Rainha do Ar e da Escuridão

Rainha do Ar e da Escuridão Cassandra Clare
Cassandra Clare

Resenhas -

Juliete 14/09/2020

Eu fiquei em dúvida sobre que nota dar pra esse livro porque no começo eu achei ele chato e cansativo eu não conseguia me conectar à história até 50% do livro que aí eu já não queria largar.
Eu não sou muito fã da escrita da Cassandra mas eu amo muitos personagens dela, foi por isso que enfrentei esse livro e também é por isso que provavelmente lerei tudo o que ela escrever sobre o universo dos caçadores de sombras.
Não entrarei em detalhes do que acontece na história porque é muita coisa mas gostei dos ganchos que ela deu pra novas histórias e, também foi interessante ver os personagens passando por uma situação parecida com a que se passa na vida real com um ignorante, preconceituoso, homofóbico e racista governando junto ao seu culto de semelhantes, que governa na mentira e no medo.
Ps: essa é uma resenha alternativa já que o skoob fez o favor de apagar a primeira e por isso trechos que gostei vai faltar alguns trechos.

Trechos que gostei:

"Cristina começou a rezar.
Abençoado seja o Anjo, minha força, que orienta minhas mãos para a guerra e meus dedos para a luta."

"Portanto todos votaremos, como um lembrete de que todas as vozes são importantes, e quando você opta por não usar a sua, está se permitindo ser silenciado."

? E quando um dia as pessoas olharem para trás e pensarem no que significou minha vida, não quero que digam ?Alec Lightwood lutou na Guerra Maligna?, nem mesmo ?Alec Lightwood foi Cônsul?. Quero que pensem ?Alec Lightwood amou tanto um homem que mudou o mundo por ele?.

"Amanhecia em mais de um sentido: eles entrariam no mundo sem medo a partir de hoje. Esse seria o verdadeiro início de uma nova vida que encarariam lado a lado, com todas as suas fragilidades e imperfeições humanas. E se algum deles temesse o mal em si, como todas as pessoas faziam de vez em quando, eles teriam um ao outro para lembrá-los do bem."
Laura 14/09/2020minha estante
Mano, simmmmm. Eu tava achando que só eu achei o começo meio cansativo porque todo mundo fala tão bem hahahaha

Dheyvison Jr. 14/09/2020minha estante
Uau. Essa mina sabe fazer uma resenha kkkkk. Com frases e tudo kkkk

Juliete 14/09/2020minha estante
Kkkkkkkkkk nossa Laura eu também eu tava no começo tipo *se continuar nesse pique eu vou levar um mês pra ler esse livro*

Vlw Dheyvison ?

Laura 14/09/2020minha estante
Eu to quase levando um mês já rs

Kkkkkkkk compreensível

Dheyvison Jr. 14/09/2020minha estante
Tenho mta curiosidade em conhecer essa série. Mas ela já tá gigante. E se eu não conseguir terminar?! Kkkk. É muita coisa..

Juliete 14/09/2020minha estante
Kkkkjjkkk olha sinceramente se eu fosse você esperava ela terminar porque ainda tem outros livros por vir pra ver se vale a pena pra ti principalmente porque os primeiros (instrumentos mortais) são os mais "fracos" dela.

Monithex 15/09/2020minha estante
Amo Cassandra.. já quero ler!!

Juliete 15/09/2020minha estante
Boa leitura Mony?

