Gabyanna

Gabyanna Gabriela Rocha

Resenhas - Gabyanna

Isabela | @readingwithbells 24/02/2019

Gabyanna embarca em uma nova aventura: aceita uma proposta de emprego na Noruega e por consequência deixa sua vida no Rio de Janeiro para trás.
Ao decorrer do livro, Gabyanna nos conta às dificuldades que enfrentou na vida.
"Convivi toda a minha vida com o estereótipo de que mulher negra não pode alcançar o topo da pirâmide social. Provei o contrário."
Mas ela não nos conta apenas de dificuldades, com muito humor vamos conhecer sua jornada de relacionamentos, do Brasil à Noruega.
“A autora criou a personagem a partir de histórias que aconteceram com ela mesma e outras que presenciou. No livro, Gabyanna é uma jovem independente, que adora bailes de charme, shows, bares e viagens. Muito apaixonada pela vida, ela não tem medo de sonhar e acreditar que um dia pode encontrar um homem disposto a assumi-la publicamente, um dos grandes desafios das mulheres negras.”

cecilia.gonzaga.1 13/04/2020

Adorei
Conhecer Gabyanna foi bem legal.

Jessica.Cacko 07/02/2024

Vale a leitura.
Finalizei o livro Gabyanna escrito pela Gabriela Rocha que trás temas como rac1sm0, r3lação s3xu4l, g0rdofob1a, representatividade e a dificuldade que uma mulher negra passa para ser assumida em um relacionamento, só que ser negra não é só um problema, o ser g0rd4 também é um problema.

São 151 paginas onde a autora relata em primeira pessoa os encontros e desencontros de sua vida amorosa, desde a fase jovem até a fase adulta, ela tem uma personalidade única.
A narrativa é fluída, com uma escrita leve e simples e cada capítulo do aborda sobre um "relacionamento" que Gabyanna teve. Eu esperava um pouco mais de cada capítulo, talvez um pouco mais sobre a solidão e a dificuldade que uma mulher !negra enfrenta, levei em cosideração os homens do qual ela se envolveu que foram um pior que o outro, talvez seja porquê não era o momento ou talvez ela procurava uma perfeição demais. (Posso estar errada, mas foi a intenção que eu tive), teve um boy que ia dar certo, mas senti uma pontinha de preconceito da parte dela sobre como o parceiro sentia pr4zer. Tenho pra mim que existe mil formas de sentir pr4zer e isso não vai mudar a sua s3xual1dad3.

Gabyanna foi para Oslo, na Noruega e essa foi uma das partes que mais gostei, pois ela relata sobre sua experiência no país e isso de uma certa forma me cativou, isso deixa o livro mais criativo, informativo e especial.

Após passar por muitas experiências, Gabyanna se encontra hoje com quase 40 anos e não desistiu de encontrar um amor e formar uma família.

Apesar dos assuntos abordados serem sérios e necessários a autora conseguiu trazer uma leveza e uma pitada de diversão durante a narrativa e para acrescentar o livro tem ilustrações bem legais, onde retrata alguns momentos de Gabyanna.