Cabo do Medo

Cabo do Medo John D. MacDonald

Resenhas - Cabo do medo

Livros e História 10/03/2020

A história se passa em New Essex, Carolina do Norte ao qual o advogado Sam Bowden reside com sua família. A 13 anos atrás ele foi testemunha de um estupro, Max Cady (um ex soldado) estuprou uma menina de 14 anos e foi condenado a trabalho forçado e prisão perpétua, porém, ele saiu da prisão por bom comportamento.
A partir do momento que ele sai da prisão ele vai atrás de Sam que testemunhou contra ele e começa uma “caça”. Em um determinado dia quando as crianças voltam da escola eles encontram sua cachorrinha Marilyn comendo um pedaço de carne e segundos depois ela começa a passar mal e ter convulsões, ela fora envenenada e morrera.
Desde a morte da cachorra a família começou a se preocupar e a se precaver. Sam conversou com detetives e com a polícia mais não adiantou muito, outros acontecimentos estranhos permearam a família até eles decidirem se separar e se “esconder”. Não posso contar mais coisas porque senão, seria spoiler.
O livro é curto e a história te consome, é um livraço! Você vê o desenvolvimento dos personagens e o que eles são capazes de fazer, a maldade presente nos dois lados, mesmo sendo um livro escrito na década de 50, não tem o vilão e o mocinho, tem o vilão que é psicopata e um mocinho que vai tentar de tudo pra se livrar dele, mostrando que o ser humano pode fazer de tudo para defender sua família.

site: https://www.instagram.com/p/B8UNfTijci2/?utm_source=ig_web_copy_link

Leyd 27/02/2020

Nas primeiras páginas do que será um suspense eletrizante, MacDonald não perde tempo colocando o leitor imediatamente no coração de sua história, na vida de três pessoas - Sam e Carol, um casal profundamente apaixonado, e Max Cady, um criminoso louco que procura destruir tudo o que Sam aprecia.
Acontece que muitos anos atrás, Sam Bowden quando ainda era tenente e piloto da força aérea, foi responsável por colocar Cady na prisão por estupro de uma adolescente, e agora ele está solto, perseguindo o atual advogado de sucesso e sua família, com intenção de se vingar.

Após vários dias apreensivos, confrontos inesperados por parte de Cady, um envenenamento bem sucedido e uma tentativa de assassinato, o casal descobre que a polícia não é especialmente cooperativa para com eles. Então, Sam e Carol decidem seguir um plano tão ousado quanto estúpido: usar Carol como isca para prender Cady. Mas, será que isso vai dar certo?

O autor criou uma família tão perfeita quanto você esperaria que as famílias fossem - felizes, vulneráveis e ferozmente protetoras de seu mundo pequeno e aconchegante. E então, subitamente ele coloca uma rachadura no espelho que se alarga e ameaça quebrar em mil pequenos pedaços. .

O caráter duvidoso de Max Cady, o torna um vilão que permanece em grande parte na sombra dos Bowdens, não se expondo muito, nem pouco, mas na medida certa. Você sabe que ele está por aí em algum lugar, esperando, à espreita, assombrando, e de repente… boom!

John D. MacDonald merece elogios sinceros por escrever uma história aonde o leitor quer passar pelo pesadelo de Sam e Carol e ver o que acontece e ao mesmo tempo quer se afastar do terror que se desenrola na vida deles. A tentação de passar por isso é maior. Curiosidade mórbida, talvez. E isso, em essência, é o poder narrativo de MacDonald. Cabo do Medo é meu primeiro livro desse lendário escritor americano de crimes e suspense e estou ansiosa para ler alguns de seus outros romances.

site: https://www.instagram.com/p/B8197PRjEOy/

Bolbi 14/02/2020

Acredito que fui pego por espectativas de um grande suspense, quando na verdade foi mais linear do que esperava. Contudo a escrita é bem executada

- J 05/02/2020

Um clássico sobre o que um "cidadão de bem" é capaz de fazer
Após anos de seu testemunho contra Max Cady, Samuel Bowden vê tudo voltar à tona com o súbito aparecimento de Cady em sua cidade, com a promessa implícita de ajudá-lo a entender o "quadro completo".

"Agora você está uma esposa e três crianças à minha frente".

Embora com um enredo relativamente comum a estórias de suspense, é um brilhante livro sobre o que realmente diferencia uma pessoa "boa" e correta de alguém sem escrúpulos. Além disso, o modo como Sam e sua esposa lidam com a situação frente aos seus filhos é extremamente inusitada e positiva. Isso sem falar na personalidade forte de Carol Bowden, a esposa do personagem principal, um tanto incomum a livros de tão anterior época.