Laura 10/12/2021

Sério q não tem continuação?? ?
Eu amei demaaaais. Definitivamente foi o melhor da trilogia!!
O desenvolvimento dos personagens vai ser sempre meu maior elogio para os livros Cassandra Clare. Ela apresenta todos eles de uma forma que nos faz ficar apegados a TODOS eles. A história de cada um ali tem sua singularidade, tornando todos especiais.
O desenvolvimento da história também é incrível. Sou suspeita pra falar porque nunca vejo defeito nos livros da tia Cassie. Realmente não vejo!! (Quer dizer, além do fato de que esse foi o último da trilogia). Mas enfim. Desde o primeiro livro as coisas se desenrolaram muito bem, e eu gostei da forma como, nesse último em especial, o clímax não pareceu ficar só pro final (pelo menos foi o que eu senti), o livro todo foi agitado. Cheio de aventuras e desafios por parte de cada um dos personagens.
Para quem não sabe, o livro possui vários pontos de vista, o que só melhora o desenvolvimento da narrativa, tornando a história mais empolgante e de certa forma mais interessante também.
O final me decepcionou em alguns pequenos detalhes (mas, de novo, tudo gira em torno do fato de que esse é o último livro e eu simplesmente não quero aceitar), mas foi muito lindo no geral.
Enfim, eu amei demais esse livro, tanto que me dói agora ter que seguir com minha vida sem esses personagens incríveis me rodeando (juro, os personagens são a melhor parte!!).
Julinha 13/12/2021minha estante
amg vai ter mais sim ela não é nem louca de parar aí não!!! eu preciso do meu romance kit e ty, ela que se vire

Laura 14/12/2021minha estante
Pseee eu descobri msm q tem um ?os segredos da mansão Blackthorn?, é esse o nome né?! Vc sabe quando vai lançar??

Julinha 14/12/2021minha estante
eu não tava sabendo disso aí não amg até fui pesquisar, mas descobri que isso que vc tá falando são tipo contos (se eu entendi bem) que se passam com os personagens de tda 15 meses depois do final do livro, já foram lançados algum online de forma gratuita e ainda serão lançados mais até ano que vem

Julinha 14/12/2021minha estante
daí esses contos se passam antes da próxima trilogia que ela vai lançar, que vai se chamar The Wicked Power, mas ainda não tem previsão de lançamento

alguns online*

Laura 14/12/2021minha estante
Ah sim, entendi, valeu amg

Jozy.Cristiani 28/08/2020

Os artifícios das Trevas
Nem acredito que acabei outra série da Cassandra que mais uma vez me surpreendeu, amei cada momento, mas sofri também e o que mais me encantou foi o o trio Mark, Cristina e Kieran, um amor entre eles e como a autora abordou isso, amei o final para de cada um. E claro como Emma e Jules são felizes e tirarem um peso dos ombros deles, finalmente Alec e Magnus terem o que sempre quiseram. Final maravilhoso e com desfechos surpreendentes.
?????
Analu. 28/08/2020minha estante
Nem quero ler pra não pegar spoiler, da Cass tenho medo até da sinopse kkkkk essa é a única trilogia que falta pra mim, de resto já li todos. Falta também o livro fantasma do mercado de sombras mas me falaram que tem que ler essa primeiro. Você gostou mais dessa do que TMI e Peças?

Analu. 28/08/2020minha estante
Acabei lendo e vi sobre Malec...fiquei curiosa kkk aff tô esperando minha amiga que íamos ler juntas mas ela tá me enrolando.

Jozy.Cristiani 29/08/2020minha estante
Imagino tbm estava com medo de terminar, pois era a única que faltava, eu amei, mas não mais do As Peças Infernais esse ainda continua sendo minha favorita da Cassandra, mas leia é essencial, pois tem alguns desfechos dos Instrumentos Mortais.

Jozy.Cristiani 29/08/2020minha estante
Sim, ainda n li o Mercado das Sombras, mas pretendo logo, antes que sair o novo livro da Cassandra.

Analu. 30/08/2020minha estante
Quero muito, vou terminar de ler os que já estou lendo e vou começar. Porque se depender da minha amiga acho que vai ser lá pro final do ano kkkk e eu quero finalizar logo. Tbm quero ler a nova! Que se tu gostou mais de peças deve gostar dessa tbm, tô muito curiosa. Entre TMI e Peças eu gostei bem mais de peças. Tessa, Will e Jem são meus amorzinho

Jozy.Cristiani 31/08/2020minha estante
Sim, meu trio preferido ??

