O Diário de Mikhael

O Diário de Mikhael Daniel Mastral

Resenhas - O Diário de Mikhael

Janaína 25/07/2022

Triste
Mesmo eu tendo passado pela depressão e ansiedade, nunca saberei o quanto ele sofreu. A dor de cada um é diferente e cada um sabe o que suporta. Fiquei triste por ele, e mais triste ainda quando terminei o livro e descobri que a mãe dele morreu esse ano, maio de 2022, devido a um infarto com apenas 52 anos.
Paula 28/07/2022minha estante
Eu não estou conseguindo ler as outras páginas ? só consigo ter acesso a primeira. Vc pode me explicar como faz por favor? ?

Janaína 03/08/2022minha estante
Não está mais disponível no blog do pai dele, o Daniel Mastral? Lá tem completo em PDF, EPUB e MOBI

Suéllen 15/02/2022

Dos porões da alma ao paraíso
Um livro pesado, forte e muito emocionante, foi o primeiro livro que li e chorei durante a leitura. Pode se dizer que a história se passa em forma de documentário.

Daniel e Isabela (pais de Mikhael) contam como foi toda a trajetória do filho na luta contra a depressão e contextualizam em detalhes todo o sofrimento do menino e da família.

Incluíram também relatos do próprio Mikha, o que nos sensibiliza profundamente, quando ele diz que não aguenta mais, é sufocante, deprimente. Ele queria sair dessa, ansiava em ser um garoto "normal", porém, não conseguia.

Mas acima de tudo, como os próprios autores dizem, essa é uma história de amor.
"Essa é uma jornada de muito aprendizado, de ensinamentos, de lágrimas, de aflições e de perda. Mas, acima de tudo, essa é uma história de amor."

Dem 15/02/2022minha estante
Mais um pra minha lista! Pare de ler, Su! kkkkkk

Suéllen 16/02/2022minha estante
Kkkkkkkkk.. eu ri ? !! "Pare de ler" ??

GCampos 17/02/2019

Mais que uma leitura, um aprendizado.
Este Ebook está disponível gratuitamente no site: www.danielmastral.com.br

O Diário de Mikhael é um eBook criado por um pai e uma mãe, que perderam seu filho para a depressão. E isso não é um spoiler, pois a intenção do e-book é de ajudar e trazer mais clareza sobre o dia a dia de quem sofre com esta doença.

Não é um livo fácil de ser lido, pelo contrário, é doloroso e até indigesto, mas necessário.
Nos faz enxergar pelos olhos do Mikhael, como é o dia a dia de quem luta contra a depressão.
Infelizmente, a história não tem um "final feliz" mas creio que o ebook vai ajudar muita gente a compreender o quanto essa doença atinge o ser humano, e fará as pessoas abrirem os olhos e se informar melhor, antes de julgar os que sofrem com esse mal.
Lendo o ebook você conhecerá a visão do Mikhael, enquanto lutava conta a doença, mas também há algumas notas dos pais do garoto além de vários informativos e estudos sobre o assunto.

Um livro forte, mas que traz muita informação importantíssima.

Obs: O LIVRO PODE ATIVAR GATILHOS.
Lai Rocha 17/02/2019minha estante
Onde encontro?

Raquel Holmes 18/02/2019

Triste história
Comentário inicial:
Do jeito que eu imaginava já era ruim. Após ler percebo que tudo era muito pior do que eu poderia imaginar. Não faço ideia do inferno que esta família viveu por causa da depressão e do transtorno Borderline. Sim, pois numa família é assim: quando um adoece, todos adoecem juntos. A família é uma extensão do nosso corpo. O homem, a mulher (sua costela) e os filhos (seu coração).

Nessas horas, sendo forte espiritualmente ou não, inúmeros questionamentos pululam na mente. Com esta família não foi diferente. O diferencial mesmo é a fé com que se colocaram diante de Deus para entender e aceitar, mesmo que a dor seja lancinante.

Resenha:
O livro é o diário de Mikhael, filho dos missionários Daniel e Isabela Mastral. Este jovem cresceu em um lar onde o amor saía pelo ladrão, de tanto amor que havia lá. É o que eu pude perceber não somente no livro como também ao longo de toda essa trajetória (tornada pública) da família.

Mikhael tinha as doenças que eu mencionei lá em cima, o que acarretou problemas sociais, vícios, tentativas de suicídio e internações... até que uma tentativa de suicídio deu certo. Mikhael tirou sua vida aos 15 anos.

