Circe

Circe Madeline Miller

Resenhas - Circe

Drigo 07/04/2021

Circe ?
O começo foi muito incômodo pela família de Circe, mas depois entendi como funciona, apesar de ainda não gostar da família! O final foi melhor do que eu pensava.

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 17/07/2023

Não é pra mim
Vou deixar aqui registrado também, que a autora não escreve pra mim, a maneira como ela narra as suas histórias deixa tudo muito chato e arrastado.
O que faz com que eu perca completamente o interesse pelo que está acontecendo no livro, e então eu decidi que não vale a pena.
Circe começa muito bem, mas depois de 100 páginas parece que eu estou lendo a mesma coisa o tempo todo.

Andrea141 31/08/2023

Madeline Miller arrasa novamente!
Devo começar avisando que gostei mais de Circe do que Canção de Aquiles. A escrita é a mesma: fluída e cheia de mitologia. Mas acho que gostei mais da personagem e, por isso, acabei me apegando mais a esse livro.
Circe tem o mesmo "esboço" de Canção: a história começa mais lenta e vai se desenvolvendo pouco a pouco. Pode ser cansativo em dado momento, mas, ainda assim, é uma ótima leitura.
Ver a evolução e amadurecimento de Circe (e olha que estamos falando de dezenas de centenas de anos de vida) foi muito interessante: de menininha querendo agradar ao pai à feiticeira temida que criou um dos maiores monstros dos mares.
Gostei muito. Acredito que será uma daquelas obras que, daqui uns anos, vou querer reler.

Joana Thompson 29/07/2020

A força da mulher
A história conta a vida de Circe, filha de Deuses mais que não herdou a beleza nem algumas qualidades de seus pais. Acaba sofrendo sempre discriminação dos parentes e é punida de forma injusta por aqueles que ama. Mas ela da a volta por cima! E mostra a verdadeira força feminina e de muita inteligência. Um livro rico, com muita mitologia, e muito envolvente. Adorei!

ju 17/09/2023

Já faz uns dias que terminei de ler, mas quero deixar registrado minhas impressões sobre o livro. nunca tinha lido nada sobre mitologia grega e esse livro foi uma bela surpresa!

além de ser incrível acompanhar as jornadas e o desenvolvimento de circe, acho que o livro explora muito bem seu papel enquanto mulher. uma das minhas partes favoritas foi quando circe fala sobre seu filho, sobre criá-lo sozinha e seus sentimentos enquanto mãe

e sobre o final eu achei incrível, simplesmente amei! foi uma ótima leitura, fluiu super bem

Melina 11/08/2020

Não conhecia a história de Circe e me surpreendi positivamente com esse livro. Mostra a força da mulher e todo o seu desenvolvimento pessoal mesmo com um ambiente inóspito à isso

raquel 05/09/2020

superestimado
bastante parado e com enredos fracos, a parte boa do livro é a escrita e mitologia.
acho que o único motivo de eu ter seguido com a leitura é meu interesse por bruxaria e deusas pagãs...

luhschett 03/12/2023

Outra perspectiva
Sou suspeita para comentar porque amo mitologia grega, mas adorei. Não vou dizer que foi uma ótima leitura a todo tempo já que em alguns momentos ela foi meio lenta, mas, mesmo assim, a experiência foi ótima.
Gostei muito como a Circe foi construída e como sua história foi contada, assim como o modo que a passagem do tempo foi tratada de forma diferente quando a personagem estava entre mortais e divindades, o que deu certa dinâmica para a história e também evitou muita enrolação.
A aparição de diversos personagens conhecidos me agradou muito e acabou ajudando na familiarização com a história.
Enfim, gostei bastante do livro e achei que tanto o desenvolvimento quanto a finalização foram bons.

Edson Camara 27/04/2023

Circe era uma deusa, ninfa, feiticeira, com sentimentos humanos e maravilhosa
Circe é a Deusa da Lua Nova, do amor físico, feitiçaria, encantamentos, sonhos com visões de futuro, maldições, vinganças, magia, poções mágicas e bruxaria. Circe era filha do deus Hélios e da ninfa Perseis, irmã de dos deuses Perses, Pasifae e Aietes.
Ela nasceu com um defeito, parecer humana demais, tinha voz humana e não divina e isso era ruim para ela junto aos deuses titãs onde ela vivia.
Por ter oferecido agua a seu tio Prometeu enquanto este aguardava o castigo de Zeus (isso é uma outra historia), Circe foi punida com o exílio eterno na ilha de Aiaia.
Foi ruim no inicio, mas a ninfa logo se acostumou ao lugar e aprofundou seus conhecimentos em feitiços e bruxarias, transformou homens em porcos, foi amante do deus Hermes e se envolveu em acontecimentos com personagens famosos da mitologia grega como Dédalos, Ulisses, Telêmaco, Jasão, Medeia e Atena entre outros.
Circe era tia do Minotauro e lançou um feitiço para conter a fera durante três estações por ano até que alguém conseguisse mata-lo.
Madeline Miller, a autora, romantiza muito a vida de Circe, mas também não tem dó ao causar-lhe os mais profundos conflitos e sofrimentos devido a situação em que vivia.
O livro é denso em acontecimentos e o leitor avança como em um filme bom no enredo e nas desventuras de Circe.
O final, eu diria sem dar "spoiler", é quase feliz, e eu ao menos torci muito por ela. É um personagem que cativa e me deixou apaixonado.
Para mim Circe era uma deusa, ninfa, feiticeira, com sentimentos humanos e maravilhosa.
Para quem gosta ou quer aprender sobre mitologia grega é um excelente primeiro passo.