Thefy 01/05/2023

Um final belo e emocionante, um epílogo horrível...
O livro dá um final incrível a história de Emma e Julian, Mark e Kieran, Cristina e Diana, Dru e Tay e a própria Clave. Apesar de ter 728 páginas, que no começo achei que seriam desnecessárias, não foram. Parece um livro extenso, porém tudo está tão bem detalhado na história, tão bem amarrado, que não é.
O final tão emocionante e belo.
O epílogo fez com que eu tirasse uma estrela, porém entendo o porquê dele ter ocorrido assim. Não soube se autora falou algo sobre continuação, porém... Acho que o final foi tão incrível, que uma continuação com os mesmos personagens, poderia vir a estragar as coisas. Sei lá... Tirei uma estrela pelo epílogo.
4?
Kauã 06/05/2023minha estante
Não terminei ainda mas o que sabemos até agora é que a Cassandra Clare lançará a última trilogia, chamada de The Wicked Powers (Os Poderes Perversos), e é necessário esses ganchos porque essa trilogia vai finalizar de vez o universo e ela tem de tudo para ser a melhor trilogia porque eles vão enfrentar uma ameaça beeem maior? e ela já até implementou isso O Livro Branco Perdido.

Kauã 06/05/2023minha estante
Aí essa última trilogia os protagonistas serão o Ty, Kit e Dru?

Thefy 07/05/2023minha estante
Mas podia ter lançado um capítulo de Os Poderes Perversos, no final, como uma prévia. E deixar a história da Emma e do Julian fechado. Mostrando que ela iria em outro momento, a partir de outros personagens fechar o que ficou aberto. Sei lá, não curtir muito não. Quando você terminar me diz o que achou ok?

Kauã 08/05/2023minha estante
Terminei amg. Enfim, eu até que gostei do desfecho, assim, os ganchos que levam para a outra trilogia eu não me senti muito incomodado, como achei que ficaria, acho que porque eu sabia que iria acabar assim e também pelo que vi no epílogo de O Livro Branco Perdido. Mas eu odiei uns núcleos que poderiam bem ter terminado ali mesmo!

Thefy 10/05/2023minha estante
É isso né? Não dá pra agradar a todos kkkk aguardemos a próxima trilogia

leiturandressa 13/05/2023

Dei nota boa, mas nessa resenha só vou falar mal
Acho que nos meus históricos eu deixei bem claro o quanto amo Cassandra Clare. E amo mesmo, é a minha autora favorita. Inclusive, tatuei uma runa no pulso e tô me sentindo a própria Clary, porque além disso também sou chata, carente, desenhista e ruiva.

Mas, gente? que saco que foi ler esse livro. Maior parte dele eu só senti ódio das atitudes de todo mundo, tinha gente tão inteligente se fazendo de burra. Digo isso dos personagens dessa trilogia, porque os personagens de Instrumentos Mortais que apareceram aqui foram incríveis.

Outra coisa que me incomodou demais foi o tanto de pov. É, eu sei, Cassandra é assim, todos os personagens principais narram, é algo que sempre gostei porque sou muito apegada aos personagens dela, mas aqui não deu. O tanto de gente narrando, gente que sinceramente eu nem me importo!! São pessoas legais, mas tipo??? Sai!!!

Em Instrumentos Mortais e Peças Infernais eu AMAVA os casais, torcia muito por eles, chorava por causa deles (principalmente por Tessa, Will e Jem. Sofri demais). Mas aqui eu não tava mais suportando o casal principal, me dava ódio como a Emma tava lambendo os pés do Julian (não no sentido literal, pelo amor de zeus).

Cassandra, não precisava desse tanto de páginas. Você sempre escreveu livro com 400 páginas e era ótimo, que onda foi essa agora???? Valha!!!!

Uma coisa positiva demais foi o tanto de representatividade, algo que sempre teve, mas nessa trilogia foi a comunidade lgbt inteira presente. Amo gays lgbt povo animado. Falando nisso, eu já vi gente falando mal do Ty, hein!!! Se liguem que ele é um personagem autista.

Daí fica a dúvida : por que que dei 4 estrelas se eu só reclamei do livro???

E eu respondo : 1 - É a minha autora favorita. 2 - LUTA FINAL PERFEITA. 3 - Mimos de Jace e Clary. Amo esse casal. 4 - Ty e Kit reizinhos.

