Circe

Circe Madeline Miller

Resenhas - Circe

César Neves 20/01/2024

Quando eu nasci, o nome para o que eu era não existia.
O que falar desse livro. Eu amei ele desde a primeira frase até a última. Por muito tempo eu enrolei para ler ele e não sabia o que tava perdendo, é uma história muito gostosa de ler, a escrita é perfeita, Madeline arrasando como sempre, não podia esperar menos de quem escreveu A Canção de Aquiles. É como se você estivesse próximo à Circe e sentisse tudo, como se fosse um filme realmente.

Nessa história acompanhamos a Circe e sua vida como imortal e ninfa. Vemos ela crescer e passar seus dias da eternidade entediada e humilhada nos salões do seu pai Hélio, por ser diferente dos seus irmãos.
Com o passar do tempo, Circe cresce e descobre um poder inesperado dentro de si, capaz de ameaçar até os seres mais poderosos da história (e como ela vai fazer isso). Ela então é mandada para uma ilha, onde é isolada por ser temida. Só que isso só deixa Circe mais forte, porque é uma jornada de autodescobrimento e desenvolvimento incrível de acompanhar. Eu fiquei ávido por mais a cada página lida.

"Ele não está dizendo que não dói. Ele não está dizendo que não sentimos medo. Só que estamos aqui."

Amei os personagens e como todos eles deixam suas marcas na história, não são simplesmente esquecidos, sempre estão ali de alguma forma. Até mesmo uma leoa figurante tem uma presença simbólica nesse livro. Eu amei as percepções da Circe sobre as pessoas que ela conheceu durante toda a sua vida imortal, são ótimas passagens que fazem você refletir.

"Diria a ele que algumas pessoas são como constelações que só tocam a terra por uma estação."

A construção de mundo, não tem o que dizer, só lendo vc mesmo.
E o final é a coisa mais perfeita e inesperada!!
ps: amei que o áquiles e pátroclo são citados no livro

Thay.Alves 17/01/2024

Quando iniciei a leitura estava esperando, talvez, uma história da clássica heroína, feroz, teimosa, forte... e encontrei tudo isso em Circe, só que essa história vai muito além! Aqui podemos acompanhar uma longa caminhada da protagonista, muitos acontecimentos, muitos personagens entrando e saindo descendo, todos muito bem desenvolvidos! É uma história envolvente do início ao fim, que fez eu me perguntar constantemente para onde estava indo. Foi uma grata surpresa este livro, adorei!

Bruna 17/01/2024

É uma leitura para distrair
Não sei bem como explicar a minha opinião sobre esse livro.

Foi legal escutar o audiobook. Gostei da narradora brasileira, gostei que ela fez diferentes entonações para personagens diferentes (nem todo narrador tem esse dom), não fiquei confusa em momento algum sobre quem estava falando e acho isso muito importante em um audiobook. Foi uma experiencia boa para me relembrar que gosto de escutar livros.

Porém, no entanto, todavia. A história em si é meio... Tediosa. Sim, gostei da Circe, me identifiquei com ela inclusive. Ela só queria ser deixada em paz e respeito isso. Talvez por isso esse livro não me agradou tanto. Talvez eu não esteja no clima para ler alguem que só quer paz, ou talvez a história não é mesmo pra mim.

Adoro recontos de histórias e mitos, adoro ler novas versões, adoro ser surpreendidas com plots sobre personagens e histórias que já conheço mas que está sendo contado de outra forma. O problema é que não senti tanta originalidade em Circe. Tudo que eu lia eram coisas que eu já sabia ou já tinha lido em outro lugar.

Infelizmente um dos momentos mais excitantes para mim foram as referencias à Aquiles e Patroclo.

Camilla 17/01/2024

Eu demorei uma eternidade
Achei muito interessante, mas descreve um tempo longo demais e na minha cabeça ficou difícil de assimilar tudo. Mas achei muito legal.

