The Queen of Nothing

The Queen of Nothing Holly Black

Resenhas - The Queen of Nothing

Gabi 27/07/2020

"Nem a lealdade nem o amor devem ser obrigados."
Final perfeito para uma trilogia fantástica. Olha, eu tinha expectativas muito altas pra esses 3 livros e fui muito feliz! Pra inicar digo que é um livro fácil de ler e super envolvente, eu pelo menos, fiquei vidrada e curiosa o tempo todo!

Vi muita gente falando que o livro havia sido corrido, mas eu achei ótimo na verdade, não havia necessidade de prolongar muito porque os fatos estavam sendo expostos muito bem e a Holly Black também não é muito de detalhar etc. Eu achei o enredo desse livro ótimo, me pegou de surpresa várias vezes, além de ter apresentado novos personagens interessantes.

E vamos a melhor coisa dessa trilogia: o desenvolvimento dos protagonistas! Pra mim Jude Duarte é a MELHOR heroína de livros de fantasia, ela pode conquistar tudo que quiser *apesar de não ser a mais inteligente rs*, o tanto que ela cresceu durante os livros, conquistando seu espaço com mérito próprio e muito trabalho é realmente incrível. Ela é uma mulher forte que batalha pelo que quer e não abaixa a cabeça pra ninguém mesmo quando é humilhada, a verdadeira dona de tudo.

Mas o melhor desenvolvimento vai pro Cardan, pra mim ele ganha tudo, porque a forma como ele amadurece nesse livro é incrível! Ele realmente se torna o rei que Elfhame precisa, e o final com todas aquelas coisas que ele fala é o ponto alto! Além de ele finalmente demostrar seus sentimentos e mostrar quem ele é de verdade: uma pessoa boa que foi muito rejeitada e ignorada no passado e que acaba fazendo a crueldade de escudo. Minha maior vontade agora era que tivesse um livro (ou conto) com o ponto de vista dele, seria perfeito.

O final foi bem fechadinho *e emocionante*, apesar de eu ter ficado curiosa com a Vivi e a Heather, gosto tanto delas. Mas no geral o livro é muito bem feito, eu simplesmente amo a relação da jude e do cardan e o crescimento dos sentimentos deles um pelo outro, é uma das melhores partes. Ah, e esse não tem menos brigas e sangue que os outros, adoro uma boa batalha, e não deixou a desejar! Não menos importante, fiquei muitoo feliz pela redenção de um personagem que eu gostava muito no 2° livro e fiquei feliz por ele nesse rs.

Enfim, estou muito triste de terminar essa trilogia, por mim podia ter mais uns 10 livros, me apeguei demais aos personagens e ao universo. Entretanto, fiquei muito satisfeita com o final e com um quentinho no coração, foi realmente uma experiência muito boa.

Lysa 08/09/2021minha estante
Esse livro é perfeito,mas queria que tivesse tido mais cenas de romance,é mais histórias por ser o último livro devia ser maior que os outros dois

beah 31/01/2023

Poderia ser melhor
De toda a trilogia, esse foi o meu livro menos favorito.

Achei o começo do livro um pouco arrastado, sem nada muito relevante e durante o desenvolvimento da história alguns acontecimentos se tornaram extremamente previsíveis e o final é muito corrido.

A autora repete a mesma coisa várias vezes em todos os livros, mas nesse ela se superou. A mesma frase é repetida tantas vezes que o plot acaba não sendo tão impactante.

Pra mim esse livro não parece o último de uma história. Falta desenvolvimento.

Mas, mesmo não tendo gostado tanto do final da trilogia, a Jude se tornou uma das minhas personagens favoritas de todos os tempos e o Cardan é meu novo amor literário. E é por apego aos personagens que esse livro é 4 estrelas e não 3.

gabbie 26/08/2020

TUDO PRA MIM! - ALGUÉM APAGA MINHA MEMÓRIA?
"The Queen of Nothing", em português, "A rainha do Nada", é o terceiro livro da trilogia "O povo do ar", da rainha Holly Black.
Foi sem dúvidas um livro favoritadíssimo. Chorei demais!
A autora, que já tinha feito eu me apegar aos personagens nos livros anteriores, fez intensificar ainda mais esse sentimento nesse livro.
Jude e Cardan foram uma ótima evolução de personagens, ambos aprendendo um com o outro. Um bom enemies to lovers!
Esse livro fez com que eu odiasse personagens que eu gostava, e começasse a amar personagens que eu abominava.
A obra inteira foi um grande amontado de sensações, principalmente a tensão. Personagens sempre a beira da morte acabando com o leitor.
O momento de maior tensão do livro começou, mais ou menos, faltando umas 100 páginas para acabar (ou pra menos, não me lembro). E isso me desesperou. Faltavam pouquíssimas páginas para acabar o livro e o problema ainda não tinha sido resolvido. Acho que eu estava quase enlouquecendo, e ainda aos prantos.
O final foi incrível. Muitas revira-voltas e revelações que me fizeram amar ainda mais o Grande Rei.
Quero ter minha memória relacionada a essa trilogia apagada, só para eu ler novamente e surtar com tudo de novo!
Recomendo a trilogia para todo mundo! Mais de 5 estrelas porque foi perfeito!

