O Sol Ainda Brilha

O Sol Ainda Brilha Anthony Ray Hinton

Resenhas -

Jéssica Maria 24/06/2020

O que importa nas suas escolhas em momentos difíceis.
O livro autobiográfico relata sobre o grave equívoco cometido pelos membros do sistema judiciário do estado Alabama em condenar a pena de morte um homem por um crime que não cometeu. O leitor é convidado a visualizar o panorama de racismo que permeia um sistema de justiça ainda deficitário que penaliza previamente a população pobre e negra. Leitura instigante que no meio de um caminho sem luz, traz o tema de perdão, resiliência, amor e amizade incondicional.
Vale a leitura.

Maria 12/06/2022

Revoltante
O livro que me fez mudar de pensamente sobre a pena de morte.
É muito fácil dizer que o concordamos com a pena de morte quando não somos nós os condenados
Contada pelo ponto de vista de um condenado(injustamente), a história nós faz sofrer junto com ele, Ray, a morte de seus companheiros de sela, alguns realmente culpados pelos seus crimes, outros que não, mas que não sendo representado corretamente acabaram no corredor da morte.
Terminei de ler confusa: será que matar essas pessoas não nós fazem ser iguais a eles? Será que não somos até mais cruéis que eles ao fazer isso de modo público?
Além disso, a injustiça causada pelo preconceito e racismo me fez querer parar de ler várias vezes. Cheguei a um ponto de realmente não acredita que ele poderia sair mais daquele corredor, me fez ter medo das próximas páginas sem saber se a data dele chegaria a qualquer momento.

thaireads 28/06/2020

o sol ainda brilha
não consigo colocar em palavras como esse livro me tocou.
ter lido essa história em um momento como este - com a repercussão do Black Lives Matter e toda a sujeira racista do nosso sistema vindo à tona - me dilacerou. como pessoa branca, não posso dizer que me identifiquei e que me vi na situação de Ray Hinton (até porque sabemos que a cor de sua pele foi uma motivação/causa para que o incriminassem por algo que ele não tinha cometido), mas posso dizer que pude enxergar meus privilégios, pude ver pelas palavras desse homem tudo aquilo que estudei previamente - a história do negro único, de tomar toda a população negra como uma só, a história de estereótipos, a história que se repete e que mata pessoas todos os anos, todos os dias, todos os segundos.

trinha 02/09/2022

30 anos-
livro extremamente denso, forte e difícil de ser lido; discutindo sobre a pena de morte, o sistema carcerário e judiciário, sobre esperança, amor, família e muitas outras coisas

grande administração por Anthony Ray Hinton por compartilhar sua história e jornada que teve sua justiça após 30 anos no corredor da morte

história que se leva para sempre e sempre vou voltar nas minhas marcações

Luana 20/09/2022

Todo mundo deveria ler
Com certeza todo mundo deveria ler esse livro. Chorei do começo ao fim, mas verdades necessárias que esfregam na nossa cara como é o racismo estrutural, muito além dos absurdos que vemos no dia a dia

Deb's 15/09/2022

Livro muito bom!

Que gera uma mistura de revolta e raiva. Por saber que pessoas ruins se dão bem nesta vida e saber que o tempo realmente "não cobra de ninguém".

Todavia, este mesmo livro te faz ter fé na humanidade novamente. Ainda tem pessoas boas neste mundo e nunca podemos nos esquecer disso.

Maria.Thereza 05/11/2022

Emocionada
QUE LIVRO E QUE HISTORIA! Nao tem como nao se revoltar e nao se emocionar com o relato de vida do Ray .. um livro que traz amor , esperança, revolta por um sistema falho e racista de justiça , esse livro ensina muito. Admiração completa e total pelo Ray ! Que lutou bravamente ate ser considerado inocente e poder ser livre do corredor da morte.

Melina.Meiroz 07/11/2022

Espetacular
valeu cada segundo ler e conhecer a história de Anthony Ray Hinton! A esperança, a bondade e o bom humor qur ele conseguiu sustentar nos 30 anos que passou injustamente nesse corredor. Sempre achei a pena de morte absurda, pois todos sabem que a justiça é falha, alguns, entretanto, descobrem (ou admitem?) tarde demais. Isso me fez repensar ainda mais sobre o caso. Ao terminar o livro, tudo o que mais desejei foi poder dar um abraço em Ray! Foi doloroso, mas emocionante poder ouvir o que ele tem a dizer.

Mari 13/12/2022

não sei o que dizer, simplesmente uma lição de vida. Ray é sem dúvidas o homem com a maior fé e esperança do mundo. É um livro que fala muito sobre esses temas, Deus, amor, injustiça e muito muito mais. Não sei descrever o tanto que esse tipo de livro é importante para a sociedade, é o tipo de obra que tem que estar na maior quantidade de salas de aula possível.

A injustiça precisa ser demonstrada desde cedo, porque ela existe SIM; assim como o racismo, intolerância e violência. Para que casos como o do Ray NUNCA mais aconteçam.

Aninha 01/12/2022

Saber das injustiças da realidade sempre geram incômodo
Muito bem escrito e real, saber do que o anthony ray passou (e que muitos outros passam hoje no racismo estrutural) é incômodo e necessário de ser lembrado.

Moniky.Brito 29/03/2022

Não tenho nem palavras pra conseguir fazer qualquer resenha desse livro. Meu Deus!!! Que história, que vida, é que homem forte. É um livro muito triste, inspirador e cheio de mensagens de esperança. Super recomendo a leitura. Amei, amei, amei!

Vanessa Amando 14/12/2020

Ótima leitura!
Aborda racismo, injustiça, pena de morte, vida sem privilégios, mas, acima de tudo, trata sobre esperança. Super recomendo!

Susi 13/11/2022

DEVASTADOR
Todo mundo deveria ler.
Esse livro destrói qualquer ser humano, qualquer um que tenha o mínimo de compaixão pelo próximo. Foram 30 anos, 30 anos de uma vida que fora roubada, 30 anos de coisas que não foram vividas. A cada capítulo que eu lia e que os anos iam se perdendo para o Ray, eu sentia uma dor no meu peito. Sem dúvidas o racismo é cruel, é desumano e podre. Anos e anos se passando, e ele continua por aí, destruindo vidas e sonhos. Esse livro conta a história real, de um homem que passou 30 anos no corredor da morte, por crimes que não cometeu. Extremamente necessário. E pensar que existem milhares de pessoas que passaram por isso e passam nesse exato momento em todo o mundo.

Ana 09/08/2022

Essencial
A leitura importantíssima que nos leva a enxergar a humanidade em cada pessoa, repensando valores e nos colocando no lugar dos mais marginalizados socialmente.
Chorei muito.

Yasmin.Ketellyn 23/08/2021

Forte e necessário!
Esse livro é visceral, emocionante, triste, e retrata como o racismo e a condição socieconômica de uma pessoa pode fazer com que ela passe 30 anos presa injustamente.
É uma estória real que se passa nos EUA, mas que poderia muito bem estar retratando nosso país, e isso é extremamente triste e revoltante.
Para todas as pessoas que defendem a pena de morte, e também para aquelas que não defendem, mas gostariam de entender como a mesma pode impactar a vida de um ser humano, esse livro é não apenas muito bom, mas também NECESSÁRIO!

Ps.: ouvi o audiobook em português pelo scribd e achei muito bom. Com certeza é um livro que eu quero ter o físico, pq tem muitas marcações que gostaria de fazer.