Circe

Circe Madeline Miller

Resenhas - Circe

liza 13/01/2024

Circe é um livro sobre uma mulher importante, inteligente e extremamente forte que, novamente, foi vilanizada pela história e pela mitologia, mas que na verdade nunca fez nada além de se proteger e proteger aqueles que amava.

Me conhecendo, eu sei que não teria gostado tanto do livro se tivesse lido ele mesmo, mas, como ouvi o audiobook pelo Audible, eu amei. A narração foi impecável, passando todas as emoções e sentimentos do livro ao ouvinte, envolvendo-nos na história tão habilmente quanto Penélope envolvia as linhas em seu tear para criar seu manto de luto por Odisseu.

Circe é uma mulher poderosa, inteligente e persistente, que desafiou até os deuses para conseguir o que queria, inspirando inúmeras mulheres com sua história, seus sucessos e sua forma de encarar o mundo.

É um livro indispensável para quem gosta de mitologia e se interessa por mulheres f0d4s e incríveis. Recomendo o livro e recomendo ainda mais o narrado pela Juliana Maximo.

Juão 13/01/2024

"Uma jaula dourada ainda é uma jaula."
Surpreendi-me mais uma vez com a escrita da Madeline Miller. As narrações, as descrições, absolutamente tudo parece poesia, mas não é um lirismo exaustivo e enfadonho, a leitura flui e se torna mais rica.
Foi muito bom ver a evolução da maturidade, do autoconhecimento, e da imposição da Circe. Também todos os personagens são muito bem construídos sério mt perfeito.

Acho q o único defeito do livro é não mostrar a reação da Circe ao descobrir que o Perses tomou o reino de Aietes!

Obs: acho que meio que a Madeline se tornou minha autora fav

_isabellemariiia 12/01/2024

????? + ??
?[?] Ergo a tigela transbordante aos lábios e bebo.?

?Circe? conta a história da feiticeira e bruxa de mesmo nome que vive uma vida extremamente complicada e incerta, sofrida em uma exata definição. Quando escutei poucas vezes seu nome, sempre era acompanhado de adjetivos como maldosa, injusta e palavras tão aterrorizantes que nem consigo colocar nessa resenha.
Quando li a história, não me interessei de devida maneira, porque não estava muito no humor de ler um livro daqueles, e de cara tive uma impressão muito, muito equivocada.
Mas dei uma chance, e foi a melhor coisa! A construção da personagem é algo sem igual, narrado em primeira pessoa que em diversos momentos nos fazem sentirmos sua confidente.
Eu AMEI muito muito muito a história, e espero que todos que gostem, ou até não se interessem tanto por mitologia deem uma chance a essa narrativa! Tão diversa que abrange diversos mitos muito conhecidos, com uma construção impecável ao seus personagens!

larasiimoes 11/01/2024

Como poderia alguém destinado a solidão ser feliz?
? Uma prisão dourada não deixa de ser uma prisão.

Um conto clássico da mitologia grega!
Nesse livro de Madeline Miller é apresentada a surpreendente história de Circe, bruxa e feiticeira de Eana, a filha bastarda de Helio, deus do sol.
A deusa, que sempre demonstrou uma certa afeição por mortais e despreza sua divindade ver-se exilada em uma ilha deserta para toda a eternidade, e isso irá causar diversas reviravoltas durante a narrativa, desde paixões à inimizades e atos de revolta.
O livro nos trás os grandes feitos e famosos contos da mitologia que, de determinada maneira, se relacionam com a história de Circe, apresentando assim uma escrita fluida e agradável.
Trata-se de uma história de amadurecimento, objetivos, sonhos e paixões mas também de bruxaria e poder.
giulia¡ 16/01/2024minha estante
amg, tem hot não, né??? não gosto de ler hot ???

larasiimoes 16/01/2024minha estante
hot HOT tem não, mas tem uma cena de estupr0 amgg ?

giulia¡ 16/01/2024minha estante
Meu Deuss!! É pesado então? Qual a classificação?

larasiimoes 16/01/2024minha estante
+16 amg, eu geralmente respeito a classificação mas conversei com um prof meu e ele disse q era dboa p eu ler e eu realmente achei tranquilo (tenho 15)

giulia¡ 17/01/2024minha estante
valeuu!!

Leticia1804 11/01/2024

Achei legal o livro. Gostei de ver as histórias da mitologia grega como se fossem coisas que acabaram de acontecer ou estivesse acontecendo.

wardiary 10/01/2024

Primeiro do ano
Mais um livro maravilhoso da Madeleine, a escrita dela me encanta de um jeito indescritível já que ela consegue colocar fatos e ficção um ao lado do outro sem fazer com que a diferença entre ambos seja drástica. Aos olhos de amantes da cultura helênica é possível notar sim uma coisa diferente ou outra, mas a autora sempre deixa óbvio ser apenas isso, uma ficção inspirada em um momento histórico icônico! Uma querida :)

arthurzito 09/01/2024

Existem obras que estão a sombra de outros livros que são trabalhos fantásticos, acontece com todos os autores e se bem aproveitados servem de ensaios para um próximo livro de peso ímpar. Eu decidi ler "Circe" antes de ler a Odisseia e antes de ler a "Canção de Aquiles", terminou que eu li ele por ultimo. Gostei muito de ler o romance de Aquiles e do Patroclo, decidi ler a Ilíada depois e foi uma experiência muito boa para um novato em textos que não são de prosas; contudo fui ler a Odisseia e não gostei, fui ler a romantização feita pela Madeline Miller e deu no mesmo.

