O Sol Ainda Brilha

O Sol Ainda Brilha Anthony Ray Hinton

Resenhas -

Paula 19/06/2020

Que livro!
Trata-se de um relato profundamente tocante de alguém que sentiu na pele o que é ser completamente injustiçado.
Ainda que seja bastante conhecido o fato de o Judiciário reproduzir o racismo impregnado na sociedade e, não raras vezes, ocasionar injustiças flagrantes, a história de Ray Hinton nos deixa completamente perplexos e revoltados, diante da completa arbitrariedade e total complacência dos atores processuais com o erro que se estava produzindo.
Há também uma grande lição de humanidade e resiliência por parte de uma pessoa que passou 30 anos no corredor da morte e, ainda assim, foi capaz de nutrir fé e esperança, apesar da revolta.
Um dos livros mais profundos que já li. Vale demais cada segundo!
Alexia 19/06/2020minha estante
Amei a resenha, Paulinha!!

Adriana.Machado 16/06/2020

Necessário
Este livro acabou completamente comigo. Senti-me revoltada durante toda a leitura. Como é que é possível roubarem 30 anos da vida de alguém, por um crime não cometido por ela?
O racismo retratado durante todo o livro ainda persiste tanto. E isso é desesperante.

Babi 15/06/2020

O sol ainda brilha traz uma narrativa que envolve injustiça, racismo, amor, fé e esperança.
A indignação é um sentimento inevitável diante dessa história; um homem inocente que passa 30 anos no corredor da morte!
Mas ao mesmo tempo nos leva a algumas reflexões pertinentes: Por que um sistema punitivo tão falho ainda perdura?! Quando vamos notar que a política do encarceramento (ou da pena de morte, no caso do livro) não funcionou?!
Ademais, o livro também foi um combustível para a minha esperança: " ...vocês precisam resistir. Precisam se agarrar à esperança. Se você tem esperança, tem tudo."
Se Anthony Ray Hinton suportou toda a injustiça de um sistema durante três décadas, nós também venceremos esses tempos sombrios! Avante!
Juliana Rodrigues 19/06/2020minha estante
Quase não consegui terminar esse livro, mas é uma história que toda a humanidade deveria conhecer!

Babi 19/06/2020minha estante
Também acho! ??

Sauana 15/06/2020

BATA NAS BARRAS!
Indescritível a emoção de conhecer a história de Ray Hinton.

Um livro sobre amor, amizade, fé, empatia e muita, muita resiliência. Sobre um homem que tinha tudo pra desistir de lutar, e ao longo de trinta anos de incontáveis derrotas nos tribunais, conseguiu mostrar a si mesmo sua força em meio às fragilidades da vida.

A história de Ray (e de tantos outros) me fez questionar e refletir sobre meu lugar num mundo tão injusto e desigual. Estou e estarei sempre batendo nas barras em protesto!

Bookster Pedro Pacifico 15/06/2020

O sol ainda brilha, de Anthony Ray Hinton - Nota 7,5/10
Quando se discute como o poder judiciário pode ser falho, são casos como o de Anthony Hinton que vem à cabeça. Imagine passar 30 anos no corredor da morte, enquanto se tenta de toda forma mostrar que não cometeu um crime, para, só então, ser declarado inocente. Foi esse nível de injustiça que o autor sofreu e busca compartilhar em sua autobiografia.⁣

Foi com 29 anos que Hinton, um jovem negro e de uma família simples, foi acusado de ter assassinado 2 pessoas. Apesar das inconsistências da acusação, o autor ainda assim foi condenado à pena de morte. Muito disso tem como causa a vontade cega de um promotor em condenar quem ele entende não ser um “cidadão do bem”, bem como a falta de uma defesa adequada, patrocinada por um defensor público que enxergava o processo como só mais uma tarefa a ser concluída. ⁣

É impossível fazer a leitura sem sentir uma extrema revolta contra um governo míope e contra inúmeras violações a garantias básicas de um cidadão. Mas o mais triste disso tudo é pensar como essas injustiças ainda ocorrem e quantos Hintons ainda passarão pelo que o autor viveu.⁣

O racismo é um tema recorrente da obra. É o racismo sob o viés do sistema judiciário, que dá enfoque ao jovem negro dos bairros pobres. O livro também traz à tona a discussão da pena de morte. Se Hinton teve a sorte de conseguir escapar depois de três décadas de prisão indevida, esse não foi o destino de outros condenados à morte pelo Estado.⁣

A maior parte do livro escutei pela plataforma @autibooks. E apesar da relevância, senti que a história ficou um pouco cansativa, principalmente pela repetição de passagens da vida do autor e de algumas reflexões que ele queria passar. E isso foi refletido na nota que dei... Talvez isso seja uma consequência de eu ter optado pelo audiobook, mas não tenho certeza. Ainda assim, vale a leitura! ⁣

site: https://www.instagram.com/book.ster
GABI 25/10/2020minha estante
Deu vontade de ler...

Marcianeysa 25/04/2022minha estante
Eu li o livro e tive a mesma impressão que você relatou no último parágrafo.

Amanda3913 13/06/2020

QUE HISTÓRIA DE VIDA!
Meu Deus, sem palavras pra descrever essa leitura! É o tipo de história que ficará na memória!

Ray, autor do livro, foi um dos prisionerios a passar mais tempo do corredor da morte do Alabama. O livro traz à tona questões raciais, à forma como o negro é taxado pela sociedade e pelo próprio Estado, que possui o dever primário de salvaguarda-lo.

