O que terá acontecido a Baby Jane?

O que terá acontecido a Baby Jane? Henry Farrell

Resenhas - O que terá acontecido a Baby Jane?

Carol Kowalski 02/05/2024

O livro me surpreendeu positivamente, dado ao fato de que não sou a maior apreciadora do horror gótico; mas a escrita prende ao ponto de querermos saber o porquê da relação delas ser assim.
A primeira parte do livro é bem envolvente e constroi todo o ar de medo que envolve o ambiente. Depois da metade, caiu um pouco o meu entusiasmo pela leitura e por vezes achei até se estender um pouco além do que poderia; ao contrário do plot, que apesar de bom (não desconfiei de nada!!), achei meio corrido. Literalmente palavras vomitadas ao personagem ouvinte. Ainda assim vale à pena, o final é definitivamente perturbador e me lembrou muito o final do filme Pearl.
Me surpreendi ao ver que esta história acaba bem antes do fim do livro, e temos mais 3 contos do autor. Gostei de todos, embora o primeiro tenha sido com certeza o meu preferido (e diz que foi inspiração pra outro filme; mas não vi).
Gostei da experiência, vale bastante a leitura e já havia me instigado à ver o filme, agora fiquei curiosa pra ver ambos os longas.

Igor Azevedo 20/04/2024

Um clássico que tive o prazer de ler! Eu não conhecia a história, sequer o reconhecimento que ela possui até mesmo no cinema e achei a escrita bem fluida, porém senti que faltou algo. Gostei bastante do plot, porém acabei demorando para compreender. Bem legal!

Chanyeolsacudo 25/03/2024

Tão bom quanto o filme
Assisti primeiro o filme.Me interessei bastante e consegui achar o pdf.
É um suspense muito bom e que prende bastante na hora da leitura. Simplesmente fantástico!

Ana Caroline 17/03/2024

Ciúme, inveja e amor entre irmãs. O livro o que terá acontecido com baby June mostra a dinâmica familiar entre June Hudson e sua irmã deficiente Blanche.
Retrata como a fama para crianças pode deixar a cabeça dessas crianças toda estragada?
Foi o que aconteceu com June que após anos ainda acha que as pessoas a reconhecem e quer voltar a ser famosa.
Por outro lado sua irmã conseguiu a fama quando adulta e isso acabou desenvolvendo entre elas uma situação de carência e dependência.
Tem um plot no final, mas nada muito avassalador. Vale a leitura, tem mais alguns contos tbm.
Ler esse livro me fez ter vontade de assistir o filme e ver as atrizes de Hollywood nos seus anos dourados .
Ana Caroline 17/03/2024minha estante
Corretor corrigiu Jane para June**

AliJu 06/03/2024minha estante
A capa desse livro é muito linda!

Mari 06/03/2024minha estante
Sim. Inclusive, quando comprei foi justamente porque achei a capa linda, kkkk.

Kaylane29 27/02/2024

As irmãs do Caps
Eu comprei esse porque vi que era da darkside e tava muito barato, e ainda bem porque eu gostei bastante da leitura, depois descobri que tem um filme bem antigo que é literalmente PRETO E BRANCO que conta a história desse livro e eu nunca pensei que fosse gostar, achei o final bem subjetivo mas achei a leitura ok na época.

Thamyres carrari 10/02/2024

Um belo clássico
Livro muito bom que viaja sobre os fantasmas da mente de Jane sua loucura e prisão interna. Tem uma adaptação cinematográfica extremamente fiel ao livro.

3 contos subsequentes sendo o primeiro mais envolvente e que também tem adaptação cinematográfica

TRECHOS

"Pensar era realmente doloroso para ela; sua mente parecia quase machucada de cansaço"

"Provavelmente por causa da Depressão, e todos os problemas que as pessoas estavam tendo; elas precisavam ver coisas bonitas para tirar seus pensamentos de si mesmas."

"ela se sentiu subitamente vazia e fria por dentro."

"seu subconsciente, de que outra experiência traumática pudesse levá-la de volta à loucura."

"Era como se, ao fazer da maneira correta as coisas externas ao seu mundo, pudesse se livrar do seu caos interno."

"Pensar era realmente doloroso para ela; sua mente parecia quase machucada de cansaço."

TRECHOS CONTOS

?Eu quero ver você parar de desperdiçar sua vida? embora só Deus saiba por que eu deveria me importar.?

