A Contrapartida: Um thriller sobre o poder de uma decisão. Qual seria a sua?

A Contrapartida: Um thriller sobre o poder de uma decisão. Qual seria a sua? Uranio Bonoldi

Resenhas -

Annyelle 03/11/2021

MARAVILHOSO!!!!!!!!
O livro é um thriller brasileiro que abrange alguns tópicos culturais bem interessantes, ao dar uma chance para uma obra brasileira, eu me surpreendi bastante, mas do que imaginei. Porém, ele divide opiniões, entre positivas, negativas e medianas.

O personagem principal do livro é o Tavinho, o qual é colocado a fazer escolhas intrigantes e mais a frente sofrer as consequências das mesmas. A história é muito interessante, surreal, uma tornado de sentimentos ao mesmo tempo. Você não vai querer parar de ler, é viciante, você fica obcecada, quer ler 24/48, você fica preso na história. Você vai lendo e se perguntando: "MEU DEUS, será que eu teria a mesma escolha? "Faria diferente?". Ele te coloca pra pensar nas suas escolhas e em suas consequências. E o final??? INIMAGINÁVEL! Eu fiquei chocada, pasma, em choque.

Enfim, entre opiniões divididas, a minha é absurdamente positiva!
Recomendo supeeeer.
1000000/10

Dani Pontes 19/10/2021

Gostei do final
O enredo central é intrigante e o final, pouco surpreendente, interessante.

Os diálogos e descrições são, por vezes, enrolados e desnecessários (como li num comentário o livro poderia ter uma 60 a 80 páginas a menos).

Enfim, me prendeu e gostei da leitura mas podia ser melhor.

Thaiani.Gussi 17/10/2021

Suas escolhas interferem no seu futuro.
O livro "A Contrapartida" conta a história de Octávio Albuquerque, mais conhecido como Tavinho. O garoto apresenta muitas dificuldades na escola, pois não consegue aprender as matérias por mais que estude muito. Com isso, ele consegue algumas "ajudas" para alcançar o sucesso. Mas será que elas valem a pena? Qual o preço dessa decisão? Tavinho irá conseguir o que quer? Essas respostas vocês só conseguirão lendo a obra.

O livro é INCRÍVEL, me envolveu do início ao fim, apresentando uma narrativa bem desenvolvida e explicada, com "confusões" que conseguem ser explicadas durante a trama. O final é muito bom e bem inesperado, o que valoriza ainda mais a leitura do livro.

Porém, não consegui dar 5 ? pelo simples fato de alguns diálogos serem extensos e desnecessários, pois não trazem nenhuma informação realmente relevante para a narrativa principal.

Por fim, recomendo esse livro a todos que querem ler algo com muito suspense e tensão. E já aviso: o estômago tem que estar em dia!!!

Ciaa_p 22/09/2021

Possa ser que pelo fato de esta "acostumada" com cenas descritivas de sangue e órgãos expostos eu tenha achado masante em algumas partes. Achei muito normal todo o livro é só foi me pegar de verdade nos 4 ou 5 páginas para acabar. Gostei do plot porque nao esperava aquilo, mas não leria de novo, por achar meio tedioso todo o livro

Alinne Morais @sistersbookaholic 08/09/2021

Resenha do livro A Contrapartida
O que você estaria disposto a fazer para conseguir tudo aquilo que você deseja?

Tavinho é um menino amoroso que vive com a sua mãe. O garoto tem problemas de aprendizagem e concentração e está constantemente sendo alvo de chacotas e bullying na escola. Tudo o que ele quer é ser motivo de orgulho para a mãe e para o seu falecido pai, que morreu de uma forma trágica. O garoto comenta as suas dores e aflições com a Iaúna.

A índia Iaúna é uma pessoa muito querida pela família Albuquerque. E foi graças a mãe de Tavinho que ela conseguiu uma chance de viver. Iaúna comenta com o Tavinho que existe um jeito dele conseguir tudo que deseja através de um elixir que era usado na sua tribo, só que haverá consequências. Mas o que Tavinho não sabe é que essas consequências podem ser mais terríveis do que ele imaginava.

🔪 “Acredito que podemos conviver com as diferenças e aprender muito com elas.”

Vamos acompanhar a vida de Tavinho desde criança até a vida adulta. Seus medos, seus anseios. A construção dos personagens foi um dos pontos altos do livro, o autor mostrou o lado frágil, e o lado ganancioso de cada personagem, mostrando seu lado falho e o seu lado humano.

Segredos, mentiras, manipulação. Tavinho vai descobrir da pior maneira que toda ação gera uma reação, e que sempre pagamos pelas escolhas que fazemos. Foi uma leitura que me fez questionar e refletir sobre a vida e como escolhemos viver.

