Rainha do Ar e da Escuridão

Rainha do Ar e da Escuridão Cassandra Clare
Cassandra Clare

Resenhas -

elen5 16/01/2024

Tenho muitas coisas a dizer e pouco cérebro pra escrever.

Primeiramente, até consigo entender as 700 paginas por conta do desenvolvimento político que na minha opinião foi bem feito; porém, pra 700 páginas o final foi muito corrido, passou muita coisa batida que merecia um desenvolvimento melhor pro último livro da trilogia.

Pesquisei sobre os próximos livros desse esquema de pirâmide e descobri que vai lançar no futuro outro trilogia sobre o Ty, Kit e Dru. Espero do fundo do coração pq o final do Kit e do Ty partiu meu coração. Além de tudo, o exílio forçado de Idris é uma coisa que eu realmente PRECISO saber como encerra. Zara não pode ficar la pra sempre.

Amei demais ler essa trilogia e acompanhar o que aconteceu após a guerra maligna. Ver os Blackthorn e a Emma crescendo, ver de novo o Jace e a Clary, Izzie e Simon e Magnus e Alec nao tem preço. Cada migalha onde eles apareciam me batia a maior nostalgia e vontade de reler tudo.

Mark, Kieran e Cristina foram personagens que me surpreenderam muito, amei demais meu trisal

Essa trilogia foi muito marcada por representatividade, por luta por direitos e respeito. Toda essa questão política e humana deixou os personagens tão reais, tão marcantes, que acho difícil alguém ler esse livro e não sentir ódio e tristeza e desespero, tudo ao mesmo tempo.

Depois de tantos livros e tantos personagens, tenho q admitir que sou fã da Cassandra Clare, odeio o esquema de pirâmide dela mas to louca pra ler o restante dos livros ainda nao lançados no Brasil

Pri229 15/01/2024

Um ótimo desfecho pra trilogia
Rainha do ar e da escuridão é definitivamente um livro intenso. Foi mto bom estar mais uma vez com os Blackthorn, q são o q me faz considerar os artifícios das trevas como minha série favorita da Cassandra.
Teve um monte de coisa doida nesse livro e ele é até um pouco grande demais, mas tb teve mts momentos incríveis q quero guardar pra sempre.

maitê 15/01/2024

"E se algum deles temesse o mal em si, como todas as pessoas faziam de vez em quando, eles teriam um ao outro para lembrá-los do bem."

QUE QUE FOI ISSO ??? EU TÔ DESTRUÍDA
cassandra clare mais uma vez acabando com minha vida nao consigo nem fazer uma resenha decente simplesmente porque to sem palavras com esse final. foi lindo e eu to ate agora me recuperando do choro. esse epilogo tb? aaaa mais confusão quando eu acho que eles vao ter paz isso acontece

enfim, a minha única crítica aqui é que faltou pelo menos um beijinho do ty e do kit pra fechar com chave de ouro porque pelo amor de deus

lari439 15/01/2024

Num geral, foi uma boa leitura. gostei do desenvolvimento da jornada ao longo do livro. o que pode incomodar muitos leitores é uma parte que me agrada nas histórias de fantasia/aventura: a questão das viagens entre os territórios da trama, os personagens tendo que pular de lugar em lugar.. eu gosto disso kkkk o maior problema pra mim foi a cena final quando a maldição do vínculo parabatai cobra as consequências, a escolha da resolução desse clímax pra mim foi uó... essa parte me pegou demais. enfim, dentre todos da trilogia, esse foi o que menos me agradou, mas eu continuo gostando muito da escrita da cc.

Laurinha 13/01/2024

Finalmente
Legou a vida mais eu acabei esse livro depois de 3 anos, olha fé que uma hora chega la, como sempre tudo da certo no final. Bjnhos

Flor 12/01/2024

Foi difícil engatar a leitura, mas o final e o capítulo extra me pegaram bastante. Nunca canso de ler mais um pedacinho da história dos meus personagens favoritos.

Lili 12/01/2024

"Enquanto você existir e eu existir, eu vou te amar"
Eu precisei começar esse livro umas 3 vezes antes de realmente engatar a leitura, mas que bom que eu insisti! A história é muito envolvente e eu me lembrei porque goste tanto desta autora e porque eu gosto tanto de ler.

Zileide.Brito 08/01/2024

Nada que eu já não tenha dito antes
Como sempre, Cassandra Clare e seu Universo Shadowhunter jamais decepcionam. Não tem como explicar.
Nada é perfeito, de fato. Algumas coisas eu confesso, foram meio forçadas, mas de forma alguma isso diminui a grandeza da obra. Deu até vontade de ler Os Instrumentos Mortais novamente kkkkk
Estou ansiosa para ler As Últimas Horas.

Jaciane.Cruz 06/01/2024

Incrível
Cass nunca decepciona. Mesmo com sua fórmula de bolo, essa sempre inova e nos apresenta uma história de tirar o fôlego. É incrível como nos apegamos e nos preocupamos com os personagens. Nesse volume, mais do que nos anteriores, a autora da ainda mais voz aos personagens secundários e terciários e amarra muito bem a construção de todos eles. A parte de Tulle me deixou levemente preocupada com a proporção que iria tomar, mas ela vem no epílogo e da um motivo real para aquilo e já nos deixa com curiosidade do que vem a seguir. É um universo vasto que ainda tem muito a ser explorado.