Ray viveu 30 anos em um espaço minúsculo, a poucos metros de distância do local onde ocorria as execuções, lutando diariamente para sobreviver a um erro judicial provocado por um juiz racista, um júri composto só por brancos e um advogado distrital que só almejava o lucro.

Dá uma tristeza ao ler as datas marcadas nas cartas mandadas por seu advogado, ver os anos passados e ele, ali, um inocente durante anos sem ter voz perante o Judiciário.

Por outro lado, é lindo de se ver a relação que tem com sua mãe, seu amigo e o advogado Bryan.

Leitura dolorosa, mas necessária. Agora fico obrigando todo mundo da minha família a ler, rs.

Ikaelle 10/06/2020

Leitura necessária
A história real de um homem condenado à pena de morte por crimes que não cometeu e que, após 30 anos preso, foi declarado inocente. O livro aborda temas como o racismo, a precariedade das prisões, o sistema judicial falho e, sobretudo, a fé.

[...] eles podiam tirar a minha vida, mas que não poderiam nunca, de forma alguma, tocar em minha alma.

Juliana Rodrigues 09/06/2020

Existem alguns livros que possuem tanto impacto sobre o modo como enxergamos o mundo que chega a ser difícil expressar qualquer sentimento em palavras. Saber que uma história assim realmente aconteceu demonstra o quanto ainda precisamos evoluir como seres humanos.

Em vários momentos achei que não fosse conseguir prosseguir com a leitura, pois o racismo é tratado de forma cruel e profunda. Mas esse também é um livro sobre amor e, principalmente, sobre escolher ter esperança, mesmo nos momentos mais obscuros da vida.

Tenho certeza de que vou pensar nesse livro durante muito tempo, não apenas por ter sido uma leitura extremamente dura, mas também por todos os ensinamentos descritos ao longo de cada página.

"A corrida não é vencida por quem é mais rápido, mas por aqueles que têm maior resistência."

Apenas leiam!
Jefferson Vianna 11/06/2020minha estante
Uauuuu... Amei a resenha! =)
Quero ler!

Juliana Rodrigues 11/06/2020minha estante
Ah, muito obrigada! ??

Confesso que ainda estou me recuperando desse livro. Toda a humanidade precisa conhecer essa história.

Karol 08/06/2020

PERFEITO
Uma das melhores experiencias de leituras que já tive. Simplemeste perfeito! Recomendo assistir ao filme Just Mercy e ao TED do advogado Bryan Stevenson depois da leitura!

Aninha Selva 02/06/2020

MARAVILHOSO
Que livro! Que homem! Que sistema cruel! Ainda sem palavras. Melhor livro da vida.

@Estantedelivrosdamylla 31/05/2020

Deve ser lido
@estantedelivrosdamylla

Como falar de um livro tão marcante? Bem, vamos lá. Leitura fácil e clara, escrita simples e que atende todos os públicos, porém uma história incrivelmente dura. Esse livro relata a história de Anthony Ray Hinton, um homem que passou 30 anos no corredor da morte por um crime que NÃO cometeu. Quando a gente para e pensa sobre isso, sobre 30 anos perdidos dentro de uma prisão, 30 anos sem liberdade, sem ver o mar ou sentir o vento, parece impossível de cultivar qualquer coisa no coração além do ódio pela injustiça. Porém, este homem, Ray, mostrou que com fé no que acredita e com esperança podemos manter a sanidade e bons sentimentos no nosso coração, além de ajudar o próximo apesar de você mesmo estar em uma situação de extrema dificuldade. Esse livro mostrou o poder da amizade, e do amor. E também, o lado cruel e doentio da injustiça e do racismo. Houve momentos em que - mesmo sabendo o desfecho da história- cheguei a acreditar que a justiça não iria ser feita. Foram momentos cansativos em que fiquei indagando o que mais Ray e seu advogado Bryan poderiam fazer para mudar a situação. E aí eu pensei " se foi difícil pra mim, imagina pra ele". Por fim, só tenho a dizer que esse livro é essencial, é poderoso e é real! Quem puder, leia. Você irá agregar muito a sua vida.

30/05/2020

LEIA ESTE LIVRO
O melhor do ano, sem dúvida!!! aconteça o que acontecer jamais deixe de ser esse livro.
Juliana Rodrigues 31/05/2020minha estante
Será minha próxima leitura! ?

01/06/2020minha estante
Bom demais

Isabela 02/06/2020minha estante
Está na minha lista!!!

03/06/2020minha estante

Jéssica Lorena 04/06/2020minha estante
Esse livro é uma das coisas mais extraordinárias que meus olhos já viram e meu coração já sentiu. Belo e triste; triste e belo.

04/06/2020minha estante
Quem dera fosse ficção!

Bacurau 30/05/2020

Justiça para quem?
Estou até agora relutando em aceitar a história como verídica. A verdade me deixa nauseado. Se você é pobre e preto, às vezes a melhor e única coisa a fazer é fugir.
Juliana Rodrigues 30/05/2020minha estante
Gostou?

Será minha próxima leitura! ?

Bacurau 30/05/2020minha estante
Acho que foi o melhor do ano até agora! Tenho certeza que você vai amar

Juliana Rodrigues 30/05/2020minha estante
Expectativas altíssimas para esse livro ?

Obrigada!

30/05/2020minha estante
Orgulho da mamãe e do Pedrinho

Bacurau 30/05/2020minha estante
???

Itinha 30/05/2020

Profundo
Terminei o livro destruída! Livro profundo, triste que nos faz pensar o quanto o ser humano pode ser tão repugnante quando julga outro por uma cor.
Várias passagens com ensinamentos e que chama nossa atenção e nos faz lembrar que nós escolhemos como nos sentimos a cada adversidade!