Artemis

Artemis Andy Weir

Resenhas - Artemis

Karol 08/05/2022

ARTEMIS
Não da pra descrever o quanto isso aqui foi torturante. A ideia do livro, o plot é muito bom mas acho que poderia ter deixado só um pouco de lado a ficção e ter mais ação, o livro é muito parado, em uma pagina o cara explica mais do que um livro didático, sem falar das piadas sem graça nenhuma, de cunho sexual e machistas. E muitas dessas piadas vinham de momentos sérios, muita imaturidade.

Jazz é muito mesquinha, chata e muito sem sal, não senti nenhum apego ou conexão com ela, ela se acha muito e faz as coisas por ganância e egoísmo. Os personagens não tem um bom desenvolvimento, e muita coisa na história só foi tacada e chegou no final não entendi o seu propósito.

Uma parte que gostei do livro é as citações de física,gostei das citações sobre soldagem e usinagem achei bem interessante, porém quem não conhece os termos técnicos não entende nada do que está sendo dito. O que não gostei foi que o cara não se deu o trabalho de pesquisar sobre o Brasil, e se pesquisou foi bem errado.

O autor tem uma boa reputação com perdido em marte mas esse livro foi péssimo.

Dudu 22/11/2023

Gostei muito da trama criada. A escrita do autor é bem fluída e possui um humor que me agrada.

O grande destaque, para mim, fica por conta da personagem principal, que cativa com sua personalidade e é quem faz a história girar.

Achei bem criativo o ambiente criado. Algumas descrições são bem técnicas e um pouco exaustivas, principalmente para quem não é muito chegado em física e química (como eu), mas dá para passar tranquilo por essas partes, sem se perder da história.

Livro obtido por meio de troca do Plus. Então, gostaria de aproveitar e agradecer a Jessy Martins por ter possibilitado o contato com essa obra!

brugoo 30/05/2021

bom para passar o tempo
é um livro legal, eu gostei da história em si, porém, não consegui dar mais estrelas por algumas coisas indesejáveis... a começar por comentários sem noções da protagonista, e isso me leva a outro ponto, o autor não soube desenvolver uma protagonista feminina.... algumas coisas meio forçadas que claramente você percebe que foi um homem cis que escreveu a protagonista, outras coisas e enfim, acho que deu pra entender. fora isso, foi uma leitura boa, a história em si me prendeu, um pouco no final que não me surpreendeu mas foi ok

parzival 08/07/2021

ruim
se eu pudesse daria uma nota negativa pra esse livro

Vinicius Nathan 24/10/2023

Pra quem gosta do estilo de ficção científica realista que o autor apresentou em "Perdido em Marte", com certeza vai se identificar com essa leitura, mas infelizmente não compartilha da mesma qualidade e não me prendeu tanto quanto "Devoradores de estrelas".

Juliana3145 26/07/2022

Ficção cientifica com thriller, tem como isso dar errado? tem, mas nesse caso não deu rs
Simplesmente pilantragem, morte, corrupção, máfia e contrabando ambientados em uma cidade na lua. Sim, a premissa desse livro é perfeita e atendeu todas as minhas expectativas. A protagonista é uma das mais apaixonantes que eu vi em livros ultimamente, eu amei DEMAIS ela e o humor dela, sério eu ria demais de uns comentários debochados dela. Ela é muito esperta, forte, determinada, e sabe se esgueirar de qualquer problema com aquele "jeitinho" que nem sempre está dentro da lei. Eu achei ela uma personagem muito real, imperfeita e com arrependimentos, mas que sempre busca fazer o certo, mesmo que não pareça kkkk. A escrita é MUITO boa também, eu gostei muito de como a história foi se desenrolando com suspense e diálogos espontâneos/engraçados. A única coisa que eu sei que pode incomodar nessa leitura é a intensa descrição científica que o autor dava pros fatos que iam acontecendo, quase como se a gente estivesse lendo um livro de física didático. Isso pode incomodar algumas pessoas e eu confesso que me deixava levemente perdida as vezes, mas eu gostei muito dessas explicações pq, pra mim, foram como provas de que essa trama é possível de acontecer na vida real. Na minha percepção, isso deu um toque de realismo pra história e mostrou que o autor realmente sabe doq ta falando, fez com que o desenrolar todo da história não fosse nada raso, e se tem uma coisa que eu odeio é fantasia/ficção cientifica rasa e sem nexo nenhum. A forma como a parte política é tratada nesse livro também é muito interessante, percebe-se que o autor é um cara inteligente. Outra coisa que me deixou muito feliz foi a relação de pai/filha e de amizade, e as migalhas de romance, que esse livro mostrou. Tudo muito bem abordado e explorado, de forma que mesmo que o foco do livro tenha sido a trama de suspense e esses personagens não tenham sido 100% aprofundados, me fez sentir como se fossem meus amigos e eu estivesse ali vivendo com eles. A representatividade brasileira também me pegou muito HHAHAHA não vou falar muito pra não dar spoiler, mas achei muito engraçado o autor adicionar um personagem de MANAUS nessa história KKKKKKKKKK amei demais. A revelação da trama em si não me chocou tanto assim, mas achei bem legal e faz muito sentido. Além de tudo, esse acontecimento no final me deixou super angustiada e eu adorei, não esperava mesmo. Resumindo, não concordo com todas as críticas que esse livro recebe, porque além de ser uma história sensacional com personagens super cativantes, não é nada entediante e diverte muito o leitor. Amei.

