A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia De Northanger

Lailie 06/07/2023

Diferente dos famosinhos da Jane Austen
Eu li várias resenhas negativas sobre este livro e eu só pensando: a Jane Austen foi grandona aqui, é o livro mais diferente que ela escreveu, mas ainda assim, tem uma história bem interessante, a protagonista desse é completamente oposta às demais, ela é fã de terror, faz críticas aos livros de romance. Apesar de ter sido um dos primeiros que ela escreveu, é bem escrito. Os capítulos são curtinhos, é uma leitura rápida e divertida. Amei e até o momento está entre os favoritos de todos os livros da Austen.

Manuela 05/07/2023

Interessante.
Primeiro livro que li/finalizei da Jane Austen e confesso que gostei do livro em si, no começo não coloquei fé mais ao passar dad páginas vi que a leitura fluiu bem, queria mais detalhes do casal, achei quem superficial esses detalhes , mais torci pro felizes pra sempre kkkk.

Fee 05/07/2023

No começo não chamou muita atenção , chegou até ser um pouco chato , mas conforme foi avançando na leitura começei a me interessar por ele

crewcrew 03/07/2023

Foi o primeiro livro que li da Jane Austen e não me arrependo, mas tenho algumas ressalvas. Acho que o livro não foi muito coerente com o que ele se propôs, até a metade do livro foi só sobre a vida de Catherine em bath, já mais pro meio teve um breve período em que se tentou criar um mistério (o que não deu muito certo porque tudo foi resolvido rápido demais) e o final foi muito corrido (não tendo muito desenvolvimento). Porém, apesar disso, eu gostei bastante da narrativa e da escrita, achei bem fluído e eu não conseguia parar de ler (me prendeu bastante). Além disso, gostei muito dos personagens. Conclusão: Gostei do livro.

Victoria361 03/07/2023

Uma dama aventureira
Contexto: a obra da Jane Austen que gira em torna de Catherine Morland, uma jovem romântica e leitora voraz que é encaminhada para a casa de senhores mais abastados e socialmente mais refinados a fim de se preparar uma essa corte e fortalecer sua ascendência como dama. E sua aventura é pautada de hábitos sociais e encontros em bailes que levam a jovem a conhecer pessoas de caráter valiosos e duvidosos.

Minha opinião: Dentre várias obras da Jane Austen esse foi uma das que gostei bastante. Uma leitora que reflete no seu cotidiano muito dos livros que leu. Suas habilidades são em torno de obras que ama. A amizade com a Isabelle foi o ponto mais interessante, pois a autora frizou essa amizade traiçoeira e aproveitadora de uma forma muito boa. Além do carinho con Henry que além de ser um jovem excelente, também é um amigo muito sábio. Os dotes e herança que são influência para casamento como assuntos em destaque foram ótimos. Os familiares bastante exigentes e rigorosos é outro ponto que gostei bastante. Toda a tratativa da Catherine como heroína, fugindo totalmente desse rótulo que a Jane Austen é marcada, como uma escritora de romance, e definindo a personagem como uma aventureira pela vivência social e literária é o ponto alto. Muito bom!

Minha frase favorita: "Quando uma jovem deve ser heroína, isso não pode ser impedido pela perversidade de 40 famílias vizinhas. Algo deve e vai acontecer para colocar um herói em seu caminho" (A abadia de Northanger, página 12)

laris 02/07/2023

Tô com preguiça de fazer resenha muito longa, mas gostei mais do que orgulho e preconceito. é uma história simples de acordo com o estilo da Austen, mas com menos personagens.

Drika.Andrade 01/07/2023

A Abadia de Northanger - Jane Austen
Gostei do livro, embora o perfil da personagem seja muito diferente dos perfis femininos apresentados nos demais livros da autora. Catherine é bem ingênua com relação à visão de mundo e percepção dos comportamentos, assim como quanto à expressão dos sentimentos humanos, o que creio refletir bastante a idade da personagem e o contexto da época pertinente à narrativa. A leitura e desfechos são leves e interessantes.

Jackcoriolano 30/06/2023

A abadia de Northanger (Jane Austen)
A abadia de Northangen, de Jane Austen, é um livro publivado após a morte da autora, embora tenha sido um dos primeiros livros que ela escreveu.

