A paciente silenciosa

A paciente silenciosa Alex Michaelides

Resenhas - A Paciente Silenciosa

Larissa.Muniz 19/05/2021

PT
Livro mt bom!! Li de forma muito rápida, pois foi um livro que me prendeu e me manteve curiosa. Pela indicação, já sabia que o final seria surpreendente, e foi. Mas acho que poderia ter sido revelado de uma forma melhor.
Emy 19/05/2021minha estante
Esse livro pra mim é perfeito

Marina 20/05/2021minha estante
Vou ler

Sabri 03/02/2021

Mas por que ela não fala?
Muito bom. Leitura fluida e o final então, de tirar o fôlego. Vale a pena a leitura!

Thaís 28/05/2021

O livro te prende tanto que eu sonhei com a história, acordei pensando na história, e olha que ainda não tava nem perto da verdade?
Plot twist genial? e sem rodeios.
Katia 28/05/2021minha estante
Prende mesmo. Fiz vários finais, errei todos.

leti 17/06/2021

A paciente silenciosa me deixou sem palavras
O QUE ACONTECEU NESSE LIVRO? MEU DEUS É TOTALMENTE IMPREVISÍVEL

EU ADOREI, APESAR DE FICAR COM O C* NA MÃO AS VEZES. A história me surpreendeu MUITO, eu realmente não esperava.

super recomendo pf leiam. tem alguns gatilhos sobre suicídio e violência mas é um livro de terror psicológico realmente impressionante.

Lais544 19/03/2024

Boa ideia, mau desenvolvimento.
Esse livro só ganha duas estrelas pois não consegui parar de ler, até terminar.

Ele realmente te prende, pois o autor te promete, ou tenta te prometer, algo muito inteligente e fora da curva, quando na verdade recebemos um psicoterapeuta invasivo e sem noção.

Durante a trama me incomodou muito, o cara seria levado mais a sério se fosse um dos agentes de segurança ou policial.. Sei lá.

No final, você entende o porquê, mesmo assim, não engole.

Sem falar no diário, eu não comprei a ideia de que em um diário a pessoa transcreva conversas, diálogos inteiros e pensamentos daquela maneira.

A ideia foi boa mas ele não soube desenvolver.

Estou ficando louca? Delirando? Deveria eu me calar como Alceste?
Me respondam!
Yonne.Tavares 19/03/2024minha estante
Minha próxima leitura

Lais544 19/03/2024minha estante
Yonne, é um livro pra ler rapidinho, te prende até terminar...

Gabriela2 14/03/2021

Gostei masss
Tem alguns pontos que o autor esqueceu de fechar. Por que o Theo voltou pra cidade depois de 7 anos e foi direto tratar a Alicia? E a terapeuta dele que sabia de tudo e não fez nada? E aquele final aberto? Hahahah olha gostei bastante da história, do plot twist mas o autor esqueceu de responde isso. Gostei da escrita dele também, tanto que li o livro em 7h, bem rapidinho.

É um livro que ou você gosta ou você odeia mas não leria novamente.
Mandy21 18/03/2021minha estante
Pelo que eu entendi, a terapeuta não sabia de tudo. Ela sabia apenas que a Kathy o estava traindo.

Manu 09/07/2021

"Mas por que ela não fala?" - Eurípides, Alceste.
Final surpreender, nada esperado.
Ainda processando a obra, por ser realmente impressionante. Um psicoterapeuta fascinado pelo misterioso caso de Alicia Berenson, decide fazê-la falar o que aconteceu a 6 anos atrás. O desfecho é fantástico, zero defeitos.
Helen.Francineli 09/07/2021minha estante
Eu não imaginei que o final seria assim. ?

Ana Sá 26/03/2024

O silêncio estridente de Alicia Berenson
Eu estava em busca de um livro que me distraísse sem precisar ser bobo. O o livro que eu procurava poderia até ter cenas fortes ou abordar questões pesadas, mas o importante é que, no geral, ele me desse aquela sensação boa de não querer parar de ler. Após algumas tentativas frustradas entre os títulos mais vendidos da Amazon, acabei sendo sequestrada por "A paciente silenciosa" (2019), de Alex Michaelides... Pensa numa história que me fisgou!

Eu não sou leitora de thrillers, sou apenas leitora. Uma leitora que foi seduzida, do começo ao fim, pelos desdobramentos do silêncio radical adotado pela pintora Alicia após ser acusada do assassinato brutal de seu marido. Depois de ser pega em flagrante, inerte diante da cena do crime, Alicia opta por se calar e acaba internada numa clínica psiquiátrica. Nos resta então, de um lado, fragmentos de seu diário pessoal e, de outro, a perspectiva do psicoterapeuta Theo, que vê no caso de Alicia um desafio pessoal e profissional. É ele quem conduz uma investigação que soma muitas personagens à narrativa, nem todas relevantes à trama, mas todas minimamente curiosas.

