainda as inserções das chamadas de diversos veículos de comunicação, todos eles diagramados fielmente, bem escritos, mas todos falsos. Admito que me senti propensa a ir procurar as notícias, até as notas de rodapé são perfeitas, como se fossem reais!
Se não soubesse que Bonini é jornalista, afinal acompanhei seu trabalho como repórter no SPTV, claramente daria para adivinhar no decorrer do livro. É uma escrita muito gostosa, não é extremamente descritiva, mas também não é fria, restringida ao lead jornalístico. Prof Nanami deve estar orgulhosa, caro colega casperiano (é de lá que surgiu o apelido do Bardelli, Lira?)
As reviravoltas são muito bem escritas, primeiro nos convence da culpa de vários personagens para depois provar que não é nada daquilo que pensávamos, mas faria total sentido se fosse. Só perdeu meio ponto por repetir o desfecho. Entendo que assim foi muito mais impactante, mas você já usou esse artifício em outro livro!

Recomendo muito a leitura! Fãs de Agatha Christie, Harlan Coben e de bons suspenses vão adorar!!
LuaTeresa 17/05/2022minha estante
Desculpa a pergunta mas pode me dizer se tem hot? Não gosto. Tem gatilho?

Patricia 18/05/2022minha estante
Não tem hot, mas tem alguns gatilhos sim. A história fala sobre episódios de violência física e sexual. Mas o foco do livro é a investigação e desenrolar da história, não é extremamente chocante não

LuaTeresa 18/05/2022minha estante
Obrigada por avisar

Paola 12/06/2022

Gostei muito desse livro, estava em uma ressaca literária e ele me ajudou a sair, leitura muito fluida. Além disso tem um plots bons

Gislaine 23/06/2022

Viciante
No início da leitura fiquei levemente perdida em quem estava narrado e no capítulos de antes e depois, mas depois que a narrativa engrenou a história ficou envolvente. Acompanhar esse audiobook foi a melhor decisão, me senti ouvindo um podcast de algum crime, ouvindo sobre toda a investigação e o desenrolar do caso, foi tudoo. Fora que, o fato de ele ser nacional da um brilho diferente, vc consegue ver como facilmente seria assim uma investigação no Brasil. E o final, nossa, por essa eu não esperava, fez todo sentindo, mas nunca acertaria, as pistas estavam lá ohhh. Com certeza lerei mais livros desse autor.

lesbicsalt 26/06/2022

Muito bom!
Primeiramente gostaria de dizer que não é o gênero de livro que eu leio. Li por total influência de uma amiga minha que me jurou que eu ia gostar bastante. E ela tinha razão, eu gostei muito desse livro.
Confesso que no início não me prendeu muito mas eu persisti e mano!!!!
O livro em si tem vários plots pequenos mas o plot final gente!!!!! Minha cabeça explodiu, nunca que eu pensei nisso. Sério estou até hoje tentando processar o que realmente aconteceu. Eu consegui descobrir/perceber antes alguns plots menores do livro mas esse mano??? Juro não esperava.

Enfim leiam!! A edição é linda, é um livro nacional muito bem escrito, com imagens e algumas páginas diferentes. Eu gostei bastante :)

Clauclau/Eu leio sim e daí 20/04/2023

Quando Ela Desaparecer
Com uma narrativa investigativa, extremamente envolvente, intrigante e empolgante esse enredo conseguiu me enganar. Muitos são os suspeitos, mas será apenas um criminoso?
Aqui temos um teor surpreendente e indagador. O desenrolar e esclarecimento do desaparecimento é crível. Adorei!

Rafaela 16/08/2022

Quando ela desaparecer
Uma história simplesmente sensacional apresentada em forma de documentário, trama envolvente que me deixou simplesmente de queixo caído com a reviravolta no final. Genial!

