A Vida Não é Justa

A Vida Não é Justa Andréa Pachá

Resenhas -

NAvea.Silveira 24/04/2024

Livro que mostra a realidade dos tribunais da vara familiar de forma poética, solidária e justa. As dores que acompanham os términos dos amores são emocionantes.

Fabi.Filippo 05/04/2024

A vida como ela é
A edição comemorativa de 10 anos do livro , trouxe as crônicas já conhecidas e outras inéditas .
Divórcios , partilhas , guarda de filhos , maternidade e paternidade são temas presentes no dia a dia, e é bem provável que você já tenha passado por alguma situação retratada no livro .

Lídia 22/03/2024

Direito de família já é uma área que eu gosto bastante e a autora que já vivenciou muitos casos da área como juíza, deixou a leitura com gostinho de ?quero mais?, ao contar sobre as muitas audiências que conduziu. Cada caso com sua particularidade, cada ser humano com seu jeitinho humano de ser. A sensibilidade da autora diante de cada caso, com certeza foi a parte que me deixou mais feliz ao ler esse livro.

Néia Barbosa 06/03/2024

Nesse livro a juiza Andreia relata história de divórcios, cada um com seu questionamento, muitos sobre agressão física e psicológica,alguns casos engracados, principalmente da molhadinha 39 esse eu chorei de tanto ri.

maryokumoto 29/02/2024

Amor na vida real
Como advogada familiarista, fiquei muito tocada pela leitura. Casos reais, envolvendo divórcio, pensão, reconhecimento de paternidade e alterações de registro, narrados com distinção e clareza, sob a lente de uma juíza que conduziu o destino das pessoas envolvidas. Leitura envolvente!

BárbaraS 25/02/2024

Recomendo!
O livro traz várias pequenas histórias envolvendo julgamentos pela autora, juiza da vara da família. São assuntos sensíveis e com os mais diferentes comportamentos e reações dos envolvidos. Interessante conhecer os tipos de decisões que os juízes têm que tomar. Achei que a leitura foi fluida, recomendo.

Caio Mater 12/02/2024

A Vida Não é Justa
Um livro de causos jurídicos, vivenciados pela autora em seus dias como juíza em processos na Vara de Família.

A edição, comemorativa de dez anos da publicação, conta com novas histórias, recentes e tão cheias de vida e miséria e amor quanto às demais.

Nunca atuei no Direito de Família, mas lembro dos dias de faculdade e de como é um campo difícil? Famílias, afetos, desafetos, nascimentos, óbitos. E no meio disso tudo, ?operadores do Direito?.

E o operador do Direito é uma figura curiosa. O processo passa por nós, mas nós, via de regra, não passamos pelo processo. Na maior parte das vezes, a luta não é nossa, a dor não é nossa, e frequentemente somos expectadores perplexos.

A vida não é justa, e o processo quase nunca é. E o livro mostra isso: as pessoas que passaram pelo processo e a juíza pela qual o processo passou. Há relatos lindos e outros de partir o coração, relatos vivos como a própria vida.

Larissa Alves 26/01/2024

Muito bonito
Em crônicas curtinhas e repletas de ironia (algumas até bem-humoradas), Andréa Pachá conta histórias que a marcaram na sua carreira como magistrada da vara de família, julgando principalmente audiências de divórcio. Apesar de falar em sua maioria sobre o “fim do amor” nas relações, o olhar da autora transfere leveza e até mesmo esperança, a despeito do tema principal do livro. Amei.

L. B. Böer 23/01/2024

A vida é ruim, mas ela é boa
Li esse livro muito rápido, afinal as crônicas são muito cativantes e a narrativa envolvente da escritora me viciaram na obra.
Trabalho na Defensoria Pública na parte de família, então algumas histórias não eram novidade pro cotidiano de quem trata do fim do amor, mas o que foi novidade pra mim e me pegou na obra, foi a humanidade com que Pachá tratou de um tema tão delicado e conturbado como o divórcio.
Recomendo demais.

Rodolfo 24/12/2023

Situações que fogem do nosso cotidiano muitas vezes parecem irreais, mas imagine que você precise estar em contatos com essas situações todos os dias.
Em A vida não é justa, acompanhamos através de contos, casos que a juíza Andréa Pachá precisou julgar enquanto estava à frente da Vara de família.
Como definir a guarda dos filhos num divórcio ou a separação dos bens, como obrigar o reconhecimento de uma paternidade ou até mesmo o sepultamento de um indigente.
Todos os contos são baseados em histórias reais o que dá ainda mais peso ao que o leitor está lendo, sendo impossível muitas vezes não conseguir colocar a emoção diante da razão das leis e da justiça.
A variedade de situações que são apresentadas ao leitor só mostra o quanto a vida é surpreendente, sendo impossível em alguns segurar a risada, se emocionar ou levar a refletir.
Com contos curtos e escritos de maneira magistral, essa é uma obra que fará o leitor refletir e se questionar com relação aos acontecimentos do cotidiano.

shaiane.niches 21/12/2023

Emocionante
Em uma escrita muito fluída a autora conta casos julgados por ela. A narrativa provoca diversos sentimentos e vale cada segundo.

juppareads 19/12/2023

Mudanças de perspectivas.
A leiura desse livro foi um tanto quanto interessante.
Observar esses casos na perspectiva de uma juíza é um "abrir" de olhos.
Entendo que muitas pessoas possam tem considesando alguns pontos do livro como "mimimi", mas eu particurarmente, como mulher e também como jurista, consegui observar os posicionamentos da Exa. Andréa com outros olhos, e inclusive, trazendo diversos dos posicionamentos para a minha prática profissional.
Enfim, um livro de muito bom proveito.

Stella 05/12/2023

A vida é ruim, mas é boa
É injusta, como bem já anuncia o livro pela capa.
A autora nos traz relatos da vivência dela enquanto juíza na vara familiar. Simples de leitura, sem termos técnicos, mas com a complexidade que toda relação humana traz.
Eu gostei bastante. Não é uma leitura de engolir. Algumas histórias são mais indigestas, outras, comuns, mas, sobretudo, fluidas.me senti ouvindo uma amiga contando sobre suas lembranças profissionais enquanto tomávamos um café.

Lizia.Yohanna 29/11/2023

Legalzinho
Não é muito meu tipo de leitura, mas ainda assim achei as histórias bastante interessantes e algumas me deram muito sobre o que refletir. Mesmo não sendo um livro que me conquistou, indico a leitura principalmente para quem está passando por dificuldades no casamento é uma leitura que ensina muito. Enfim leiam e tirem suas próprias conclusões.