O que terá acontecido a Baby Jane?

O que terá acontecido a Baby Jane? Henry Farrell

Resenhas - O que terá acontecido a Baby Jane?

Carol Martins 03/03/2022

Frustrante
Livro de terror gótico do escritor Henry Farrel. Já vou começar falando sobre a história "O que terá acontecido a Baby Jane" que me deixou um gosto amargo na boca. A narrativa tem vários probelmas no ritmo, arrastadíssima, não me cativou de maneira alguma, parecia que quanto mais as coisas iam acontecendo, mais eu desanimava com a história. Não gostei, nota 2,0.

Já o conto "O que terá acontecido a prima Charlotte é um pouco mais interessante, mais fluído, mais misterioso, me prendeu um pouco mais, porém ainda assim não amei. Razoável, nota 2,5.

O conto "A Estreia de Larry Richards", não entendi a proposta, nota 1,5.

Já o último conto, "Primeiro, O Ovo" achei até mais interessante, me diverti lendo e achei a história mais diferente de todas, apesar de que TODAS têm muitas semelhanças. Nota 3,0.

Tanto a Baby Jane, como a Prima Charlotte foram adaptadas para o cinema (são filmes antigos) talvez possam ser mais interessantes do que os livros em si, vou tentar assistir pra ver se mudo de opinião.

No geral, é um livro arrastado, com personagens estranhos, tenta passar um mistério, uma tensão, mas é tão arrastado que desanima. Queria ter gostado do livro, o trabalho da Darkside está impecável, bem diagramado, cor linda, mas não, não deu certo comigo, espero que funcione com outras pessoas.

Eduardo 16/02/2022

Bom eu particularmente esperava que fosse um livro que iria me marcar, mas não foi bem assim... O romance gótico O que terá acontecido a Babe Jane? É interessante, porém não gostei do final aberto eu particularmente não gosto que termine dessa forma... Quanto aos outros contos foram razoáveis.

Duda @pagesofduda 14/02/2022

Menos que esperei
Achei que seria melhor, não é ruim, mas o fim?. Argh! ???????? me decepcionou bastante, não li os contos

Paula 10/02/2022

Me decepcionou
Livro lindo, Darkside tá de parabéns por essa edição. A história em si, não me agradou.

A começar por Baby Jane: instigante nas primeiras páginas. Depois, vai ficando cansativo e tem um final péssimo. Não explica nada, embora dê a entender algo já esperado.

Já na parte dos contos, eu amei ?O que terá acontecido a prima Charlotte??. Pra mim, foi bem superior à história de Baby Jane. O segundo conto não gostei, não entendi nada kkkkk e o último achei bem louco e engraçado.

No fim das contas, não indico. Tive expectativas frustradas.
Carol Martins 03/03/2022minha estante
Tive a mesma opinião que você sobre tudo kkk. O romance é triste de tão ruim, o primeiro conto é interessante, o segundo é incompreensível e o terceiro é engraçado. Fiquei triste porque queria ter gostado do livro, mas acontece, nem todo livro funciona

Paula 05/03/2022minha estante
Ainda bem que não somos as únicas kkkkk senti tudo isso. Também queria muito ter gostado do livro (tanto pelo preço quanto pela beleza), mas infelizmente não funcionou :(

Paula 05/03/2022minha estante
Quero ver o filme pra ver se melhora ou piora a minha opinião kkk

Carol Martins 05/03/2022minha estante
Também vou tentar assistir o filme, vai que rola, né? Kkk

Vic 07/02/2022

Ok.
Comecei o livro achando que seria péssimo, e sinceramente, nem sei o porquê kkkk. Mas, enfim, eu gostei dessa edição da darkside, tem um vocabulário bom e é fácil acompanhar a estória levando em consideração que as primeiras edições desse livro já fazem muitos anos.
Eu não achei um livro extraordinário, mas também não digo que é ruim, ele apenas não entregou muito mais do que um thriller entregaria. As personagens principais têm uma construção legal e não é um livro super descritivo ou repetitivo, o que me faz dizer que é bem construído. Eu não diria que é um livro que assusta, mas ele tem momentos de tensão que são bons para a estória, é um livro legal, porém, não espere grandes coisas.

estantedogabs 04/02/2022

Pra quem assistiu Feud, de Ryan Murphy, a história das irmãs já é conhecida.

O livro lançado em 1960 conta sobre as irmãs Jane e Blanche. A primeira fez seu nome nos palcos de teatro há muitos anos, enquanto Blanche se tornou uma estelar de Hollywood. Os anos se passaram e o peso de seus passados criou sentimentos pesados que começam a ameaçar esse relacionamento.

