Fogo & Sangue

George R. R. Martin

Resenhas - Sangue e Fogo

Marix 05/10/2021

Memorável
O livro é apresentado como um registro histórico feito pelo Arquimeistre Gyldayn, da Cidadela de Vilavelha.

Há intrigas, guerras, conspirações, brigas e assassinatos. George R. R. Martin nunca nos decepciona no quesito criatividade, enredo e reviravoltas.
A leitura é descritiva e bastante minuciosa, e não há tempo para pausas, pois a roda está sempre girando. Ascensão e quedas constantes.

A Dança dos Dragões (ápice do livro) é excepcional, bem como a história do Conquistador e suas irmãs/esposas. Algumas de minhas passagens favoritas... alianças e traições.
(Fogo e sangue de homens e dragões... é onde a Epicidade se encontra).
Gostei bastante das surpresas e segredo juntamente ao terror do Maegor, o Cruel. Ele deixou um grande legado, para o bem ou para o mal.

Contudo, o meu ponto alto do livro reside justamente na construção e desenvolvimento de uma nova Westeros durante o reinado de Jaehaerys I e sua esposa Alysanne. Conflitos políticos, econômicos, sociais, tradições, leis e estradas. A importância da Longevidade para tratar de questões sociais tidas como irrelevantes em períodos de conflitos.

Eu, particularmente, adorei ver o desenrolar entrelaçado da casa Velaryon. Casa de extrema importância para a construção da história de Westeros, que atinge seu auge de poder e riqueza com Corlys Velaryon, mas que se desfaz ao longo da história (ao ponto de nem mesmo ser mencionada na série de TV)

A história da Dinastia Targaryen é emocionante e decepcionante, assim como a vida real. Na dança, principalmente, vemos a destruição de tudo aquilo pelo que o Velho Rei e Aegon trabalharam e conquistaram.

RIMLÄV 10/10/2021

Fogo & Sangue, com muita propriedade
Este primeiro volume sobre a história da Casa Targaryen, sem dúvida, faz jus ao título.
Até mesmo os leitores de GoT devem se surpreender com tantas e horrendas mortes, carnificina, traições e disputas entre dragões (tanto as bestas aladas quanto os membros da dinastia).
São tantos os personagens, que confundir-se pode ser normal.
Apesar disso, os relatos são extremamente necessários para entender o que se vai se passar na Guerra dos Tronos.

Jhow 12/10/2021

O melhor dele!
Simplesmente adorei esse livro, para mim foi o melhor que ele escreveu até agora, superou até a Dança dos Dragões.
Tem uma narrativa diferente, é como se estivesse lendo um livro de história, mas é genial, bem detalhado e fluido.
Ele consegue te apresentar e fazer você entender as árvores genealógicas de uma forma que não fica tediosa, você consegue ir relacionando os acontecimentos aos nomes e vai ficando facil memorizar.
Explicou muitos acontecimentos famosos que eu conhecia só por citação e muita coisa se encaixou agora, faz mais sentido as coisas, me deixou bem mais contextualizado com tudo.
Vale muito a pena!!

Flavia 16/10/2021

Foi ok... Bom pra saber o contexto da Casa e tals. Acho q o mais se destacou pra mim é como tantas personagens mulheres enlouquecem, somem da narrativa sem explicação nenhuma (sério, elas simplesmente não são mencionadas nunca mais ex.: Jocelyn baratheon) ou do nada pedem pra se retirar completamente do cenário político, quando antes era claramente algo q elas gostavam de fazer e eram boas nisso (ex.: Alyssa velaryon) mas enfim, esperando a parte 2

Maína 25/10/2021

O Martin tem uma escrita muita detalhada criou um universo fascinante. Difícil não nutrir sentimentos pelos personagens, até pelo mais simples. Cruel em sua escrita o que não nos deixa ficar apegados a nenhum personagem. E isso me faz amar seus livros pois ele nos faz sair da zona de conforto. Um livro cheio de reviravoltas, sangue, fogo e crueldade.

Murilo 27/10/2021

Depois de anos afastado de qualquer leitura do Martin, voltar para westeros traz o mesmo sentimento que tive ao começar a ler as crônicas de gelo e fogo. O livro, apesar de ter uma escrita mais densa e com poucos diálogos, me prendeu do início ao fim. Não vejo a hora de ler a segunda parte.

