A Vida Não é Justa

A Vida Não é Justa Andréa Pachá

Resenhas -

mainarabooks 08/06/2022

De uma forma muito sensível e através de crônicas, Andréa Pachá aborda temas que presenciou e lidou em seus quase vinte anos sendo juíza da Vara da Família. Em que a sala de audiências se transformava em espaço para desabafos.

?Este livro trata do momento em que o casal, ou um dos cônjuges, busca o apoio do Estado, na pessoa do juíz da Vara de Família, para se separar segundo as exigências da lei.?

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 23/04/2022

Muito bom! Adoro livros escritos nessa estrutura, e a autora é uma excelente cronista. É a realidade dos dias, da vida, das situações.

Ane 13/04/2022

Esse livro só reforçou ainda mais essa ideia do quanto a vida é subjetiva, como existem pontos de vista diferentes e como na maioria vezes não existem mocinhos ou vilões (por mais que a mente da gente tente atribuir esses papéis).

FlAvia.Agostinho 11/04/2022

A vida não é justa.
Amei esta leitura, este livro é o meu tipo favorito, escrita de fácil leitura e o tema de histórias reais me agradam demais! Escrito por uma juíza, são relatos de diversos casais e suas separações, cada uma com suas individualidades, algumas me fizeram até chorar, enfim um livro lindo que recomendo!

Nathália 03/04/2022

"a vida é ruim, mas é boa"
atenção advogados e fofoqueiros de plantão: esse livro é pra vocês ??????

a escritora, que é juíza da vara da família, traz diversas crônicas cuja temática central é: divórcio.
separação de bens, pensão, guarda dos filhos ou simplesmente não querer ver o parceiro pintado de ouro. as crônicas desse livro estão ligadas de modo geral aos conflitos das relações humanas e eu me senti no "casos de família" real. uma história mais louca que a outra. algumas, devo alertar, são GATILHOS (violência doméstica, homofobia, alienação parental etc). "a vida não é justa" foi um livro que me surpreendeu positivamente. nunca tinha lido nada parecido e a fofoqueira que habita em mim amou demais.

Fabi 30/03/2022

Adoro surpresas ?
Trata-se de um livro de crônicas inspiradas em casos reais, durante os anos de trabalho da juíza Andréa Pachá.

É de leitura rápida e muito interessante. A gente sempre se interessa pela.vida dos outros, né? *assumindo a fodoqueirice*

São histórias engraçadas, tristes, tem de tudo um pouco.

Comprei em uma liquidação e foi uma agradabilíssima surpresa.

Carol 05/03/2022

Releitura futura
Nossa! Há muito tempo não me emocionava tanto com um livro. Ri e chorei. Fiz marcações. E terminei com a certeza de que irei pegar novamente para relembrar as histórias deste livro.
Andrea Pachá escreve de uma forma que cativa e envolve.
Já quero os outros livros da autora.

Andressa Klemberg 28/02/2022

Amor e desamor na mesma mesa
A humanidade da vida nas audiências de uma vara de família sob o olhar atento e empático de Andréa Pachá se tornam crônicas da vida moderna. Das leis, do amor, do racional e do irracional. Amar é construção social. Amar é saber quando deixar ir e quando se quer ficar.

Pâmela Cristina 24/02/2022

A vida não é justa trás relatos curtos sobre a experiência de Andréa Pachá como juíza na Vara de Família. ver o olha humano da magistrada sobre historio de separação, briga e conflitos consegue nos tocar a perceber como todas as relações tem vieses diferentes pelo porto de vista de cada individuo. Confesso que achei lindo o olha da juíza, o modo como ela olha cada história por uma perspectiva individual. Toda a leitura me deixou com esperança no coração.
Livro de leitura OBRIGATORIA, a estudante de direito ou demais que queiram ingressar na área do juizado.

Resenha Ju 29/01/2022

QUE MULHER!
Eu to simplesmente encantada com a escrita da Pachá. O livro é uma série de contos de alguns casos que ela presenciou na Vara da Família, no papel de juíza. São pequenas histórias de tirar o fôlego e nos fazer refletir sobre o que é o amor!

