A Vida Não é Justa

A Vida Não é Justa Andréa Pachá

Resenhas -

jarinha 08/01/2023

uma leitura importante
simplesmente maravilhoso meu amigues, por favor leiam!

a complexidade das relações afetivas; as dificuldades de aceitar e manter um casamento; entender que aceitar passar a vida ao lado de alguém nem sempre vai ser um conto de fadas; a dor de ver mulheres aceitarem viver um tipo de ?amor? cruel e tóxico; entender que paternidade está além do sangue (qualquer vínculo na verdade)?

enfim, foram muitas emoções e uma diversidade de realidades e relacionamentos.

compreender às necessidades, os limites, responsabilidades e principalmente os sentimentos (e a falta deles) nunca foi e nunca será fácil.

Vann.Deodato 07/01/2023

Sensacional
Quando comecei esse livro não dava nada por ele, mas eu gostei tanto de saber que ele é um livro não ficcional e como a história tão interessante que resolvi dar uma chance.
O livro é uma seleção de histórias reais sobre casos que aconteceram na vara da família. Quem conta essas histórias é a juíza Andréa Maciel Pachá. Tenho certeza que cada um de nós já ouviu falar sobre vários desses tipos de situações.
Situações essas como separação com amor, separação sem amor, interesse financeiro, violência doméstica e tantas outras coisas.
Eu não conseguia parar de ler o livro de tão bom que ele é. Cada história contada pela Andréa me fazia visualizar completamente cada casal e cada situação.
Recomendo a todos que já deixaram um amor para trás ou que já perdoaram o amor.

gabriela nagel 07/01/2023

Que leitura envolvente e emocionante!
Sobretudo enquanto advogada, me senti muito inserida na escrita.

Manu (@mabooknu) 06/01/2023

Crítico
Fazia teeeempos que eu queria encontrar uma leitura tão crítica, cheia de personalidade, leve, cotidiana e reflexiva; em "A vida não é justa" eu encontrei tudo isso e muito mais!

Não consigo imaginar o quão difícil foi para ela compilar todas as histórias para montar as crônicas de uma forma tão jenuína... cada uma trouxe sua individualidade, mas com apontamentos bastante pessoais da Andréa!

Cônicas felizes, crônicas tristes, crônicas reflexivas, cronicas motivadoras... um pouco para cada gosto, mas todas com seu enredo único.

Com toda certeza vale tirar um tempinho para lê-las e relê-las!

Giovanni.Spezzotto 06/01/2023

Maravilhoso!
As crônicas são incríveis! Mostra o cotidiano de uma juiza que é humana, que tem várias emoções, mas mesmo assim mantém ao máximo sua imparcialidade. Também nos mostra, que o papel de juiz não é julgar as pessoas. Senti a empatia de uma juiza com outras mulheres em um sentimento de sororidade.

Endara 04/01/2023

A vida não é justa
O livro trás os relatos de uma juíza ao longo de 15 anos atuando na vara de família.
São história tristes,profundas e narradas com uma sensibilidade e sutileza incríveis e que me demonstrou um exercício diário para não sermos pessoas que atuam no automático no que diz respeito à vida dos outros.
Eu como advogada me pego no receio de em algum momento da minha jornada perder essa percepção do outro e nesta leitura vi que, como somos e como atuamos em nosso trabalho diz muito e faz muito pelo outro.
Gostei bastante da leitura,foi rápida, fluída e clara.
Senti somente que em determinados momentos houve uma romantização demais de atos e casos que são no mínimo complexos da vida.
Mas é uma baita leitura!

Amanda.Andrade 03/01/2023

É um livro todo contado em crônicas. Histórias de uma juíza da varanda família onde relata divórcios,.exames de DNA, reconciliações...
Bem narrado e leitura de forma descomplicada.

diennifercb 28/12/2022

legal
gostei do livro, adoro esse formato de crônicas, é bacana poder visitar várias histórias diferentes, mas que acabam se complementando no fim. porém, não achei nada demais, algumas das crônicas ficaram meio repetitivas ao meu ver, e a leitura acabou sendo um pouco maçante, mas é um livro muito bem escrito e construído.