Numa internação ele deu início a este diário e, após sua morte, os pais o transformaram neste livro (gratuito), juntamente com os testemunhos dos pais, de amigos e com citações de livros e textos bíblicos a fim de que esta obra oriente os doentes e console as famílias que perderam seus entes queridos.

Quem espera encontrar um texto em prosa bem estruturado não encontrará. Aqui o texto tenta ser em prosa, mas mantém-se a escrita de cada autor, com seus erros de concordância e vírgulas fora do lugar. São as palavras que saem atropeladamente do coração numa catarse dolorosa. É um desabafo. A impressão que tive é que conforme as palavras iam jorrando do coração sangrento iam sendo escritas... vistas embaçadas, vermelhas, cansadas. O casal de grandes escritores aqui está em cacos, que podemos perceber através do cado de texto que compõe o livro (Nenhuma dúvida de que darão a volta por cima!).

É doloroso ler, imagino quão doloroso escrever. Há um trecho em que o Mikhael escreve "lágrimas" e faz dois círculos. Dentro dos dois círculos você vê as linhas do caderno borradas. Ou seja, ele chorou, caiu um par de lágrimas e ele as circulou.

É um livro de teor muito forte e impactante. Precisei fazer pausas para não passar mal (pois também tenho "problemas emocionais").

Achei corajoso, por parte da família, divulgar um assunto tão íntimo. Um diário que esboça um coração dilacerado. A intenção dela é ajudar outras pessoas que percorrem o mesmo caminho.

Só tenho algo a dizer: NÃO SE MATE! Você pode se achar a pior pessoa do mundo, pode achar que sua morte trará solução... mas não. Só causará mais dor e sofrimento. O Daniel diz que o tratamento demora a fazer efeito, mas que faz. Pense em todos os testemunhos de vitória por aí. Muitos vencem e você também pode vencer.

Pela vida! ♥
Luana 17/01/2020minha estante
Excelente explicação Raquel!

Pavozzo 29/08/2021

Emocionante e necessário
É um diário de um jovem de 15 anos que relatou por alguns meses a sua experiência de depressão - a qual, infelizmente, acabou vencendo. Há partes escritas pela mãe e pelo pai, que contextualizam toda a situação, acrescidas de depoimentos de familiares, amigos, colegas e pessoas que passaram por situação parecida.

Peca pela qualidade literária e estruturas narrativa/explicativa um pouco confusas, mas isso não retira a importância que um depoimento desse tipo tem para muitas pessoas.

Dividido entre solidarizar-me e identificar-me, li com lágrimas nos olhos do início ao fim. Rezo para que Deus conforte essa família e para que eu não caia na tentação de fazer a minha passar por algo parecido.
Bela,masnaodocrepusculo 24/08/2022minha estante
Simplesmente inesquecível. Me falta palavras pra descrever oq é esse livro.

Tamires.Toledo 04/09/2021

...
Posso dizer que achei esse livro por caso no tiktok após um podcast do Daniel onde ele citava o livro e por curiosidade fui pesquisar e ler sobre o mesmo. Posso dizer que fiquei completamente destruída do início ao fim, é um livro forte onde você sente a dor dos pais e da família de Mikhael. Eu não sei para quem leu, mas para mim que tem o mesmo problema que Mikhael tinha, foi completamente necessário ler que alguém passa pela mesma coisa que eu.
Eu por agora não tenho muito o que falar, acabei de ler e tô absorvendo as coisas ainda, mas acredito que esse livro é extremamente necessário.
Mari 15/09/2021minha estante
Sim!!!!

Luana 15/03/2020

Muito forte. Triste, mas necessário.

Lourena2 05/08/2021

Necessário
"Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." ROMANOS 8:38-39

Nesse diário conhecemos três pontos de vistas a dos pais e a do Mikhael, o dos pais contam como ele era antes da depressão e como isso mudou drasticamente suas vidas, e a do Mikhael é a maior tristeza e angústia que passa na cabeça de quem sofre com essa doença. Esse livro é pra se ler com empatia, respeito e solidariedade. No final do livro o Daniel Mastral mostra pesquisas, depoimentos de pessoas que perderam alguém e passagem da bíblia que faz o leitor refletir bastante.

