Circe

Circe Madeline Miller

Resenhas - Circe

leobalarin 08/03/2024

Sirva a mitologia grega bem gelada!
Na história vamos conhecer profundamente Circe, que é uma deusa que acaba se tornando bruxa, e a partir dessa premissa fiquei com vontade de querer ler.
Circe é filha de um deus que acaba descobrindo que ela usou a magia para fazer um mortal se transformar em um deus e usou parte de sua bruxaria aprendida para castigar uma mulher que poderia ser uma rival na aproximação de um homem em que ela estava apaixonada.
E dentro da história isso é inadmissível e então seu pai, Hélio a acaba a exilando em uma ilha sozinha, e aí que começamos a entender tudo o enredo, que trás bastante em paralelo história de outras figuras da mitologia importantes no contexto, o que na minha opinião é o único ponto ruim, pois chegou um momento que eram tantos nomes, tantos personagens que eu já não sabia mais quem era quem, mas o foco não deixa de ser Circe e suas vivências a partir do momento em que se encontra isolada nessa ilha, ela acaba recebendo navegantes que passam pelos mares e acabam chegando até ela, acaba se envolvendo, transforma alguns em animais (o que é maravilhoso).

Muito conflitos fazem parte desse enredo, ela se torna mãe, precisa proteger um filho mortal junto as ameaças de deuses poderosos e por aí vai.

Pra quem gosta de histórias com muitos detalhes esse é um prato cheio.

ceci 02/03/2024

Que livro lindo
a escrita da autora é perfeita e da uma profundidade surreal aos personagens, além das frases lindas que o livro tem.
a Circe não é uma heroína perfeita que perdoa os vilões, muito oelo contrário, ela se rebela contra os pais, e tem que se descobrir sozinha no meio de muitos deuses e ninfas que odiavam ela.
as vezes dava vontade de colocar a circe num potinho pra proteger ela, pq ela sofre muito, mas ela não deixaria eu fazer isso kkkkkkk.

camila del rio 01/03/2024

? circe
apesar de ter passado tempo demais tentando terminar esse livro, não me arrependo nem um pouco de ter arrastado a leitura. Circe, apesar de fazer parte de um grupo de histórias que não costuma me interessar (releituras de mitos gregos), é uma obra sensível e complexa o suficiente pra me fisgar e se tornar uma das melhores e mais marcantes que já li.

começando pela protagonista, Circe é extremamente compreensível e multidimensional, com suas próprias falhas e um desenvolvimento que nunca busca torná-la perfeita, apenas transformá-la no que ela sempre foi em seu âmago: humana. a maneira como se relaciona com os personagens, sempre buscando mais compreensão entre os mortais do que entre os deuses, ilustra descaradamente o que a movimenta e o que influencia cada uma de suas ações: o anseio de que suas ações signifiquem algo, que possam ser lembradas além dela.

o desenrolar da história e a introdução de mitos e obras famosas ocorre com bastante naturalidade, sem info dumps desagradáveis ou floreios fantasiosos. os deuses que se opõem a Circe, é lógico, são totalmente antagonizados ? mas ainda são complexos e bem desenvolvidos.

o que mais gostei na história foi, de longe, ver a maneira como Circe se comporta em meio à maternidade. a deusa, mãe de um rapaz mortal, capaz de tudo para impedir que o filho enfrente o destino que é seu por direito: a morte que irá separá-lo dela para sempre. e não é porque Circe gostaria que o filho vivesse eternamente, assim como ela, mas sim porque queria poder morrer também. acredito que nós, humanos, não valorizamos a morte como deveríamos, pois é ela que cimenta todo o valor da nossa existência. e Circe, a bruxa e impostora entre os deuses Circe, entende isso melhor do que ninguém.

Lara 01/03/2024

!!!
É sobre luto, sobre escolher viver além dele e sobre a condição de ser mulher naquela época(tanto na posição dela como "deusa", quanto nas de ninfa ou rainha e princesa). Explora a capacidade de crueldade de todos de forma muito sensível e verdadeira.

Basicamente todos os homens(tirando o último) que aparecem nesse livro fazem mal a ela ou são completos imbecis de alguma forma

Madeline Miller sabe escrever muitas acontecimentos e muitos sentimentos de um jeito curto e fácil mas que nunca tira a dimensão ou a profundidade deles. Muitas coisas acontecem no decorrer do livro e você só percebe o tanto que leu quando tenta contar pra outra pessoa.

Sinto que falo isso em toda resenha mas realmente virou um dos meus favs kkkkkkkk
Amei a Circe e amei acompanhar tudo que acontece até ela escolher viver.

Anny 01/03/2024

Adorei circe. Amo a forma como essa autora constrói a narrativa e coloca as palavras. Circe é uma história gostosa de se ler. Séculos narrados em páginas, é legal relembrar momentos como guerra de troia, Aquiles, ícaro e Dédalo, Minotauro, etc pela perspectiva dela. Viva deusa circe, bruxa de eeana

duda moura 29/02/2024

O nome dela é circe
Eu, definitivamente, não esperava as nuances que esse livro teria. A linguagem é muito esclarecedora e a autora aborda o mito de uma forma que dialoga com a contemporaneidade.

claudia.vicente.1422 27/02/2024

Simplesmente Circe
Que livro maravilhoso, lindo e apaixonante. O que dizer dessa Deusa linda é com uma história maravilhosa.
Aprendi e sinto que tenho tanto que aprender com essa deusa queria nunca ter terminado este livro.
Pra quem gosta de livros com história de superação vale a pena cada página, estou simplesmente apaixonada.