Foi difícil para mim gostar da Circe, não consegui criar um vinculo com ela e a história não pegou para mim. Depois de terminar eu já tinha esquecido de vários fragmentos da história, foi uma experiencia bem ruim. Não há nada de diferente do que a Madeline já faz de excelente, quem leu e gostou do trabalho dela vai gostar de ler "Circe", pelo menos fui o que percebi das criticas, mas para mim essa história é inferior se comparada com as outras.

Letticia 09/01/2024

A bruxa
Vi resenha da bea depois pensei e li e jesus obrigada. Li no meu recesso de ano novo e amei tudo. Segue lista do que amei:

1. Contrução de personagem, Circe cresce imensamente e adorei acompanhad
2.Histórias intercaladas, muito legal ter um universo muito rico, tipo se passam milhares de anoz e. Agente conhece desde os primodios (titãs) a mitos mais famosos como o persifae e o minotauro. Achei incrivel como a autora fez parecer que tudo isso aconteceu apesar da Circe mas que ela esteve como alguem importante nas narrativas de certomodo.
3. Como fiquei cadelinha em certos momentos. Me vi, sem orgulho nenhum, torcendo e emocionada em momentos que nem faz sentido esta
4. O retrato dos deuses é deliciosa
5. Como apesar de se passar numa ilha não fica cansativo.

Um beijo da anitta

Beatriz3345 07/01/2024

Uma reconto genial de uma das personagens mais interessantes da mitologia grega. Gostei muito da contrução de todos os personagens e tambem do final!

rayssadioli 07/01/2024

A história nos é contada pelo ponto de vista da própria Circe, que é uma bruxa deusa. Circe se distingue de todos a sua volta, o que irrita muitos, e, por conta de alguns acontecimentos, ela vai se ver obrigada a passar a eternidade em uma ilha, onde ela terá uma vida solitária, mas não para sempre?

A Circe é personagem do livro de Odisseia, de Homero. No entanto, aqui ela ganha protagonismo, de modo que podemos mergulhar em sua vida e entender seus motivos de fazer o que faz.

Algo bem abordado pela autora foi como Circe lidava com sua vida em mundo em que apenas os homens ocupam posições de comando, o que infelizmente não se distancia tanto da realidade do mundo contemporâneo em que vivemos. Como Circe está isolada do resto do mundo, às vezes passam viajantes pela sua ilha, e ela passa a perceber a intenção maliciosa de domínio de muitos desses homens? É a partir disso que ela se torna tão reconhecida entre os mortais, mas como uma ?bruxa má?, já que muitas dessas pessoas não conhecem sua vida, a qual o leitor tem oportunidade de conhecer.

O final foi algo que gostei bastante, pois ficou notório o desenvolvimento da personagem, que passa a reconhecer a imortalidade como algo que não é de todo positivo. Esse final foi um dos melhores que já li em toda minha vida, sendo um ponto forte do livro. Mesmo que o livro não tenha sido inesquecível para mim, o final dele foi.

Foi uma leitura bem gostosa de se fazer, já que, além da boa escrita da autora, a história é bastante imersiva, de forma que consegui entrar dentro do universo e esquecer da realidade enquanto o lia. Recomendo a qualquer pessoa, mas principalmente àquelas que apreciam a mitologia grega, que a autora utiliza para criar essa história.

Maisa 06/01/2024

Já sabia que ia amar, e amei kkkk
Eu amo a escrita da Madeline Miller. Já li outros livros dela e já tinha me encantado. Com Circe não foi diferente.

A personagem Circe é incrível. A história é fascinante e lindamente contada.

Maria.Teresa 04/01/2024

Que livro maravilhoso
Primeira leitura de 2024 e que livro maravilhoso.
Demorei anos para ler a Madeline e me arrependo, ela é uma escritora maravilhosa.
Ao contrário da Canção de Aquiles, esse livro foca na dor de ser uma mulher na Grécia Antiga usando deuses como uma alusão.
O desenvolvimento de personagem da Circe e as releituras de personagens icônicos como Penélope e Odisseu são os melhores que já vi.
Acho que não existe uma parte ruim nesse livro, tudo foi incrível.

Ana mart 03/01/2024

"Ele não está dizendo que não dói, que não sentimos medo. Só que estamos aqui. É isso que significa nadar na maré, caminhar na terra e senti-la tocar seus pés. É isso que significa estar vivo."
Imaginava que seria apenas uma ficção mitológica, cenários deslumbrantes, personagens interessantes e aventuras inimagináveis. Porem houve algo a mais do que isso.
Tecnicamente, os deuses deveriam ser inigualáveis aos humanos, porém, desde a "infância" de Circe, descobrimos que a glória e o respeito não são dádivas reconhecida a todos eles.
Especialmente em Circe, que em alguns momentos da obra consegue ser tão humana quanto os próprios mortais do universo, como Odisseu ou Medeia. Assim, muitas vezes o livro consegue despertar no leitor uma identificação com a protagonista através de como lida com seu isolamento e dos seus relacionamentos com diferentes deuses e mortais ao longo dos séculos.
Além disso o livro transmite, especialmente a nós mulheres, a coragem para enfrentar os desafios em busca do nosso lugar no mundo e em proteção do que amamos e acreditamos, mostrando na obra, que sendo deusas ou mortais, estamos fadadas a ser a sombra de homens desde o nascimento.
Uma obra sobre pertencimento, amor, caráter e perda. Que se torna ainda mais sensacional por ser envolta as aventuras e dramas mitológicos.
Certamente irei re-ler.