?É uma tática muito boa que aprendi, fugir quando sua vida está ameaçada.?

clara2026 03/02/2024

Que livro sensacional
não consegui prevê nada do que a jane poderia fazer simplesmente uma velha maluca que não suporta o fato da irmã ter tido uma grandiosidade e ela ser esquecida depois de adulta e blanche uma velha coitada que ainda tinha um carinho pela irmã apesar de tudo e quando resolveu dar um basta só ladeira abaixo
mn e esse final.. jane em sua completa loucura

amanda.gravena 27/01/2024

O livro é foda. Não sei descrever de outra forma. É estranho, um pouco tenebroso e divertido. Depois de ler, li o livro. Achei muito fiel, com duas atrizes mais famosas da época, que inclusive eram rivais na vida real e chamou muito a atenção do público na época. É um filme preto e branco e antigo, então você não imagina que seria tão lúdico e fiel ao livro, mas é.
amanda.gravena 27/01/2024minha estante
Vi o filme * ?

Clio0 27/01/2024

Blanche Hudson é uma famosa atriz que ao ficar paraplégica em um acidente de carro, se torna dependente dos cuidados da irmã Jane, uma ex-atriz famosa quando criança, que a odeia verdadeiramente.

A escrita de Farrell é leve, em alguns momentos até estranha, ao relatar a rotina das irmãs, e isso se deve pelo clima pesado que aos poucos se instala. Janes é uma pessoa desequilibrada, uma psicopata que nunca foi diagnosticada e que então tem uma pessoa indefesa em suas mãos.

As cenas de cuidados são as mais pesadas... não por serem explícitas, quase não há isso no texto. Mas, pelo sadismo emocional que move as ações de Jane e dos quais Blanche é incapaz de se defender.

É um ótimo livro de suspense, e eu ainda recomendo aos interessados que assistam o filme de 1962 com Bette Davis e Joan Crawford - duas atrizes que igualmente se odiavam.
Cecília 27/01/2024minha estante
Uau,

Borboleta Literária 12/02/2024minha estante
quero ler! me da um spoiler? ele tem um final satisfatorio? ou "feliz"?

Tefi 30/12/2023

O terror - e as mentiras - dentro de casa
Que livro incrível e que escrita que prende o leitor!

Começando pelo livro, a capa é dura, a edição linda. A Darkside arrasou. Além do livro "O que terá acontecido a Baby Jane?", a edição ainda trás três contos do autor: O que terá acontecido à prima Charlotte, A estreia de Larry Richards e Primeiro, o Ovo. Todos os contos tem um quê de suspense, terror e fantasia. Meu preferido foi o da Prima.

Sobre a história do livro: duas irmãs, muito passado e uma casa aterrorizante. Durante todo o livro há uma sensação estranha e um questionamento do que aconteceu de verdade, e durante o livro alguns detalhes e algumas cenas são mostradas. A escrita é fluída e a narrativa é construída de uma forma a prender o leitor, dando vontade de sempre querer saber o que aconteceu: ela morreu? Ela está bem? O que aconteceu?

Para quem gosta de suspense, o livro é imperdível!

Carol 11/12/2023

Ler muitos trilhos psicológicos faz com que às vezes as histórias não têm o mesmo impacto de uma pessoa que não tá tão acostumada a esse tipo de leitura. O livro é bom, as partes sobre a comida realmente causava aflição. E o final em si surpreende, mostrando que não existe ninguém totalmente bom ou mal ambos são uma mistura dos dois.

Well.Machado 09/12/2023

UM DOS MELHORES LIVROS QUE JÁ LI NA VIDA! ???
Quando se fala sobre terror psicológico é bem comum que generalizem esse tema e pensem que qualquer gênero que inclua terror automaticamente também possua teores psicológicos. Mas não é bem assim. Agora, se tratando desse livro, o verdadeiro terror psicológico está 100% presente nessa trama perturbadora do início ao fim.

*_O Que Terá Acontecido a Baby Jane?_* é a verdadeira representação de um forte e intenso terror psicológico que se mistura ao clássico horror gótico. A trama em geral é tão insana que é o tipo de livro que nos faz refletir por dias sobre o que realmente aconteceu ali, causando até em certo ponto uma sensação de claustrofobia pelo ambiente onde tudo se passa. De um certo modo essa trama nos conduz a se infiltrar na mente doentia das personagens centrais da trama, principalmente a de "Baby Jane". É um livro pesado, com cenas fortes e muitas vezes perturbadoras, que mostram sem qualquer pudor, o lado mais sombrio e doentio do ser humano e os atos que alguém é capaz de cometer movido a loucura e insanidade.

O que terá acontecido a Baby Jane? nos apresenta a história das irmãs Jane e Blanche Hudson, duas senhoras que vivem juntas e sozinhas numa mansão. Jane foi uma atriz mirim que fez um sucesso tremendo no teatro e era conhecida como Baby Jane, que na época, era responsável pelo sustento de toda sua família, sendo assim a queridinha de seu pai. Depois de passada a infância, Jane logo viu sua fama desaparecer, e isso foi algo com que nunca soube lidar. Já ao oposto, Blanche encontrou o sucesso depois de crescida, se tornando uma grande estrela de Hollywood e ofuscando totalmente a irmã, que caiu no esquecimento.

