Revolução Laura

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

andrealog 02/08/2020

De garota a mulher
Em meio ao turbilhão da política brasileira Manuela dAvila nos mostra como a maternidade a transformou de garota e musa do congresso em uma mulher feminista que acredita que o amor pode vencer o ódio

Sailorluquinhas 16/07/2020

História incrível da Manuela e da Laura, muito emocionante e bonita

Lais.Lagreca 10/07/2020

Um livro sobre AMOR
Revolução Laura, de Manuela d?Ávila

Esse livro veio juntamente com uma camiseta que comprei no site Instituto E se fosse você? E foi um verdadeiro presente!

Eu tenho pensado muito a respeito de ?Ser Mulher? na nossa sociedade, tenho pensado sobre as diversas formas de manifestação do machismo e, reconhecendo que ?mulheres? são múltiplas, tenho pensado nas mães.

Não sou mãe, mas tenho pensado muito sobre a mãe que gostaria de poder ser um dia. Tenho pensado na minha mãe, nas minhas avós, nas minhas tias, nas minhas amigas mães... tenho pensado...

Aí me surge esse livro lindo.

Nesse livro, Manuela d?Ávila conta, como em uma conversa, várias questões pelas quais passou por ser mãe e política, uma figura pública. Fala das escolhas, das renúncias, dos olhares sobre ela com sua filha nos debates, no trabalho, das lágrimas, dos risos...

Durante essa leitura, nós somos levadxs a refletir sobre como é cruel o peso que recai sobre os ombros das mães, sobre como qualquer escolha que venha a fazer será alvo de críticas:

Deixou o trabalho para estar com o bebê recém-nascido: Louca!
Deixou o bebê pequeno na creche o dia inteiro para ficar no trabalho: Desnaturada!
Amamentou o filho pelo tempo recomendado pela OMS: Essa criança vai ficar mal-acostumada!
Não seguiu as recomendações: Desnaturada!

Não há saída...

Ou melhor, há saída:

precisamos desconstruir essa visão de que a mãe é a única ou a principal responsável pelo filho;
precisamos reconhecer que uma mãe não é ?só? mãe, é também mulher, professora, merendeira, advogada, médica, filha, amiga etc.

Uma mãe quando está se divertindo em uma festa sem o filho causa estranhamento, mas ninguém pergunta ao pai que está indo para o futebol com os amigos no final de semana, ou que está no trabalho até tarde: com quem está seu filho?

Tornou-se ?normal? a responsabilidade dos cuidados com os filhos ficar só com a mãe.

Como você quer uma companheira feliz, leve, se ela está administrando toda a vida dela e das pessoas com quem ela mora sozinha?

Ninguém pode ser feliz aos pedaços, precisamos estar inteiras.

Amei o livro!

#feminismo #maternidade #amor #revoluçãolaura #manueladavila #livro #leitura #book

@gbdrt 04/07/2020

Leitura leve e rápida, consumi todinho em uma sentada só, uma bela reflexão sobre a maternidade.

Nayara 17/06/2020

"Na vida existem razões maiores do que o medo"
Coragem. Feminismo. Maternidade. Família. Amor. Aprendizado. A vida é um eterno aprendizado, e nesse livro aprendi um pouco mais sobre privilégios e os desafios de ser mãe em nosso país ainda muito machista. Na verdade, como diz a autora, em ser MMM: Mãe, mulher e militante por uma causa.
Leitura leve, fluída e prazerosa. Para quem quer ser mãe, para quem não quer e para quem não sabe. Que sejamos unidas. Para os possíveis futuros pais.. Por um mundo com mais empatia.