Pro meu azar, eu desfiz o mistério rápido. Percebi logo pra onde o desfecho caminharia, então o final não foi tão surpreendente assim. Mas livros são feitos para serem lidos, e não "adivinhados", então isso não diminuiu os bons momentos que passei com "A paciente silenciosa". Envolvente, bem estruturado... Gostei do modo como a profissão de Alicia é costurada à trama. Gostei de detestar a personalidade do psicoterapeuta. Gostei do número excessivo de personagens estranhas. Gostei da transição constante entre diário e personagem-narrador, mas...

[ALERTA: a partir daqui eu posso ferir os olhos de pessoas muito sensíveis a SPOILERS!]

Mas... o livro tem algumas falhas (não graves) de estrutura, principalmente se a gente reler as passagens do Theo (bom, esse foi um pano fácil de passar!). Tem também elementos meio clichês, sendo que, acerca disso, sofri de um incômodo um pouco maior: na minha desumilde opinião, a relevância que é dada à questão do trauma infantil ocasionado pelo desprezo do pai de Alicia - e sobretudo o modo como esse aspecto ganha protagonismo na história - acaba por funcionar, a meu ver, como um clichê freudiano mal jogado (estou falando de tudo que envolve a cena vista do telhado após a morte da mãe de Alicia e o caminho que leva Theo até essa informação). Pra mim, ficou muito "chama o tio Freud aí que ele resolve", sendo que a narrativa, naquela altura, merecia uma justificativa/ uma liga mais elaborada. Enfim, minha experiência de leitura foi boa, mas com uma dose de frustração causada por uma simplificação de narrativa que considerei exagerada!

Registradas as ressalvas inevitáveis, o que fica nas minhas memórias a partir daqui são os inquietantes e igualmente ótimos momentos que passei imersa no silêncio estridente de Alicia Berenson. Gostei!
Purple1 26/03/2024minha estante
Tem gatilhos? Qual classificação vc acha que é?

Ana Sá 27/03/2024minha estante
Olha, tenho dificuldade em propor uma classificação, desculpa... :(

Posso dizer, de memória, que tem cenas bem explícitas e fortes de violência e também de menção a $uicíd10...

Lena 16/12/2021

Mano que livro bommmmmmm. Um dos meus preferidos da vida. O plot é bom, mas eu já imaginava. Desenvolvimento incrível!!! Me prendeu do início ao fim.
Tô fazendo a resenha bem depois de ter acabado e quero inclusive reler ele de tão bom.

Evelin.Maffioletti 15/04/2023

Nao sei o que dizer desse livro, achei a historia no inicio um pouco parada, mas me envolvi bastante nela por conta da curiosidade. O plot simplesmente me surpreendeu muito e me fez xingar mentalmente o Theo com todos os palavrões possíveis. Mas, fiquei decepcionada com o final, eu odiei muito, achei que ficou muito vago e foi muito rápido. Enfim, eu gostei da leitura e da história mas tinha criado muita expectativa nela.
Melissa.Molinos 15/04/2023minha estante
Foi o mesmo comigo.

Gustavo_P 15/04/2023minha estante
Tive a mesma sensação.

Agnaldo 12/05/2021

Um final quase perfeito
Caramba que final incrível, o livro é meio lento mas quando você engrena vai até o final sem perceber. Teve partes que me identifiquei muito e chegou a dar medo. E por trás dessa interessante história tem muitas mensagens para a gente levar pra toda vida.

Giu Canapi 29/12/2022

Uma história misteriosa e envolvente que te prende cada vez mais a cada página lida...
Um livro muito bom e hipnotizante, impossível de parar a leitura no meio do caminho sem saber o final.
sasað· 29/12/2022minha estante
esse livro é ótimo

Vivi 29/12/2022minha estante
Aí, eu amo esse livro

Sand4 29/12/2022minha estante
Eu amei

Cayo 29/07/2023

Sensacional
Gente, vocês nem imaginam o furacão de emoções que esse livro me fez sentir! Sério, é tipo "viciante"! Eu estava lá, super envolvido, armando teorias malucas sobre os personagens e BUM! Uma reviravolta que me deixou de boca aberta e cérebro pirando! Acreditem, é de cair o queixo!

A "Paciência Silenciosa" é simplesmente incrível, uma leitura alucinante! Capítulos curtos, velocidade máxima, ideias sensacionais, tudo isso em um pacote literário de tirar o fôlego! O autor é um verdadeiro mestre, encaixando tudo com maestria, e eu fiquei mega satisfeito!
Gente, leiam esse livro AGORA MESMO!! Claro, confesso que o final não foi exatamente do jeito que eu esperava, mas vamos relevar, né? No geral, vale MUITO a pena!

Caroline 13/03/2021

Surpreende!
Adorei! Sério, história excelente, enredo envolvente e um final daqueles dignos de surpresa! Recomendo muito e tenho certeza que daqui a pouquinho teremos um filme desse livro.
Fernando.Francisco 13/03/2021minha estante
Certeza! Se Por traz dos seus olhos, virou série esse vai pra tela, com certeza. Excelente obra!

Caroline 13/03/2021minha estante
Aguardando ansiosa! ?