Aliane.Felix 16/01/2024

Mulher, vai se benzer, por favor
Só a Circe sabe o quanto ela se ferrou nessa vida.
Eu, como não conhecedora de histórias mitológicas e sendo facilmente impressionável com mundos fantásticos, gostei muito da leitura. Me entreti bastante e a personagem principal não me irritou a maior parte do livro, o que me deixa imensamente feliz.
Infelizmente esse livro também se enquadrou na categoria de "facilmente esquecíveis", o que me faz questionar o seu impacto. Não sei se é por conta do tamanho mas pra mim Galateia da mesma autora foi muito mais memorável do que Circe, apesar de eu ter gostado sim da experiência.
Camilla Eugenie 16/01/2024minha estante
Ainda vale a leitura, mé? Tá ma minha lista ?

Aliane.Felix 16/01/2024minha estante
Vale sim, Camila. Foi gostoso ler.

Camilla Eugenie 18/01/2024minha estante
Obg Aliane ?

fabspadua 16/01/2024

Circe aguentou muito e foi simpática
A minha resenha não foi salva, mas quero deixar registrado que foi o primeiro cinco estrelas do ano!!

Madeline Miller tem uma escrita que eu amo muito, muito lírica e poética, leria todos os livros de mitologia grega que ela escreveria!!

Circe é um personagem muito identificável. Refleti e fiquei fascinado com essa personagem, acredito que tocaria mais ainda em leitoras mulheres!!

Temas aprofundados, coisas que são pesadas são escritas mais resumidamente, porque acho que a escritora não quis que esse fosse o foco!!

Circe é estereotipada em algumas obras modernas (estou falando de você percy jackson e o mar de monstros) e ler esse reconto me fez abrir a mente sobre quem foi Circe!!

Ela é uma protagonista tão identificável e tão humana, como a própria Penelope relata a fala de Odisseu ?Circe é uma deusa que mais odeia sua divindade? e nunca foi tão simbólico. Tem uma coisa chocante que a Circe que é mais ou menos assim ?antes achava que deuses eram o oposto da morte, não acredito mais nisso, eles já estão mortos a muito tempo por dentro?. E acredito que era não podia ser mais sensata e ela supera minhas expectativas!!

É triste saber que cada capítulo ela sempre contracena com um homem, nunca é um capitulo só sobre ela, mas ela sempre se sobressai e você quer sempre saber mais e mais dela em vez dos heróis e deuses masculinas, acredito que talvez seja por ela ser a narradora também.

Nimsay 16/01/2024

Sobre a palavra "Fantástico"
Madeline Miller foi feita para escrever Circe como Marion Zimmer Bradley foi feita para escrever Morgana.

Escolhi esse livro para ser minha primeira leitura do ano depois de todos os prêmios da autora.
A verdade é que estava mais curiosa do que com expectativas, e fui surpreendida...
Apesar do tamanho, correu rápido.
As comparações do tipo "Percy Jackson adulto" podem acontecer, mas para mim o que realmente ficou ecoando durante a leitura foi "As Brumas de Avalon".
Lugares e mitos diferentes. Mas o que elas fazem é pegar duas personagem que foram apenas um capítulo em outras histórias clássicas com heróis e desbravadores homens, dando protagonismo e abrindo perspectivas de tecerem suas próprias histórias simplesmente ao contá-las.
Vilanizadas por séculos, consideradas bruxas por deuses que não as representavam, e imorais por se defenderem de mundos que as violentaram.

Se em "A canção de Aquiles" a autora reescreve a completa Ilíada, em "Circe" ela resgata uma deusa incompreendida da Odisseia, reescrevendo grandes nomes como o do próprio Odisseu como herói.
A fantasia segue longos trechos da mitologia grega durante o tempo e vai apresentando como ela recebe essas informações e participa do mundo mesmo estando condenada à solidão da sua ilha.
Muitas outras personagens femininas e fatos importantes vão sendo revisitados e podemos acompanhar um pouco de Perseis, Ariadne, Medéia, Helena, Penélope... que são apenas um pouco do desenvolvimento de Circe.
Tudo isso numa ambientação que remete à antiguidade em beleza.

