Gabyanna

Gabyanna Gabriela Rocha

Resenhas - Gabyanna

Jessica.Cacko 07/02/2024

Vale a leitura.
Finalizei o livro Gabyanna escrito pela Gabriela Rocha que trás temas como rac1sm0, r3lação s3xu4l, g0rdofob1a, representatividade e a dificuldade que uma mulher negra passa para ser assumida em um relacionamento, só que ser negra não é só um problema, o ser g0rd4 também é um problema.

São 151 paginas onde a autora relata em primeira pessoa os encontros e desencontros de sua vida amorosa, desde a fase jovem até a fase adulta, ela tem uma personalidade única.
A narrativa é fluída, com uma escrita leve e simples e cada capítulo do aborda sobre um "relacionamento" que Gabyanna teve. Eu esperava um pouco mais de cada capítulo, talvez um pouco mais sobre a solidão e a dificuldade que uma mulher !negra enfrenta, levei em cosideração os homens do qual ela se envolveu que foram um pior que o outro, talvez seja porquê não era o momento ou talvez ela procurava uma perfeição demais. (Posso estar errada, mas foi a intenção que eu tive), teve um boy que ia dar certo, mas senti uma pontinha de preconceito da parte dela sobre como o parceiro sentia pr4zer. Tenho pra mim que existe mil formas de sentir pr4zer e isso não vai mudar a sua s3xual1dad3.

Gabyanna foi para Oslo, na Noruega e essa foi uma das partes que mais gostei, pois ela relata sobre sua experiência no país e isso de uma certa forma me cativou, isso deixa o livro mais criativo, informativo e especial.

Após passar por muitas experiências, Gabyanna se encontra hoje com quase 40 anos e não desistiu de encontrar um amor e formar uma família.

Apesar dos assuntos abordados serem sérios e necessários a autora conseguiu trazer uma leveza e uma pitada de diversão durante a narrativa e para acrescentar o livro tem ilustrações bem legais, onde retrata alguns momentos de Gabyanna.

Isabela 06/04/2022

"No amor, prefiro demonstrar em atos."
Gabyanna é um livro sobre uma mulher que tenta burlar as estatísticas da solidão da mulher negra. De forma simples, objetiva e divertida, mas sem perder de vista a dureza da realidade, Gabriela Rocha escreve em menos de 200 páginas sobre gordofobia, racismo e sexismo ao mesmo tempo que conta aventuras inusitadas vividas pela personagem. No início, o livro começa com um tom mais leve e a medida que avança se torna mais direto e crítico, sem perder a honestidade que parece ser típica dela.
Eu adorei o livro! À medida que fui lendo compreendi um pouco mais que simplesmente não se fala sobre a vida de mulheres de pele preta e gordas o que tornou a experiência da leitura bastante interessante para mim que não faço parte dessa realidade.
No final só queria ser amiga da Gabyanna e viajar com ela. Recomendo a leitura!

Sol 02/12/2021

" O tempo é um grande inimigo da nossa mente. Ele cria essa sensação de finitude, como se uma bomba fosse explodir a qualquer momento se a gente não correr para cumprir metas que muitas vezes nem são nossas."
📚 Sobre uma #mulher de sucesso que soube aproveitar a vida, apesar de todo #preconceito, na busca incessante em ser amada.
#leiturafinalizada #gabyannanegraegorda #gabrielarocha #lendomulheres #escritorasbrasileiras #autorasnegras

Luiz 11/08/2021

Honestidade e empatia
Gabyanna trata de questões de corpo e "raça" de maneira muito honesta. No final o discurso se torna um pouco mais direto, mas por toda a narrativa a personagem vive a gordofobia e o racismo de maneira muito cotidiana e expressando seus pensamentos da maneira mais crua possível. A estória torna os aspectos mais íntimos dessa vivencia muito compreensíveis e traz uma empatia muito grande com a personagem.

