Circe

Circe Madeline Miller

Resenhas - Circe

Aliane.Felix 16/01/2024

Mulher, vai se benzer, por favor
Só a Circe sabe o quanto ela se ferrou nessa vida.
Eu, como não conhecedora de histórias mitológicas e sendo facilmente impressionável com mundos fantásticos, gostei muito da leitura. Me entreti bastante e a personagem principal não me irritou a maior parte do livro, o que me deixa imensamente feliz.
Infelizmente esse livro também se enquadrou na categoria de "facilmente esquecíveis", o que me faz questionar o seu impacto. Não sei se é por conta do tamanho mas pra mim Galateia da mesma autora foi muito mais memorável do que Circe, apesar de eu ter gostado sim da experiência.
Camilla Eugenie 16/01/2024minha estante
Ainda vale a leitura, mé? Tá ma minha lista ?

Aliane.Felix 16/01/2024minha estante
Vale sim, Camila. Foi gostoso ler.

Camilla Eugenie 18/01/2024minha estante
Obg Aliane ?

caylist 07/11/2020

Eu queria muito ter gostado desse livro, minhas expectativas estavam nas alturas, por isso o tombo foi tão grande. Achei uma história tão qualquer coisa, sem momentos inesquecíveis e personagens apenas chatos, sabemos que deuses gregos/romanos & sua turma não eram tão gente fina, mas todos são insuportáveis, principalmente a protagonista. Imagino que seja o propósito da história fazer ela sem sal, só que acompanhar ela não foi algo prazeroso. É uma pena que a história não é para o meu gosto, uma grande decepção.

Bia @revolucaodoslivros 18/08/2021

RECONTO COM MITOLOGIA GREGA ⁣
Por meio de uma narrativa em terceira pessoa, a autora desenvolve a Circe de forma inteligente, entendemos seus sentimentos, sua história e motivações. Todas as ações tomadas pela protagonista, mesmo as que eu discordava, têm um porquê com base na construção da mulher. ⁣

Além disso, o livro é uma verdadeira aula de mitologia grega. Mesmo com alguns pontos alterados para combinar com a história criada, mitos tão conhecidos aparecem de forma que não duvidava que pudesse ter sido dessa maneira. Assim, toda a trama ganhou meu coração. ⁣

Nesse meu primeiro contato com a escrita da Madeline Miller, apenas me vi desejando um ritmo inicial de leitura um pouco mais rápido. Entendo a necessidade de descrições para aprofundar tudo mas em alguns momentos me perguntava se tal cena faria diferença lá na frente, algumas fizeram e outras não. ⁣

Por não conhecer a mitologia da Circe, muitos elementos me surpreenderam e ao pesquisar depois sobre fiquei contente ao notar os elementos que Miller escolheu manter na sua obra. É uma excelente leitura para quem ama recontos, mitologia grega e fantasias de volume único. ⁣

site: https://www.instagram.com/p/CR4o2luLwpL/?utm_source=ig_web_copy_link

steven. 08/12/2023

Minha opinião ok
Vou ser honesto, esse livro não me agradou muito, mas adorei a mitologia e sei que é complicado de conhecer em cada personagem para não se confundir. Assim que eu decidi a ler pelas resenhas positivas tanto aqui quanto tiktok que falam tão bem dele e nenhum negativa, mas no final, não gostei muito, o que isso significa que não é ruim e sim meus gostos...