larissa 27/07/2020

Falar sobre esse livro me remete à montanha-russa de emoções que essa me trilogia proporcionou. Simplesmente incrível. O desfecho da história foi impressionante e me fez derrubar algumas lágrimas durante um momento do livro. Todo o desenvolvimento dos personagens desde o primeiro livro até esse último livro, foi algo que a autora realmente soube aproveitar e, embora, ela tenha matado e criado novos personagens, ela manteve os mais importantes traços nas personalidades de cada um, o que faz essa história ser tão envolvente e me deixou pedindo sempre mais. Não muito diferente dos outros livros dessa trilogia, ele trouxe reviravoltas incríveis e chocantes que dá vontade de gritar de tanta euforia. Nossa, amei demais! Já está na minha lista de livros favoritos da vida.

Ali_Alvez 05/08/2021

Tô quase chorando agora(de felicidade fiquem tranquilos kkk)
Tô feliz por ter terminado essa saga de livros maravilhosa mas tô triste por ter terminado essa saga de livros maravilhosa.

Enfim, Ressaca literária

Vitoria.Salazar 26/08/2020

A Rainha de TUDO
Depois de me calar durante toda a série eu preciso falar desse livro.
Chorei com ele, ri com ele, amei com ele, odiei com ele e aprendi que posso ser muito mais, muito, muito mesmo, mais do que as pessoas dizem que sou. E se eu não posso ser melhor que elas, então serei muito, muito pior.

Agora 1 minuto de silêncio pra minha ressaca literária.

E Cardan eu te amo!

emilly 04/08/2021

A RAINHA DO NADA
sem palavras sério.
livro perfeito !!!!! amei tudo tudo
cada capítulo um aperto no peito, tristeza e depressão
o único erro é não ter mais livro

Lanna 19/07/2022

livro perfeito
sem palavras com o quanto esse livro eh maravilhoso, se tornou meu favorito da saga ?o povo do ar?, senti tantas coisas ao longo da leitura, chorei, ri, fiquei tensa e ansiosa. a leitura e a historia me prenderam muito e a cada capítulo eu queria ler mais e mais. recomendo muito!!
Luna.Bard 19/07/2022minha estante
Muito bommm

Julia.Roloff 01/06/2020

Eu não tinha planos para ler essa trilogia, mas o final do primeiro livro me conquistou e o do segundo também.
Até agora tínhamos uma história intensa, cheia de reviravoltas, onde nada acontece do jeito que a gente espera e o leitor tem as expectativas constantemente destruídas, acho que foi por estar acostumada a esse ritmo que esse livro foi o meu menos favorito da história.
Da tudo muito certo, de uma maneira meio bizarra.
O que mais me incomodou foi o Cardan; de um rei inconsequente, cruel e imprevisível, se transformou em um mocinho típico dos livros. Louco de amores pela Jude, amigo da família dela, responsável com o reino etc. Não parecia se encaixar com a personalidade dela.
Estando acostumada as reviravoltas, traições, esse livro foi quase uma decepção. Eu achei a trama tão óbvia. Se eu fosse escrever o final da história apartir da metade do livro, ia ser algo parecido, de tão previsível.
Há algumas coisas que foram interessantes, mas eu li sabendo que no final ia dar tudo certo. A dose dramática da reta final nem me fez cócegas, e eu terminei o livro meik amargurada.
É um bom livro, mas não é tão bom quanto os dois anteriores.

Camila 19/04/2021

Espera bem mais =/
Eu estava louca pra ler esse livro!
Apesar de todo estardalhaço da série e de uma leitura bem simples, sempre achei o desenvolvimento dos personagens pobres e Jude Duarte extremamente rasa. Jurava que nesse volume todas as minhas impressões cairiam por terra! (me estrepei)
Não, por mais que eu tentasse eu não consegui gostar dessa pose “badass” dela - não encaixava, sabe? Muitos pontos sem nó durante o desenvolvimento da personagem.

O livro em si cumpriu bem o seu papel e o final não foi nada além do esperado. E claro, ficou faltando um desenvolvimento melhor do casal principal da trama. Todo o ápice da série acontece nas últimas páginas e de forma muito corrida.
Pode parecer que eu odiei os livros, rs, mas em suma a forma como o “mundo mágico” feéricos foi desenvolvido foge do padrão que vemos e foi bem interessante de conhecer. Foi uma boa trilogia para sair de uma ressaca literária :)

Steph 30/09/2020

Eu tô no chão. Eu não sei o que vai ser da minha vida sem Cardan e Jude pra me alegrar e me atormentar. Mds eu amo tanto. ??