Jessie Sioux 27/02/2024

Bruxa
A leitura foi surpreendente!
Eu gostei até uns 50%, mas depois começou a ficar arrastado. Voltei a ficar presa por volta dos 75%.

É muito gratificante ver o crescimento de Circe, entender ela se descobrindo e entendendo que suas vontades são válidas acima de qualquer coisa.

Natali.sophie 21/02/2024

Incrível incrível incrível ,porem eu ficava com medo de ler mais paginas pq não queria mais ver essa mulher sofrer? chorei de tristeza e felicidade o final foi lindoooo virou meu favorito 5 estrelas te amo circe mwaa?

Danielle535 21/02/2024

Agradável
Circe é uma leitura intrigante que se destaca pela sua capacidade de explorar profundamente um conjunto limitado de elementos para uma releitura. Para aqueles familiarizados com a mitologia e a Odisseia, a história não muda muito, mas o que realmente enriquece o livro é o nível de detalhamento e a forma como preenche as lacunas não explicadas sobre Circe. Inicialmente atraída pela experiência anterior com "A Canção de Aquiles", me vi novamente cativada pela escrita da autora. No entanto, ao atingir a metade do livro, percebi que os acontecimentos começaram a se arrastar um pouco, tornando-se mais cotidianos e menos surpreendentes. Não atribuo necessariamente essa sensação à autora. Circe não se apresenta como uma típica heroína, não experimenta uma reviravolta espetacular ou uma vitória grandiosa contra adversários. É, ao invés disso, a história de uma mulher que atravessa altos e baixos ao longo de sua vida, aproximando-se mais da experiência humana comum do que dos feitos heroicos de seus ancestrais. No geral, gostei bastante da leitura.

Gi.Sedrez 20/02/2024

Na casa do grande Hélio, divindade do Sol e o mais poderoso da raça dos titãs, nasce uma menina. Circe é uma garotinha estranha: não parece ter herdado uma fração sequer do enorme poder de seu pai, muito menos da beleza estonteante de sua mãe, a ninfa Perseis. Deslocada entre deuses e seus pares, os titãs, Circe procura companhia no mundo dos homens, onde enfim descobre possuir o poder da feitiçaria, sendo capaz de transformar seus rivais em monstros e de aterrorizar os próprios deuses. Sentindo-se ameaçado, Zeus decide bani-la a uma ilha deserta, onde Circe aprimora suas habilidades de bruxa, domando perigosas feras e cruzando caminho com as mais famosas figuras de toda a mitologia grega: o engenhoso Dédalo e Ícaro, seu filho imprudente, a sanguinária Medeia, o terrível Minotauro e, é claro, Odisseu.

Bella 20/02/2024

Mágico
Eu simplesmente adorei o livro! A forma como os detalhes são escritos é ótima, muitas informações descrevendo as cenas e sentimentos que me fizeram embarcar nessa viagem que foi a vida da Circe. A personagem foi cativante do início ao fim pra mim!!

Mila.Goulart 19/02/2024

Amadurecimento
Ler esse livro que estava na minha lista desde 2019 foi especial ?? sempre amei mitologia grega, mas não sabia muito sobre a história de circe. desse livro, o que se destaca é o amadurecimento da personagem: de uma menina que (literalmente) vive aos pés do pai, para uma mulher que defende a si mesma e tem sua própria visão de mundo - mas que também tem seus deslizes de ciúme, inveja e desejos. uma deusa muito humana!
Maria11444 01/03/2024minha estante
Que leagl!!!

marinayukie 18/02/2024

Uma releitura de respeito, genial!
A imortalidade é algo inoxidável.
Cobiçada pelos mortais, natural para os deuses.

Esse livro é uma releitura de Circe, a bruxa, filha de Hélio, divindade do Sol, e uma ninfa, Perseis.

Na narrativa, acompanhamos Circe desde o seu nascimento até seus maiores feitos. Sua vida eterna é descrita com um passar do tempo tão preciso, que me fizeram mergulhar em séculos de acontecimentos.

Uma história sobre a dualidade da vida: bem ou mal, certo ou errado, imortal ou mortal, vida ou morte, amor ou ódio, herói ou vilão. Uma história sobre a perspectiva de quem conta uma aventura e a percepção de quem ouve, com base em suas próprias experiências.
Sobre sobreviver em meio à um poder que transcende o céu, a terra e o tempo. Que no meio de um ambiente ferozmente consumido pela luxo da imortalidade, há quem deseje saborear a frágil linha da vida que só tem como destino a morte.

A transformação de Circe e seu amadurecimento foi surreal. Meu coração foi despedaçado, consertado, despedaçado novamente, consertado com vários remendos novos? Ficaram cicatrizes irremediáveis (ainda bem).

A escrita da autora é? especial.
Fui capaz de, mesmo sabendo que deuses não envelhecem em sua aparência, imaginar Circe envelhecendo através dos seus pensamentos, experiências, mudanças, palavras.

Elenice.Maria 18/02/2024

Mágico
O segundo livro que eu leio dessa autora, e é a segunda vez que me apaixono por algo assim. é mágico. a historia acontece calmante, e o amor vai surgindo. simplesmente mágico!