Sou puxa saco mesmo e não tenho vergonha na cara. Tô ansiosa pra ler As Últimas Horas, mas antes preciso ler os livros extras que já adiei demais. Ainda pretendo reler todos os livros dela, mas só de pensar em ler esse de novo, sinto calafrios.
marcelopolizelli 26/05/2023minha estante
Nunca me senti tão representado. Tá lendo As Últimas Horas?

leiturandressa 26/05/2023minha estante
ainda vou ler, porque ainda preciso ler os livros de contos, mas depois desse livro tô bem desanimada kkkkk

marcelopolizelli 30/05/2023minha estante
Eu pulei os de contos kkk medo de ter desanimado mais e fui logo pra série

Bianca 01/11/2023minha estante
Olha, estou empacada nesse livro, a leitura não está fluindo, cansada do lenga lega de Emma e Julian. É como vc falamos os pov cansam. Eu amei as peças infernais, mas essa triologia tá bem abaixo.

Mari152 27/02/2024minha estante
To tentando ler esse pela 3 vez mas é tão desanimado socorro, também amo a Cassandra mas essa trilogia tá sendo bem cansativa pela escrita dela ser com muitos povs e capítulos GIGANTES.
(Obs: contos da academia dos caçadores é quase que meu livro fav dela, recomendo bastante principalmente se você ama o Simon como eu kkkkkk porque esse livro é tipo um extra do fim da saga de instrumentos mortais e é quase um protagonismo do Simon pós guerra -recuperando as memórias- além do mais tem vários contos sobre os outros personagens que nos amamos e muitas informações que já foram contadas por muito alto nos outros livros mas nesse livro a gente vê a história sendo contada pela própria testemunha, enfim recomendo bastante! Você vai amar, se divertir, rir e se apegar aos personagens)

Lucie 17/03/2020

Depois do final de Senhor das sombras (que me deixou destruída) eu estava com muitas esperanças nesse último livro.
Eu amo o jeito com que a Cassandra Clare engloba todos os personagens das suas séries anteriores; por isso não posso dizer que este último livro da trilogia Os artifícios das trevas não teve um desfecho, pois ficou pontas soltas para a próxima série Os poderes perversos.
Eu amei, mesmo com alguns detalhes dos finais dos Blackthorn e da Emma em aberto. Valeu muito a pena ver os personagens das outras trilogias aparecendo para terem seus desfechos perfeitos (o que me deixou muito felizz com meu Malec e Clace)
Leiam os livros das Crônicas dos Caçadores de sombras pfv
Wesley Alves 18/03/2020minha estante
Mds tu já leu os três e eu aqui ainda tomando coragem pra começar o primeiro

LÊ PFV

Lucie 18/03/2020minha estante
Ainda não consegui me recuperar dessa trilogia

Wesley Alves 18/03/2020minha estante
Vou por na meta, se der coragem eu leio ksksks

Vale a pena

zoni 30/10/2019

Não é a conclusão épica que eu esperava, é longo e cansativo, mas até que valeu a pena depois de tudo.
O que mais gosto nesse livro é que aqui, a Cassandra amarra os pontos soltos que vem trazendo desde o final do primeiro volume da trilogia, mas o que mais me irrita, é o fato dela criar outras milhares de pontas só pra arrastar tudo para outra série.

Esse foi talvez, o livro mais complexo que essa mulher já escreveu, mas também o mais inconsistente, ele é longo demais, cansativo e muito demorando, e tem tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo e tanta reviravolta que a gente até fica meio tonto. E isso pode ter sido bom para algumas pessoas, mas pra mim foi horrível. Essa história é narrada com foco em tantos personagens, que isso tornou o livro muito arrastado, principalmente na primeira parte do livro, onde tem tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo. Há muitos personagens em cena, e muitos deles deveriam ter ficado em suas próprias sagas, e não porque eu não gosto deles, mas porque os trazer pra cá tira todo o foco dos reais protagonistas que deveriam ser Emma e Julian e a família deles. Esse monte de personagem em evidência faz com que os cortes de pov sejam abruptos e nos impede de conseguir nos conectar de verdade com a história e os dramas de cada um.

