A Retornada

A Retornada Donatella Di Pietrantonio

Resenhas - A Retornada

Roxane 25/05/2021

Para ler em 1 dia
O livro é relativamente curto, com narrativa bem fluida e que me prendeu a todo momento (embora sempre desconfortável). É ambientado na Itália, nos anos de 1975/76, em sua maior parte em uma cidadezinha do interior que não sabemos qual é. A narradora é uma criança/pre-adolescente que foi adotada quando era um bebê e que, sem qualquer explicação, é devolvida para a família biológica aos 13 anos. Vemos, pelos olhos dela, a dinâmica de famílias disfuncionais, a negligência parental, a violência física e afetiva, a indiferença, o abandono. A narrativa foi bem crua em vários momentos e em outros apenas dava apenas alguns sinais do que estava acontecendo, cabendo ao leitor imaginar a cena. Mas ainda assim trazia alguma sensibilidade. Gostei bastante dessa forma de descrever as situações. Embora a narradora já está adulta quando relata a história, senti um certo tom infantil, como se A Retornada ainda mantivesse um "Q" daquela criança desamparada de 1975/76. A ferida ainda não cicatrizou. Uma coisa curiosa é que terminamos o livro sem saber o nome de muitos personagens, sendo muitos referenciados apenas pelo seu papel social/familiar (pai, mãe, tio, outro irmão, a própria narradora). Senti pena, repulsa, raiva, nojo, gastura, revolta, tristeza. Mas em meio a isso senti o quentinho no coração do amor que surgiu entre a narradora e a irmã em meio a todo esse ambiente sem afeto.

Angeline 24/05/2021

Prepare-se para se emocionar
Uma história linda com uma escrita bem fluída! Acompanhamos uma garota de 13 anos que é ?devolvida? a sua família biológica. Durante o decorrer da narrativa, realizada em terceira pessoa, acompanhamos essa volta tumultuada é difícil!
Mas com o apoio de dois irmãos ela encontra forças para passar por essas mudanças. Ao mesmo tempo que passa por conflitos e tenta descobrir o motivo da rejeição dos pais que considerava como verdadeiros!
Amorzinho de livro!

Luana.Camila 29/05/2021minha estante
Chorei lendo esse livro!!!

Sofia.Oliveira 08/05/2021

Resenha: A Retornada
Achei que seria um livro mais levinho e rápido de ler. Tava enganada. A leitura é bem fluida, mas a história é intensa.

Mostra a falta de respeito com uma criança que foi jogada pra todos os lados, onde mais convinha aos adultos. Ninguém se importou com os sentimentos dela, achando que bens materiais eram o suficiente para mantê-la feliz. O amor dos adultos por ela foi mostrado em detalhes, cada um mostra o amor por formas diferentes, mas nem todos foram reconhecidos pela protagonista. O amor conhecido pela ?retornada? foi o entregue pela irmã mais nova, Adriana. As duas formaram um laço nunca antes vivido pela primeira, o que aqueceu meu coraçãozinho.

Eu gostei. Primeira leitura de uma autora italiana, vou buscar mais livros dela.

Jéssica 29/04/2021

Incompleta
Uma história até que legal, mas meio incompleta e sem grandes mensagens e reflexões.

Lari 28/04/2021

Em busca da verdade
Um livro que traz consigo uma bela história de cumplicidade entres irmãs, que nem se conheciam, porém criaram um laço impossível de ser desfeito. Esses sentimentos serão extremamente importantes conforme nossa protagonista vai descobrindo o que realmente aconteceu. É nesse emaranhado de situações que ela vai crescendo, amadurecendo e começa a perceber que nem tudo é o que parece. Em busca da verdade sobre o que de fato aconteceu, ela entende que o pior de tudo é não saber.
A forma como Adriana enxerga a irmã, a protege e a ensina tantas coisas mesmo sendo a mais nova, mostra como a vida difícil fez com que aprendesse logo cedo a lidar com as mais diversas situações e nos cativa com sua força e coragem, além da espontaneidade.
Gui 29/04/2021minha estante
Perfeito. Adorei. Vou ler tbm =)

Gisele567 08/03/2021

A retornada
A narradora, aos 13 anos é retirada da sua família adotiva para viver com seus pais biológicos.
Assim começa uma nova vida, onde laços são quebrados e criados, ela precisa se adaptar e recomeçar.

Angelica 16/02/2021

Não me envolvi
Achei que a narrativa não é envolvente. No entanto, o livro me fez pensar sobre questão da maternidade/paternidade. Acredito que um medo de quem é adotado é o de ser revolvido. O de ser rejeitado duas vezes. Também de uma certa forma me faz valorizar os pais de fato de dedicam aos seus filhos, sem joga-los de um lado para outro. Criar um filho com amor requer uma dedicação que nem sempre os pais conseguem ter.

Allan 11/02/2021

A Retornada
Uma novela tão amarga e triste, marcada pelo abandono, que chega a doer, quando nós colocamos no lugar da narradora.
Imagine vc sofre a dor do abandono, não uma, mas duas vezes. Assim começa um dos períodos mais difíceis da nossa narradora, que encontra força na irmã recém descoberta, para superar tudo, desde as condições de pobreza da nova família e a saudade da antiga vida, enquanto tenta desvendar as verdades não contadas por ambas as mães.

Frank 08/02/2021

Pra começar, minha edição eo livro veio com defeito. Após a pagina 96 ele salta para a 113, depois da 128 retorna para a 113 novamente. Erro da editora. Tive que procurar um ebook para ler as páginas faltantes e só encontrei uma edição em português de Portugal.
Sobre o livro, é uma história incomum, original. Uma filha devolvida para a mãe verdadeira. Os capítulos são curtos e o livro é rápido. Alguns pontos encaixados na narrativa parecem ter sido colocados para "encher linguiça". No início as insinuações sexuais me pareceram desnecessárias lara uma menina de 14 anos. Sem contar do abuso causado pelo irmão de sangue. Ao longo do livro você descobre junto com a personagem o motivo de ter sido devolvida para a família, porém nada que justificasse no final. Não foi um livro essencial.

Dayse.Carla 07/02/2021

Leitura simples, fácil e fluida, porém não a achei a trama tão empolgante ou surpreendente. Na realidade, foi um livro mediano.

Katia Tonoli 30/01/2021

Uma história de doer o coração
Uma criança rejeitada duas vezes. Primeiro sua família biológica a entregou para outra família, enquanto bebê. Aos 13 anos foi devolvida. Ela não pertencia nem a um lugar, nem ao outro.

Patricia YM 04/01/2021

Delicado. Intenso. Dramático.
Muito fluida a escrita e a leitura. Me chamou bastante a atenção a protagonista não ter nome, assim como um dos irmãos.
O contraste de uma vida bastante privilegiada e de uma realidade cheia de dificuldades é apresentada de forma bastante crua. Sem dúvida, a presença de Vincenzo e Adriana fazem toda a diferença para sentirmos o conforto da protagonista.
Os pequenos momentos dos tempos atuais também ajudam a identificar aquilo que parece ter restado de bom.
O final é de uma doçura e nostalgia, sem tamanho. Viva a graciosidade de ter uma irmã que te ama!