g4b5 18/01/2022

gostei muito do livro e de como ele foi escrito, de como a historia foi desenvolvida e etc, me lembrou muito A Canção de Aquiles, tambem da autora, até mesmo em qualidade.
a escrita é bem fluida, gostei de ser narrado pela propria Circe, acho que ajuda a aproximar mais o leitor dos sentimentos e pensamentos dela.
agora falando da historia, me surpreendi bastante, nao conhecia nada sobre o mito de Circe (apesar de eu nunca saber distinguir os mitos da realidade quando se trata de mitologia greco-romana) e acho que a autora fez um otimo trabalho na organizaçao dos acontecimentos, tudo pareceu bem organizado e explicado e a lista de personagens no final do livro melhora ainda mais a compreensão.
e sobre Circe, acho que ela se tornou um dos meus personagens preferidos da mitologia, sua origem, aventuras, tristezas, dores e felicidade me cativaram demais, indico demais esse livro, simplesmente muito bom
Kah 01/03/2022minha estante
Mto bom, o nome do livro é onde vc vai trabalhar

g4b5 01/03/2022minha estante
vc q vai, sua boboca

Sthefany148 08/09/2022

Nem todos os deuses precisam ser iguais
Vi um meme uma vez que dizia que as crianças que era apaixonadas por Percy Jackson criaram um prazer inegável por releituras mitológicas. Bem, eu sou uma dessas crianças. A euforia de conhecer os nomes e as lendas. Dedalo e Ícaro me partiu o coração. Aridane e Minotauro. E Circe. Tão mulher. Presa por um destino e livre por natureza. Matadora de porcos, uma deusa. Amei a trajetória dela. Fiquei com raiva e inconformada. Enfim, o poder da literatura.

Camila | @abismos.literarios 23/04/2022

"Não somos nosso sangue - ele respondia. - Uma bruxa me disse isso uma vez."
(Resenha publicada no IG: @abismos.literarios)

Depois de me encantar profundamente por A canção de Aquiles e pela escrita da autora, eu fui fisgada outra vez, agora com essa releitura de Odisseia. Mais uma vez Madeline fez tudo.

Aqui iremos conhecer a jornada de Circe, uma das filhas do titã Hélio, deus do Sol, e neta de Oceano, renegada pela família desde que nasceu por não ter as características principais da família: os grandes poderes do pai e a beleza estonteante da mãe, diante de tais ausências ainda tem uma voz extremamente humana. Como estratégia para viver entre tanta aspereza, Circe vai se omitindo dia após dia.

Sua vida muda quando ela se apaixona por um mortal, e quando sua avó a proíbe dessa relação mortal, ela descobre um poder que jamais cogitou ser possível. Ao transformar um mortal em deus e uma ninfa em um monstro terrível, Circe passa a ser temida por seus poderes e é condenada, por Zeus, tendo que viver exilada numa ilha absolutamente vazia e solitária. Contudo, é na ilha de Eana que ela vive suas maiores aventuras e descobre quão poderosa é. Transformando animas, descobrindo poções e poderes, amaldiçoando homens a virarem porcos quando invadem sua ilha, Circe está cada vez mais forte. Veremos sua jornada com importantes nomes da história grega: Dédalo, Minotauro, Medeia e Odisseu – este último após a Guerra de Tróia, quando tenta retornar para casa entre inúmeros desafios. Ela ainda resgata alguns acontecimentos que trouxe em seu outro livro, A canção de Aquiles, e o que houve após o que aconteceu no final dessa história. É incrível rever alguns personagens e relembrar essa história.

Além de todo o universo mitológico, através da jornada de Circe podemos refletir sobre um ponto há muito presente em nossa sociedade: como as mulheres são vistas e tratadas, principalmente quando não correspondem à certos padrões, e também como são tratadas quando passam a ser temidas por estarem em uma situação de poder, mas constantemente tendo que provar para os outros o seu próprio valor, e pensamos o quanto isso é exaustivo e doloroso. Ao longo da história, Circe também se torna mãe solo, e os sentimentos apresentados por ela são extremamente sensíveis e reais, ainda mais quando o filho é mortal e ela tem a eternidade toda pela frente, lidando com o luto das pessoas que já perdeu e irá perder.