Enquanto a fascinação que a feiticeira tem desde o início pelos mortais a distancia dos deuses, por outro lado, a aproxima de nós com a sua luta pela humanidade e questionamentos sobre a eternidade, o tempo, o envelhecimento e a morte.
Mas, além de toda mitologia, o que mais me prendeu foi a escrita. Madeline Miller é poética e mística sem deixar em nenhum momento de ser extremamente potente. Feita para escrever coisas fantásticas mesmo.

"Toda a minha vida tinha sido lama e profundezas, mas eu não era uma parte dessa água escura. Eu era uma criatura dentro dela."

Sophia. 15/01/2024

Circe
Livro calmo, mas ao mesmo tempo, muitas coisas acontecem.
Senti muita empolgação durante o livro, bastante iludida tbm ( mas faz parte, né?)
Circe é amor, é ódio, é se entregar e se iludir. Circe é sobre se encontrar na sua verdadeira forma.
Gostei bastante do livro, e pretendo reler no futuro.
Recomendo!!

Jessica.Seidenfuss 15/01/2024

Amei
Eu simplesmente não consegui parar de ler. Muito bom. Não digo q eh meu favorito. Mas eu gostei afuuu

Celeste26 15/01/2024

Meu primeiro 5 estrelas do ano
Não costumo dar 5 estrelas a muitos livros, mas esse foi uma experiência maravilhosa. A escrita é ótima, a protagonista é interessante e possuí um desenvolvimento muito bem trabalho, os conceitos históricos me prenderam sempre e todos os personagens são muito reais e completos. As análises sobre misoginia e machismo foram pontuais e dolorosas, e me parece absurdo ler tantas páginas sobre a Circe e ainda assim afirmar que sua decisão final na história foi devido a um amor ou um homem. O livro nos expõe continuamente sobre a imortalidade avassaladora da protagonista, e o final me pareceu perfeito para que Circe finalmente tivesse a paz que desejei a ela em todas as páginas. Definitivamente é um livro que pode ser massante a muitas pessoas, mas me prendeu do início ao fim.

Livia 14/01/2024

Quantos de nós receberiam perdão se a verdade de nossos corações fosse conhecida?

A escrita da autora é linda, profunda e poética, gostei muito do livro apesar de achar que tem muita descrição e no meio da historia fica um pouco cansativo.
Circe é uma personagem intrigante, nos emociona com sua narrativa e historia. Uma leitura muito interssante para quem quer se aprofundar na personagem e na mitologia grega.
Madeline Miller ganhou meu coração

yggy 14/01/2024

Madeline Miller eu te amo
Realmente eu amo o jeito que ela escreve, não amei o tanto q eu esperava mas mesmo assim consigo achar ele incrível

"When he was gone, would I be like Achilles, wailing over his lost lover Patroclus? I tried to picture myself running up and down the beaches, tearing at my hair, cradling some scrap of old tunic he had left behind. Crying out for the loss of half my soul."

Cadu 13/01/2024

A grande Circe
Resolvi dar outra chance para a autora, afinal ela (re)escreve sobre histórias e personagens que eu gosto, e nesse livro sim ela consegue me ganhar! Aqui a autora conta história de Circe e mesmo com uma natrativa mais arrastada a sensação que fica é de passagem do tempo, o que nos passa perfeitamente a logividade da protagonista, que é um ser divino. Diferente de A canção de Aquiles, toda a história de Circe é interessante e consegue prender, a personalidade dela é tão bem construída e é possível notar sutilmente as mudanças internas que pelas quais a personagem passa e o autoconhecimento que a mesma conquista ao longo da história e em todo o livro isso é o que me fez torcer sempre pela personagem. Tomando isso em consideração o fim da história chega a ser poético de tão bonito!!