Misturadas às incríveis reflexões sobre a natureza humana, o clima de suspense que o livro e o autor criam dá à estória um interesse a mais em que até o leitor fica um pouco paranoico.

Fica, entretando, a ressalva: não é um livro repleto de adrenalina. Inclusive o final pode deixar um pouco a desejar, pois o intuito mesmo é demonstrar os limites da ação e dos princípios humanos. Os limites daquilo que achamos que somos capazes.

Otávio 30/11/2019

Bem previsível
Achei a história bem monótona e previsível, a ação demora muito pra acontecer e, quando acontece, você fica com aquela sensação: "Então tá, né!?" Levando em consideração que o livro foi escrito na década de 50, dei 3 estrelas, se tivesse sido escrito recentemente, mereceria 1/2 estrela.

Rafa 27/11/2019

Cabo do Medo
Cabo do medo é um thriller que mesmo após 50 anos do seu lançamento, consegue mostrar o seu peso no cenário literário mundial, possuindo uma história de vingança e justiça entre os personagens principais.

O protagonista principal é um advogado bem sucedido e respeitado em sua cidade, vive junto com sua mulher e filhos. Por conta de um incidente no passado, faz ter toda sua vida revirada por um sujeito com sede de vingança.

Max Cady ficou preso por catorze anos, esse período fez nutrir um ódio mortal por Sam Bowden, responsável pela sua condenação. Tudo começa piorar quando Cady liberdade, com sangue nos olhos, parte para o tudo o nada com o seu acusador.

John D. MacDonald apresenta uma escrita envolvente, construindo todo um ar de mistério em cada capítulo, utilizando do jogo psicológico entre gato e rato, entre os personagens principais e secundários.

Essa edição dispensa comentários, ou melhor, devemos comentar! DarkSide é padrão de altíssimo nível em suas edições já publicadas, com “Cabo do Medo” não poderia ser diferente.

Sam precisa correr contra o tempo, proteger sua família é o primordial, mesmo recorrendo em pedir ajuda para outros criminosos e dar um fim em seu antigo desafeto.

O leitor mergulha de vez em toda trama, praticamente tornando-se um membro da família Bowden, acompanhando os passos de Max pela justa vingança.

Uma obra que desperta inúmeras sensações aos leitores, impossível largar e não ler tudo de uma vez só. Indispensável para um final de semana.

site: https://www.nerdtrip.com.br/criticas/11/critica-cabo-do-medo-darkside-books/

Leonildo.Pfleger 21/04/2024

Suspense psicológico
Suspense psicológico que explora os limites humanos diante de ameaças que podem abalar a sanidade ou colocar em risco aqueles a quem amamos. Sam se vê contra a parede, com seus filhos ameaçados de morte, por um homem que não tem medo de nada e nada a perder. Sam acaba ficando na beira do precipício que limita mocinhos e bandidos. Até que ponto é possível resistir, confiar na tal lei e em um Estado que talvez possa te proteger? Ou seria melhor cruzar a fronteira, deixar pra trás tudo que te construiu como adulto e buscar a proteção com as próprias mãos?

Erika 28/09/2019

Cabo do medo
Sam vive uma vida bem tranquila junto com sua esposa e seus 3 filhos. Os dias estão perfeitos demais. Até que Max Cady, um cara que ele acusou de estupro e passou 13 anos na cadeia é liberto e representa uma clara ameaça à Familia de Sam.
A premissa do livro é legal. Mas eu esperava bem mais terror psicológico. O autor divaga sobre assuntos bem rasos. Coisas típicas de quem tem filhos adolescentes, convivência familiar.
Max Cady fica em segundo plano. E ele é um personagem curioso. Deveria ter sido melhor explorado. Não achei tão eletrizante assim. Mas valeu a leitura .

Thaís Vilas Bôas 06/09/2019

Livro Maravilhoso!
CABO DO MEDO (5/5)

A vida de Sam estava sob controle. Tinha um ótimo casamento e era um bom pai. Seu trabalho também ia bem. Tudo tranquilo até Candy ser libertado da prisão... E ele queria vingança!

Este é um tipo de livro mais lento (história mais real, sem aquelas reviravoltas típicas de thriller). Mostra mais o sentimento dos personagens, fazendo com que nos envolvamos mais com eles. A leitura nos dá uma certa tensão, fazendo-nos sentir o terror psicológico que Candy quer causar a Sam e a sua família.

Destaque para a esposa de Sam - Carol. Que personagem forte!