Na história temos a ingênua Catherine Morland, sem nenhum conhecimento da vida além dos romances que lê, que vai passar uma temporada em Bath com uma casal sem filhos, Sr. e Sra. Allen, amigos de sua família. O enredo envolve, ainda, a família Thorne, cuja filha mais velha Isabella se torna uma grande amiga de Catharine e a família Tilney, especialmente Henry Tilney

Com diversas referências a outras obras góticas e autores famosos da época, a história retrata, com muitos detalhes, de forma um pouco exacerbada e irônica, a vida social de Bath. É um relato do cotidiano, com suas fofocas, julgamentos e busca pelo casamento.

A protagonista espera que sua tragetória seja como nos livros, inclusive as possibilidades sombrias que pode encontrar na abadia de Northanger. Com sua ingenuidade ela espera as virtudes de uma amizade, a honra dos compromissos, as cortesias que manda a educação e se apressa em julgamentos e conclusões que a decepcionam e a colocam em "saias justas" várias vezes.

É uma ironia ao perfil das heroínas literárias, uma forma de crítica aos romances que eram um tipo de literatura direcionado às mulheres e considerado de menor importância à época. Catherine é a mocinha sempre virtuosa, a heroína das aventuras literárias.

Gostei da forma como a autora construiu o narrador, que conversa com leitor e tem suas próprias opiniões sobre as situações que narra. A história em si, é curta, há poucos acontecimentos, o que enriquece, na verdade, é o confronto entre a imaginação formada pelos livros e a realidade, levando a protagonista a um amadurecimento no final da jornada.

Vale a leitura para conhecer o estilo.

Gabi 29/06/2023

Livro super fofo que ajudou a passar o tempo, mas no geral não achei nada revolucionário? é mais um livro que me lembra conforto

chronicles.mari 28/06/2023

Detalhes...
A abadia de northanger é sem dúvidas um livro belíssimo, cheio de detalhes e belas palavras!
fiquei sim meio desanimada com o livro por isso demorei tanto para terminá-lo, achei o final meio corriqueiro para chegar logo nos "felizes para sempre"... tirando isso, é um clássico da jane e sim, valeu a pena a leitura!
Isa 28/06/2023minha estante
Oi anjo, gostaria de te convidar para conhecer a minha história original. Poderia dar uma chance ao enredo? Eu ia ficar muito feliz se pudesse acompanhar a história.

A história está lá no Spirit e você precisa baixar o aplicativo.

O nome da história se chama

Recomeço 3 temporada

Roberta Irds 20/06/2023

O primeiro romance concluído por Jane Austen.
Paródia das narrativas góticas que eram sucesso no século XVIII, A abadia de Northanger foi o primeiro romance concluído por Jane Austen, apesar de só publicado postumamente, em 1818.

Enquanto mergulhava na leitura, eu aguardava ansiosamente pelos eventos que ocorreriam na Abadia, cujo nome dá título à obra. Essa parte da história se desenrola na segunda metade do livro. Na primeira parte, somos transportados para Bath, onde acompanhamos Catherine e sua convivência com personagens caricatos que refletem a falta de valores e a hipocrisia de forma sarcástica. Também testemunhamos o surgimento da amizade entre Catherine e Isabella (já tive uma "amizade" semelhante, então é melhor ficar longe de pessoas como Isabella). Em seguida, a narrativa nos leva até a Abadia de Northanger. Catherine fica maravilhada com a oportunidade de explorar a Abadia e, ao estar lá, deixa-se levar por loucas fantasias baseadas em suas leituras góticas e de mistério, elaborando inúmeras teorias de que algo terrível poderia ter acontecido naquele lugar.

Posso afirmar que a obra é extremamente divertida e envolvente, especialmente devido às críticas sarcásticas e às referências à literatura gótica. Aliás, após terminar "A Abadia de Northanger", sinto-me obrigada a ler "Os Mistérios de Udolpho", de Ann Radcliffe.