Maria Isabel Barros 08/06/2020

É ASSIM QUE UMA FEMINISTA SE PARECE
Uso esse título com um tom de ironia. Com certeza já ouvimos várias pessoas, ter construído um esterótipo das feministas, que seria uma imagem fixa que todas são mulheres frustadas em relacionamentos afetivos, que não querem ser mãe, que odeiam homens, entre outras distorções que são usadas para afetar negativamente o movimento.
O que não entendem é que o feminismo é um movimento LIBERTADOR, PLURAL e EMANCIPATÓRIO onde a mulher pode ser tudo o que quiser! Ela deve conhecer todas as opções e optar pela qual mais deseja... E a Manu uma feminista declarada, decide ser mãe, casar e criar o enteado como filho! Desconstrói então, os rótulos.
A desmistificação da madastra má, que não aceita o enteado e o anterior relacionamento do marido, é quebrado por Manu. Também sua militância no cenário politico, o lugar de fala, o posicionamento como pessoa politica e alvo das fake news, tudo isso abordado de uma maneira muito simples e envolvente.

Andre.Kobayashi 04/06/2020

Importante
Leitura leve e fluida.
Importante para desconstruir a ideia de que mulheres são 'forjadas' para reproduzir e cuidar da casa.
Feliz em ver que essa literatura vêm atingindo grande parte da população.

Camila.Pizzoni 03/06/2020

Pra aquecer o coração!
Manu escreve de uma forma tão bonita! Amei a forma doce com que fala da Laura, do Gui e do Duca. Fiquei (ainda mais) apaixonada por essa família. Admiro a forma com que a Manu enfrenta o machismo e as críticas (vindas inclusive de mulheres) e a sua força para continuar lutando por um mundo melhor e mais justo para as mulheres (mães ou não). Terminei o livro com o coração quentinho! ?

juhpancini 25/05/2020

Pode ler, é rapidinho!
O livro é lindo, bem delicado, e mostra as várias faces de ser mãe. É um livro vida real. Curti bastante.

Se a dúvida for tempo, em "uma sentada" dá pra ler!

Edja 22/05/2020

Relatos da autora sobre sua gestação em meio ao período eleitoral. Narra de firma afetiva a revolução que é gestar e as transformações que acontecem ao redor disso.

Heloíse 27/04/2020

Necessário
Senti todo o amor de uma mãe que luta pra educar a filha e pra salvar um país. Me emocionei em várias partes do livro e destaquei inúmeros pontos importantes. Com certeza é uma inspiração.

Aninha 07/04/2020

Manu e a Revolução
Livro gostoso, fácil, divertido em certos momentos ao contar os bastidores da política. Tudo de forma muito amável e de certa percebe que Manuela viveu (e creio que ainda vive) sua própria revolução. Vale a pena conferir essa delícia.

Ines 09/03/2020

Enxergar além da maternidade, enxergar a pessoa!
Eu antes de ler este livro já admirava a força com que a Manuela D'ávila lidava com toda a pressão por ser mulher E mãe no meio da política...
Antes de mais nada esse comentário em nada tem a ver com partidos ou qualquer coisa relacionada ao meio, a não ser o ponto de que a mulher já tem um papel/posição com pouca visibilidade e reconhecimento...
E a Manuela enfatiza isso e o mais importante, mostra a força que é necessário ter para superar todas as adversidades e poder contar com uma rede de apoio de verdade no que diz respeito à criação dos filhos. É muita pressão, e ter que se fazer ouvir, escolher o que é melhor para si e para a carreira sem abrir mão da maternagem é algo para poucos!

Aqui fica minha admiração para a pessoa Manuela!

readwithjuly 14/02/2020

Revolução Laura
Retrato sensível e pessoal da maternidade da Manuela, da revolução que ela sentiu ao ter a Laura.

Veronica.Magalhaes 13/02/2020

Maternidade e militância combinam!
Com bastante coragem, mas sem perder a leveza, Manuela D'Ávila nos apresenta os bastidores de sua trajetória como mãe e militante. Já gostava dela, mas depois da leitura desse livro, minha admiração aumentou exponencialmente!

1 | 2 | 3 | 4 | 5