Não é novidade que eu amo mitologia grega, e Madeline conseguiu trazer nessa obra muitos detalhes das histórias e mitos super envolventes. É uma leitura densa, muitas vezes sem muitos diálogos e repleta de pontos históricos e reflexivos. Acompanhar o amadurecimento de Circe, suas descobertas e suas dores, é incrível, pois não estamos falando de uma imortal que desde o berço conquistou o mundo; Circe teve que se descobrir em meio a muitas dores e batalhas. O livro é ao mesmo tempo sensível e arrebatador, trágico e bonito.

Madeline entrou na minha lista de autores favoritos, e espero em breve poder ler mais coisas dela. Vocês já leram algum desses livros? Gostam de mitologia Grega?

"Eu escuto sua respiração, morna no ar noturno, e de alguma forma isso me consola. Ele não está dizendo que não dói. Ele não está dizendo que não sentimos medo. Só que estamos aqui. É isso que significa nadar na maré, caminhar na terra e senti-la tocar seus pés. É isso que significa estar vivo."

site: https://www.instagram.com/p/CcsoyyfL9FL/

Nise | @saymybook 15/07/2021

Resenha publicada no Instagram literário @saymybook
?? Circe, filha do grande Hélio, divindade do Sol e o mais poderoso da raça dos Titãs, é uma garotinha estranha e não parece ter herdado nem uma fração sequer do enorme poder do seu pai e muito menos da beleza de sua mãe, a ninfa Perseis.

Ela sempre foi menosprezada e humilhada por todos os deuses e divindades. Buscando uma forma de não se sentir tão solitária, ela acaba conhecendo um homem, que ela se apaixona e não querendo enfrentar a dura realidade de que em algum momento ele pode morrer, ela tenta usar um dos maiores poderes para transforma-lo em um deus, mas o que ela vai descobrir é que em seu sangue ela é uma grande feiticeira!

Zeus acaba se sentindo ameaçado com a feitiçaria e decide bani-la para uma ilha deserta. Nessa ilha, Circe irá viver completamente isolada e sozinha, mas onde ela irá viver as grandes dificuldades de ser uma mulher sozinha e onde vários homens tentam tirar vantagem disso.

?? Circe é uma personagem que do começo ao fim você vê o quanto ela amadurece e cresce, cada vez mais ela vai aprendendo a profundidade dos seus poderes e quem ela realmente é.

Esse livro não é uma leitura fácil, principalmente porque em quase todo os livros nossos temos o pensamentos de Circe e vemos o quanto ela sofre principalmente com as dificuldades que passa. E ela realmente sofreu e muito! Isso até faz a leitura ser um pouco maçante e um pouco pesada.

Neste livro, até mesmo, entre os deuses/divindades vemos o quanto o patriarcado está entrelaçado em tudo. Apenas por medo que o poder deles está ameaçado e que talvez Circe pode se tornar mais poderosa do que eles, afastam ela de todos e de tudo, deixando a sua mercê e sabendo pelas dificuldades que ela poderá passar, eles simplesmente não fazem nada por ela. Pelo simples medo de afetar seu "poder".

?? Circe é símbolo de força feminina e, mesmo tendo vários inimigos querendo derrubá-la, ela simplesmente mostra que sua forma e sua garra é muito maior do que eles pensam.

clara 10/07/2021

como falar sobre circe?
fiquei bem em dúvida sobre qual nota dar, pelo fato de que, o livro é muito interessante mesmo a evolução da circe é sensacional, porém a escrita não me agradou, achei ela muito cansativa, lia 20 páginas e ficava esgotada.
é um livro muito bom principalmente se você gosta da mitologia grega, entretanto não recomendaria para sair da ressaca nem para ser uma leitura leve.

Grace 12/07/2021

Uma história sobre um glorioso processo de amadurecimento
Ler Circe foi uma das melhores experiências de imersão em um personagem da minha vida! A forma como a autora narra a história em primeira pessoa faz parecer que Circe está falando diretamente comigo e que temos intimidade o suficiente para saber todos os segredos da sua vida imortal, que eu definiria como um glorioso processo de amadurecimento.