João 05/11/2020

Artemis foi indicação de um amigo, porque eu vivo falando que amo histórias sobre o espaço, a lua e tudo mais, e olha, que indicação massa!
Artemis conta a história de Jazz, que ainda criança, mais precisamente com 6 anos, foi com o pai morar na primeira cidade lunar, Artemis. (Que é a deusa da caça, da lua, da castidade) Quando cresce, Jazz se torna uma contrabandista. Mas apesar dos delitos, a gente consegue se afeiçoar a personagem rapidamente. O problema acontece, ou melhor, a história se desenvolve, quando Jazz se deixa levar pela ambição (ou necessidade) e ela se vê no meio de uma conspiração para controlar Artemis.
Até que a ação comece de fato, o autor, Andy Weir (também autor de Perdido em Marte), apresenta vários dados sobre Artemis, nos apresenta a cidade, seu funcionamento, algumas informações que nerds com certeza vão se interessar. O que acaba dando um ritmo maçante a leitura, mas que a gente nem lembra quando a história toma forma.
Apesar de ser americano, Andy foge do padrão, e não retrata Artemis como sendo uma ideia americana, que surgiu com a Nasa. Artemis é uma cidade criada pelo Quênia. E quebrando todo ideal da branquitude quando vemos viagens ao espaço, Artemis consegue reunir uma diversidade de nacionalidades, culturas, e aborda questões socioeconômicas.
Por fim, espero que você não tenha problema com palavrões. O humor debochado de Jazz vai te conquistar, sem falar na inteligência... amada? Que garota inteligente! É uma leitura interessante e divertida e que vale a pena se permitir. Físicos e químicos vão dar cinco estrelas haha

Janaina 20/02/2024

Amei!
Eu já era fã do autor desde que li "Devoradores de Estrelas", então as expectativas já eram altas, mas, óóó...

Carol 16/01/2022

A história se passa no futuro, em Artemis, a única cidade na Lua. O autor construiu essa cidade muito bem, com uma explicação bem detalhada que torna mais fácil de imaginar. Porém, achei algumas tecnologias usadas pelos personagens iguais as atuais, sendo que eu esperava algo mais avançado, já que na época em que se passa a história é possível morar na Lua.

A personagem principal, Jasmine Bashara (Jazz), me incomodou bastante. Não sei se o autor tentou criar uma mulher decidida e livre, mas pelo modo de ela falar e suas atitudes, a personagem parecia mais um homem do que uma mulher. Outra coisa que me incomodou é que no livro a personagem tem 26 anos, mas age como se fosse uma adolescente. Já que ela é a protagonista e narradora da história, achei que o autor falhou na construção dessa personagem.

Quanto aos outros personagens, gostei bastante deles e achei a construção dos diálogos excelente. A narrativa é muito fluída e cheia de ação depois da metade do livro, apesar de o autor descrever certas cenas de forma específica demais, e foi por esse motivo que acabei dando 3 estrelas para esse livro.

