A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia De Northanger

chronicles.mari 28/06/2023

Detalhes...
A abadia de northanger é sem dúvidas um livro belíssimo, cheio de detalhes e belas palavras!
fiquei sim meio desanimada com o livro por isso demorei tanto para terminá-lo, achei o final meio corriqueiro para chegar logo nos "felizes para sempre"... tirando isso, é um clássico da jane e sim, valeu a pena a leitura!
Isa 28/06/2023minha estante
Oi anjo, gostaria de te convidar para conhecer a minha história original. Poderia dar uma chance ao enredo? Eu ia ficar muito feliz se pudesse acompanhar a história.

A história está lá no Spirit e você precisa baixar o aplicativo.

O nome da história se chama

Recomeço 3 temporada

Roberta Irds 20/06/2023

O primeiro romance concluído por Jane Austen.
Paródia das narrativas góticas que eram sucesso no século XVIII, A abadia de Northanger foi o primeiro romance concluído por Jane Austen, apesar de só publicado postumamente, em 1818.

Enquanto mergulhava na leitura, eu aguardava ansiosamente pelos eventos que ocorreriam na Abadia, cujo nome dá título à obra. Essa parte da história se desenrola na segunda metade do livro. Na primeira parte, somos transportados para Bath, onde acompanhamos Catherine e sua convivência com personagens caricatos que refletem a falta de valores e a hipocrisia de forma sarcástica. Também testemunhamos o surgimento da amizade entre Catherine e Isabella (já tive uma "amizade" semelhante, então é melhor ficar longe de pessoas como Isabella). Em seguida, a narrativa nos leva até a Abadia de Northanger. Catherine fica maravilhada com a oportunidade de explorar a Abadia e, ao estar lá, deixa-se levar por loucas fantasias baseadas em suas leituras góticas e de mistério, elaborando inúmeras teorias de que algo terrível poderia ter acontecido naquele lugar.

Posso afirmar que a obra é extremamente divertida e envolvente, especialmente devido às críticas sarcásticas e às referências à literatura gótica. Aliás, após terminar "A Abadia de Northanger", sinto-me obrigada a ler "Os Mistérios de Udolpho", de Ann Radcliffe.

Carina 19/06/2023

Morno
Esse livro é tão morno que nem sei como consegui terminar de ler.
Tentei me apegar aos personagens, à história, à qualquer coisa, mas não consegui; só fiquei torcendo para acabar logo.
Infelizmente, não funcionou para mim, mas pretendo ler mais para frente.

Aline.Guimaraes 17/06/2023

Paródia gótica
Que a inglesa ???? ?????? foi uma grande observadora dos costumes de sua época e uma escritora realista, mestre em mostrar a sociedade tal como era com boas doses de romance e ironia, isso eu já sabia, mas que era também mestre em parodiar romances góticos, fiquei sabendo com a leitura de ? ?????? ?? ??????????.

Nesta obra, que foi escrita entre 1798 e 1799, mas publicada postumamente em dezembro de 1817, Catherine Morland é uma típica mocinha romântica, apaixonada por livros de terror e mistério. Morando em uma área rural ela tem a oportunidade de conhecer Bath e passar uma temporada social por lá, o que a deixa maravilhada, pois aproveita para ir a bailes, passeios e para conhecer pessoas.
Faz amizade com os irmãos Isabella e John Thorpe ? adorei o nome da família, aliás, pois não seria melhor se fosse um trocadilho ? e com os irmãos Eleanor e Henry Tilney, que a convidam a conhecer sua casa ? a Abadia de Northanger.

Catherine fica maravilhada com a possibilidade de conhecer de perto a Abadia, e estando lá, deixa-se levar por loucas fantasias fundamentadas em suas leituras góticas e de mistério e começa a elaborar mil teorias de que algo terrível poderia ter acontecido ali.
Mas tem um detalhe: Catherine vai conhecer a tal Abadia depois da metade da narrativa e antes disso tem muita conversa e amizade com Isabella, mas também muita chateação de John Thorpe ? que no final se mostra mesmo bem torpe (desculpa gente, não consegui resistir à piadinha).