Maria Faria 24/07/2021

Procura-se?
A Gabriela Rocha, autora do livro, resolveu contar em primeira pessoa todas as suas experiências em relacionamentos e viagens, como mulher negra e gorda. Ela faz um roteiro da adolescência até a fase adulta, mostrando como vivenciou cada fase da vida como uma mulher que fora dos padrões ditados socialmente.
A narradora é Gabyanna, que viu alguns homens com os quais se relacionou aparecerem acompanhados com loiras de corpo escultural posteriormente. A ela era reservado apenas o sexo no carro ou em casa. Nunca um convite para jantar ou andar de mãos dadas por aí. O livro da Gabriela não tem o intuito de dissecar teorias, não há um viés de debate. Ela usa sua história para ilustrar os preconceitos e as rejeições da qual as mulheres negras e gordas é objeto, não só no Brasil, mas em outros países por onde passou.
A narradora conta uma infinidade de encontros (ou seriam desencontros?) amorosos, fala sobre sua liberdade sexual e, principalmente, sobre sua vontade de encontrar o tão sonhado companheiro com quem formará uma família. A pressão pessoal fica mais evidente à medida que ela se aproxima dos quarenta anos de idade. Saber que até ali se envolveu com tantos rapazes, num vasto universo de relacionamentos, e não encontrou ainda seu ?par perfeito? é de fato desesperador para quem almeja formar uma família tradicional. O relógio biológico é inimigo das mulheres, pois quanto mais nos aproximamos dos quarenta, ainda que a medicina tenha evoluído bastante neste quesito, menores são as chances de uma gravidez bem-sucedida.
Cada desencontro da Gabyanna prende, porque o leitor já começa o livro sabendo que nenhum dos casos terminará em relacionamento, então, existe uma ansiedade por saber o que pode ter atrapalhado mais uma vez. E ao final, os casos malsucedidos revelam o que a sociedade já sabe: existe por parte dos homens um sonho do casamento com mulher loira de olhos azuis. Claro que este não é o comportamento generalizado, mas aquela que não almeja uma loira, anseia por uma mulher de corpo escultural pelo menos. Existe uma pressão social pela busca da perfeição em todos os quesitos, não só nos relacionamentos, o que faz com que as mulheres negras e gordas sejam condenadas à solidão.
?Gabyanna, negra e gorda? é quase tragicômico, pois a autora conta seus casos com tanta leveza que algumas passagens são muito engraçadas, mas a verdade é que a realidade que a narradora enfrenta é trágica. Por mais que ela procure se relacionar, sem tabus, ela simplesmente não consegue encontrar alguém que a considere uma mulher ?apta? para namorar e casar. É uma reunião de casos que demonstra na prática o que a sociedade sabe, mas procura não discutir nem admitir, já que os problemas conhecidos e admitidos devem ser tratados. E a quem interessa, a não ser à própria mulher que sofre esta discriminação, debater e propor mudanças sociais neste sentido?

Danielle 04/05/2021

que livro bom
Engraçado na medida certa, puxa as questões raciais e de gordofobia na medida certa. Gostei de como tudo foi abordado. Torci muito por você gaby!

A gaby é muito engraçada e divertida e passou por poucas e boas. Doi ver o racismo e a solidão da mulher negra mas também ver suas relações em outros âmbitos foi muito bacana.
Achei a escrita da autora muito boa, nao é cansativa e foi uma leitura rápida super recomendo.

o livro me lembrou uma amiga o que deixou tudo melhor. além disso me fez refletir sobre emprego kkkk

Edla 15/02/2021

O retrato do racismo, gordofobia e misoginia
Com capítulos curtos no estilo crônica, o livro conta a história de uma mulher negra de 36 anos, que como todo mundo, tem sonhos e objetivos de vida. A parte dos objetivos ela tem alcançado com uma formação excelente e a oportunidade de trabalhar fora do país, como ela queria. A parte dos sonhos ela continua correndo atrás. Ser mulher, negra e gorda não tem sido fácil para ela que sonha em encontrar alguém que verdadeiramente a ame e a assuma, constituir uma família e ter filhos. No entanto tudo que ela tem encontrado até agora são caras covardes (e sim, preconceituosos) que nunca a levam a sério. Essa é uma história muito real do retrato da solidão da mulher negra, situação que só quem vive isso na pele, literalmente, pode entender. Para além disso tudo, esse também é um livro sobre o quanto a Gabyana é independente, divertida e livre persistindo todo dia para continuar sendo ela mesma apesar de todo o preconceito e pressão da sociedade, as reflexões que a personagem aborda são incríveis e eu que nunca tinha lido algo com essa temática aprendi e me surpreendi muito. Recomendo demais essa leitura, só leiam.