Samia.Paula 26/08/2022

De ficar com o queixo caído
Uma garota desaparece misteriosamente durante uma excursão escolar... Porém essa garota não é uma qualquer, ela já havia sido espancada e ficado a beira da morte...mas nem tudo é o que parece nessa história verídica. Por trás de toda essa trajedia, muitos segredos vão sendo revelados e a personalidade da garota vai tomando forma. Sabe aqueles crimes que dão uma reviravolta e vc fica tipo " como é que é?!!!"
É num livro narrado em forma de reportagem com muitas nuances do que aconteceu na época do desaparecimento de Kika.

Indico para quem gosta do gênero policial e investigativo

Helder 12/04/2019

Thriller nacional com muito orgulho
Este livro é mais um grande desafio que este autor nos traz.
A narrativa utilizada transformou o livro em um grande quebra cabeça.
Às vezes pensamos que algumas peças foram perdidas, mas no final o autor encaixa todas de maneira perfeita.
Ouso dizer que Victor Bonini é um autor abusado. Não contente em criar um livro de suspense cheio de reviravoltas, onde seu leitor é extremamente enganado, ele ainda resolveu desta vez criar uma narrativa muito diferente, que com a ajuda da sensacional edição da Faro Editorial cheia de fotos, recortes de jornal , e-mails, mapas e notas de rodapé, torna a leitura uma experiência ainda mais interessante, tanto que diversas vezes me perguntei se estava lendo um livro de ficção ou seguindo um documentário sobre um crime que aconteceu há alguns anos.
Como me desacostumei a ler jornal, ou porque esperava um romance policial como seus dois livros anteriores (Colega de Quarto e O Casamento), no inicio a narrativa para mim foi um pouco complexa. Os capítulos são curtos. O autor lapidou seu texto para ficar mais fluido. Com diversos cortes. É menos descritivo do que estamos habituados e talvez até um pouco rápido demais. Falando assim pode parecer que o texto é pobre, mas é o contrario disso. Imagino que Bonini tenha tido um grande trabalho para lapidar seu texto, tirando todos os excessos e ainda conseguindo encher o livro de informações que façam o leitor virar as paginas com grande curiosidade.
Bonini está em seu terceiro livro e já se mostra extremamente à vontade no oficio. Ele brinca com o leitor, nos dando informações à conta gotas, mas que vão aguçando o leitor.
Kika tem 16 anos, mas não levou uma vida fácil até aqui. Órfã de pai, criada pela mãe católica protetora, ela consegue bolsa em um colégio particular em Guarulhos, cidade periférica de São Paulo que aqui acaba sendo quase um personagem do livro.
Ela é extremamente bonita e está sempre cercada por meninos. Mas aquilo que deveria ser um dom acaba sendo um peso, pois sua beleza desperta raiva, inveja e ciúmes em muitas meninas, e ela acaba sofrendo bullying, em alguns casos de forma bem forte, como o que aconteceu na primeira vez em que ela quase morreu.
E agora, dois anos após aquela terrível experiência, algo aconteceu de novo: Kika desapareceu.
Ela desapareceu numa excursão escolar feita a uma fazenda. Nenhum amigo viu o que aconteceu, mas na hora de ir embora ela não apareceu no ônibus. Tudo leva a crer que foi um sequestro.
Isso aconteceu em 2010 e mas quem nos narra a estória agora em 2019 é Sandra, uma jornalista, que foi amiga de Kika na escola e resolveu escrever um livro quase documentário sobre aquela época.
Através dos capítulos curtos, o autor nos leva para diferentes tempos narrativos.
O livro vai relembrando a investigação policial, então durante os depoimentos das pessoas que conheceram Kika, o autor nos leva para a vida dos envolvidos antes do desaparecimento, para o dia da excursão e para os dias seguintes, onde todos seguiram perguntando: Cadê Kika?
A principio, para a policia aquele seria um caso fácil, mas o tempo vai passando, diversas pistas aparecendo, mas sempre levando a caminhos sem saída.
Nos depoimentos, muitas pessoas que a policia acreditava serem amigos de Kika, na verdade passam a impressão que ela merecia ter desaparecido.
Mas há uma pessoa, que a defende: Maria João, a sua mãe. Uma mulher católica pronta a dar a outra face, mas que nunca deixa de acreditar que sua filha está viva.
Mas quem era realmente Kika?
Pra nos responder estas perguntas, Sarah nos traz os depoimentos do pessoal da escola onde elas estudavam. Depoimentos que envolvem o diretor da escola, professoras, alunos e até seus pais. E a cada depoimento o autor vai retirando uma nova sujeira de debaixo do tapete, mostrando que o local não era habitado por anjos. Os personagens são muito bem criados, e através deles, Bonini vai discutindo muitos temas atuais, como o poder das Fake News, abuso, sexualidade e a imagem sendo mais importante do que a realidade.
Bonini faz com os leitores um efeito io-io. Ele vai soltando a linha e vamos seguindo, achando que vamos desvendar o mistério, porém quando ele nos traz a resposta para aquele mistério, que achávamos que era o objetivo do livro, ele cria outro, como se puxasse a linha de novo para começar um novo ciclo, e o ioiô volta a rodar nos mantendo presos a trama.
E a cada nova pista, mais ele nos atiça, principalmente quando cinicamente nos avisa que algo vai acontecer umas 15 paginas antes.
É incrível, mas Victor Bonini é tão talentoso que nos atiça com spoilers! E a gente curte e aplaude.
Muitas vezes ele já nos avisou o que vai acontecer, mas mesmo assim vamos até o ponto e ainda nos maravilhamos quando vemos a situação ocorrendo de verdade.
Desde o inicio nos parece que Kika está viva, mas isso só melhora a estória, pois Bonini toma folego em sua estória e segue em frente para uma nova reviravolta. Assim, quando você descobre quem é o sequestrador, você precisa descobrir quem é o vingador, e quando esse se denuncia, o autor nos mostra algo que um personagem escondia e novamente você fica feliz por ter entendido tudo, mas não se engane, estamos falando de Victor Bonini que só vai nos mostrar a realidade nas ultimas paginas, onde nos dá uma nova rasteira merecedora de aplausos, mas tudo com suas devidas explicações.
Quando Ela Desaparecer é mais um bom livro de suspense deste autor que já está na minha lista de favoritos. Se você curte thrillers, corra para ler este exemplar brazuca.
No final da leitura, a única pergunta que fica no ar é : Quando será o próximo lançamento deste autor?