Essa parte vai conter um pouco de spoiler ou um grande spoiler, então se você não leu o livro ainda, pode pular esse parágrafo onde vou falar da maldição parabatai. Eu não esperava muito sobre essa questão, até porque a Cassie é famosa por concluir suas histórias de forma muito fácil, e usando fogo celestial para tudo. Mas aqui é exagerado demais. Aquela cena onde Julian e Emma tornam-se gigantes, mostrando assim "a parte final da maldição dos parabatai", é meio que exagerada, e bem doida, porque não tem um desenvolvimento decente, mas tudo fica pior depois disso, bem pior. Entendo e aceito a explicação de que os Nephilim originais eram gigantes e que antigamente os parabatai podiam se apaixonar, e justamente esses que se apaixonavam eram os que tinham poder suficiente para se tornar gigantes, e que por isso foi declarado que os parabatai não poderiam mais se apaixonar, tudo pra poder conter todo esse poder. Essa explicação é rápida demais? Sim, mas é até uma explicação plausível, porém, os dois mocinhos deixarem de ser parabatai só porque o fogo celestial queimou suas marcas assim do nada é péssimo. Porra, Cassie, muda um pouco a fórmula, isso já está ficando irritante.

Esperava mais desse livro, não gostei tanto quanto esperava gostar, para o final de uma trilogia tão importante e grande como The Dark Artifices, foi tudo muito demorado, e as cenas mais intensas e importantes só aconteceram no final. O epílogo me deixou realmente bravo, sério, todos nós já sabemos de The Wicked Power, e a Cassandra nos prometeu Ty, Kit e Dru como protagonista, então qual a razão de não deixar a Clary em paz? Isso é revoltante porque provavelmente The Wicked Power vai ser uma verdadeira merda, se a Cassandra não tomar muito cuidado com o que vai escrever e como vai escrever.

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia
Gustavo Igor 30/10/2019minha estante
Eita! Já achei o 2º super enrolado! Que pena! Não lerei este livro tão breve!

Mi 31/10/2019minha estante
Amo o universo que a Cassandra cria acho fantástico como ela consegue equilibrar tantas coisas que ela vai pondo uma mente muito criativa porém por diversas vezes eu fico com preguiça dos livros dela muito arrastado.

zoni 01/11/2019minha estante
Realmente, Gustavo, o segundo volume também é enrolado, mas eu gosto muito, é o meu favorito da trilogia, então até consigo passar um pano, mas esse não dá. 300 ou 400 páginas a menos, e mais precisão nos acontecimentos, deixaria o livro perfeito

zoni 01/11/2019minha estante
Eu concordo contigo, Mi, o problema da Cassie é que ela coloca coisas demais, elementos demais em um livro só deixando tudo arrastado e cansativo para quem está lendo.

Cris 19/07/2019minha estante
Vc expressou tudo o q eu pensei mas na hora de escrever minha resenha eu não consegui por pra fora!Eu fiquei mta frustrada tb,esperava um final épico mas tudo só foi jogado ali e mal resolvido,estou decepcionada

Val 23/07/2019minha estante
Sim! Apesar de amar muito, também fiquei frustrada e decepcionada :/

Cris 24/07/2019minha estante
Torcendo pra q não aconteça em outro livro dela pq a Cassie desenvolveu os outros livros tão bem,e perdeu a mão nesse

Val 28/07/2019minha estante
Torcendo também ?

Aelita Lear 07/04/2020

Mil livros depois, a Cassandra ainda me surpreende.
Antes de comentar sobre o livro, preciso comentar sobre a autora. Cassandra Clare é uma diva. Não há outro nome para ela. Mesmo depois de tantos livros do mesmo universo, a história não perde seu encanto.
Essa nova trilogia não fica diferente. Agora com um amor proibido entre parabatais, a curiosidade de chegar ao final não vai deixar você fazer mais nada além de ler. Se fosse só isso, estava bom. Mas três personagens vão roubar a cena e demonstrar um novo tipo de amor. Recomendo demais a leitura.
Valen 18/06/2020minha estante
Oiii, queria saber se a Tessa e o Jem aparecem nesse livro. Obg

Valen 18/06/2020minha estante
Quero dizer nessa trilogia :)

