Dama de paus

Dama de paus Eliana Cardoso

Resenhas -

Evva_sec 15/01/2022

Me fez pensar
Essa é a primeira vez que leio um livro de Eliana Cardoso e estou feliz.por descobrir essa autora brasileira. Quanto a história me fez pensar no machismo e nas histórias que cada família carrega consigo.

Tragédias, mistérios e as vezes poucas alegrias que aos olhos da sociedade é uma vida invejável e perfeita.
Essa história vai reverberar por alguns dias dentro de mim, pois me fez pensar bastante ?

Massai 09/01/2022

É ok.
Não tinha ideia do que esperar desse livro, mas também não me surpreendeu.
Atenção, pois o livro tem gatilho para suicídio, assassinato e depressão!!!!

Rafaella270 06/01/2022

Intrigante. Na simplicidade de uma senhora, ressentida e magoada conhecemos a história cheia de intrigas e reviravoltas dessa família.

bia 26/09/2021

Bom mas nada diferente disso
Um livro que nós conta a história de três gerações de mulheres. Porém, apesar de ter gostado da história parece que não conhecemos profundamente nenhum personagem, não consegui me identificar com ninguém e achei tudo muito simples, as histórias, os plot twists, enfim, toda a trama.

Junior.Archanjo 16/09/2021

"o silêncio é uma forma terrível de solidão"
O suicídio de sua neta faz com que Dona Damiana repense a história da sua família e das mulheres envolvidas com ela, alem de ter a oportunidade de ler o testamento/confessonário da neta que acaba de partir.

Uma história bem contada dos problemas vividos por essa família e dos integrantes mais próximos. Em parte da história eu acabei me desviando de atenção, mas isso não teve menos impacto na forma como ele é apresentado e nas reflexões tomadas pela narradora.

Michele 06/06/2021

Nas Minas Gerais dos anos 70
Gostei muito da forma como a narrativa foi estruturada e como as lembranças da protagonista (e desenrolar da história) vinham à tona conforme o jogo e as conversas ao redor da mesa aconteciam.

Romulo 04/05/2021

Legal a ambientação de MG da década de 70, bem como o retrato machista e patriarcal da época. No entanto, a história em si não me pegou.

Beto | @beto_anderson 23/02/2021

Uma estrutura interessante
A história aparentemente simples, mas cheia de nuances que deixam a trama bastante intrigante. Gosto do drama das personagens e como a autora retrata a questão do machismo no Brasil na década de 1970. Recomendo.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Barbara 30/01/2021

Bem intrigante
É um livro pequeno e você não consegue parar de ler. A autora faz uma crítica as mulheres e o feminismo quando mostra que a desunião e inveja acabam levando aos acontecimentos trágicos da história. A história se passa na década de 1970, mas poderia ser hoje tranquilamente! E é bem interessante também refletir o papel da Dama de Paus. Quando somos omissas, outras mulheres também podem morrer.

fev 13/01/2021

Dama de paus não é uma história ruim, mas infelizmente eu achei que faltou mais desenvolvimento e um aprofundamento ainda maior. Uma história de família aristocrata permeada por violência, segredos, fachados e mortes. É um enredo que renderia uma ótima novela das seis.

Acredito que tenha sido a intenção da autora deixar um final dúbio e para assim como Damiana, a personagem que narra a histórias, os leitores não tivessem certeza do que aconteceu. Infelizmente, eu gostaria que tivesse um final mais certeiro. Mas estórias narradas em primeira pessoa sempre tem dessa desconfiança.

Entretive-me, mas não me apeguei. Se fosse um pouco mais profundo e um história contada ao longo dos anos como Éramos seis provavelmente eu teria gostado mais.

Janaina 06/01/2021

Interessante, mas...
... nada que vá me deixar grandes marcas, ou personagens que me acompanharão por mto tempo.

Bárbara | @barbaraeoslivros 13/11/2020

arrebatador
Livro vencedor da 3ª edição do Prêmio Kindle de Literatura.

Acompanhamos as memórias de Dona Damiana, que acaba de voltar do enterro de sua neta, Marcelina, que cometeu suicídio em uma clínica psiquiátrica. Só por esse pequeno contexto, já se percebe que a vida dela não foi nada fácil.
Enquanto reflete e relembra alguns fatos da vida que culminaram nesse evento, sua mãe, filha e amigas jogam baralho no andar de baixo e conversam sobre esses dramas.

A autora nos joga em meio a esses acontecimentos dolorosos sem dar maiores explicações e sem perder tempo com apresentações, apenas mergulhamos num intenso fluxo de lembranças, arrependimentos e segredos.
No desenrolar da narrativa, vamos conhecendo aos poucos 3 gerações de mulheres que viveram suportando o peso de viver numa sociedade patriarcal e que, muitas vezes, foram compelidas a tomar determinados caminhos independente de suas vontades.

Mas, o que mais me chamou atenção foi como a dama de paus, no meu entender Dona Damiana, escolheu lidar com os problemas familiares, distanciando-se das filhas e fugindo para não encarar o sofrimento de frente. No meu entender, ela agiu assim sem perceber, atribuindo uma ou outra atitude sua aos demais membros da família.

Aliás, pesquisando no Google, descobri que a rainha de paus no tarô pode significar alguém com uma carga muito negativa, que só enxerga o lado ruim das coisas...
Talvez exista alguma relação com a personalidade da protagonista, mas isso é só especulação minha! Leia o livro (curtinho - 120 páginas - e disponível no kindle unlimited) para tirar suas próprias conclusões!

site: https://www.instagram.com/barbaraeoslivros/

Carlos.Liporati 24/10/2020

Esposa à moda
É sempre revoltante ver histórias onde a personalidade forte de alguém (no caso da esposa) é ofuscada pelo costume do casamento. E em casos inversos, pensamos na "frouxidão do marido". Costumes arraigados....

Nunca havia lido nada dessa autora, mas a história me chamou a atenção.
Uma personalidade forte, sem muito carinho coma as filhas, então dá-se o rompimento da morte, onde sente o vazio e o frio de nunca ter se aproximado o suficiente para impedir.
Ótima leitura

Interessante e empolgante.

Line 18/10/2020

Instigante
Escrita maravilhosa, ao passar das páginas você vai sentindo o choque da narração, as revelações chega sem você esperar, quando vem perceber já está de boca aberta.

O livro deixa as dúvidas no ar, e eu gosto disso, pois faz com que você passe dias, meses pensando nele. Se perguntando como que aconteceu tal coisa e quem fez essa tal coisa... Fiquei com as mesmas dúvidas de Dona Damiana.

Super recomendo a leitura!