Yaya 18/08/2021

?Seja forte e corajoso?
Admiro a coragem e a força desses dois pais e o tanto que lutaram pra manter o filho vivo, mesmo com tanto sofrimento, com tanta dificuldade absolutamente nada foi capaz de os fazerem desistir de ajudá-lo. A cada página sentia meu peito apertando, cada vez que Mikhael escrevia sobre não aguentar mais eu sentia.

Mari 29/08/2021

Uma história de amor
O livro é puro, sem pretensões, da luta de uma família real com a depressão e problemas psiquiátricos, que infelizmente não terminou da melhor forma. Me fez pensar na fragilidade e tristeza, mas também na força e amor incondicional de pais e familiares pelo Mikhael. Pra mim, é uma história de amor.

Janice42 31/08/2021

Uma história de amor
Achei esse livro por acaso, eu estava no youtube quando me surge um corte de podcast do pastor Daniel Mastral falando sobre a morte do filho dele, aquilo me tocou o coração tão forte e eu logo vi nos comentários falando que tinha um e-book sobre o assunto.
É triste, dói, mas é bonito, é uma história de amor como é dito no início do livro, uma história de amor não só pelo filho, mas amor por Deus, confiança em Deus. Isso pra mim foi o significados de descansar em Deus, confiar no Senhor e deixar tudo nas mãos dele. Eu me emocionei demais, vendo as fotos do Mikhael, lendo as palavras dele, tão jovem e com a mente tão conturbada e cheia de tristeza, de coisas que não eram reais mas infelizmente a cabecinha dele, essa doença maligna o fez acreditar que era real. E isso tudo é tão cruel, e é tão horrível de imaginar a dor que ele sentiu, se sentir tão sozinho, tão triste ao ponto de fazer uma coisa dessas que deu fim na vida dele, fico pensando, se ele tivesse sobrevivido? Será que ainda dava tempo de ser salvo? Acho que não mas creio que Deus quis assim. É difícil entender as vontades de Deus (principalmente essas vontades) (pelo menos pra mim, que tô lutando contra minhas crenças negativas no momento) mas é admirável, é emocionante como os pais se agarraram em Deus e não se permitiram desabar no pior momento da vida deles. E eu rezei muito, muito muito mesmo, pela alma do Mikhael, eu sei que ele está nos braços do Pai, eu sei que Deus não deixaria um ADOLESCENTE inocente, doente, e perdido dentro de si queimar no inferno, ele não desistiu por que simplesmente quis, eu tenho certeza e vale lembrar que Deus é bom, Deus é misericórdia e Deus é justo!
Espero que esse livro alcance muitas pessoas, porque Daniel Mastral com a ajuda do Espírito Santo vai salvar muita gente.

Paloma 07/02/2024

Foi bem triste ler o diário do Mikhael e o relato dos pais dele sobre o suicídio.
Se trata de uma história real... E assim, não tem como minimizar o que ocorreu.
De toda forma, achei que esse livro pode servir de alerta para estarmos atentos às pessoas ao nosso redor.
Mas às vezes, nem a medicina e nem a fé podem salvar as pessoas dos seus monstros internos.

Karina.Rodrigues 23/09/2021

Uma história de amor
Uma leitura difícil, mas acredito que possa salvar muitas vidas. É doloroso ler a parte do diário em que o mikhael escreve, da para sentir um pouco da dor que ele estava sentindo. Da para ver que na família nunca falto amor.

Yasminb0 30/09/2021

Um livro que te deixa muito triste
Eu comecei a ler pensando que eu não iria chorar, mas eu me enganei.
Eu chorei tanto, mais tanto, eu imagino a dor dos pais ao perderem um filho. Depressão não é frescura, nem drama, é coisa séria, pode levar a suicídio!!
Obs: não recomendo para quem estiver instável psicologicamente, pois contém gatilhos: mutilação, depressão, suicídio, cigarros, bebidas alcoólicas.

effs 10/10/2021

Que livro triste, chorei horrores, a forma como ele relatava as coisas, como deve ter sido difícil para os pais lerem aquilo. O livro tem muitos gatilhos: suicídio, automutilação, anorexia, bulimia, boderline, sexualidade. Independente de tudo, se você tiver maturidade e souber que está apto a ler, leia. Aborda temas muito importantes, fala um pouco de religião também, primeira vez que vejo cristãos não julgarem depressão como falta de Deus ou frescura, o livro é essencial, eles tratam a depressão como uma doença muito séria e não desmerecem o doente.