Cabo do Medo

Cabo do Medo John D. MacDonald

Resenhas - Cabo do medo

Klelber 01/07/2022

Interessante
Não é o suspense mais genial, mas consegue prender. Assisti ao filme do Scorcese, depois eu soube do livro, é bem fluído, rápido de ler, mas pra um livro de suspense não teve nenhuma grande reviravolta na história, meio decepcionante.

Bre Baiak 14/05/2022

Para quem não entendeu as críticas negativas:
Alguns pontos importantes antes de eu realmente fazer meu comentário:

1. Não assisti ao filme.
2. Não concordo com alguns comentários que disseram ser tenso do inicio ao fim
3. A Darkside mais uma vez ARRASOU com a confecção dessa obra! Infelizmente o design do livro promete mais do que a história conseguiu entregar.

Fui na expectativa que iria ser um puta livro de vingança (afinal, o personagem principal é um advogado).
Escrita confusa e arrastada. o autor apenas beberica gotículas de suspense psicológico até chegar ao clímax.

Demorei dias e mais dias lendo, pois me perdia e não conseguia retomar a leitura.

Até que....

No capitulo 11, a partir da página193 (tem, ao todo, 13 [221páginas]), a tensão vai à mil, fico com o coração na mão eeeee....

Acaba de uma forma rápida, comum e ponto.

Agora é ver o filme e tirar outras conclusões

Wilber.Lacerda 21/04/2022

Melhor que o filme
Um bom livro. O desfecho e a construção da história são melhores que o filme de 91. Mas mesmo assim o filme também é uma excelente versão.

Laura 13/04/2022

Não sei muito bem o que dizer.. não conhecia a obra e vi que é um clássico do cinema (que inclusive vou procurar assistir para tirar um pouco mais de conclusões), mas sobre o livro, achei que o autor entrou tão rápido na perseguição que acabou levando tempo demais nela, senti falta de um clímax, algo mais ?uau?. A leitura não prende muito mas ao mesmo tempo é leve e tranquila, gostei mas não sei se recomendaria!
Ps.: o livro é lindíssimo ?

Thaysduda 29/03/2022

@livroserazoes
"Eles andam em bandos, azucrinam os mais fracos e mais diferentes, divertem-se imaginando as torturas mais horrendas. É parte da sobrevivência, querida. Em tempos de guerra, nas cidades grandes, eles sobrevivem, enquanto os menorezinhos, mais suavizados pelos bons modos, definham."

Após presenciar o estupro de uma garota de 14 anos, Sam Bowden se tornou testemunha chave para o caso e, graças ao seu testemunho ? Max Candy ? foi condenado à prisão perpétua.

Max Candy nutriu ódio por Sam e na prisão pensou somente em vingança. Por uma brecha da justiça, Candy consegue a sua liberdade e assim decide colocar os seus planos em ação.

O que somos capazes de fazer para salvar quem amamos?

Candy é uma pessoa ruim e vai fazer o que for preciso para se vingar. Coloca toda a culpa de ter passado anos na cadeia em Sam e, não acredita que as suas ações foram motivos suficientes para isso.

Com uma escrita simples e direta, somos apresentados logo de cara com o problema sem enrolação. Sabemos que Sam é um advogado de sucesso e é o típico personagem certinho. Ele quer resolver todo o seu problema por meio da justiça, mas a ?justiça? não consegue o proteger. Ele encontra-se sem saída e totalmente relutante para tomar ações não convencionais.

Confesso que em alguns momentos passei um pouco de raiva com o personagem, mas consegui imaginar-me no seu lugar, inúmeras vezes. Afinal, se tivesse alguém me perseguindo, qual medida eu poderia tomar? A polícia iria ajudar? Afinal de contas, até então a pessoa não fez absolutamente nada. Qual seria a alternativa? Fugir? Se esconder? Ou lutar? Mas como lutar?

O clima do livro é de tensão do início ao fim. Acompanhamos a história somente pelo ponto de vista do Sam, e então, assim como ele, não sabemos qual será o próximo passo de Candy. A história não se aprofunda na vida de Candy, mas sim no terror dos personagens ao ter a sua família ameaçada e se sentir impotente diante da situação.

O final não teve nada de mirabolante, achei bastante satisfatório, e de novo, direto ao ponto. É um livro interessante, vale a pena a leitura e, se você gosta de uma história mais direta e sem rodeios, esse livro é para você.

Joseane 16/03/2022

Boa leitura.
Mais uma bela edição da caveira!
Gostei do livro, achei bem objetivo, não enrola tanto para nos apresentar a problemática e o grande perigo.
Amei a relação do casal, fiquei presa, mas o final me decepcionou um pouquinho.
Quero muito conferir a aclamada adaptação tbm.

Ana Luiza 09/03/2022

Disponível em @anawithcoffee
O instinto primitivo inerente a todo ser humano, vive. Adormecido, entre a moral e a vida em sociedade, mas, basta a iminência de perigo para que desperte.

Quatorze anos após ser a principal testemunha e responsável por garantir a prisão perpétua de um oficial por estupro, Sam Bowden vê sua família ameaçada pela liberdade de Max Cady.

Sammuel sempre foi um homem honesto e jamais se dispôs a burlar a lei em sua carreira como advogado. Contudo, quando a ameaça é dirigida àqueles que amamos, será, a lei, proteção suficiente?

O medo, como um filtro para as ações humanas, o instinto de proteção se desprende ao poucos das ?amarras? estabelecidas pela vida social enquanto moral.