Vanessa Garcia 14/01/2021

Gabyanna Negra e Gorda
Esse foi o primeiro livro que li como meta de janeiro para o #leiarepresentatividade. O conto é mais do que um corpo gordo, é um corpo negro. Ela conta sua solidão e de como quer vencer as probabilidades e encontrar seu amor. Muito emocionante.

Laine49 03/01/2021

Primeira leitura do ano terminada!
Esse livro foi uma leitura bem diferente, no começo eu tava incomodada mas depois fui entrando no mundo da Gabyanna e saí me sentindo como uma amiga que torce pela outra. Não é um livro perfeito mas é um livro tão real! Feliz em ter lido.

Nat 22/09/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Gabyanna conta a história amorosa de uma mulher negra e gorda, que tudo que queria na vida é sossegar e ter filhos, mas não acha nenhum homem que a assuma. É um livro interessante, com uma ótima premissa, porém fala excessivamente em homem – achei que abordaria mais a questão dos problemas em si, mas falava dos relacionamentos detalhadamente. Também gostaria de ler mais sobre as viagens e a vida na Noruega, mas, novamente, quando o assunto aparecia era logo encoberto pelas noitadas de sexo. As partes relatando o preconceito são muito bem escritas e mexem bastante, porém são poucas. No geral, gostei do livro e indico.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat
Pudima 22/09/2020minha estante
Fiquei super curiosa! Acabei de terminar "A gorda" de Isabela Figueiredo e vi algumas semelhanças com a sua resenha.

Nat 22/09/2020minha estante
A Gorda tá na minha lista! Esse aqui tem no Kindle Unlimited.

sharline 16/09/2020

a solidão da mulher negra
confesso que li esse livro por se tratar bastante de relacionamentos, e apesar de não ser negra, consegui me identificar em alguns aspectos com a protagonista. recomendo a leitura para todos.

cecilia.gonzaga.1 13/04/2020

Adorei
Conhecer Gabyanna foi bem legal.

Franciele.Borges 12/03/2020

Criei muitas expectativas...
Foi uma leitura gostosinha, mas criei muitas expectativas sobre as decisões da Gabyanna. A leitura teve altos e baixos. Teve erros e acertos. Acho válido da uma oportunidade. Lerei mas da autora.

Lethycia Dias 07/12/2019

Preterimento e solidão
Gabyanna tem 36 anos e vive na Noruega depois de ter sido convidada pela empresa em que trabalha para assumir uma nova função na filial desse país. Ela gosta de viajar, conhecer lugares e pessoas e aproveitar a vida. Mas tem um sonho que ela ainda não conseguiu realizar: viver uma história de amor.
Ao longo da vida, Gabyanna se relacionou com vários homens diferentes que tiveram uma coisa em comum: não saber valorizá-la ou não querer assumir um relacionamento sério. Como o título do livro já informa, ela é uma mulher negra e gorda, e isso a levou a sofrer com o preterimento.
O livro é dividido em capítulos curtos, em que Gabyanna vai contando suas desventuras, tanto na visa amorosa como profissional. O diferencial dessa personagem é que ela tem uma origem muito privilegiada, e teve acesso a boas condições de vida, saúde e estudos, o que consequentemente a tornou bem-sucedida no trabalho.
Apesar disso, a narrativa do livro é distanciada. A autora não narra cenas, com descrição de lugares, pessoas, sentimentos. A personagem vai relatando o que lhe aconteceu de forma bem resumida, como se conversasse com uma amiga. Isso torna o livro curto e rápido de se ler, mas depois de um tempo, a leitura fica muito monótona. Gabyanna vai falando do que viveu com cada homem que conheceu, como nas páginas de um diário. Também há poucos diálogos, e esse relato de Gabyanna é poucas vezes interrompido.
Em certo ponto, a personagem cita livros que leu sobre experiências parecidas com as suas, e aí o capítulo deixa de parecer um texto literário e se assemelha mais a um resumo ou resenha desses livros, o que achei bem estranho. Durante toda a leitura senti falta de um trabalho maior com o texto e a narrativa. Não é possível mergulharmos na história, nós apenas observamos de longe, e por isso, acabei não gostando como esperava.
Apesar disso, é um livro curto e rápido, que trata de temas importantes. Foi muito legal encontrar uma personagem negra bem-sucedida no trabalho, independente e disposta a enfrentar o racismo, a misoginia e a gordofobia diariamente.

site: https://www.instagram.com/p/B5v8cO8DPkS/