Isabel.Vilela 24/04/2019

Que livro..que livro!!!Um autor nacional que tiro o chápeu
Victor mais uma vez escreve de forma que encanta com sua simplicidade.Nada é o que parece ser.
A história do Cecap em volta da Kika foi esplendorosa e rica.Sem firulas pra encher o livro ele nos leva um desfecho que pra mim foi inimaginável.
Desconfiei de certo personagem mas aí logo desviei e pensei:não..isso é o que ele quer que a gente pense e leve durante a leitura,tem algo errado nisso...e teve??.
Leiam e surtem comigo!!!!
Se você ainda não conhece esse autor esse livro é uma ótima oportunidade!!

Erica 18/09/2019

Essa Kika deu trabalho hein!? rs
A história do livro foi ótima, mas confesso que me senti com dislexia lendo de tão confuso que foi o desenvolvimento porque a trama não é linear, ela intercala entre o passado e presente, muitas vezes eu senti que perdi algo lá atrás por não ter entendido ou lembrado em que momento aquilo se passou, mas no fim eu me achei rs...

A trama toda é basicamente um enigma pra descobrir quem sequestrou a Kika, uma adolescente atraente e bem problemática que desapareceu em uma excursão escolar, a partir daí surge vários suspeitos, incluindo professores, alunos e outras pessoas que teria algo contra a bendita Kika.