Marcela Galindo 26/12/2022

Leitura breve, porém intensa
São pequenas histórias diferentes a cada capítulo. E todas trazem um aspecto em comum: a maneira sensível, humana e firme com a qual a autora do livro (também juiza) realizava suas audiências, sempre buscando lutar pelo direito da mulher a ter autonomia e poder sobre sua vida, em uma cultura enraizada no machismo. Muito bom!

Andrey 25/12/2022

A Juíza Andréa Pachá, escreve sobre alguns julgamentos, enquanto esteve à frente da vara da família. São histórias muito emocionantes sobre o fim do amor!

Marcela.Miari 19/12/2022

Gostei bastante!
Livro que narra de forma simples os dramas familiares de diversas pessoas escrito por uma juíza. Bom para enxergarmos a vida como ela é.

Bookster Pedro Pacifico 18/12/2022

A vida não é justa, de Andréa Pachá
Imagina passar quase vinte anos lidando diariamente com conflitos familiares dos mais diversos possíveis? Imagina as histórias, felizes e tristes, que uma pessoa como essa não vai acumulando ao longo desse longo período? É exatamente essa a experiência de Andréa Pachá, que trabalhou como juíza por quase duas décadas em uma vara de família.

Depois de acompanhar tantos casos da vida real, a autora escreveu um livro para compartilhar essas vivências tão ricas com a gente. Por meio de crônicas, nos deparamos com os mais diversos tipos de injustiças. Desde situações de relacionamentos abusivos, infinitas tentativas de divórcio, paternidades não reconhecidas, partilha de bens… até aqueles casos que não trazem qualquer aspecto jurídico. São partes que, desesperadas por alguma solução para um conflito pessoal, buscam sem sucesso a ajuda de alguém que possa decidir por elas. Mas o poder judiciário tem seus limites.

Além de ser muito interessante conhecer uma variedade tão grande de histórias, gostei muito de me sentir em uma posição similar a alguém que deve julgar, o de uma juíza. Como é difícil ter que decidir quando as consequências da sua decisão afetam diretamente a vida de outros seres humanos. Andréa compartilha conosco essa dificuldade em muitos casos e a impossibilidade de separar a figura do juiz do ser humano que está por trás. Como não se envolver com algumas das histórias apresentadas?

A escrita é deliciosa e muito tranquila. A autora não usa termos jurídicos e tenta a todo momento explicar as questões envolvidas nas disputas que surgiam diariamente em seu gabinete. É um retrato muito rico sobre o ser humano e a complexidade das relações, por mais simples que elas pareçam ser. Uma ótima leitura!

Nota 8,5/10

site: https://www.instagram.com/book.ster/

Bruna.Barreto 18/12/2022

Um mix de sentimentos
Andréa Pacha é uma juíza que, de cara, mostra uma face humana difícil de encontrar no mundo jurídico. Do seu próprio modo ela conta as histórias ouvidas em quase duas décadas de dedicação a uma Vara de Família.

Os contos são curtinhos mas muitos nos levam a reflexões intensas e profundas. A maioria deles é sobre casamentos duradouros que são resolvidos e terminados em uma sala de tribunal. A questão jurídica é só um pretexto para que o casal exerça, as vezes pela primeira vez, a sua individualidade, exprimindo a sua vontade diante de um terceiro (a juíza).

De um primeiro momento parecia que ao terminar o livro eu nunca mais teria qualquer fé no amor ou no ser humano. Mas o que Andréa faz é mostrar a realidade de uma vida a dois sem a romantização. No fim do amor os casais estão ali perante uma autoridade que não conhecem, mas devido ao nivel de vulnerabilidade inerente ao momento, são capazes de expressar seus sentimentos mais profundos, o que traz uma riqueza de detalhes impressionante a cada um dos casos escritos pela autora. É um encontro com a realidade nua e crua.

A forma como a autora conduz os contos é muito convidativa e o livro pode ser devorado em poucos dias. Ansiosa para poder ler mais dela.

luma.Silva 12/12/2022

Romances que não deram certo
Me fez questionar as formas de amor, eu amei!
Demorei um pouco para pegar a agilidade na leitura mas depois não soltei, eu fiquei completamente envolvida com as histórias se como o amor tem várias formas e tamanhos. Várias frases me fizeram refletir sobre minha vida e sobre como eu levo o amor nela, e eu até anotei algumas para levar pra sempre comigo no coração. Simplesmente fiquei com coração novo quando acabei o livro, recomendo muito