Youko 30/10/2021

Um dos melhores que já li!
Desde a notícia de seu lançamento, em 2019, Fogo & Sangue se tornou uma obrigatoriedade para mim, tanto como leitora quanto amante das Crônicas de Gelo e Fogo. Apenas agora pude conhecer essa história, e, posso dizer com propriedade, que esse foi um dos melhores livros que já li na vida.
Primeiro, falemos sobre o estilo narrativo adotado aqui. Fogo & Sangue foi escrito como se fosse um documento histórico de Westeros para contar sobre acontecimentos trezentos anos antes da história que acompanhamos nas Crônicas. E, além disso, vemos com detalhes a regência Targaryen sobre os Sete Reinos, antes de sua ruína.
Por ser dito um "documento histórico", a primeira impressão que dá é que vai ser uma leitura um tanto densa e entendiante, mas é totalmente o contrário! George R. R. Martin, com sua escrita elouquente, nos conta as grandes fofocas de Westeros com maestria. Seus inúmeros personagens vem e vão, nascem e morrem; e, mesmo sem terem muitos diálogos ou seus pontos de vista narrados, nos comovem e cativam. Até mesmo a perda de um dragão faz nosso coração doer. E digo que, neste primeiro volume, teremos muitos dragões perdidos.
Foi fascinante ter contato direto com histórias que, antes, viamos apenas serem citadas por cima, por outros personagens. Além de que podemos perceber que, muitos acontecimentos do passado, tem conexão com os do futuro, na história principal. Daí, se podem criar diversas teorias e comprovar outras mais.
Sobre a edição, devo dizer que esta me decepcionou um pouco. Apesar da diagramação e das ilustrações estarem perfeitas, o material escolhido para a capa não é um dos melhores. O toque macio é satisfatório no começo, mas depois fica excessivamente sujo, com marcas de dedos. A capa é molenga demais, amassa com facilidade e não protege muito bem o miolo (o meu exemplar veio com a quina amassada e uma página com um pequeno rasgo). Acho que a Suma deve repensar o material nos próximos livros, visto que as obras do George R. R. Martin são calhamaços, e, portanto, necessitam de maior proteção.
Sem dúvida, vou querer reler Fogo & Sangue no futuro, pois, por mais que muitos segredos tenham sido revelados, tenho certeza que outros se mostrarão nas entrelinhas; já que essa é a magia de toda obra do autor.

Obs: para que já leu o livro, uma pergunta: vocês são verdes ou são gente??

FlaviosParanhos 01/11/2021

Perfeito
Fogo e Sangue.
E volto depois de alguns anos ao mundo de Got! O Instagram não tem espaço suficiente para que vc eu escreva tudo que achei deste livro l.
E do quê ele se trata? Temos aqui um compilado com histórias e informações sobre grande parte do reinado Targaryen sobre Westeros. De Reis benevolentes e justo como Aegon I o Conquistador, a loucos e assassinos de parentes como Maegor o cruel. Todo o livro é narrado por um Arquimeistre da cidadela, onde ele retrata, os vários reinados, aqui o livro para no reinado de Aegon III a desgraça dos dragões.
Martin é genial, a partir do primeiro capítulo eu já me vi totalmente envolvido com o livro. Aqui não temos um protagonista, e estamos mais para uma crônica, mas é excelente acompanhar essa família tão peculiar e poderosa. Amei cada segundo de leitura, e foi a primeira vez este ano em que um livro me pegou tanto. Amo a escrita deste senhor, e ele deixa tantas "pontas soltas" para futuras e grandes histórias, que eu fico torcendo para que ele viva uns 100 anos e conta todas! Pq acho muito difícil que um homem só dê conta de tantas ramificações e aventuras. Estou feliz com essa leitura, e se tem algo que me incomoda aqui é saber que não só a continuação deste livro não saiu, como a de Got também não! O Martin nem na pandemia tu adiantou isso aí? Recomendo fortemente.

Rafael 12/11/2021

Impressionante
O livro segue a complexidade da história original, trazendo dezenas de personagens com suas peculiaridades, locais diversos com suas culturas, e tudo sempre com muita profundidade, não é possível dizer que isso tudo não existiu. Para quem aguarda a continuação das Crônicas, é uma boa leitura para matar a saudade.

Marina.Menchero 23/11/2021

Sangue e fogo
Apesar de muitos nomes parecidos está escrito brilhantemente! É um livro de história, mas daqueles que dão vontade de ler mais e mais.
Ficamos a conhecer um pouco melhor os Targaryen e compreender que afinal não são assim tão semi-deuses. Adorei a leitura. É fantástico a maneira como George R. R. Martin faz enredos e não se perde no meio de tanto lorde.

Jackson 27/11/2021

O princípio da história Targaryen em Westeros
Um excelente livro para aqueles que apreciam histórias detalhadas.

Nestas páginas serão revelados os acontecimentos mais relevantes em Westeros desde os preparativos para a Conquista até o final da regência do rei Aegon III.

Vale lembrar que é neste livro que um dos períodos mais importantes daquele mundo, a Dança dos Dragões é descrita.

Esta guerra é tão triste como fascinante. E esse livro, um deleite para os fãs de Westeros, em especial àqueles que apreciam contextualização.

sky 30/11/2021

Mortes sequenciadas
Um grande resumo da história a todo instante tem uma morte. Ninguém está seguro no livro de dragões a humanos

Artuth 10/12/2021

O livro funciona como uma investigação histórica que vai da época da conquista de Westeros pelo Aegon I até o fim da regência /inicio do reinado do Aegon III. O livro é bom no geral mas varia bem, algumas partes são muito interessantes tipo a Dança dos dragões (que é a parte mais legal do livro disparado) e outras que são super maçantes (tudo sobre o Aegon III). Personagens nessa historia vão e vem como água e são poucos que fazem uma grande presença e dão a sensação de que o leitor está conhecendo bem eles, mesmo sem estar em contato direto com os pensamentos dos personagens. E pra mim isso é a grande falta do livro, eu só queria muito saber o que algumas figuras desse livro estavam pensando exatamente, entrar em contato mesmo com os personagens.