No desenrolar você vai fazendo diversas apostas, umas obvias, outras mirabolantes e no fim é possível até chegar perto do real suspeito considerando as investigações, só que o autor ri da nossa cara e cria em cima disso algo muito mais engenhoso, eu fiquei tipo “O que???” kkkkk

O que eu gosto na escrita do Bonini é que você pega os livros dele pra ler e simplesmente não para de ler, não é cansativo e eu acho legal que ele adapta o cenário e os diálogos a nossa realidade, ou seja, nada de New York, London... aqui é Brasil P****!!! Cadê a Francisca Silveira do Carmo??? Rs...

Eu sinceramente achei esse suspense bem divertido, gosto muito do personagem do detetive Bardelli, mas continuo achando “O casamento” o melhor livro que li do Bonini. Recomendo bastante a leitura pra quem busca bons livros nacionais.
Alcione13 18/09/2019minha estante
Já quero!!

Erica 19/09/2019minha estante
Pelo o que te conheço, tu não vai curtir o final hahahahaha...
Mas como um todo, vale a pena a leitura! ; )

Alcione13 19/09/2019minha estante
Mirabolante!!! Haha

Erica 19/09/2019minha estante
Por aí kkkkkk...

vitoria 05/10/2019

Puts bonini
Demora pra engatar pq no início é tudo confuso, mas quando pega é ótimo, o livro trás o total de 72649 reviravoltas oq é muito legal e no final tu fica ?Jesus que safadezaaaaaaaaaaa nunca imaginei?

Carla Sol 08/10/2019

Não é o melhor livro de Victor Bonini...
Aqui temos a história do desaparecimento da personagem chamada Kika, uma menina considerada dificil, antissocial, manipuladora e linda.

Ao longo da trama, vamos sendo instigados a investigar o que aconteceu junto com o detetive e a narradora da história, uma das amiga de escola da personagem principal, chamada Sarah.

O livro tem um estilo de narrativa bastante diferente, pois é tratado como se fosse um documentário, ou seja, é como se estivéssemos lendo uma matéria jornalistica e isso fez com que me sentisse distante dos fatos e consequentemente não me envolveu tanto com os personagens. Acredito que a ideia do autor, ao utilizar deste artificio, era fazer com que tudo parecesse mais verídico, mas para mim, infelizmente, não funcionou.

A leitura foi lenta, arrastada em alguns momentos, senti como que se quisesse encher linguiça. No entanto, nem tudo é ruim. Quando entra nos capítulos finais, a trama passa ter mais agilidade com o grande plot twist que ocorre.

Há realmente uma grande reviravolta, como sempre acontece nos livro do Victor Bonini. A ideia, no geral, foi boa, mas achei o estilo de narrativa jornalistica utilizada cansativa, embromada e distante do leitor. A meu ver, tal artificio só estragou a leitura. Lamentavelmente, não superou as minhas expectativas, apesar do final ser arrebatador, como sempre é nos livros deste excelente autor.
Caroline.Demantova 23/10/2019minha estante
Concordo. Mas o livro valeu pelo final, mas o formato em matéria jornalística deixou tudo muito confuso.

Mari 15/10/2019

O livro conta a história de Kika, uma garota de 16 anos, que perdeu o pai ainda quando pequena e sofre bullying na escola. Com um passado conturbado como o dela, que já sofreu agressões físicas por outras garotas, a cidade para quando ela desaparece em um passeio da escola.

Pensando em contar tudo o que aconteceu com Kika antes, durante e depois de seu desaparecimento, Sarah, uma antiga colega de classe que virou jornalista, narra cada capítulo e cada parte da investigação dessa trama toda que é cheia de reviravoltas.

Durante a investigação do delegado Lauro, vários suspeitos vão aparecer e vamos descobrir que nem tudo é o que parece ser. Sem provas concretas e com poucas certezas, a polícia vai precisar se empenhar ao máximo para descobrir o que realmente aconteceu com Kika e onde ela está.