O crescimento da personagem me pareceu totalmente alinhado com a descoberta de si mesma e da evolução da sua feitiçaria. Ela não é perfeita e é para esperar comportamentos imaturos e inconsequentes no início, mas depois o livro é um compilado de histórias sobre amor, maternidade e autoconhecimento, que se entrelaçam a violência dos homens contra mulheres e suas posições privilegiadas de poder, sejam eles deuses ou simples homens.

Considero a maternidade a melhor temática abordada e a sensação mais intensa que Circe te faz sentir. Não sou mãe, mas imagino que grande parte do que li a deusa fazer por seu filho, minhas mães fariam o mesmo ou até mais por mim. A maternidade no livro não é um momento perfeito, mas estressante e quase sufocante.

Amei a releitura do mito e como a personagem interage com tantos outros icônicos, construindo uma imagem própria e intensa de como ela enxerga eles. O final é tão intenso quanto o início.

Melina 11/08/2020

Não conhecia a história de Circe e me surpreendi positivamente com esse livro. Mostra a força da mulher e todo o seu desenvolvimento pessoal mesmo com um ambiente inóspito à isso

Lalinha 01/05/2022

IMPOSSIVEL NÃO AMAR. Sempre tive um fraco p mitologia grega , ent sou suspeita p falar. Mas Circe me surpreendeu de diversas maneiras e acho que nunca vou superar. É lindo demais , boy? o poder que ela ganha a cada capitulo , os amores , a guerra contra os deuses , as viagens e todos os mitos que são incorporados na história... sem palavras

elli elli 01/01/2023

Too Many Men
Tá, vamos lá. Começando pelas minhas impressões iniciais da Circe: Uma das personagens mais lentas, blasés, sem graça, sem emoção que eu já li. A própria Bella Swan dos gregos. Pelo amor de deus, séculos, ela demorou SÉCULOS para chegar na mentalidade que uma garota de 12 anos chegaria. Estúpida e tola. Um despedicío para a 'Circe' da Mitologia Grega. Essa impressão melhorou MUITO depois que ela se tornou mãe, quando ela finalmente agiu como uma mulher adulta, forte e interessante. Mas tenho minhas próprias críticas a isso.
Toda a evolução da personagem Circe é apoiada pelo impacto que homens tem nela. Tudo. Ela muda quando tem o Aietes, depois quando se envolve com o Glauco, depois com o Dédalo, depois com Odisseu, quando tem seu filho, Telégono, depois quando se envolve com o Telêmaco. Eles são o único impulsionador de evolução no caráter dela e isso é FRUSTRANTE DEMAIS. Não é possível que as únicas pessoas que conseguem fazer dela uma deusa interessante, uma pessoa com o minímo de utilidade, sejam homens?!
Ela é uma personagem secundária em boa parte da história dela, e quando não é, a escrita da Madeline Miller não consegue narrar bem, fazendo as cenas importantes com a mesma intensidade que narra a Circe pegando plantinha. PELO AMOR DE DEUS.
A narrativa era boa até eu passar raiva com a passividade e tédio que a Circe era. Então eu não aguentava mais e rezava para acabar.

Honestamente, não consigo entender como diabos esse livro é considerado bom por tanta gente.

Ps: Meu ódio por ela atingiu um nível tão grande que eu até mesmo simpatizei com a Medeia e Pasifae.
Gi 15/02/2023minha estante
EU!

raquel 05/09/2020

superestimado
bastante parado e com enredos fracos, a parte boa do livro é a escrita e mitologia.
acho que o único motivo de eu ter seguido com a leitura é meu interesse por bruxaria e deusas pagãs...

Bolseiro Míope 13/05/2022

Maravilhoso
Eu já amo fantasia e mitologia grega. Li esse livro, pois tinha gostado muito de A Canção de Aquiles, da mesma autora. Devo dizer: os dois livros entram para os meus favoritos. Amei a história de Circe.