Circe Madeline Miller

Resenhas - Circe

gabenreis 10/04/2020

Autodescobrimento

A história por si só é surpreendente, com o passar das páginas você adquire uma visão diferente daquela que conhecemos como Circe, a bruxa de Eana.

A imagem que Madeline Miller passa com o livro, é a história de uma menina tentando se descobrir como mulher. Circe, que viveu grande parte da sua vida a sombra dos outros, se cansa de ser subjulgada e maltratada, e se torna uma deusa forte, dona de si.

Essa jornada não é facil, são as pequenas descobertas que a transformam, desde um pequeno desafio contra seu pai, até uma paixão louca e decepcionante.

O exílio é um marco importantissimo de sua vida, é quando está só que Circe começa a realmente se descobrir e se provar.

A obra aborda diversos momentos da vida da bruxa, são milhares de anos que se passam da primeira até a última página do livro, e você acaba acompanhado evolução da personagem principal.

Há momentos em que as primeiras histórias parecem que aconteceram há muito tempo atrás, e você mesmo pensa: 'nosssa, já aconteceu tudo isso'.

Para alguns pode ser maçante, mas a escrita da autora é extremamente impecável. Gostei especialmente do final, totalmente simples, mas inesperado.

Quem estava com dúvidas sobre a obra, eu recomendo imensamente.

Paty 23/05/2020

Circe
O início do livro foi bem legal, mas fui perdendo o interesse ao longo da história que parecia não ter fim.

Qnat 25/05/2020

A escrita de Medeline Miller nesse livro é na medida certa, sem exageros e ao mesmo tempo poética.

A Circe, em si, tem uma das construções de personagens mais complexas que já li. Ela tem um monte de falhas e acertos, arrependimentos e vinganças, teimosias e fragilidades.

A feitiçaria, que não é tão mágica, mas sim mais voltada à poções e força de vontade, não é um eixo do livro. A feitiçaria chega a ser mais real do que os poderes mágicos das divindades.

O livro funciona como uma biografia fictícia. Assim, não há no enredo um vilão ou problema a se resolver, sendo o antagonista a própria vida. Isso é bem difícil, e poucos livros deste estilo conseguem ter bons clímax. Este livro consegue, usando-se de várias pequenas histórias.

O final, infelizmente, foi clichê e contraditório.

Natalia.Martineli 22/01/2023

Acho que esse foi um dos melhores livros sobre mitologia que eu já li na vida!!
A escrita da autora é bem lenta, mas mesmo assim me cativou do início ao fim e eu amei cada detalhe!
Adorei acompanhar toda a trajetória da Circe e o seu crescimento ao longo do livro.
Eu não conhecia nada sobre a mitologia que a envolvia e amei a ligação dela com outras histórias gregas tão conhecidas, como a do Minotauro, por exemplo.
Já quero ler tudo que essa autora escreve e indico demais se você curte essa temática!!
day 22/01/2023minha estante
E realmente maravilhoso

Nicolly RS 22/01/2023minha estante
Terminei ele essa semana e to encantada tb ???

felipe1096 20/02/2023

Yass
O livro é fácil de entender se você não conhece muito sobre mitologia grega e apesar de eu ter sentido que a leitura ficou muito cansativa no final, foi uma leitura que eu aproveitei muito

Aliane.Felix 16/01/2024

Mulher, vai se benzer, por favor
Só a Circe sabe o quanto ela se ferrou nessa vida.
Eu, como não conhecedora de histórias mitológicas e sendo facilmente impressionável com mundos fantásticos, gostei muito da leitura. Me entreti bastante e a personagem principal não me irritou a maior parte do livro, o que me deixa imensamente feliz.
Infelizmente esse livro também se enquadrou na categoria de "facilmente esquecíveis", o que me faz questionar o seu impacto. Não sei se é por conta do tamanho mas pra mim Galateia da mesma autora foi muito mais memorável do que Circe, apesar de eu ter gostado sim da experiência.
Camilla Eugenie 16/01/2024minha estante
Ainda vale a leitura, mé? Tá ma minha lista ?

Aliane.Felix 16/01/2024minha estante
Vale sim, Camila. Foi gostoso ler.

Camilla Eugenie 18/01/2024minha estante
Obg Aliane ?

steven. 08/12/2023

Minha opinião ok
Vou ser honesto, esse livro não me agradou muito, mas adorei a mitologia e sei que é complicado de conhecer em cada personagem para não se confundir. Assim que eu decidi a ler pelas resenhas positivas tanto aqui quanto tiktok que falam tão bem dele e nenhum negativa, mas no final, não gostei muito, o que isso significa que não é ruim e sim meus gostos...

yasmin.santtori 07/09/2021

Circe, minha deusa grega favorita.
Eu amei, talvez porque eu adore mitologia, mas foi perfeito.

