Eu achava que isso só acontecia comigo

Eu achava que isso só acontecia comigo Brené Brown

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cah 14/02/2020

Combatendo a cultura da vergonha
Ler ou ouvir algo de Brené Brown com certeza me leva a várias reflexões e aprendizados, com esse livro não foi diferente. Como mulher, mãe, amiga, consegui fazer muitas reflexões e me ajudou a agir mais ainda com empatia. Quero ser a conexão para outras pessoas e ajudar no que dor possível. A vergonha realmente corrói a parte de nós que acredita que somos capazes. Como uma pessoa extremamente tímida, consegui analisar muitas coisas. Com certeza recomendo a leitura.

Wesley - @quemleganhamais 06/04/2022

Lidar com a Vergonha
Já tinha lido outro livro da Brené (A coragem de ser imperfeito) e emendei a leitura deste livro para entender e lidar melhor em situações de vergonha.

O livro é voltado para o público feminino. Ao final do livro a autora fala o que motivou ela a pesquisar a vergonha nos homens também. Porém vergonha é vergonha e os homens conseguirão extrair lições valiosas para si mesmo e aprender um pouco mais sobre o universo feminino.

Repleto de ilustrações das suas entrevistas, Brené explica o que é vergonha, apresenta o antídoto que é a Resiliência à vergonha mais a empatia.

Para construir a Resiliência precisa de 4 elementos: reconhecer a vergonha; praticar a consciência crítica; buscar o outro; falar da vergonha.

Os capítulos finais abortam os temas medo, compaixão e conexão entre as pessoas.

Uma leitura leve e que vai contribuir com a sua vida e relacionamentos.

shuhua 10/02/2022

Por ser um livro técnico (porém para leigos) demorei mais para ler do que gostaria, mas gostei muito da leitura.
Muitas coisas que antes eu não sabia o porque de acontecer foram esclarecidas, e entender que eu não sou a única que tem problemas com vergonha e que isso tem solução, foi muito bom.
Parece que estou constantemente lidando com a vegonha, sempre levo situações ao extremo e isso é cansativo. Recomendo para qualquer pessoa que também tem problemas para lidar com a vergonha (praticamente todas).
Além de entender sobre a vergonha, há formas de ter uma melhor resiliência à ela e relatos que me fizeram sentir acolhida.

Elen Ximenes @quemleganhamais 20/09/2023

Vergonha
Um livro que fala sobre a cultura da vergonha. Vivemos em uma sociedade que super valoriza a "perfeição" e "adequação". Não nascemos com a vergonha dentro se nós. Nossa cultura nos ensina sobre a vergonha. "Não nascemos ansiando por corpos perfeitos. Não nascemos com medo de contar nossas histórias. Não nascemos com medo de envelhecer demais."

Ultimamente, as pessoas que mais admiro e me inspiram são pessoas reais. Sem filtros. Nada perfeitas, mas verdadeiras. Como disse Kant: "Beleza é verdade. Verdade é beleza." Não adianta praguejar o padrão adoecedor de perfeição das redes sociais, se contribuímos para alimentá-lo, fingindo ser quem não somos.

Segundo pesquisas na área das Ciências Sociais, a vergonha é organizada por gênero. Neste livro, Brené Brown aborda principalmente a vergonha imputada às mulheres. Porém, como adepta da ideia de que o feminismo não se trata apenas dos direitos iguais para mulheres, e sim de uma luta para libertar homens e mulheres das camisas de força do gênero, a autora discorre também sobre a vergonha no mundo masculino.

Sentir-se envergonhado dói. E por que ainda assim adotamos comportamentos que envergonham os outros?

msantos 05/07/2020

A conclusão
A forma como a autora escreve, traz experiências inclusive próprias para que possamos entender o tema de forma simples e direta é realmente espetacular.
Leitura recomendada para todos que buscam o desenvolvimento pessoal.

Gra Cae 26/08/2021

Mais do mesmo
O livro é bom mas ela reutiliza muito de exemplos e coisas que foram dito em ?A coragem de ser imperfeito?. O livro é bem bom, mas acaba sendo mais do mesmo

Wilderlane Oliveira 20/10/2020

Você já parou para pensar sobre o sentimento da vergonha?
Como você a compreende e como sente é fruto de um processo cultural.
Normalmente achamos que isso só acontece conosco, mas será que é isso mesmo?
Em essência o estudo que direcionou esse livro foi pautado em experiências femininas, no entanto não podemos deixar de destacar que os homens também são cobrados e se sentem envergonhados quando não atingem determinados padrões sociais.
Por outro lado, nós mulheres acabamos sofrendo mais cobranças externas e internas pela diversidade de fatores e de papéis que desempenhamos: mulher, filha, profissional, mãe, esposa.
O livro nos mostra a necessidade de viver, falar e refletir sobre a vergonha. Perceber quais os gatilhos, quais os costumes e quais processos de resiliência devemos adotar para tornar normal o que é normal. Não há perfeição em nossa humanidade.