As situações de conflitos e tensão levantam questões importantes, como ética, moral, além de deixar um grande questionamento. Foi o meu primeiro contato com a escrita do autor e fui surpreendida positivamente, o autor tem uma escrita fluida e gostei muito das descrições e os detalhes sobre a cidade de São Paulo e os lugares citados no livro.

A última página do livro foi digna de uma cena de filme que deixa o telespectador sem reação, o final me deixou chocada. Recomendo muito o livro para aqueles que gostam de um bom thriller, e para aqueles que querem se aventurar no gênero.

site: https://www.instagram.com/p/CTYEojzr4yU/

Bandeira5 23/08/2021

P-E-R-F-E-I-T-O
Em "A contrapartida", do autor Uranio Bonoldi, iremos conhecer Octávio Albuquerque Júnior, ou para os íntimos, Tavinho, uma criança que perdeu o seu pai depois de um assalto à mão armada. Cristina, sua mãe, fez o papel de mãe e pai para cuidar do pequeno Tavinho. Quando criança, Tavinho tinha o sonho de se tornar médico para salvar vidas e curar pessoas doentes.

Todavia, aos 13 anos, Tavinho começa a ter dificuldades de aprendizado na escola, o qual o menino não entende o porquê isso está acontecendo, sendo que ele estuda muito e é bastante esforçado. Mas a memória do menino não consegue reter nenhuma informação, com isso Tavinho começa a sofrer bullying de seus colegas.
Tavinho não está nenhum pouco feliz pelo que está passando, então em uma tarde depois da escola ele desabafa para governanta de sua casa, o que está acontecendo.

A governanta é Laúna, uma índia que foi resgatada por Cristina, quando ela estava concluindo a sua monografia no Amazonas. Laúna estava correndo perigo de vida, então Cristina, sabendo o que estava ocorrendo, trouxe a para a cidade de São Paulo, para trabalhar na casa de seus pais. Mas alguns anos se passam, Tavinho nasceu e os pais de Cristina faleceram, com isso Laúna passa a trabalhar para a família Albuquerque. Enquanto Tavinho cresce, começa a ter um forte de laço de amizade com Laúna.

Depois que Tavinho desabafa para Laúna tudo o que estava sofrendo com o bullying, e o quanto desejava ser inteligente, para dar orgulho para sua mãe, ela tem uma ideia que vai mudar a vida completamente do nosso personagem principal. Que ideia é essa? Simples, Laúna oferece um elixir indígena muito poderoso e que irá resolver todos os problemas de aprendizados de Octávio, mas, todavia, ele terá consequências desse ato. Será que Tavinho está pronto para essas consequências? O que vocês acham?

O livro "A contrapartida", do autor Uranio Bonoldi, foi um livro totalmente fora da minha zona de conforto que me surpreendeu demais. Preciso dizer para vocês, não estava com altas expectativas, mas esse livro superou todas elas, e estou chocada com essa premissa.
O autor tem uma narrativa e escrita de uma maestria impecável, rápida, envolvente, viciante e intensa. Não tem como não se envolver com essa história e ficar ansioso querendo saber o que irá acontecer na próxima página. A contrapartida virou um dos meus thrillers favoritos do ano de 2021! GENTE DO CÉU, estou escrevendo essa resenha agora em surtos, porque estou chocada ainda com essa história e premissa, que me deixou com o coração acelerado e de queixo caído.

Recomendo demais essa leitura para todos os amantes de thriller psicológicos.

site: https://www.instagram.com/oclubedameianoite/

Adny 15/08/2021

Siga @estantedadiny
Hey galerinha! ?

?Octávio, mais conhecido como Tavinho, é um doce garoto de 13 anos, perdeu o pai durante um assalto e carrega uma grande vontade de honrá-lo.

?Mas apesar dos seus esforços em estudar, nenhum conteúdo para em sua mente agitada, causando preocupação nos seus professores e motivos de risos entre seus colegas de classe.

?Acredita que não tem solução, que está desapontando seu falecido pai, que era um inteligentíssimo professor e sua mãe, que não mede esforços para ver seu filho bem.

?Iaúna é uma Índia que sofreu com a perca de todos os componentes de sua tribo durante um ataque, perdeu sua família, sua casa, mas ainda carrega dentro de si sua essência e seus costumes.

?Iaúna nutre um carinho muito grande por Tavinho, por ter cuidado dele desde que nasceu, e por isso decide ajudá-lo com seus problemas de desempenho, oferta ao garoto uma solução, fará um elixir seguindo os costumes dos Morixuna.