@dboascomcafeelivros

Jeff.Rodrigues 01/09/2019

Resenha publicada no Leitor Compulsivo
Por mais calmos, tranquilos ou bem resolvidos que nos consideremos na vida, existe lá no fundo um gatilho que, se acionado, pode despertar sentimentos ou comportamentos inimagináveis. Humanos que somos, estamos sujeitos a ter nossa essência abalada a partir de determinadas situações. Há influência externas que podem mexer com o cidadão de bem e transformá-lo em vilão. Qual o nosso limite?

Sam Bowden é um advogado bem-sucedido. O cara da família exemplar, de boa situação financeira e, principalmente, um sujeito apegado a tudo o que é correto. Sam não só trabalha com a lei, mas faz questão de segui-la à risca. É um homem de princípios claros e bem cristalizados com a noção exata do certo e do errado. Ao praticar o correto, dentro do convívio que se espera na sociedade, Sam acabou fazendo com que Max Cady fosse preso. E ao contrário de Sam, Max está se lixando para leis, bom senso ou “ser certinho”. A balança da justiça na visão de Max pende para onde for melhor pra ele mesmo. Aliás, ele faz questão de manusear essa balança pessoalmente. Quando Max sai da prisão, ele decide buscar justiça. O alvo? Sam e sua família.

Cabo do Medo, suspense psicológico de John D. MacDonald, explora os limites humanos diante de ameaças que podem abalar a sanidade ou colocar em risco aqueles a quem amamos. O todo correto Sam se vê contra a parede, com seus filhos ameaçados de morte, por um homem que não tem medo de nada e nada a perder. Acuado, sendo encurralado e praticamente impedido de levar uma vida normal, Sam acaba ficando na beira do precipício que limita mocinhos e bandidos. Até que ponto é possível resistir, confiar na tal lei e em um Estado que talvez possa te proteger? Ou seria melhor cruzar a fronteira, deixar pra trás tudo que te construiu como adulto e buscar a proteção com as próprias mãos?

Quando as pessoas que amamos correm perigo, não há psicólogo no mundo capaz de apontar ou prever como vamos reagir a isso. O instinto de proteção, de preservação, de autodefesa de cada um de nós reage de formas impensáveis. Sam Bowden foi testado até seu limite e reagiu de uma forma espetacular, com um desfecho fantástico se levarmos em conta o personagem que nos foi apresentado lá nos primeiros capítulos. O Sam que emerge no fim do livro é um outro homem, completamente diferente e com uma essência modificada. Não que tenhamos agora um vilão mau caráter, mas certamente temos um homem que vai encarar com outros olhos as situações de tensão da vida. Porque ele passou por uma. Porque ele sobreviveu a uma.

A partir de uma narrativa que vai do cotidiano mais banal, inclusive nos diálogos e situações, para uma tensão de nervos à flor da pele, Cabo do Medo acompanha a transformação de um homem, e de uma família. A trama é linear, não traz elementos de surpresa, e foca totalmente nos personagens e em seu processo de degradação mental à medida que a ameaça de Max os vai encurralando. É um livro perfeito para ser lido de uma só vez. O risco concreto à vida de sua esposa e filhos foi o limite máximo que Sam aguentou. E você, qual o seu limite?

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2019/08/04/resenha-cabo-do-medo-john-d-macdonald/

Nathália Carriel 19/08/2019

Fraco...
Não atendeu às expectativas

Rittes 08/08/2019

Suspense em alto grau
Sensacional a construção do suspense feita por MacDonald, realmente um mestre nesse estilo. O livro flui numa prosa quase sem gorduras e o grau de suspense só aumenta, mesmo que o psicopata Max Cady pouco apareça ou fale. Talvez, por isso mesmo, seja um livro que não envelheceu. Altamente recomendado.

Ricardo.Nespoli 08/08/2019

Impossível parar de ler
Li o livro todo em uma noite. Simplesmente não havia motivos para parar. A história te prende e te angustia do início ao fim. Tem um estilo leve e fácil de ler (apesar de alguns comentários bastante retrógrados que você releva pela data). PS: se você procura algo parecido com o filme do Scorcese , nem precisa ler, do filme herdamos basicamente a premissa e o nome dos personagens

VinAcius49 20/07/2019

@pro_leitor
Sam Bowden é casado com Carol e pai de três crianças, Nancy, Jamie e Bucky. Advogado bem-sucedido, serviu ao exército dos EUA na 2ª Guerra Mundial, e foi principal testemunha de um caso de estupro cometido por Max Cady a uma criança de 14 anos de idade. Cady foi condenado a prisão perpétua, mas foi libertado após alguns anos enclausurado. Nesse período, Cady alimentou sentimentos de ódio e fúria, prometendo se vingar e aniquilar toda a família Bowden, custe o que custar.

Opinião completa no IG literário @pro_leitor.