A narrativa da trama é repleta de flashbacks e isso faz com que aos poucos nos seja apresentado cada vez mais sobre o passado das irmãs Hudson e o que as levou a decadente e triste vida que levam atualmente.

Num dos primeiros momentos da trama, somos apresentados a Baby Jane Hudson, a "adorável" criança que fazia sucesso nos palcos. Mas o que há por trás de tudo isso é uma criança extremamente mimada e manipuladora, que logo de início já mostra sua verdadeira face arrogante e egocêntrica. E o que poderia ter acontecido com uma criança dessas? Não haveria outro destino se não uma eterna amargura.

A forma como as irmãs Hudson passaram anos sozinhas e "enclausuradas" no ambiente daquela mansão antiga nos faz refletir de certo modo até que ponto isso pode ter afetado o psicológico de ambas. Outra vez, mais especificamente, o de Jane. O autor nos entrega aos poucos e de uma forma magistral toda a loucura e insanidade por trás de Jane Hudson, uma personagem que sem sombra de dúvidas rouba todas as cenas para si com sua loucura e insanidade sem fim. Em certo ponto da história é mostrado que Jane nunca superou seu passado e sonha até hoje em voltar aos holofotes como na infância. Esse é um dos principais pontos que a deixaram com a mentalidade extremamente frágil e abalada, pois apesar de se passarem mais de 40 anos, ainda se comporta muitas vezes como uma criança, como a "Baby Jane", uma fantasia sem fim onde ela ficou presa e nunca amadureceu.

Citando um trecho da música que foi cantada pela eterna Bette Davis, que deu vida a Jane Hudson na incrível adaptação cinematográfica do livro, podemos entender ainda mais o que havia por trás de toda a história envolvendo Baby Jane.

?Aqui está o que aconteceu com Baby Jane
Ela não cresceu, ela apenas envelheceu
Ela estava esperando por aquele grande dia
Que o papai dela disse que viria
Isso é o que aconteceu com Baby Jane.

Aqui está o que aconteceu com Baby Jane
Ela pensou que o mundo estava a seus pés
Isso é o que seu pai disse que era verdade
Mas o papai dela nem sempre soube
Seu papai nem sempre sabe.

Então, nos últimos quarenta anos
A vida dela não tem sido nada além de lágrimas
O papai dela disse que algo ótimo estava para ser
E ela esperou e esperou e esperou, e ela esperou.
E foi isso que aconteceu com a Baby Jane...?

Por fim, numa trama incrível e envolvente onde prende o leitor desde as primeiras páginas, o autor ainda nos reserva um grande e surpreendente plot twist no final, deixando um momento de reflexão de que tudo poderia ter sido diferente na vida das irmãs Hudson, se ao invés de se levaram pela inveja, ódio e ressentimento que sentiam uma pela outra, tivessem sido realmente unidas e cuidassem uma da outra.

O Que Terá Acontecido a Baby Jane? é sem dúvidas um dos maiores clássicos de terror psicológico e horror gótico que a literatura já viu e essa edição IMPECÁVEL da Darkside ? faz totalmente jus a qualidade incrível dessa trama. É um desses livros que você lê e realmente fica preso por dias na sua mente! ???

?O que aconteceu com Baby Jane?
Ela sabia dançar, ela sabia cantar
Fazia o maior ringue do teatro
Jane poderia fazer quase qualquer coisa

O que aconteceu com Baby Jane?
Quando ela caminhava pela rua
Todo o mundo estaria a seus pés
Não havia ninguém tão doce
O que aconteceu com Baby Jane?

Eu vejo seus filmes antigos na TV
E eles são sempre uma emoção para mim
Meu pai diz que eu posso ser igual a ela
Bem, eu gostaria, eu gostaria, eu gostaria, eu gostaria de ser.

O que aconteceu com Baby Jane?
Com seu sorriso, com seu cabelo dourado?
Por que tudo deve ser tão injusto?
Não sobrou ninguém para se importar
O que realmente aconteceu com Baby Jane??.
Machado 09/12/2023minha estante
RESENHA IMPECÁVEL!!!!! ???

BangoBook 05/12/2023

Uma atriz mirim que não aceitou crescer e o sucesso da irma
Um livro com capítulos curtos, oque gosto muito kkk
A narrativa é impressionante e a rivalidade gratuita entre a irmã mais velha que era uma estrela mirim, comba irmã mais nova que se tornou uma estrela madura, demontrano quão longe alguem pode ir por conta do narcisismo.
Existe um filme, o fato interessante sobre o filme é que as atrizes que interpretaram Baby Jane e a Blanche, realmente se odiavam na vida real, oque deu um tempero a mais.