Confesso que fiquei meio impaciente com essa primeira metade do romance e mesmo quando ela foi pra Abadia de Northanger não achei tão impressionante essa paródia dos romances góticos, mas depois fiquei com um medinho de que algo terrível acontecesse a Catherine e passei a gostar bastante do desenvolvimento da história a partir dali. E, claro, fiquei feliz com o final. Já havia lido antes Orgulho e Preconceito e prefiro este, mas a Abadia de Northanger também é um livro muito gostoso de ler.

Taci.Souza 13/06/2023

Um dos aspectos que mais admiro em Jane Austen é a forma elaborada como ela escrevia de forma crítica e bem humorada as convenções e imposições sociais de época. Se valendo de narrativas simples, mas dotadas de ironia e opiniões próprias, apresentando habilidosamente personagens despretensiosos, que evoluem e amadurecem ao longo da trama, conquistando gradualmente a simpatia do leitor.

Em A Abadia de Nortangher todas essas características podem ser comprovadas. Um romance de cotidiano, que abusa de referências literárias e se propõem a expor de forma clara e crítica, a alta sociedade Londrina da época, destacando seus preconceitos, inconstância, e caráter vicioso. Propósito que Jane Austen consegue atingir com louvor.

Este foi meu segundo contato com essa obra, e fico feliz em perceber que gostei mais da leitura agora do que na primeira vez, pois pude, em virtude de uma maturidade literária melhir exercitada, reconhecer elementos e detalhes que escaparam à minha percepção na primeira vez que li.

Charlinho07 13/06/2023

Um romance leve...
Essa foi a minha primeira incursão em um romance. Uma vez que assisti ao filme Orgulho e Preconceito, inspirado na obra de Jane Austen, deparei com a possibilidade de iniciar a leitura deste livro.

Confesso, que baseado nas opiniões de quem habitualmente ler romances, principalmente outras obras mais difundidas de Austen, esperei que essa história fosse mais... Chamativa.

Apesar disso, é uma história leve, que em muito ajuda a distrair do mundo, apresenta cenários típicos de romances de épocas e uma trama simples, porém crível. É como se uma amiga estivesse contando uma fofoca de um antepassado.

Se lido sem expectativas muito altas, sendo você um leitor habitual de romances, talvez consiga apreciar muito mais a obra. Para mim, é como uma trama de novela das seis, com menos drama e mais fantasias, por parte da protagonista.

Lora_Bee 05/06/2023

Achei que eu não fosse amar, mas me surpreendi
Chegando quase ao fim do projeto de ler todos os livros da Jane Austen, eu achei que não fosse mais me surpreender com nenhum livro. Mas Northanger Abbey foi muito interessante de ler.
O que se tem aqui é uma protagonista, que é chamada de heroína, e que não é, nem de longe, a heroína idealizada dos romances tradicionais. A Catherine não é excepcionalmente bonita, tampouco extraordinariamente inteligente ou habilidosa em quaisquer tipos de atividades manuais. Ela é bastante ingênua e acha que o mundo é igual aos romances góticos que lê. Ao ir passar um tempo longe de casa, ela entra em contato com a sociedade londrina.
Eu gostei bastante do livro, e gostaria que a Fanny, de Mansfield Park, tivesse passado pela transformação que a Catherine passa. Rachei de rir com as viagens dela sobre a Abadia, e o Tilney foi um dos meus mocinhos preferidos, ao mesmo tempo em que me irritei verdadeiramente com os Thorne. No geral, um livro excelente da Austen. Eu confesso que fiquei um pouco incomodada com o ritmo (o prédio que dá nome à obra demorou muito para aparecer) e com a quantidade de vezes que ela é chamada de heroína no começo. Mas, para mim, a construção de personagens é genial, como sempre.

amy! 04/06/2023

Igual a todos os outros livro da Jane que já li, é impossível não gostar desse também. Porém algumas coisas foram diferentes, a narrativa e linguagem(talvez fosse a edição?). Esse é um pouco inferior se comparar aos outros dela. A verdade é que se você ler alguns livros da escritora, começa a notar um certo padrão nas histórias. De qualquer forma, um adorável livro, recomendo bastante. Agora só falta ler Emma :)

Natasha 03/06/2023

Bem diferente dos outros livros da autora, mas foi uma mudança boa, gostei bastante da escrita mas como sempre poderia ter mais interações entre os interesses amorosos.

