Sob o Céu Escarlate

Sob o Céu Escarlate Mark Sullivan

Resenhas - Sob o céu escarlate

IlyIparis 10/02/2023

Pino Lella.
QUE OBRA. QUE OBRAS, MEUS AMIGOS.
PRIMEIRAMENTE, queria agradecer as pessoas que se dedicaram e ajudaram essa obra ser construída, isso foi uma das coisas mais emocionantes que já li, com ensinamentos sobre a vida que jamais esquecerei, obrigada Pino por mostrar que podemos ser corajosos, fortes mesmo apesar de tudo, e que ainda se pode guardar amor dentro de si em tempos sombrios.
Confesso que esse livro pode ser cansativo no começo, as informações são bem detalhadas, mas mesmo assim não desisti, e pode ter certeza que compensou a minha paciência, que história incrível, é triste e tão verdadeira.
Agora só me resta falar o quanto esse livro é bom, o quanto eu amei o Pino, o quanto fiquei triste com as mortes e o sofrimento dos muitos que perderam a vida na guerra, o quanto eu admirei o Mimo em muitos momentos, e quanto eu amei o Pino e seu amor pela Anna(e o quanto eu queria que isso não acabasse).
A relação do Pino e do general é algo que não me cansaria de discutir, muito intrigante de fato.
O finalzinho é uma depressão, você vê o Pino se perdendo, e isso me doeu demais, um dos momentos(que são muitos) mais marcante do livro. Mas no final, o que resta são lembranças, de um Pino amadurecido com a dor da perda de um amor e de inúmeros outros sofrimentos de um coração tão bom em meio a um caos.
"? Perdoe um homem velho por suas lembranças ? disse. ? Alguns amores nunca morrem."

Thais.Colussi 27/01/2023

Emocionante!
Uma leitura que demorou para me prender. No começo estava tendo dificuldade com as descrições que, para mim, eram confusas e impediam de me conectar com a história.
Começou a ficar mais interessante do meio para frente, quando a história na guerra de fato começou.
Daí em diante foi uma leitura muito emocionante e desconcertante. Como é difícil imaginar ?viver a vida? no dia-a-dia com uma guerra nesse nível acontecendo, tentando ter momentos de felicidade em meio ao caos e a desumanização.
O final é irretocável e emocionante.
Um leitura, história e conhecimento sobre a segunda guerra de personagens não tão conhecidos, mas que tiveram sua importância.

Italo Lima 20/01/2023

??SOB O CÉU ESCARLATE??
Que livro sensacional. Aqui acompanhamos a história de um herói desconhecido da segunda guerra, que passou por muitos momentos traumáticos e perdeu um grande amor.

É muito interessante acompanhar como foi o fim da guerra na Itália, como se davam as estratégias dos nazistas e dos fascistas, assim como o fim deles lá.

Outra coisa legal é saber como escrever essa história meio que salvou o autor, que estava em um momento muito difícil da sua vida. Em ralação a escrita, achei muito boa, teve um capítulo que achei meio chato, mas o restante foi muito fluído.

Enfim, gostei muito. Vale muito a pena a leitura!!

Gi 16/01/2023

UM FIEL RETRATO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
"Nunca sabemos o que vai acontecer, o que vamos ver e que pessoa importante vai entrar em nossa vida ou que pessoa importante vamos perder. Vida é mudança, constante mudança, e, a menos que tenhamos sorte suficiente para encontrar comédia nela, a mudança quase sempre é um drama, senão uma tragédia." Uma história incrível, sofrido demais, ótimo livro.

Guilherme Dehon 06/11/2022

Sob o Céu Escarlate...
Sob o Céu Escarlate é uma história sobre a Segunda Guerra Mundial passada na Itália...

O personagem principal é Pino Lella, adolescente de 17 anos que se envolve na guerra, primeiramente como um guia montanhista e logo em seguida como espião...

A História é magistralmente envolvente e terrivelmente cruel...

Os momentos de alegria são quase ofuscados pela crueldade sem limites dos Fascista e Nazistas...

Há momentos durante a leitura que chegam a incomodar muito devido tamanha violência...

Não chega a ser uma obra de arte da literatura mundial sobre a segunda Guerra, mas é muito bem escrita e fluída e retrata muito bem as poucas informações que temos sobre a invasão Alemã à Itália...

Altamente recomendado.

Felipe 02/11/2022

Um romance em meio a segunda guerra
Estava escrevendo resenhas para o YouTube e lembrei desse livro fantástico baseado na história real de Pino Lella.
Um adolescente que só queria saber de paquerar e acabou se envolvendo em várias aventuras na luta contra o domínio alemão na Itália na segunda Guerra. Livro realmente fantástico.

Ju Ragni 01/11/2022

Boa biografia
Gosto quando um livro narra fatos reais. A história pode não ser tão empolgante quanto uma imaginária, mas a veracidade compensa. Mas no caso desse livro, não falta ação, porque o personagem principal é um espião da resistência italiana em plena segunda guerra. É ambientado em Milão, nos Alpes italianos e nas Dolomitas. A descrição dos lugares é tão boa que parece que a gente está lá. A história vale a pena, o Pino Lella é simpático e num instante a gente já está torcendo por ele. E ainda peguei empréstimo free no kindle. Valeu.