Carina 19/06/2023

Morno
Esse livro é tão morno que nem sei como consegui terminar de ler.
Tentei me apegar aos personagens, à história, à qualquer coisa, mas não consegui; só fiquei torcendo para acabar logo.
Infelizmente, não funcionou para mim, mas pretendo ler mais para frente.

Aline.Guimaraes 17/06/2023

Paródia gótica
Que a inglesa ???? ?????? foi uma grande observadora dos costumes de sua época e uma escritora realista, mestre em mostrar a sociedade tal como era com boas doses de romance e ironia, isso eu já sabia, mas que era também mestre em parodiar romances góticos, fiquei sabendo com a leitura de ? ?????? ?? ??????????.

Nesta obra, que foi escrita entre 1798 e 1799, mas publicada postumamente em dezembro de 1817, Catherine Morland é uma típica mocinha romântica, apaixonada por livros de terror e mistério. Morando em uma área rural ela tem a oportunidade de conhecer Bath e passar uma temporada social por lá, o que a deixa maravilhada, pois aproveita para ir a bailes, passeios e para conhecer pessoas.
Faz amizade com os irmãos Isabella e John Thorpe ? adorei o nome da família, aliás, pois não seria melhor se fosse um trocadilho ? e com os irmãos Eleanor e Henry Tilney, que a convidam a conhecer sua casa ? a Abadia de Northanger.

Catherine fica maravilhada com a possibilidade de conhecer de perto a Abadia, e estando lá, deixa-se levar por loucas fantasias fundamentadas em suas leituras góticas e de mistério e começa a elaborar mil teorias de que algo terrível poderia ter acontecido ali.
Mas tem um detalhe: Catherine vai conhecer a tal Abadia depois da metade da narrativa e antes disso tem muita conversa e amizade com Isabella, mas também muita chateação de John Thorpe ? que no final se mostra mesmo bem torpe (desculpa gente, não consegui resistir à piadinha).

Confesso que fiquei meio impaciente com essa primeira metade do romance e mesmo quando ela foi pra Abadia de Northanger não achei tão impressionante essa paródia dos romances góticos, mas depois fiquei com um medinho de que algo terrível acontecesse a Catherine e passei a gostar bastante do desenvolvimento da história a partir dali. E, claro, fiquei feliz com o final. Já havia lido antes Orgulho e Preconceito e prefiro este, mas a Abadia de Northanger também é um livro muito gostoso de ler.

Taci.Souza 13/06/2023

Um dos aspectos que mais admiro em Jane Austen é a forma elaborada como ela escrevia de forma crítica e bem humorada as convenções e imposições sociais de época. Se valendo de narrativas simples, mas dotadas de ironia e opiniões próprias, apresentando habilidosamente personagens despretensiosos, que evoluem e amadurecem ao longo da trama, conquistando gradualmente a simpatia do leitor.

Em A Abadia de Nortangher todas essas características podem ser comprovadas. Um romance de cotidiano, que abusa de referências literárias e se propõem a expor de forma clara e crítica, a alta sociedade Londrina da época, destacando seus preconceitos, inconstância, e caráter vicioso. Propósito que Jane Austen consegue atingir com louvor.

Este foi meu segundo contato com essa obra, e fico feliz em perceber que gostei mais da leitura agora do que na primeira vez, pois pude, em virtude de uma maturidade literária melhir exercitada, reconhecer elementos e detalhes que escaparam à minha percepção na primeira vez que li.

Charlinho07 13/06/2023

Um romance leve...
Essa foi a minha primeira incursão em um romance. Uma vez que assisti ao filme Orgulho e Preconceito, inspirado na obra de Jane Austen, deparei com a possibilidade de iniciar a leitura deste livro.

Confesso, que baseado nas opiniões de quem habitualmente ler romances, principalmente outras obras mais difundidas de Austen, esperei que essa história fosse mais... Chamativa.

Apesar disso, é uma história leve, que em muito ajuda a distrair do mundo, apresenta cenários típicos de romances de épocas e uma trama simples, porém crível. É como se uma amiga estivesse contando uma fofoca de um antepassado.

Se lido sem expectativas muito altas, sendo você um leitor habitual de romances, talvez consiga apreciar muito mais a obra. Para mim, é como uma trama de novela das seis, com menos drama e mais fantasias, por parte da protagonista.