A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia De Northanger

JM_017 20/09/2024

Assim eu amo jane austen realmente parece q ela leva a gente pro passado da vontade de viver nessa realidade

Sofia 19/09/2024

Terminei esta leitura e fiquei abraçada ao livro. Experimentei a sensação de terminar um livro e saber que esta é uma história que carregarei com carinho por um longo tempo.
A ingenuidade de Catherine me proporcionou sentimentos mistos, me deu vontade de poder dar um chacoalhão nela em alguns momentos e me fez ver a ingenuidade como algo de que, por um momento, pude sentir a falta em mim mesma. Acredito que perdemos a ingenuidade muito cedo em nossos dias, de alguma maneira sentimos que sempre precisamos estar prontos para o pior das pessoas o tempo todo. Este foi um romance publicado postumamente, mas foi o primeiro a ser escrito pela Jane Austen e já aqui ela escreveu algo realmente especial. Singelo, mas especial por carregar as percepções astutas e sinceras de alguém que sabe a diferença entre ser sério e se levar muito a sério. Obrigada, Jane Austen, por me ensinar a rir de mim mesma.

Sônia Gregoski 18/09/2024

Catherine Morland é uma jovem "heroína", amante de romances góticos,em especial os de Ann Radcliffe.
Quando não está fantasiando grandes histórias com sua imaginação fértil na pitoresca cidade em que vive,a jovem está entretida nos livros que tanto ama ler.

Ao receber um convite para passar uma temporada em Bath com a família Allen,a jovem já imagina as diversas aventuras que irá viver.
Uma nova amizade surge durante a viagem,e com ela um convite para conhecer a Abadia de Northanger,onde sua mente fértil a colocará em uma grande trapalhada.

A Abadia de Northanger é o primeiro livro de Jane Austen mas foi publicado após sua morte,em 1818.

É um livro fácil,bem adolescente e que retrata a vida de uma jovem ingênua,que acredita na bondade e no caráter das pessoas.
Que age de acordo com o que acha certo e correto.

A protagonista Catherine é muito fofa.
Adora ler,tem fascinação por romances góticos e faz várias citações de livros,dentre eles " Os Mistérios de Udolpho".
Ela cita tanto esse livro que agora preciso lê-lo.

A história se divide entre Bath e a Abadia de Northanger.

Em Bath Catherine conhece os intragáveis irmãos Thorpe,John e Isabella.
John Thorpe é um sujeito detestável e insuportável,sua irmã Isabella irradia falsidade e mediocridade,ambos são interesseiros e pedantes.

Já os irmãos Tilney são totalmente o oposto.
Henry Tilney é sensato,gentil e bem-humorado e sua irmã Eleanor é um encanto!
Amei ambos,são personagens maravilhosos,menos o pai,que é um bosta!

É o primeiro livro da Jane e retrata de forma bem humorada as características da época,os relacionamentos por interesse e o prazer pelos romances góticos,além de trazer uma crítica em defesa dos livros de romance.

Que leitura adorável e divertida!
Embora tenha visto várias resenhas comentando que não é o melhor livro da Jane,eu penso o contrário,adorei.

Bia 16/09/2024

Em termos de estrutura narrativa e construção de personagens, não chega nem aos pés de Orgulho e Preconceito ou Persuasão. Mas considerando que é o primeiro romance terminado da autora, é de se espantar como ela retrata os costumes da Inglaterra Regencial com maestria. É um deleite acompanhar como era a vida social da época; os hábitos, as hipocrisias?

No geral, achei o mocinho um pouco sem personalidade e o romance entre os protagonistas foi deixado meio de lado. Porém, estar dentro da cabeça da Catherine foi muito divertido, ela tem uma mente muito imaginativa que é impossível não se identificar.

Renata Rezende 15/09/2024

Leitura rápida
Vi muitas reclamações sobre esse 1o livro de Jane Austen e fiquei meio reticente. Mas gostei muito da leitura. Realmente, conforme falaram aqui, em outras resenhas, o desfecho é muito rápido. Tirando isso, é uma história agradável, doce e romântica. O enredo não é tão complexo como em OP e Razão e Sensibilidade, nem esmiuçado como em Emma. É uma história mais simples e mais rápida. Recomendo que leiam sem maiores expectativas. Apenas leiam. É Jane Austen. Fim.