Oljo 01/06/2023

A maior fanfiqueira de Austen!
Gostaria de começar me corrigindo quando disse que Mansfield Park era o romance mais sem graça da autora, com certeza depois de afirmar essa opinião se torna bastante óbvia a que tenho sobre esse livro. No entanto, não achei uma leitura ruim, suspeita para falar, como já mencionei muitas vezes, sobre qualquer história dessa mulher.

Caterine é uma personagem tão bobinha e inocente que me espanta ter saído da maioral dos romances de época, a crítica aqui também é bastante timida e me parece que Jane estava com preguiça de escrever e só queria se aventurar por um caminho um pouco mais sombrio de castelos e abadias de terror e acima disso, fazer uma critica ENORME e INDIGNADA sobre o quanto desdenha de pessoas que desdenham romances na pag 30 dessa edição. Eu amei demais, parecia que eu estava lendo uma fofoca muito atual!

E é isso tudo sobre A Abadia de Northanger. Com um pulo do gato no final sobre certo baú que confesso não esperava nunca, uma obra simples, ainda é Austen, portanto surpreende o sentimento um tanto tedioso que nos leva às ultimas páginas. Logo, finalizo dizendo que longe de uma "Emma" e de um "Orgulho e Preconceito", A Abadia de Northanger é uma passagem sem turbulência pelo universo de Jane.

domi_slender 29/05/2023

Talvez o livro mais representativo da Jane Austen
Acredito que esse seja um dos livros mais próximos de pessoas que conseguimos conhecer no séc XX.
Tem personagens que nos encantam, mas também a sinceridade da narração traz um ar muito diferente e mais honesto pra narrativa.

Mima 27/05/2023

Gostoso de ler
Bom, essa é a minha primeira experiência lendo Jane Austen, então não tenho como comparar esse livros com os seus outros.

Gostei da história, gostei de Catherine, e amei o nosso moçinho Henry. Confesso que em alguns momentos passei muita raiva com os irmãos Tilney, e com o pai do nosso querido Henry. Amei a Eleanor, e a amizade entre ela e Catherine.

Achei o final do livro um pouco corrido demais, com as explicações um pouco jogadas, eu queria mais detalhes do desfecho do nosso casal.

Porém mesmo com todos esses relatos, amei o livro e como ele foi gostoso de ler.

L Soares 26/05/2023

O livro conta a história de Catherine, que deixando a cidade no interior onde cresceu, viaja para Bath acompanhando uma família vizinha, iniciando sua "aventura".

A narrativa é bem interessante, com a narradora se dirigindo diretamente ao leitor em considerações sobre sua "heroína", em uma paródia com os livros que a própria personagem gosta de ler.

Em vários momentos da história as expectativas e considerações de Catherine são com base nos livros de suspense que lê, e a narrativa mostra o contraste entre expectativa e realidade, que me lembrou a cena do filme 500 dias com ela, com a tela dividida mostrando o que o personagem espera e o que acontece de fato.

No mais, a história em si, Catherine trava novos conhecimentos em Bath, formando um pequeno círculo social. Isabela, como sua nova melhor amiga, com sua família; se encantando com Henry Tilney, e passando a interagir com a família dele; e acabando por encontrar um de seus irmãos que é amigo de John, irmão de Isabela, e que se hospeda na casa dessa família, pelo período que a protagonista está na cidade com os Allen.

Enquanto tenta escapar da insistente presença de john Thorpe, e busca passar tempo com os Tilney, Catherine vai vivendo as contradições dos demais personagens em uma caricatura bem sarcástica sobre a falta de valores e a hipocrisia, enquanto ela mesma cresce como pessoa e vai perdendo a inocência de acreditar no que as pessoas dizem, e passando a formar melhor opinião sobre as coisas.

E por fim, sua visita à Abadia para uma outra estadia como hóspede, na qual deixa sua imaginação ser cada vez mais levada pelas expectativas dos livros, fazendo-a envergonhar-se de quão longe se deixou levar pela sua imaginação.

E claro, tudo em paralelo com o romance, esperanças e desesperanças da personagem em relação a seu amado até o feliz para sempre.

É uma leitura divertida. Jane Austen é ótima desde os primeiros escritos.