Por já ter conhecido um pouco da história e ter lido muitos comentários positivos, criei uma expectativa muito grande. Não achei o livro ruim! Mas acho que pensei em algum muito maior e acabei não achando tuuuudo isso.

A DarkSide caprichou muito nessa edição. A capa marcante, com cores chamativas e um toque mais macio que chama atenção assim que o temos em mãos.

O drama com esse toque de terror psicológico é bastante intrigante e eu recomendo.

vn_farias 23/01/2022

livro arrastado
o livro é bem escrito mas achei muito arrastado. foi uma péssima escolha começar por ele esse ano e acabou me deixando de ressaca, tudo que envolve o conto tem uma história interessante por trás ainda mais no que diz respeito a introdução e as curiosidades sobre a adaptação cinematográfica.

demorei muito pra passar do meio da história onde nada acontecia mas chegando perto do final foi ficando minimamente frenético o que me fez gostar mais do livro.

já na parte dos contos demorei uma eternidade pra criar coragem e ir ler. o primeiro é ótimo valeu muito a pena, definitivamente o melhor entre os três. mesmo com o final confuso e que me deixou sem entender até agora o que aconteceu direitoKJKKKKKKKKKKK (os outros foram fracos)

itzar 16/01/2022

As loucuras desse livro
O livro tem um começo um pouco lento, mas com capitulos curtos um pouco depois ele acaba tornando a leitura menos cansativa e pesada, uma das coisas que mais me fez amar esse livro foi como ele entra na cabeça de cada personagem mostrando como cada um funciona, que todos tem algo de ruim dentro de si, a loucura da jane é brilhantemente empregada, principalmente na ultima cena, eu recomendo demais esse livro e daria cinco estrelas se não fosse pelo começo um pouco cansativo.

Vivian369 07/01/2022

Maravilhoso!
A história é simplesmente maravilhosa, daquelas que te prende do início ao fim. Não é atoa que li em apenas 5 dias.
São acontecimentos chocantes e reviravoltas simplesmente fantásticas!
A leitura é cheia de suspense, mas o ator a escreve de forma tão simples . Apenas elogios e gratidão por ler esse livro! ??

Marcela.Gobel 31/12/2021

Difícil avaliar, pois tenho um apego com essa história. Sou muito fã do filme há anos. E foi interessante ler e perceber as diferenças e semelhanças com o filme. Vale a pena a leitura sim, e o filme também.
Nunca havia lido nada desse autor, ele é bem detalhista (muito muito mesmo), então em alguns momentos foi um martírio para a minha ansiedade rss

Izzie 16/12/2021

Inesquecível
Não consigo imaginar uma forma melhor de construir uma narrativa sobre duas irmãs com vidas conturbadas, estrelas aposentadas do cinema que quase abandonaram completamente a fama. Primeiro você odeia Jane, só que isso pode mudar após ver um pouquinho do lado dela.

Andressa 14/12/2021

Da série de livros encalhados, mas surpreendentes
Baby Jane Hudson foi um fenômeno do teatro vaudevile, famosa pelo talento em cantar, dançar e atuar, a jovem estrela era a responsável por lotar muitos espetáculos se apresentando como a "Pequena Dançarina Sapeca de Duluth". Mimada por um pai orgulhoso e feita provedora da família muito nova, a mãe e a irmã Blanche tornaram-se apenas adereços perto de sua luz, invisíveis e sem voz diante de seus caprichos. Infelizmente, a sua carreira artística não foi a mesma ao crescer e o brilho, antes inegável, de repente, se apagou. Com a ascensão da irmã, Jane se torna a coadjuvante da própria vida e de sua carreira, pois além de dever a Blanche todos os trabalhos posteriores em Hollywood, agora tem de conviver com milhares de pessoas embevecidas não com ela, mas com a beleza, o talento e a elegância da irmã. Perdida em várias doses de whisky e rancor, Jane e Blanche sofrem um acidente que deixa Blanche paraplégica no auge do estrelato e unicamente aos cuidados de Jane.

Pouco sinistro?

A narrativa da história é construída na terceira pessoa e intercala as vozes entre seis personagens, entre eles as irmãs Hudson, além dos demais que se apresentam no decorrer da história. A escrita de Henry Farrell é densa, detalhista em alguns aspectos, exprime muito bem o cenário de perigo, o suspense nas entrelinhas, a fragilidade de Jane e de Blanche e também da relação extremamente delicada das duas.

Chega a ser divertido acompanhar o que virá a seguir, o que cada uma vai aprontar e até escolher um lado na rixa das Hudson. Comecei o livro amando uma, e no final, entendendo melhor o panorama todo, foi inevitável não amar e enxergar o lado da outra irmã, pois a culpa nunca foi só de uma delas, mas das duas.