Nanda 29/06/2020minha estante
Quando eu comecei a ler esse livro, estava inundada de ansiedade, cheia de dúvidas e buscando bons defechos... e a Cassandra não me decepcionou! A trama super bem escrita, com vários emaranhados e surpresas ao decorrer do caminho.. A forma que ela narra os pensamentos dos personagens, o quão bem estruturados os personagens secundários são é de se ficar de queixo caído!!! Apesar de ter deixado ainda umas pontas soltas, o que ela prometeu dar nó na próxima trilogia que ela irá lançar, eu amei esse livro (como amo todos dela Que já li) e fico totalmente agradecida por ter acompanhado o seu crescimento dentro da escrita. Ela evoluiu muito.

leaugoliveira 24/12/2020

Mais de 700 pág... PRA QUE??
Conclusão da série ?Artifícios das Trevas?, A Rainha do Ar e Escuridão foi um mix de emoções pra mim. Algumas coisas funcionaram muito bem: a maneira com que vc se envolve com os personagens, como vc entende e se aprofunda nos sentimentos deles é algo que a Cassandra Clare faz com maestria. Entendo que nos livros dela, o foco é exatamente esse: as relações dos personagens, mais do que a aventura em si e este é o diferencial dela. Entretanto, analisando a série como um todo, achei muito prolixo. Em alguns momentos a história demora pra se desenvolver, chegou uma etapa que eu não aguentava mais, queria que terminasse logo! Quando chegou na parte 2 deste livro, foi algo que deu uma desanimada, pensei ?de novo isso??. Amadaaaa, será que precisava de 3 livros pra desenvolver essa história? Pq não uma duologia? Se tivesse juntado o volume ?Senhor das sombras? e este livro, dado uma resumidinha teria sido épico! Pra mim, o primeiro livro ?Dama da meia noite? foi o que mais funcionou, um dos melhores livros dela. Enfim, é uma boa história, vale a pena a leitura, mas esteja ciente que as coisas são um pouco mais lentas. Realmente é incrível que a autora consegue fechar tudo, com tantos personagens e ela não se enrola.
Uma curiosidade que eu tinha era como que os Caçadores de sombra conseguiam dinheiro. Pq se vc analisa a história, dinheiro mundano pra eles nunca foi problema. Preste atenção na parte 3, em um parágrafo ela conta exatamente isso, o que eu achei bem legal. E vc, o que achou?
Pâm Possani 24/12/2020minha estante
Menino, eu amei esse livro ??????? foi o que eu li mais rápido da Cassandra, mas n nego que tem partes q eu tiraria SEM DÓ
Mas eu passo pano ?????????????????????????????????
Os meus favoritos ficaram com As Peças Infernais

leaugoliveira 24/12/2020minha estante
Kkkkkkk entendo! Nossa, pra mim da parte 2 até o final foi nem difícil, não aguentava mais kkkkkk pra mim tb, as peças infernais é a minha série favorita dela! Obrigado pelo cometário ?

leaugoliveira 24/12/2020minha estante
foi bem difícil*

thay 20/01/2023

100% n preparada emocionalmente p dizer adeus
não foi atoa q eu demorei praticamente um ano pra terminar de ler esse livro, comecei no início de 2022 e terminei no início de 2023, definitivamente o livro mais maçante q li da autora. a parte 1 é só um vislumbre na minha memória de tanto q demorei p passar por ela mas dps que comecei a parte 2 tudo fluiu muito melhor e peguei o fluxo.

sinto que muitas páginas foram desperdiçadas, e que mts foram investidas em certos personagens aí desnecessariamente kk enquanto outros com muito mais potencial foram deixados mais de escanteio.

tive a impressão que a cassandra usou "jogadas" q já viraram clássicos dela pelo menos pra mim pra tornar esse livro adorado pelos fãs e dar uma finale boa pra essa trilogia como: referências a personagens passados (oq eu amo), plots repetidos/parecidos etc enfim

amei muito a parte 2 deixou um gostinho de uma pegada distópico que amei dela. não tem jeito, amo a família blackthorn, ao ponto q n gostar desse livro parece como uma traição p mim ? achei o desenvolvimento dos personagens esperado, queria mais de alguns e menos de outros (mais de ty, kit e dru e menos de cristina e cia) e mesmo sendo um livro senso tem muitos momentos marcantes e memoráveis que valem super a pena ler

como todo último livro de uma série/trilogia da cassandra esse tb deixou um gostinho de quero mais, independentemente de ser mais fraco comparado aos outros.

