A Abadia De Northanger (Edição Bilíngue)

A Abadia De Northanger (Edição Bilíngue) Jane Austen

Resenhas - A Abadia De Northanger

Raissa.Emanuele 15/01/2023

A Abadia de Northanger
Jane Austen é cirúrgica nesse livro. Linguagem simples, características e situação bem descritas, de fato, um excelente livro de romance. Levou a minha imaginação a bailar também pela Abadia de Northanger.

art3misbarb 14/01/2023

A abadia de Northanger
Esse livro possui uma forma de narrar a história muito diferente das outras histórias da autora (talvez seja porque foi um dos primeiros que ela escreveu), mas ainda assim possui aquela fórmula Jane Austen de ?fazer acontecer? a qual estamos acostumades. Amei essa diferença, tornou A abadia um livro único.

Classifiquei o livro com três estrelas porque, apesar de gostar da Catherine, não foi um livro que tive muita facilidade de ler. A causa disso não é culpa da escrita ou da tradução (esta realmente é um pouco mais rebuscada que as traduções de outras editoras, mas nada impossível de ler), eu só não estava com muito pique pra ler um clássico, me distraí muito e tive dificuldade pra engatar na leitura, mas era o que tinha pra hoje ?.

Não tiveram muitos personagens que se destacaram, com a exceção de Catherine, que é um amor e só se lasca, parecia que a própria Jane estava contra ela kakaka; e do Tilney, que é um cara muito sagaz, divertido e gentil. Amei as interações entre eles e o quanto a nossa protagonista evoluiu com o passar das páginas. O fato de a Cat ser tão jovem e se deixar levar pelos clichês da literatura que ela consome, e depois se decepcionar com a vida real por não possuir fantasias, é massa porque funciona como um certo alívio cômico de tão irônico que esse livro é.

Acho que faltaram algumas explicações no final do livro (Austen como sempre correndo pra escrever o final) e a história em si não é nada como Emma ou Orgulho e Preconceito. Não me apeguei tanto à história mas é bom para passar o tempo e para conhecer esse outro lado da Austen: uma mulher jovem começando sua carreira de escritora, com uma pegada de escrita de romances góticos e várias referências a outras autoras.

Maria 12/01/2023

O primeiro romance de Jane Austen é leve, apaixonante e apresenta reflexões sobre a vida. A todo momento, eu comparei alguns comportamentos dos personagens com minha própria conduta, e também, daqueles com quem convivo.
A autora, como em outros romances faz comentários que nos levam a uma análise comportamental que vai além do romance, mas apresenta questões familiares e de amizade.
Porém, achei a obra um pouco abaixo, em comparação a grandes obras da autora, como Orgulho e Preconceito e Persuasão. Neste enredo, achei a personagem principal um tanto influenciável e sem despenhar um grande papel, embora ela amadureça bastante ao longo da história.

Naeli.MarAola 12/01/2023

Para ser honesta comecei esse livro por curiosidade, não é um gênero que eu geralmente leia e não foi realmente como o esperado.

O que provavelmente mais estranhei durante a leitura com certeza foi a linguagem polida, estando acostumada com a linguagem corriqueira do cotidiano demorou certo tempo para a adaptação, a narrativa maçante também dificultou essa adaptação.

A história em si não me prendeu, mesmo tendo seus momentos divertidos, não consegui me conectar com nenhum personagem e o rumo da história é totalmente previsível.

Fernanda Barroso 12/01/2023

Resenha de @victorianleituras
Catherine mora em um pequeno condado onde não a conte muita coisa, e onde as pessoas se conhecem de toda uma vida. Tornando-se uma jovem, a família Allen, amiga de sua família, a chama para passar algumas semanas em Bath e é lá que Catherine tem a chance de fazer novas amizades e descobrir o amor. Em meio aos novos livros de romance gótico que lê, sua imaginação e inocência são colocadas à prova e ao se ver sendo convidada para conhecer uma Abadia, cenário dos livros que lê, junto a família do seu estimado Henry Tilney e sua irmã, Eleonor.

Como é do conhecimento geral, os livros de Jane Austen foram escritos em períodos reais da época que se passavam ou pouco tempo depois, de modo que o modo de pensar da época em muito está incutido em suas palavras. Ainda assim, é possível ver que Austen ainda era considerada a frente de seu tempo, já que mesmo presas às convenções, suas mocinhas são espirituosas e fortes.

A narrativa começa lenta, o que sentimos logo se estamos acostumados aos romances mais "atuais", e por vezes nos perguntamos quando o interesse romântico será abordado. Mas ele está em cada olhar, dança e pensamento da personagem, o que me encantou ainda mais nesse, onde a mocinha tem pouco conhecimento amoroso.