Um ponto negativo dessa escrita densa do autor, é que também cansava de vez em quando e interrompia a fluidez do enredo por vários momentos. Mesmo se tratando de uma história relativamente curta, esse fator e a prolixidade de Farrell ajudavam a atravancar a continuidade da história. Por exemplo, tem uma narração de três páginas pra fazer a entrega de um bilhete. Mas, no mais, tem um enredo impactante, cheio de mistério e reviravoltas.

O primeiro livro do autor publicado no Brasil, retornou às livrarias de cara nova pelo selo da Darkside, com um design rosa, capa almofadada, corte preto, imagens icônicas do filme, fitilho e tudo. Apesar da história principal ser da Baby Jane, a editora entrega aos leitores de Farrell (os familiarizados e os de primeira viagem) uma edição especial com uma bela introdução sobre a vida do autor, a construção de Baby Jane e os segredos da produção de cinema protagonizada por Joan Crawford e Bette Davis. Além disso, quase no fim do livro, há três contos de presente: "O que terá acontecido a prima Charlotte", "A estreia de Larry Richards" e "Primeiro, o ovo", obras que nos ajudam a conhecer mais da escrita dele.

Para os fãs de terror e horror, indico a leitura de "O que terá acontecido a Baby Jane?" de olhos fechados, bastante segura de que deve agradar demais, tanto pelo enredo quanto pelo apelo clássico gótico e sua edição especial. Apenas dê uma chance e tire as suas próprias conclusões.

Paula Maria 14/12/2021

Nem tudo é o que parece...
Lançado originalmente em 1960, “O que terá acontecido a Baby Jane?”, de Henry Farrell, veio parar na minha mão por meio de sua sinopse. Li e gostei de pronto. Na trama, duas mulheres idosas vivem isoladas em uma mansão e mantêm entre si uma relação doentia de rancor, inveja, dependência e culpa.

Na trama, “Baby” Jane Hudson que, quando criança, fez seu nome nos palcos do teatro e no cinema, mas caiu no ostracismo e esquecimento popular com o surgimento de sua irmã, Blanche, estrela de sucesso em Hollywood.

No entanto, no auge da fama, um acidente de carro tirou Blanche dos holofotes e colocou-a em uma cadeira de rodas. E, anos depois, “Baby” Jane, alcoólatra e negando sua realidade decadente, se torna responsável por cuidar da irmã mais nova. A partir daí, ressentimentos tornam-se obsessão, o que coloca a vida e a sanidade das duas irmãs em risco.

O livro é assustador. Nunca se sabe o que “Baby” Jane poderá fazer a Blanche como resposta a sua inveja doentia. A leitura fluída é uma delícia! Ao terminar a obra, fui direto ao YouTube pesquisar sobre o filme homônimo de 1962, de Robert Aldrich, com Bette Davis e Joan Crawford. Ele é imperdível. Vale ainda pesquisar os bastidores das gravações.

No mais, ao ler o livro/assistir ao filme, recomendo manter os olhos bem abertos. Nem tudo é o que parece. (Paula Maria Prado)

Lara1596 12/12/2021

Resenha: O que terá acontecido com Baby Jane
Havia um tempo que o livro estava em minha estante para que eu de fato começasse a ler.

Por conta do gênero: terror gótico, me senti confusa a respeito do que sentir pois não havia lido nada a respeito.

Confesso que entreteve bastante (embora eu tenha enrolado bastante nos 3 contos no final ?)
a história das duas irmãs amarguradas dentro de uma mansão que nutriam inveja e raiva uma da outra.

Me decepcionei com o final, esperava mais.

Lu 11/12/2021

Claustrofóbico, muito bom
História principal: Meu Deus, ok, quanta coisa aconteceu. O Enredo é muito bom e os cenários são extremamente claustrofóbicos, com exceção do final. E meus amigos, que final, eu adorei como a história se finalizou, confesso que demandou um pouco de interpretação mas vale muito a pena pensar um pouquinho. Sobre o plot eu achei muito bem pensado apesar de algumas coisas não terem sido explicadas ao ponto de me convencer. Me senti sufocada, angustiada, presta e extremamente amedrontada, e adivinhem, eu adorei me sentir assim

Conto 1: Achei no geral o conto divertido mas sem o mesmo brilho que a história original de Baby Jane, apesar de se estruturar bem.
Conto 2: Achei o conto fluido e divertido mas tenho duvidas em relação se gostei ou não do final.
Conto 3: Achei mais divertido e fluido que os outros contos dessa edição e sem duvidas mais bem humorado, mas nada extremamente marcante