Vou falar a verdade aqui: o começo desse livro é extremamente confuso e frustrante. Eu quase abandonei a leitura por me confundir com todos os pontos de vista e tempos diferentes de cada capítulo. É preciso um pouco de dedicação no começo para entender em que linha temporal estamos acompanhando, mas me escutem quando eu digo que vale muito a pena insistir nessa loucura.

Esse livro é dividido em quatro partes: I - Fatos determinantes; II - Sequestro e abuso sexual; III - Assassinatos e espancamentos, e; IV - Provas da autoria. Além disso, temos o ponto de vista do investigador Conrado Bardelli enquanto entrevista a mãe de Kika, a visão de Sarah durante e depois do sequestro e a passagem entre passado e presente de tudo o que aconteceu com a garota. Ou seja, é muita informação sendo jogada no leitor.

Apesar da dificuldade para pegar o ritmo, depois que acostumei com a escrita do Victor, deslanchei na leitura. É impressionante como ele conseguiu me envolver e atiçar minha curiosidade com cada página que passava. Os personagens foram muito bem montados e me fizeram desconfiar de cada palavra que diziam e cada atitude que tomavam. Em diversos momentos me peguei com raiva de Kika e em outros tentando desesperadamente entender o que estava acontecendo com as pessoas ao seu redor. Tudo parece errado ou certo demais.

A trama se passa no Parque Cecap em Guarulhos e conta com várias fotos e pedaços de jornais que ajudam a recriar a história em nossas mentes. É muito bem pensado em todos os mínimos detalhes! Além disso, a trama foi contada como um livro-reportagem, por uma jornalista, o que deixou tudo muito mais interessante.

Confesso que desconfiei do final, mas a narrativa nos leva para tantos caminhos diferentes que acabei deixando minha desconfiança de lado ao longo das páginas. E quando cheguei no final, tantas coisas já tinha acontecido que me surpreendi mesmo assim. O desfecho é extremamente bem feito e me fez ficar de queixo caído enquanto lia. Sério, sofri mesmo gente! haha

Esse é aquele tipo de livro que a gente se pega falando e comentando em voz alta, sabe? Eu só repetia "não é possível" hahaha E minha mãe me olhando como se eu fosse a pessoa mais louca do universo, mas a deixei tão intrigada que até ela leu depois haha

Victor Bonini com certeza ganhou um lugar especial no meu coração e espero que os outros livros dele, que também são com o investigador Conrado Bardelli, sejam tão bons quanto esse. Gente, é um nacional de qualidade impecável, pelo amor de deus, eu vou enaltecer até a minha morte, SIM!

A diagramação do livro está muito bonita. Existem vários detalhes visuais que complementam a leitura e que ajudam também na hora da leitura. Como quando os capítulos são da conversa do investigador com a mãe de Kika, que as páginas são pretas. O trabalho que a editora teve com a parte de dentro foi muito, muito legal e merece levar um ponto a mais só por isso. Porém, depois de duas pessoas lerem o livro, a lombada ficou toda marcada, como vocês podem perceber na foto. O que dói um pouquinho o coração cada vez que olho haha

Quando Ela Desaparecer é um thriller de extremos. É confuso no começo, tem muitos pontos de vista e drama demais. E juntando tudo isso, se tornou uma das melhores leituras do ano! Victor Bonini soube trabalhar com maestria em seus personagens e na trama, me levando a desconfiar de tudo e todos. É um nacional que merece ser lido pelos amantes do gênero

site: https://galaxiadosdesejos.blogspot.com/2019/10/quando-ela-desaparecer-victor-bonini.html

Feh 05/06/2020

gente que livro é esse...?
Li em 2 dias o livro e talvez até me arrependa porque meu Deus perfeito, mas ao mesmo tempo nao conseguia largar, que final, que reviravoltas, eu tô passada chocada... perfeito