O mistério da Abadia é pouco explorado e rapidamente deixado de lado, o que me deixou um pouco decepcionada. Mas, para compensar, as intrigas amorosas que envolvem a família de Catherine e da família Thorpe, novos amigos, prenderam minha atenção e me cativaram.

Uma leitura que vale a pena para os amantes de clássicos, de Jane Austen e de loooow burn.

Rafaela Rezende 12/01/2023

Jane Austen não erra (sério)
Sou suspeita a falar da escrita de Jane Austen, e esse livro divide bastante opiniões, mas eu gostei, tem diversão, ironia, personagens de opinião forte e convenhamos, são excelentes ferramentas para uma boa obra, principalmente se considerarmos o tempo que Jane vivia.

@lilianloietes 17/01/2023minha estante
Me convenceu ...colocarei na lista

Jose457 17/01/2023minha estante
Que bom,acho que você vai gostar desse livro,espero que você tenha uma experiência incrível com esse livro,assim como eu tive..... boa leitura

@lilianloietes 17/01/2023minha estante
Não tenho dúvida, quero a edição toda da Jane da Martin Claret, então preciso ir com calma...os livros são caros!

Tami 11/01/2023

Como sempre os livros da Jane começando a ficar bom na metade
O que é triste
Pq demorei 2 anos pra chegar nessa metade, e terminar em uma semana
Mas é isso
Achei diferente da ideia dos outros livros dela
Claro que tem um romance ali
Mas não é foco
Tem outras coisas em volta da história tbm

Iara 09/01/2023

Minha primeira leitura da famosa Jane Austen!! Amei a escrita e os personagens, porém, a história não me chamou tanta atenção e creio que isso advém da minha ignorância de nunca ter lido algo da Jane. Ainda assim, um livro excelente e cheio de reviravoltas. Ansiosa para ler as próximas histórias dessa escritora incrível!!

Jadeca 08/01/2023

Fraquissimo não recomendo
Todos os personagens são irritantes e difíceis de gostar, a história é fraca e arrastada, não curti, não indico.

ranny 07/01/2023

Nas últimas dez páginas parece que a Jane tava com muita pressa para terminar kkkkkk foi muita informação ao mesmo tempo, mas, no geral foi um leitura tranquila, julgo dizer que é o livro mais fácil de ler dela (já que abandonei Emma por não ter achado a história interessante - fora que os diálogos de 4 páginas não ajudavam - ) E por parte do senhor Tilney eu esperava uma declaração mais emocionante e romântica se comparado aos demais mocinhos da autora ? ??
Thais Verdan 21/01/2023minha estante
Ela adorava correr no final do livro ??? tudo é resolvido nos acréscimos do segundo tempo! Então relação ao Tilney, queria que ele falasse: "Eu a amo, ardentemente ". Kkkkk mas como foi um dos primeiros livros que ela escreveu, perdoei. Kkk

ranny 23/01/2023minha estante
Exatamente ? esperava uma declaração super pomposa, mas ela não veio ?

lauren.iori 07/01/2023

De fato, é um livro diferente da autora. Assumo que devido à idade da personagem principal (17 anos), ela é menos interessante que outras personagens da Jane Austen, uma vez que não tem toda a maturidade, perspicácia e até ironia a que estamos acostumados quando lemos um livro da autora. Além disso, a voz da narradora-autora é mais presente nesse livro, de modo que ela sempre dá algumas opiniões e alfinetadas, seja na sociedade da época, nos romances da época e até mesmo no seu próprio livro, o que, por sua vez, devolve todo o sarcasmo que falta na personagem principal, mas que estamos somos acostumados (e apaixonados) nos livros dessa autora. Apesar de ser um pouco monótono no começo, eu gostei muito da leitura e amei o final. Eu fiquei receosa, porque achei que tinham poucas páginas para resolver tudo o que faltava de maneira satisfatória, mas Jane Austen não brinca em serviço, meus amigos, nem mesmo no seu primeiro livro publicado.
Enfim, não chega perto do meu livro favorito da autora, mas eu gostei muito. A rainha não decepciona.

maria fernanda 05/01/2023

D???r?o de escr?t?
Uma mistura de realidade e imaginação, entre uma vida pacifica e ao mesmo tempo situações sinistras e excitantes que os personagens de um romance podem viver! a Catherine Morland é um amor de personagem e também é leitora de romances góticos. achei levíssimo o livro e tem certas partes que me deram um frio na barriga, principalmente as cenas do baile.

Isabella.Bulia 04/01/2023

Achei essa história mais simples que outras da autora, mas adorei o diálogo que ela faz com o leitor. Continuo gostando muito de Jane Austen e estou curiosa para conhecer suas demais obras (até agora li quatro) e descobrir todos os seus estilos de escrita.