A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia De Northanger

amy! 04/06/2023

Igual a todos os outros livro da Jane que já li, é impossível não gostar desse também. Porém algumas coisas foram diferentes, a narrativa e linguagem(talvez fosse a edição?). Esse é um pouco inferior se comparar aos outros dela. A verdade é que se você ler alguns livros da escritora, começa a notar um certo padrão nas histórias. De qualquer forma, um adorável livro, recomendo bastante. Agora só falta ler Emma :)

Natasha 03/06/2023

Bem diferente dos outros livros da autora, mas foi uma mudança boa, gostei bastante da escrita mas como sempre poderia ter mais interações entre os interesses amorosos.

Oljo 01/06/2023

A maior fanfiqueira de Austen!
Gostaria de começar me corrigindo quando disse que Mansfield Park era o romance mais sem graça da autora, com certeza depois de afirmar essa opinião se torna bastante óbvia a que tenho sobre esse livro. No entanto, não achei uma leitura ruim, suspeita para falar, como já mencionei muitas vezes, sobre qualquer história dessa mulher.

Caterine é uma personagem tão bobinha e inocente que me espanta ter saído da maioral dos romances de época, a crítica aqui também é bastante timida e me parece que Jane estava com preguiça de escrever e só queria se aventurar por um caminho um pouco mais sombrio de castelos e abadias de terror e acima disso, fazer uma critica ENORME e INDIGNADA sobre o quanto desdenha de pessoas que desdenham romances na pag 30 dessa edição. Eu amei demais, parecia que eu estava lendo uma fofoca muito atual!

E é isso tudo sobre A Abadia de Northanger. Com um pulo do gato no final sobre certo baú que confesso não esperava nunca, uma obra simples, ainda é Austen, portanto surpreende o sentimento um tanto tedioso que nos leva às ultimas páginas. Logo, finalizo dizendo que longe de uma "Emma" e de um "Orgulho e Preconceito", A Abadia de Northanger é uma passagem sem turbulência pelo universo de Jane.

domi_slender 29/05/2023

Talvez o livro mais representativo da Jane Austen
Acredito que esse seja um dos livros mais próximos de pessoas que conseguimos conhecer no séc XX.
Tem personagens que nos encantam, mas também a sinceridade da narração traz um ar muito diferente e mais honesto pra narrativa.

Mima 27/05/2023

Gostoso de ler
Bom, essa é a minha primeira experiência lendo Jane Austen, então não tenho como comparar esse livros com os seus outros.

Gostei da história, gostei de Catherine, e amei o nosso moçinho Henry. Confesso que em alguns momentos passei muita raiva com os irmãos Tilney, e com o pai do nosso querido Henry. Amei a Eleanor, e a amizade entre ela e Catherine.

Achei o final do livro um pouco corrido demais, com as explicações um pouco jogadas, eu queria mais detalhes do desfecho do nosso casal.

Porém mesmo com todos esses relatos, amei o livro e como ele foi gostoso de ler.

L Soares 26/05/2023

O livro conta a história de Catherine, que deixando a cidade no interior onde cresceu, viaja para Bath acompanhando uma família vizinha, iniciando sua "aventura".

A narrativa é bem interessante, com a narradora se dirigindo diretamente ao leitor em considerações sobre sua "heroína", em uma paródia com os livros que a própria personagem gosta de ler.

Em vários momentos da história as expectativas e considerações de Catherine são com base nos livros de suspense que lê, e a narrativa mostra o contraste entre expectativa e realidade, que me lembrou a cena do filme 500 dias com ela, com a tela dividida mostrando o que o personagem espera e o que acontece de fato.

No mais, a história em si, Catherine trava novos conhecimentos em Bath, formando um pequeno círculo social. Isabela, como sua nova melhor amiga, com sua família; se encantando com Henry Tilney, e passando a interagir com a família dele; e acabando por encontrar um de seus irmãos que é amigo de John, irmão de Isabela, e que se hospeda na casa dessa família, pelo período que a protagonista está na cidade com os Allen.

Enquanto tenta escapar da insistente presença de john Thorpe, e busca passar tempo com os Tilney, Catherine vai vivendo as contradições dos demais personagens em uma caricatura bem sarcástica sobre a falta de valores e a hipocrisia, enquanto ela mesma cresce como pessoa e vai perdendo a inocência de acreditar no que as pessoas dizem, e passando a formar melhor opinião sobre as coisas.

E por fim, sua visita à Abadia para uma outra estadia como hóspede, na qual deixa sua imaginação ser cada vez mais levada pelas expectativas dos livros, fazendo-a envergonhar-se de quão longe se deixou levar pela sua imaginação.

E claro, tudo em paralelo com o romance, esperanças e desesperanças da personagem em relação a seu amado até o feliz para sempre.