"já pensei que os deuses eram o contrário da morte, mas agora vejo que estão mais mortos que tudo, pois são imutáveis e não conseguem segurar nada nas mãos"

livi123 01/05/2023

Circe cresceu sendo desprezada e subestimada por todos,
Após sua primeira decepção amorosa ela descobre quem tem poderes e faz uma coisa que irrita os deus e sua punição é viver exilada em uma ilha sozinha. Lá ela vai se conhecendo e conhecendo o tamanho de seus poder.
Ela passa por momentos extremante difíceis, alguns até difíceis de ler, e mesmo assim ela ainda preserva aquela bondade que sempre teve.
Gostei que a partir do momento que ela se conhece ela não se deixa ser diminuída por nenhum deus, titã, olimpiano ou quem quer que seja. ela aprende a jogar o jogos deles.
Ela é muito além da bruxa má e injusta que sempre a tentam taxar, valeu muito a leitura, gostei demais da escrita da autora, li em ebook pelo skeelo, mas quero a edição física para uma possível releitura.

eunjörd_ 22/02/2022

resiliência
QUE LEITURA F0D4! Ainda em êxtase, que nem consigo explicar o quão encantada fiquei pela escrita da Madeline Miller. Ela sabe ser detalhista, mas sem fazer com que a história fique arrastada/entendiante. Eu me mantive presa o tempo inteiro, me surpreendi positivamente porque logo que vi que ia ter tantos detalhes, jurei que ia me cansar como de costume. Mas foi tudo tão fluído, que pisquei e já tava na metade do livro sem perceber.

Sobre Circe, o que falar? Acho que me apeguei a ela de tanta sororidade que tive que desenvolver. Coitada, desde a infância rejeitada pela família, sendo fadada a solidão e que era ela, por ela e mais ninguém. Senti que a passagem de tempo foi rápida e conforme ela crescia, quem lê cresce junto a ela. Uma jornada de autoconhecimento, resiliência e solitude. Ela não pediu por isso, mas teve que aprender a ser isso. Aah, ressalto que há conteúdos sensíveis que podem gerar gatilhos, então cuidado. Contudo, amei cada passagem, muitas releituras/referências aos contos clássicos gregos. Um prato cheio pra quem ama mitologia, vai ver deuses e lembrar que o conhecia de Percy Jackson etc.

"Toda a minha vida tinha sido lama e profundezas, mas eu não era uma parte dessa água escura. Eu era uma criatura dentro dela".??

Paula 08/09/2021

Não gostei muito do livro e achei bem chatinho. Eu tinha expectativas altas na história pq eu gosto muito de mitologia grega e vi muita gente dizendo que esse livro era perfeito e dando 5 estrelas. Queria muito ter gostado do livro, mas a narrativa não me prendeu nem um pouco. Além de isso, os capítulo são muito longos o que deixa mais cansativo. Apesar de tudo, o livro não é ruim.

Joao366 15/03/2022

Circe
O que dizer sobre esse livro?
Eu amo mitologia, muito mesmo e sem dúvidas também gostaria dessa história.
Gostei muito da história da Circe, a evolução dela depois de ser exilada por Zeus é incrível (isso não é spoiler), ela praticamente deixou de ser uma trouxa pra se tornar um mulherão da p****!!! Que evolução incrível que ela teve, foi bom ver isso. Circe é uma deusa incrível, uma bruxa fantástica e uma mãe maravilhosa, amei ela demais!
Demorei a ler? Sim, mas não porque foi ruim, acho a escrita da Madeline meio densa, mas incrível, não sei explicar (aconteceu o mesmo com A Canção de Aquiles, que eu demorei pra terminar e mesmo assim amei demais e ainda favoritei). Ou talvez eu tenha demorado pois os capítulos são um pouco grandes e isso me deixa um pouquinho desanimado as vezes, muito provável que seja esse o motivo kkk
Enfim, amei a história, a evolução, a magia, a Circe, a própria mitologia em si. Dei 4 estrelas pois achei alguns momentos arrastados na leitura e pelos capítulos muito grandes.

ps. Gostei muito que Aquiles e Pátroclo são citados algumas vezes durante o livro.

g4b5 18/01/2022

gostei muito do livro e de como ele foi escrito, de como a historia foi desenvolvida e etc, me lembrou muito A Canção de Aquiles, tambem da autora, até mesmo em qualidade.
a escrita é bem fluida, gostei de ser narrado pela propria Circe, acho que ajuda a aproximar mais o leitor dos sentimentos e pensamentos dela.
agora falando da historia, me surpreendi bastante, nao conhecia nada sobre o mito de Circe (apesar de eu nunca saber distinguir os mitos da realidade quando se trata de mitologia greco-romana) e acho que a autora fez um otimo trabalho na organizaçao dos acontecimentos, tudo pareceu bem organizado e explicado e a lista de personagens no final do livro melhora ainda mais a compreensão.
e sobre Circe, acho que ela se tornou um dos meus personagens preferidos da mitologia, sua origem, aventuras, tristezas, dores e felicidade me cativaram demais, indico demais esse livro, simplesmente muito bom
Kah 01/03/2022minha estante
Mto bom, o nome do livro é onde vc vai trabalhar

g4b5 01/03/2022minha estante
vc q vai, sua boboca

hannah101 06/06/2022

Gostei, mas esperava gostar mais. Não conseguir engatar a leitura como achei que faria, por isso demorei mais que o esperado pra terminar. Melhora bastante no final mas é tudo muito linear, sem grandes acontecimentos. Apesar disso é um bom livro, com pontos interessantes da mitologia.

caylist 07/11/2020

Eu queria muito ter gostado desse livro, minhas expectativas estavam nas alturas, por isso o tombo foi tão grande. Achei uma história tão qualquer coisa, sem momentos inesquecíveis e personagens apenas chatos, sabemos que deuses gregos/romanos & sua turma não eram tão gente fina, mas todos são insuportáveis, principalmente a protagonista. Imagino que seja o propósito da história fazer ela sem sal, só que acompanhar ela não foi algo prazeroso. É uma pena que a história não é para o meu gosto, uma grande decepção.