rsntl_ 21/06/2021

"Pensei: não consigo suportar este mundo por mais um momento sequer.
Então, criança, faça outro."

tiemi 16/09/2022

Incrível
Circe é uma leitura feminista sobre a bruxa de Eana, é a mitologia grega contada de um ponto de vista diferente, não demoniza a titã, como muitos contos. É a história de uma mulher que se descobre bruxa e é isolada pelo pai, por admitir seus erros e poderes. Circe se torna forte e vive amores, tendo a sua dualidade mortal e imortal sempre presente.
O começo do livro é parado, demorei um pouco para mergulhar e me apaixonar pela bruxa, mas quando o fiz, não quis voltar atrás. A escrita desse livro é bem melhor do que "A Canção de Aquiles", mesmo com muita ação, o outro, em alguns momentos, consegue ser parado e tedioso. "Circe" mantém o ritmo instigante o livro todo, principalmente por entrelaçar-se com outros mitos.

Sthefany148 08/09/2022

Nem todos os deuses precisam ser iguais
Vi um meme uma vez que dizia que as crianças que era apaixonadas por Percy Jackson criaram um prazer inegável por releituras mitológicas. Bem, eu sou uma dessas crianças. A euforia de conhecer os nomes e as lendas. Dedalo e Ícaro me partiu o coração. Aridane e Minotauro. E Circe. Tão mulher. Presa por um destino e livre por natureza. Matadora de porcos, uma deusa. Amei a trajetória dela. Fiquei com raiva e inconformada. Enfim, o poder da literatura.

Lalinha 01/05/2022

IMPOSSIVEL NÃO AMAR. Sempre tive um fraco p mitologia grega , ent sou suspeita p falar. Mas Circe me surpreendeu de diversas maneiras e acho que nunca vou superar. É lindo demais , boy? o poder que ela ganha a cada capitulo , os amores , a guerra contra os deuses , as viagens e todos os mitos que são incorporados na história... sem palavras

Nise | @saymybook 15/07/2021

Resenha publicada no Instagram literário @saymybook
?? Circe, filha do grande Hélio, divindade do Sol e o mais poderoso da raça dos Titãs, é uma garotinha estranha e não parece ter herdado nem uma fração sequer do enorme poder do seu pai e muito menos da beleza de sua mãe, a ninfa Perseis.

Ela sempre foi menosprezada e humilhada por todos os deuses e divindades. Buscando uma forma de não se sentir tão solitária, ela acaba conhecendo um homem, que ela se apaixona e não querendo enfrentar a dura realidade de que em algum momento ele pode morrer, ela tenta usar um dos maiores poderes para transforma-lo em um deus, mas o que ela vai descobrir é que em seu sangue ela é uma grande feiticeira!

Zeus acaba se sentindo ameaçado com a feitiçaria e decide bani-la para uma ilha deserta. Nessa ilha, Circe irá viver completamente isolada e sozinha, mas onde ela irá viver as grandes dificuldades de ser uma mulher sozinha e onde vários homens tentam tirar vantagem disso.

?? Circe é uma personagem que do começo ao fim você vê o quanto ela amadurece e cresce, cada vez mais ela vai aprendendo a profundidade dos seus poderes e quem ela realmente é.

Esse livro não é uma leitura fácil, principalmente porque em quase todo os livros nossos temos o pensamentos de Circe e vemos o quanto ela sofre principalmente com as dificuldades que passa. E ela realmente sofreu e muito! Isso até faz a leitura ser um pouco maçante e um pouco pesada.

Neste livro, até mesmo, entre os deuses/divindades vemos o quanto o patriarcado está entrelaçado em tudo. Apenas por medo que o poder deles está ameaçado e que talvez Circe pode se tornar mais poderosa do que eles, afastam ela de todos e de tudo, deixando a sua mercê e sabendo pelas dificuldades que ela poderá passar, eles simplesmente não fazem nada por ela. Pelo simples medo de afetar seu "poder".

?? Circe é símbolo de força feminina e, mesmo tendo vários inimigos querendo derrubá-la, ela simplesmente mostra que sua forma e sua garra é muito maior do que eles pensam.

kelly.brekker 10/02/2021

alguns dizem que os amantes são loucos.
"- Circe, ele diz, vai ficar tudo bem."

Ele não está dizendo que não dói. Ele não está dizendo que não sentimos medo. Só que estamos aqui. É isso que significa nadar na maré, caminhar na terra e senti-la tocar seus pés. É isso que significa estar vivo.

A coragem, a força e o amor que essa mulher incrivel tem é lindo de se ler.