É uma leitura divertida. Jane Austen é ótima desde os primeiros escritos.

bernadete.dalla 24/05/2023

Confesso que fiz uma leitura ?por cima?, lendo rapidamente cada parágrafo, sem me ater muito a escrita. Achei a leitura bastante enfadonha.

skuser02844 24/05/2023

Uma história lindinha ?
Vi muitas resenhas negativas em relação a esse livro, então comecei a ler sem muita expectativa. Porém me surpreendi bastante com a história. Os personagens me fizeram sentir raiva muitas vezes, mas acredito que essa foi justamente a intenção da autora.
Em algumas partes o livro fica um pouco cansativo.
O final é bem fofo. Gostei muito da experiência.

Maduð« 23/05/2023

Jane Austin novamente ???
Ah com eu amo essa mulher, ela é tão extraordinária. Como ela descreve os bailes, os locais ou até mesmo os personagens. Eu amo demais essa autora, se ela não existisse não sei como seria meu vocabulário ou até mesmo os meus livros preferidos. Nossa eu fiquei com muita raiva de vários personagens, mas acabo esquecendo deles quando aparece os maravilhosos personagens que eu amo.

Vanessa 23/05/2023

Uma boa história
Esse livro se diverge um pouco dos demais da Jane, pois aqui p romance é menos central para o desenrolar da narrativa. É um livro gostoso de ler, que na minha opinião só não merece 5 estrelas pela ingenuidade assserbada da protagonista e por seus dois amigos difíceis de digerir.

Melissa 22/05/2023

Tinha potencial, mas...
Dei duas estrelas porque realmente vi que tinha um potencial a história, tinha momentos que realmente me empolgavam até, mas parece que ela foi perdendo o rumo um pouco e aí do nada teve uma tentativa de mistério referente a abadia que não me caiu muito bem. Acredito eu que se mantivesse a história em Bath e focasse um pouco mais no desenvolvimento do romance ia ser bem melhor. Acabou que chegou no final do livro e tudo ficou muito corrido, aonde antes 11 semanas foi praticamente o livro todo, sem mais nem menos 1 ano foi resumido em 2 páginas.

Giovanna1242 22/05/2023

Acho que todos os livros da Jane Austen esse é dos menos famosos, e por isso eu não fui com expectativas tão altas - já sabia que não iria ser um Orgulho e Preconceito ou um Persuasão, mas ao longo da leitura acabei me surpreendendo de forma muito positiva!
A personagem principal é muito bem construída, e gostei muito das atitudes e dos pensamentos dela, acho que foi uma das mocinhas da Jane que mais gostei. Quanto ao Henry e a Eleanor, são dois queridos. Passei a maior parte do livro irritada com os irmãos Thorpe, já que era pura falsidade e interesse.

Suelen 19/05/2023

Este livro possui a narrativa mais distante do estilo Jane Austen de escrever o que não significa que seja ruim. Fiquei intrigada com a história que parece que me levaria a caminhos de mistério, tais quais os livros lidos por Catherine, porém tais histórias não possuem finais fantásticos e sim desenrolamentos corriqueiros. Creio que no fundo a crítica seja essa: a vida não é uma fantasia

Natália 12/05/2023

Recomendo
A abadia de Northanger é um romance da escritora inglesa Jane Austen, publicado postumamente em 1817. O enredo gira em torno de Catherine Morland, uma jovem de 17 anos que aceita a proposta de viajar por algumas semanas com os seus vizinhos e amigos da família, o Sr e a Srª Allen. O grupo, então, sai de Fullerton, uma pequena cidade rural no interior da Inglaterra, rumo a Bath, uma cidade agitada. Em Bath, Catherine conhece novos amigos, vai a teatro, bailes e passeios e conhece dois jovens: um presunsoço e mentiroso, outro encantador, apesar de sarcástico. Catherine é uma jovem ingênua e leitora voraz. Próximo de terminar sua temporada em Bath, é convidada a passar alguns dias na Abadia de Northanger. Catherine fica encantada com o lugar, imaginando histórias que poderiam ter acontecido nesse local antigo, se deixando levar pelos livros de romance gótico que costuma ler. Jane Austen faz um contraste nesse livro entre realidade, humor e romance.

Gostei muito desse livro, que considero o mais diferente dentre as obras que já li de Jane Austen.
Recomendo muito.
Foi o quarto livro que li da autora inglesa.

nathaliavirginia.meirelles 09/05/2023

É...
Não foi o que eu esperava. E olha que eu não pus muita expectativa. A abadia de Northanger começou bem, com uma protagonista jovem e ingênua, que tinha uma imaginação fértil povoada das heroínas que lia nos livros. Que tinha uns amigos que eu não fui muito com a cara, mas tinha também um crush que era uma graça, e que me vi shipando com ela. Mas a história em si eu achei chata. Descrevendo momentos desnecessários, que não fazem falta, frases longas demais e eu vi tudo isso também em Orgulho e Preconceito, da mesma autora, mas a história era mais cativante. Óbvio q teve pontos positivos, Catherine que vive mais dentro da cabeça dela do que fora (me identifico?), os flertes entre ela e Henry, os momentos em que imaginação e realidade se misturavam e o final satisfatório. Mas mesmo assim a história dá umas caídas que podem desanimar o leitor.