May015 14/09/2024

Divertido e Irônico
É o primeiro livro que leio da Jane e achei a história bem interessante, retratando o cotidiano da Catherine, em boa parte nos salões. Os personagens são muito divertidos e alguns são muito irônicos, como o Harry, por exemplo. Durante a história fiquei irritada com alguns personagens, mas isso não atrapalhou a leitura, além disso é um livro bem leve para ler.

najubs1 14/09/2024

A abadia de Northanger e minha experiência
Eu andei bem sumida por aqui por bastante tempo, mas não poderia deixar de avaliar esse livro que obviamente não me agradou muito.

Apesar de o assunto ser um pouco interessante e a personagem principal ter quase as mesmas características da Elisabeth de Orgulho e Preconceito ( primeiro que li da Jane), o livro não conseguiu ter um impacto muito grande em mim.

Algumas frases são legais até, mas apesar disso, não é um livro que eu recomendaria para um amigo ou quem procura um primeiro livro.

Talvez seja a linguagem antiga, ou só o livro que não me agradou mesmo.

É isso, não gostei gente :(

canerycs 12/09/2024

Embora a leitura tenha sido arrastada (por motivos pessoais) e por curtos momentos enfadonha, adorei como do meio para o final o livro traz reviravoltas interessantes.

maiaelin 04/09/2024

Livro incrível e de sagacidade imensa!
Nesse livro, Jane Austen nos apresenta Catherine Morland, uma mocinha que nunca havia se pensado como heroína antes de acompanhar os amigos da família, os Allen, a uma estadia a Bath.
Lá, a heroína encontra amigos e ocasiões singulares a quais eram novas e maravilhosas para a mesma. Também conhece a família Tilney, cujos os irmãos, Henry e Eleanor que a convidam por fim a Abadia de Northanger.
Na abadia onde a mente e imaginação de Catherine corre solta, explorando a abadia como um cenário dos romances góticos que costuma ler e imaginando histórias sobre seus moradores.
O livro é o mais curto escrito por Jane. Tem uma história muito bem escrita e completa e podemos ver a voz da própria autora conforme ela se apresenta como narradora e falando sobre a protagonista como uma heroína e sobre seus infortúnios e felicidades.
Os personagens também apresentam seus sentimentos e pensamentos de forma clara e podemos, como leitores, identificar e intepreta-los da melhor forma possível.

Mille Reis 04/09/2024

Eu demorei para terminar, teve uma parte no meio, quando ela viaja para Bath, que ficou meio enrolado e arrastado.
Quando ela vai para Northanger o livro dá uma súbita melhorada e começa a prender. Aí do nada acaba e deixa um sentimento de quero mais.

BorA.Books 01/09/2024

A Abadia de Northanger.
Apesar de não ter sido o meu favorito da Jane Austen, ainda assim é um livro muito bom. Gostei de acompanhar Catherine em suas semanas fora de casa, gostei muito dos irmãos Tilney (Eleanor e Henry), fiquei muito feliz com o ?final? deles. A família de Catherine é muito estranha, mas muito unida e querem o melhor pra ela.

Catherine foi passar algumas semanas em Bath com amigos queridos, e acabou encontrando o amor, amizades e muitas aventuras.

Juju 31/08/2024

Comecei a leitura por se tratar de uma personagem que gostava de romance gótico, esperava algo realmente do tipo.
A leitura é rápida, por muito pouco eu não abandonei a obra por achar muito fraca em relação as outras de Jane. Não achei romântico e tampouco empolgante, na verdade é bem chato.

Natália 30/08/2024

Livro divertido e envolvente.
Amei demais esse livro. O livro da Jane Austen que mais me prendeu até o momento. Os personagens são incríveis, um humor inteligente e a história nos envolve do início ao fim. Que casal fofo é a Catherine e o Henry.

Bruna2801 28/08/2024

Catherine Morland, uma jovem de 17 anos, uma leitora voraz de romances góticos e com uma imaginação fértil. Ela deixa sua vila no interior da Inglaterra e parte com um casal de vizinhos amigos para Bath.
Nesta temporada longe de casa ela faz novos amigos, conhece novos lugares, se apaixona e se decepciona.