Pedro 06/03/2022

Cabo do Medo
Ele livro conseguiu me deixar apreensivo por uma coisa: o livro, mesmo sendo narrado em primeira pessoa, temos apenas o ponto de vista do Sam. Sendo assim não sabemos quais serão os próximos passos de Sam em sua vingança.
Gostei do livro como um todo, mas alguns diálogos extremamente grandes, me chateou um pouco. Mas mesmo estes foram interessante. Não gostei tanto assim do Sam porque ele é muito certinho. Tem um cara fazer um terror psicológico com você, onde possivelmente quer matar sua família e você não quer fazer nada? Apesar que depois de um certo tempo ele toma uma atitude. É um bom livro. Mas se comparar com a ação e o suspense do filme de 1991, o filme chega a ser melhor.

Annaplima 12/02/2022

Bem parecido com o filme. Bom, mas esperava mais do livro...........................................

Gustavo Rafhael 15/01/2022

Antes de mais nada quero enaltecer a edição que a Darkside entregou, uma perfeição só, começando pela capa, que eu creio que deve fazer muita gente comprar o livro apenas pela sua belezura.

Menina, que livro foda. Se você for ler, se prepare porque ao começar não vai mais querer parar.
Pelo nome e pela capa pode-se ter uma impressão de que o livro é terror, mas não é. O autor nos da um suspense psicológico da melhor qualidade.
Na história iremos conhecer Sam Bowden, um advogado super correto e ético que leva uma vida boa com sua esposa, os três filhos e uma cadela, quando do nada se vê sendo perseguido por um psicopata sedento por vingança. Deste ponto em diante começa um jogo de gato e rato e Sam Bowden precisa definir até que ponto ele está disposto a ir para defender sua família.

Apesar de o protagonista sonso, bonzinho, pamonha, a história é sensacional.
Eu consegui odiar tanto protagonista quanto antagonista, o primeiro como já disse é um baita pamonha (a família tá correndo risco, o cara matou o cachorro dele, e ele está lá "aí não posso fazer nada fora da lei... meus princípios...". Principio é o cacete meu irmão. Taca-lhe pau.) e o segundo pela sua frieza e maldade (matar o cachorro, cara? Taca pedra nas crianças, mas não mata cachorro não.).
Mas o fato de ter odiado os dois personagens não faz do livro ruim, muito pelo contrário. A trama é muito bem amarrada e conseguiu me prender a ponto de eu começar o livro num dia e terminar no outro, isso só porque eu parei para dormir.

Não à toa, já foram feitas duas adaptações para o cinema. A primeira estreou em 1962, com Gregory Peck e Robert Mitchum no elenco. Já a segunda é o remake de 1991, indicado em duas categorias no Oscar e dirigido pelo mestre Martin Scorsese, com Robert DeNiro, Nick Nolte e Jessica Lange.

Nando Borges 10/01/2022

Tenso do início ao fim
Puxado mais para o lado do terror psicológico, Cabo do medo tem logo em suas primeiras páginas acontecimentos marcantes que deixam o leitor aflito até o final do livro. O filme de 1962, que no Brasil tem o título de 'círculo do medo' é excelente, com certeza a galera mais cult vai gostar após ler o livro. É uma versão diria... 90% fiel ao livro.

Alexandre 09/01/2022

Perseguição sem fim!
O livro é sobre uma perseguição. Eu sei que esse livro é um clássico, que já foi adaptado duas vezes no cinema e que é uma obra que recebeu vários prêmios e tal, mas não é meu estilo. Gostei que o autor não perde tempo nem enrola e te joga na perseguição logo no começo e assim vai até o final do livro com um desfecho meio sem graça.

Respeito os clássicos, mas esse não foi pra mim.

Ale Giannini 02/01/2022

Um Thriller psicológico
San Bowden, um advogado de uma pequena cidade, vê sua vida pacata transformada quando Cady, um ex-presidiário chega na cidade. É que Cady foi preso pelo estupro de uma garotinha de 14 anos e San foi a testemunha que o colocou na cadeia.

Cabo do Medo explora o terror primitivo, nossas noções de limites sociais e passividade: até aonde você iria para defender quem você ama?

A história nos prende desde as primeiras páginas, gosto de autores que vão construindo as personagens ao longo das páginas, imprimindo um ritmo logo no início do livro, e McDonald consegue isso.

Porém não consegui esquecer da atuação de Robert de Niro, dirigido por Scorsese, na segunda adaptação para o cinema. Há uma pequena mudança na história do filme que senti falta no livro, expectativa talvez. Mas vale muito a leitura do premiado John McDonald.

Everton.Paulo 31/12/2021

Julguei pela capa e...gostei
onfesso que às vezes eu compro o livro pela sua estética. Achei esse livro muito bonito. Mas fiquei ainda mais feliz ao saber que ele também era bom.
Um militar foi preso em flagrante após um crime hediondo envolvendo uma adolescente. Condenado à prisão perpétua, acabou solto após 13 anos. Então, colocou em prática seu plano de vingar-se do advogado responsável por sua prisão
Passamos a acompanhar o medo do protagonista e sua família enquanto passam a fugir do criminoso que sempre parecia um passo adiante.
Vários atentados ocorreram até que a caça virou o caçador. Com um plano de atrair seu inimigo e dar um fim àquela perseguição, temos uma história que chega ao ápice de forma ágil.
Uma boa história de suspense e ação policial com um final satisfatório e, de certa, forma, surpreendente.