Mips 16/01/2022

A vida não é justa, mas Andrea é
Ainda bem que minha professora de psicologia jurídica pediu para ler 3 crônicas desse livro, porque descobrir que todas as crônicas do livro eram incríveis e não consegui me limitar á três. A visão de mundo da juíza é incrível, amei a maneira humana e singular que ela resolveu os casos, aa reflexões que ela traz da sociedade, temas importantes e uma pitada de humor fazem desse livro uma leitura gostosa e interessante ao mesmo tempo.

Ricardo Tavares 10/01/2022

A VIDA NÃO É JUSTA! É CERTO QUE EMPATIA TRANSFORMA O VIVER!
Resenha da Editora

Nos quase vinte anos à frente de uma Vara de Família, Andréa Pachá ? a partir da observação dos conflitos dos tribunais e da necessidade de compreender o fenômeno que levava os casais, muitas vezes, ao limite do ódio e da intolerância ? resolveu contar histórias capazes de traduzir nossa dificuldade para lidar com o desamparo e com as frustrações. O resultado foi A vida não é justa, originalmente publicado em 2012, que, relançado agora pela Intrínseca, conta com nova capa e novo projeto gráfico, além de apresentação da autora contextualizando a obra.

Ao narrar casos de separações, guarda dos filhos, partilhas de bens, paternidade, histórias de amor, reencontros e desencontros, a obra explora situações em que é difícil definir o responsável: o que sentem os casais que testemunham, impotentes, o fim da própria relação; como partilhar os bens quando não há mais amor para ser dividido; é possível tentar mais uma vez depois que a confiança, antes tão firme, parece escorrer por entre os dedos?

Em 2016, a série Segredos de Justiça, inspirada na obra, estreou no Fantástico, estrelada por Glória Pires, e em 2018 a autora publicou, também pela Intrínseca, Velhos são os outros, livro em que trata sobre questões relacionadas ao envelhecimento.

Resenha Especializada

?Sabia-se pelo currículo e a opinião de seus pares que Andréa era uma atuante magistrada. O que nem todos sabiam, e vocês vão comprovar lendo A vida não é justa, é que Andréa é também uma sensível cronista, capaz de descrever o que se passa dentro dos personagens, mais do que em volta, e em cujos textos a realidade é tratada como se fosse ficção, misturando riso e pranto, desalento, esperança e um discreto humor?.

Zuenir Ventura

MINHA OPINIÃO

Andréa Pachá narra com mão segura e firme belas histórias do cotidiano. Cônjuges, pais, mães, jovens, idosos, filhos biológicos ou não, são alguns dos personagens que se inserem nos relatos da autora que usa sua experiência e vivência nos meandros da justiça para nos encantar com breves relatos, ora com jeito de crônica, ora com as feições dos bom contos clássicos, inserindo um certo mistério, e assim, consegue fisgar o leitor com narrativas comoventes e, muitas vezes, repletas de lirismo, paixão, empatia, amor e amizade, entre outros sentimentos, nobres ou não.
É uma leitura necessária, serve como distração e também como gotas de sabedoria.
Havia lido VELHOS SÃO OS OUTROS e a prosa de Andréa Pachá despertou um encanto prazeroso.
Esse outro livro de crônicas confirma o talento da autora para narrar boas histórias e encher o leitor de enlevo. Senti-me arrebatado por cada relato do livro e recomendo muito a leitura.

Cassia_kk 04/01/2022

Super agradável e leve
Recomendo muito essa leitura. Pequenas histórias cotidianas, que parecem ser embalados por Nelson Rodrigues (imagino ter sido uma grande referência da autora)

Não conseguia parar de ler... É uma leitura leve e que te instiga na curiosidade.

Uma coisa que tornaria o livro ainda melhor para mim seria saber, pelo menos, o ano em que cada história aconteceu. No mais delícia de leitura.

"Eis a verdade metafísica da qual não podemos escapar: a vida é ruim, mas é boa."

??

Eulaliafernanda 16/12/2021

A vida não é justa
Livro de crônicas vividas pela juíza Andrea Pachá em sua atuação como juíza da vara da família. São crônicas incríveis e emocionantes!