reclamei e favoritei!!? é sobre isso
thay 20/01/2023minha estante
n sei dizer se isso tem spoiler ou não ?

santiagostairs 21/01/2023minha estante
eu exatamente assim meti o pau e no fim dei 3 estrelas e favoritei ????

thay 21/01/2023minha estante
KKKKKKKKKKKK eu tinha dado cinco ainda na emocionada e vi a de vcs e abaixei chega

libertina.bookstan 19/01/2022

cassandra clare só faz obra de arte
eu só sei que depois de pegar p ler cidade dos ossos, só fui parar de ler a série até chegar nesse. acho que nunca tive uma ressaca tão pesada do que quando eu terminei de ler caçadores de sombras + as peças infernais + os artifícios das trevas + bônus. até hj tô esperando terminar de lançar todos p conseguir o mínimo da paz de espírito que eu sei que não vou ter
Rafaella 19/01/2022minha estante
Toda vez que eu termino uma série dela eu fico órfã dos personagens.

libertina.bookstan 19/01/2022minha estante
e o legal é que ninguém vem bancar a terapia depois de tanto surto e sofrimento

Rafaella 19/01/2022minha estante
Pois é!! Fazer campanha pra Cassandra Clare pagar minha terapia, porque o que eu já sofri com os livros dela.

highgarden 04/08/2022

O dia em que Cassandra Clare decepcionou.
Um livro xoxo, capenga, manco, anêmico e inconsistente, não sabe pra onde vai nem o que quer ser, cheio de tramas confusas, sem sentido e desinteressantes, com seus protagonistas cada vez mais insuportáveis com a obsessão que sentem um pelo outro e que insistem em chamar de amor. A trama dos parabatai é simplesmente ridícula e mal resolvida, o mundo invertido (aqui chamado de Thule) que a Cassandra insere no livro é um enorme desperdício de páginas, a resolução dos conflitos vem com um gosto que não é amargo nem azedo, é podre, tá vencido. Em determinado ponto, continuei a ler só pra ver onde tudo ia chegar, porque vontade me faltava. No mais, Mark, Christina e Kieran são os únicos responsáveis por trazer alguma mínima satisfação durante as tantas páginas dessa história mal construída e arrastada. Emma não merece o sobrenome que carrega. Rainha do Ar e da Escuridão parece uma fanfic mal feita que eu poderia encontrar no Spirit Fanfics. Uma das piores coisas que já li na vida.
dragonstone 04/08/2022minha estante
macetou gostoso

marcelopolizelli 19/08/2022minha estante
Eu achei Thule a única parte boa do livro no geral kkk
nesse aqui eu torci pelo mal com força

nala 30/10/2022minha estante
Eu só não gostei tanto de Thule pq só apareciam a Emma e o Julian, se tivessem mandado outros personagens pra Thule eu teria amado mais
tenho preguiça desse casal

Cerry35 18/12/2020

Chocada com as críticas políticas
A evolução da escrita da Cassandra nessa trilogia é inegável. A diversidade de personagens(cor de pele, sexualidade e neurodivergentes) é bem maior q nos livros anteriores, os conflitos internos e externos são bem melhores, não tem nenhum bad boy chato "urdur machuco as pessoas por algo q aconteceu no meu passado"(Julian>>>>>>>). E sobre esse livro, bom, eu vi mta gente falando mal dele e q era arrastado e não sei oq, acho q essas pessoas leram errado kekske acontece coisa pra caralh* e em momento nenhum é arrastado.A única coisa q eu não gostei foi o mimimi de não exilar gente fdp, se tivessem tirado as marcas deles a coisa ruim do final não teria acontecido. Enfim, foi uma conclusão bem feliz e emocionante, mas q deu abertura pra um próximo livro??? Alguém sabe se vai ter mais algum???
Analu. 23/01/2021minha estante
Tem sim, mais uma saga e última sem previsão de lançamento ainda só o nome Wiked Powers

Cerry35 02/02/2021minha estante
Obrigada!!

@AiloveGibsie 02/05/2021minha estante
Aaaaaaaa que tudo!!! Tava cm medo de esse ser o último e a história ficar em aberto