Natany.Ferreira 13/10/2022

Leitura pesada
No começo foi meio chato, depois foi ficando tenso... e nunca mais melhorou.
Eu sempre achei q ele sabia q o motorista era espião.
O final realmente me surpreendeu mto.

Carol 28/09/2022

Um história que toca o coração
É um livro que não fala da guerra diretamente e sim das histórias paralelas de pessoas que participaram (querendo ou não) do evento. O livro conta a história de Pino e toda sua trajetória desde que saiu da sua cidade natal por causa dos bombardeios até o fim da guerra, tudo o que ele passou, ouviu, viu e sentiu. Achei muito interessante já que não há muitos relatos dos italianos sobre esse período. É daqueles livros que quando parece que vai ficar tudo bem as coisas desmoronam todas de uma vez, atenção se vc for sensível. Mas no geral, recomendo de olhos fechados.

Marli 05/09/2022

Emocionante!!!
Livro muito bem escrito!!!
História envolvente, arrebatadora...
Não dá vontade de parar de ler, não dá vontade que o livro termine...
História inesquecível!!!
Vale muito a leitura!!!

Aletheia (@almaletrada) 23/08/2022

Nazistas, fascistas e a resistência italiana.
Como enfrentar um guerra em 3 frentes? E reivindicar a liberdade lutando contra dois dos mais loucos tiranos da história?

Uma abordagem da segunda guerra mundial sob a perspectiva italiana, os problemas enfrentados principalmente pelo povo de Milão e seus arredores.

Giuseppe *Pino* Lella é um jovem de 16 anos que se vê em frente a um dos capítulos mais angustiantes da nossa história recente. Após quase 7 décadas do fim da segunda guerra, ele resolve contar a sua história e de toda sua família, como combatentes contrários ao nazismo.

Pino tem 18 anos quando se torna motorista do homem mais importante de Hitler na Itália, o general Hans Layers. Ele começa a usar a suástica e causar repulsa em amigos, conhecidos e membros da sua família.

O que ninguém sabe é que o jovem se tornou um espião é um dos responsáveis por desarticular a linha gótica nazista.

Contada de forma objetiva, passamos a entender como a Itália foi impactada de maneira tão brutal por dois regimes ao mesmo tempo: o fascismo e o nazismo.

Dor, sofrimento, perdas, fé e uma rede de apoio formada por pessoas que acreditavam na bondade, tornaram essa narrativa extremamente fluida. Ver a descrição da importância da FEB - Força Expedicionária Brasileira, nessa rede de suporte, com a libertação de Monte Castello, aproxima o leitor com a realidade vivida.

O melhor livro sobre a segunda guerra mundial que li até agora.

xulis 08/08/2022

Pino Lella. Um nome a ser lembrado!
Esse é um livro que me faltam palavras pra descrever, é o meu favorito da vida, e isso se comprova a cada releitura.
Um livro que retrata todo o horror da guerra, mas também toda a luta de um jovem herói italiano.
Acho, verdadeiramente, que sua história merecia ter sido contada em cada aula de história. Emocionante e inspiradora do início ao fim.
Pino Lella me ensinou muito sobre a fé, o amor e a esperança, Pino Lella é mesmo um nome a ser lembrado.

dan 24/07/2022

sob o céu escarlate - resenha
livros com temáticas que se passam na segunda guerra mundial sempre atraem minha atenção justamente pelo fascínio da mente humana em lidar com um dos piores episódios da história da humanidade. e essa forma de lidar é muito bem dolorosa na história de pino lella, jovem que se infiltra na alta cúpula do regime nazista.

eu não esperava que esse livro iria ser tão avassalador e importante pra mim. ele com certeza virou um dos meus favoritos senão o favorito, até agora. a forma em que o autor passa os sentimentos, desde amor ao ódio, vividos pelo pino, me emocionou e me fez derrubar lágrimas lendo os detalhes tão minuciosos e cortantes.

a sensação que a obra nos traz no final é mista. muita raiva pelo general que foi irresponsabilizado pelos crimes de guerra que cometeu, mas muito apreço pelo protagonista que deixa implícito seu resquício de esperança ao relembrar um ensinamento de um amor que nunca morreu pra ele:

"às vezes a felicidade vem para nós. mas, normalmente, temos que procurá-la."

Carolina.Perdigão 21/07/2022

Magnífico
Que livro magnífico, um dos que mais gostei de ler. Uma história para rir, chorar e se emocionar do início ao fim. Muitíssimo bem contada. Nota 10 pra esse livro.

JAlia 29/06/2022

Sensibilidade
Eu ainda não sei como definir este livro...eu fiquei submersa, como se Pino estivesse conversando diretamente comigo, e eu sorri, chorei e me emocionei do início ao fim.
Simplesmente uma obra magnífica e inesquecível!