?Mas para preparar o elixir, um sacrifício deverá ser realizado, em um ritual, um coração humano deverá ser retirado com a vítima ainda consciente e em seguida seu cérebro será drenado, para que a sabedoria do morto, passe para o indivíduo vivo.

?Iaúna deixa claro que as vítimas ficarão por conta dela e garante que serão pessoas de má índole, assim, estarão limpando o mundo de pessoas ruins.

?Mas será que Tavinho irá aceitar essas condições? Será que só esse preço será cobrado?

? Um thriller e tanto pessoal! Fala sobre amor, amizade, cultura e valores.

?Além de nos envolver em cada página e conter personagens bem construídos, ainda nos deixa pensativos em várias questões:

? Até onde será que vai a ganância humana? Será que devemos confiar cegamente nas pessoas?

? Gostei da forma como a trama foi construída e apesar de já ter suspeitado das reviravoltas, a forma como foi elaborada foi surpreendente.

? Estou chocada com o final e doidinha para ler a continuação, sorte que sai ainda esse ano! Então aproveite, leia, assim nos aventuramos juntos na continuação.

?? O livro está disponível na Amazon, caso queira saber mais, confira a página @livroacontrapartida!

?? Cuidado: cenas de violência

gabiiguarita 09/08/2021

o poder das escolhas
livro nacional e fiquei muito contente com a leitura. li relativamente rápido (3 dias) e eu adorei.
alguns pontos na escrita me incomodaram um pouco mas no geral eu curti.
a história mistura vida normal com assassinato e afins e eu gosto disso.
o último parágrafo me deixou em choque.

Gabi 26/07/2021

Interessante
Uma mistura de suspense, terror e ficção, esse livro te faz questionar até onde alguém iria para conquistar o próprio sucesso.

r_sambrg 24/07/2021

Queria não ter lido
O livro começa bem, depois parece que o autor se perde. Ao mesmo tempo que acontecem coisas incoerentes o tempo todo.
A história não chega a ser ruim, so a forma como foi desenvolvida mesmo, o autor poderia ter escrito mais contos e mais ensaios antes desse livro, alguém com experiencia teria desenvolvido algo muito com com essa narrativa

clarinha 13/07/2021

O poder de uma escolha
Um simples "sim" ou um simples "não" pode mudar a vida das pessoas para sempre.
Passado na cidade de São Paulo, nós acompanhamos a vida de Octávio Albuquerque Jr., um garoto que tem de fazer diversas escolhas difíceis ao longo de 330 páginas de livro, escolhas que mudarão sua vida para sempre.
A jornada de Tavinho começa muito antes do dilema principal do livro, e ao terminar a leitura, é possível ficar horas enumerando pontos importantes da história. Coisas pequenas mas que viraram a vida das personagens de cabeça para baixo.
Uranio Bonoldi, apesar de ter um modelo de escrita que, em algumas partes, me impossibilitou de levar os diálogos a sério, fez um ótimo trabalho em 'A Contrapartida' e conseguiu me fazer ficar presa numa história que conta a vida e as escolhas de um garoto de São Paulo. Uma das minhas leituras favoritas.

graci 06/07/2021

é tão ruim que doem os olhos
nossa, que história bosta, meu pai amado. tem potencial? tem, mas nossa, muito ruim. escrita muito "boba". cada vez q eu lia "tavinho" tinha vontade de jogar o livro na parede. você entende o rumo da história logo e ai o grande plot não existe. comprei pq uma menina do yt recomendou, acontece q era uma publi.
Le Foltran 06/07/2021minha estante
só vim comentar que meu sentimento foi o mesmo! só terminei porque sou dessas, mas puta perda de tempo haha

graci 06/07/2021minha estante
só terminei pq achei um grande desaforo ter gasto 30 reais num livro ruim kkkk mas que ódio que eu senti

Le Foltran 06/07/2021minha estante
eu imagino haha. entendo a sua dor. mas tô pelo menos feliz de não ter pago pra ler.

Duda 30/06/2021

Que final foi esse
Só não irei favoritar porque podia ter algumas paginas a menos, algumas partes chegam a ser enrolação, capitulos que em geral não acrescenta nada na historia mas o final foi um absurdo, consegui descobrir tudo que iria acontecer menos o ultimo detalhe... que estou sem reação ate agora, muito bom!

Elis 27/06/2021

Ao descobrir a existência de um elixir que da muita inteligência, Tavinho passa a se utilizar dele, o problema é o modo como esse elixir é conseguido. O que você seria capaz de fazer para conseguir tudo o que quer?