kathrein.oliveira 05/04/2021

um livro incrível, mas...
Um livro realmente incrível! Fui ouvindo o audiobook e acompanhando no livro físico.
Ele possuí partes tão tocantes que várias vezes fiquei emocionada e também impressionada, o título não podia ser mais perfeito!! Por várias vezes no livro eu pensei exatamente isso " meu Deus, eu achava que isso só acontecia comigo!".

Porém o livro é bem repetitivo. Tive uma amiga que inclusive me presenteou com o livro dela, que não conseguiu passar nos primeiros capítulos, e eu imagino o por que, ouvindo é bem mais fácil que a leitura flua, mas por vários momentos me peguei pensando "nossa que ruim seria se eu estivesse lendo isso", principalmente na parte dos depoimentos, pois são muitos depoimentos!!!!

Enfim, acho que todo mundo devia ler esse livro, principalmente mulheres! É muito importante realmente, mas se eu pudesse sugerir, sugeriria ouvir o audiobook.

Taísy 19/07/2023

Brene maravilhosa como sempre
Sou tiete da Brene, confesso.

Mas vejo poucas pessoas escrevendo como ela. Aliando ciências, observações e muitas histórias reais, ela trás assuntos espinhosos e dolorosos de nossa sociedade.

A cada livro ela expande mais nossa visão do tema vergonha.

Recomendo!

Ari 23/09/2022

Achei maravilhoso e fiquei ansiosa para ler mais da autora. A leitura nos faz refletir sobre aspectos às vezes deixamos na som, que são dolorosos sobre o que somos, o que gostaríamos de ser, o que gostariam que fossemos. Sobre expectativas sociais e autenticidade. Conectar-se consigo e com os que nos identificamos, com quem temos vínculos. Não parece um caminho fácil, mas achei muito importante abrir esse caminho por meio dessa leitura. Por várias vezes me vi impactada e emocionada com os relatos das participantes da pesquisa, seja pela empatia ou por relembrar alguma situação vivida.

Carla 05/07/2020

Leitura enriquecedora
Quantas situações que nos expõem e nos magoam? Como lidamos com isso? Como reagimos? Conseguimos falar sobre o que nos causa vergonha? Conseguimos ouvir com empatia o que causa vergonha no outro? Para mim, a leitura provocou reflexões importantes.
A autora apresenta, ainda, estratégias e práticas para a resiliência à vergonha, conforme dados da pesquisa.

Carlos Jorge 17/07/2020

Excelente e necessário
Brené Brown nos traz as raízes da vergonha, nos elucidando o quanto nossa vida é dirigida por ela e como podemos resolvê-la. O livro é majoritariamente voltado para mulheres, mas no final há um direcionamento para homens. Vale ressaltar que mesmo sua maior parte sendo voltada para mulheres, tudo o que é discutido se aplica a homens também.

Tati 21/11/2020

Combatendo a cultura da vergonha
Adoro os livros da Brené Brown, e este livro não poderia ser diferente.
O livro relata sobre a cultura da vergonha e a busca implacável pela perfeição.
A autora nos passa através de seus estudos, entrevistas e experiências, formas de superar a vergonha, críticas e julgamentos. Nos mostrar vulneráveis não é um sinal de fraqueza e sim de conexão entre outros seres humanos e conosco mesmo.
Recomendassímo!!

Dani 27/12/2020

Conversando sobre vergonha
Já havia lido um livro de Brené no início do ano e me apaixonei, nada como terminar o ano lendo outro.
O livro basicamente se trata sobre vergonha, empatia e resiliência. Como estamos em uma sociedade e cultura coberta e enraizada por padrões que nos fazem sentir vergonha de não sermos padrão. Porém padrão para quem? Para qual realidade?
Brené é uma das melhores escritoras que já vi, ansiosa para ler o último livro dessa saga da vergonha e resiliência!
Vale muito a pena

18/08/2020

Necessário!
Brené Brown definitivamente é uma leitura necessária a todos nós! Ela apresenta os resultados de anos de pesquisa com homens e mulheres sobre a vergonha e os impactos que uma cultura da vergonha causam na nossa vida.

Todos que desejam criar relações mais profundas e genuínas consigo e com os outros precisam ler esse livro!

1 | 2 | 3 | 4 | 5