Agatha Cristine @pg.estrelas 04/08/2020

Artemis é melhor do que eu esperava
? Minha opinião.
Devo admitir, fazia tempo que eu não lia um livro de ficção científica, e fazendo essa leitura notei como estava sentindo falta, eu devorei cada página, a ponto de me surpreender. A escrita é ótima, e a personagem principal é maravilhosa, Jazz é inteligente a ponto de você se sentir burra hahaha , mas de forma boa, ela é contagiante, empolgada, engraçada, não desanima fácil, uma mulher forte e sem tabus. Eu amei ver uma personagem que é para frente e que se valoriza, sendo escrita por um homem. Devido a isso, fiquei atenta aos detalhes da personagem, e sim, podemos ver diferenças, mas eu adorei a forma que ele levou a personagem.
Amei como Jazz admite seus erros e os aceita sem se odiar no processo. A trama se intensifica a cada passo, a ponto de você querer saber como que tudo será resolvido, mas Jazz com sua inteligência está sempre a frente pensando no próximo passo e resolvendo seus problemas da sua forma.
Tenho que ressaltar sobre o fato do autor falar muito sobre física e química no livro, eu compreendo de certa forma por ser em um ambiente diferente, já que é uma história passada em uma cidade na lua, mas as vezes me sentia perdida em algumas explicações, e consequentemente demorava mais em algumas partes, porém tirando isso, o desenvolver da história não deixa a desejar, o autor leva tudo muito bem e de forma bem explicada, mas que as vezes me pareceu confuso.
Super recomendo o livro para quem curte ficção científica.

Bruna3810 23/02/2023

Por que algumas pessoas falam tão mal desse livro?
Acho que é porque a protagonista não é a clássica heroína, muito pelo contrário. Ela vai contra todas as normas impostas às mulheres e toma decisões moralmente questionáveis.

Mas isso não me fez gostar menos do livro. Eu me diverti com as suas tiradas irônicas, e fiquei a todo momento curiosa para saber o que ia acontecer na próxima página.

Se você quer uma protagonista que não erra, que segue as regras, que é um exemplo de pessoa, não leia esse livro. Mas se você entende que existe todo tipo de gente no mundo e que as histórias de pessoas com valores diferentes dos seus também podem ser interessantes, você pode gostar desse livro assim como eu.

O livro se passa na lua, é cheio de ação, suspense e ironia. Recomendo ;)

Caio 24/12/2022minha estante
Poxa que pena. Mas acontece. Bora para o próximo.

Lelouch_ph 24/12/2022minha estante
Eu gostei bastante do livro e da protagonista apesar do egoísmo dela, ela meio que aprende ao meu ver. E concordo sobre a parte da Brasileira.

Helo 30/04/2022

Bonzinho, mas poderia ser bom de vdd...
Foi o primeiro contato que tive com autor que é muito conhecido por "Perdido em marte", e me decepcionei bastante.

O livro nos conta a história de uma mulher que é contrabandista em uma cidade na lua, chamada Ártemis. Ela é muito inteligente e por isso é contratada para fazer um serviço grande (ilegal) por muito dinheiro mesmo, e é aí q a história começa, pq ela se mete em uma confusão enorme e se encontra precisando salvar Ártemis, sua casa desde que tinha 6 anos.

Uma história com um potencial imenso sério, mas que acaba ficando chata pelas piadas sem graça de cunho sexual, que o autor faz a cada página praticamente. Sem contar que a protagonista é uma mulher incrivelmente inteligente e sempre nega seu potencial, acha ruim qnd falam e sem nenhum motivo para isso. Fiquei esperando um motivo no final do pq ela era assim, mas n tinha.

O livro foi melhorando mais pro final pq as piadinhas deram uma parada, e um ponto positivo são as explicações científicas que autor faz de fácil compreensão. O livro se torna interessante pelo universo q se encontra, pq deixou a desejar muito com os personagens e o desenvolvimento deles.

Sem contar o erro do autor, ao colocar Sánchez como um sobrenome para personagens brasileiros. Pelo que vi ele já tem histórico e já fez isso em outro livro.

Uma pena realmente, pq é uma história boa e original, que se tivesse sido escrita de uma maneira melhor seria um livro ótimo.

Gian 11/12/2022

"Jazz Bashara nuca desejou ser uma heroína. Na verdade, ela é uma criminosa, uma pequena contrabandista.
A vida em Artemis, a primeira e única cidade da lua, é difícil se você não for um turista ou um empresário rico, ainda mais se está com dívidas e seu trabalho mal cobre o aluguel.
Por isso, quando surge a oportunidade de ganhar uma enorma quantia cometendo o crime perfeito, Jazz não consegue recusar. A questão éque esse delito é apenas o começo de seus problemas, pois a fará cair no meio de uma conspiração pelo controle de Artemis."

Suh 04/11/2020

Adorei
Primeiro livro do Andy que leio e adorei o estilo da escrita dele. A história é bem desenvolvida e o toque de humor faz a diferenca, não parece um livro cansativo.