A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia De Northanger

Reehromanelli 28/12/2023

Não foi bom
Pela primeira vez, não gostei de um livro da Jane Austen.
Demorou muito para ter uma história entre o casal. Foram muuuitas histórias paralelas que tomaram mais conta da história do que o próprio casal que deveria ser principal.
A história dos dois só foi começar a me chamar atenção bem lá nisso final. Por isso, não consegui me apegar aos dois. Nenhum dos outros personagens me cativaram também.. Enfim, não gostei.

Danii 27/12/2023

Uma história simples e leve
Foi um livrinho bem levinho. Foi divertido acompanhar as aventuras de Caterine, mesmo passando raiva em alguns momentos pela forma que abusavam da inocência da nossa heroina. Achei até mesmo interessante o fato da autora se referir a ela sempre como heroina, mesmo sofrendo um pouco nas partes em que a autora tentava quebrar a quarta parede e se dirigir diretamente ao leitor. Diversas vezes isso acabou me confundindo no meio da leitura pois ela acaba se perdendo da história em si. Porém isso não prejudicou completamente a história e deu para curtir cada momento.

Cesar Garcia 27/12/2023

Um livro divertido
A nossa protagonista Catherine, descobre a vida social da Inglaterra após ser convidada para viajar com um casal de amigos.
O livro é divertido e narra o crescimento da protagonista e as amizades boas e más que ela faz.
Uma Jane Austen mais leve e sarcástica, que crítica muito da frivolidade e dos interesses da sociedade inglesa.

Renata_ Pandora 26/12/2023

Meu Deus, ela é muito ingênua, chega a ser tola, ela fantasia com os livros que lê e começa a criar teorias sobre a vida dos outros.
?Qualquer pessoa, seja homem ou mulher, que não souber apreciar um bom romance deve ser insuportavelmente estúpido.?

Marina Mendes 24/12/2023

Catherine Morland é uma jovem ingênua do interior da Inglaterra que adora ler romances. Deixando para trás a vida no campo, aventura-se na cidade de Bath, onde é convidada para visitar Northanger e se hospedar na Abadia. Nesse lugar misterioso, sombrio e fantástico, ela viverá as mais diversas experiências ao lado daqueles que acabou de conhecer. Serão realmente seus amigos

Patricia 23/12/2023

Suspense que não tem suspense nenhum
Quem criou a sinopse desse livro foi muito bom, conseguiu criar uma história mais interessante do que o livro em si. Caí e fui ler achando que seria um livro super curioso mas no fim, é apenas um livro comum da Jane Austen sobre uma jovem que vive sua vida visitando amigos pelo campo, enquanto busca um marido.

Claro, há um breve momento no livro em que parece que haverá uma história de suspense mas é tão breve e tão aleatória que não me cativou.

A narração neste livro é mais sarcástica do que o normal para a autora mas no fim, a história é igual qualquer outro livro dela.

É legalzinho, mas não impressiona, não inova e deve ser por isso que passa desapercebido.

Geovanna.Cookie 22/12/2023

Jane Austen mais irônica do que nunca
Nunca tinha ouvido ninguém recomendar esse livro da autora, nunca nenhum ninguém sequer comentou sua existência. Por quê? Ele é com certeza o mais escraxado dela.

Tem um estilo meio diferente dos outros com um narrador falando diretamente com o leitor, o que me deixou pensando que esse romance seria muito mais adequado para uma adaptação meio fleabeg do que Persuasão. E por ser narrador pela autora a ironia é bem óbvia.

Só o romance que não é lá muito bem estabelecido, não existem muitos momentos entre a mocinha e o mocinho, é mais um romance de amadurecimento.

Jóice 19/12/2023

Foi um livro bom e rápido de ler. Não fui com nenhuma expectativa, então não me decepcionei. Embora acho que os outros que li da autora até agora, foram mais envolventes, com mais clímax e histórias que nos prendem e fazem querer continuar para saber o final.

Sa 16/12/2023

Mais um da Jane Austen lido e amado!
Abadia de Northanger foi o primeiro escrito e finalizado de Austen, porém só foi publicado após sua morte. É uma história pequena, leve e até mesmo divertida. E vemos um tom de crítica a sociedade londrina mais acentuado do que nas outras obras (em que esse tom existe, mas está mais camuflado).

Na história, acompanhamos Catherine Morland, uma doce e ingênua garota que viaja com amigos da família para uma temporada em Bath. Lá, ela conhece pessoas, e começa a perceber que nem todos são completamente verdadeiros em suas relações. Ela deixa a sua imaginação perambular por conta dos estilos de literatura que lê e confunde ficção e realidade algumas vezes, causando uma série de confusões.

Eu ri muito com as especulações da Catherine. Imaginação super fértil rsrs Me lembrou a Arabella (clássico da Catherine Lennox que veio no clube da Pedra Azul), com a diferença de que a gente se simpatiza com a protagonista de Austen (eu não consegui nem gostar da Arabella, nem concluir a leitura). A Jane teve a sensibilidade de fazer uma história curta ao invés da Lennox.

Outra coisa que achei interessante na leitura é que a Abadia título da obra, só aparece a partir de 50% da leitura. Eu já estava achando que eu não tinha percebido a entrada dela na história. Contudo, a sua presença vai além de um simples cenário e localização. Ela é quase um personagem rs

O mocinho é fofo e inteligente, as críticas são bem contundentes e tem personagens que você aprende a detestar muito! É uma leitura bem legal pra quem gosta de clássicos ou deseja começar a ler esse gênero.

lolasversion 15/12/2023

treacherous ??
adoro a jane austen pq quase sempre me identifico com as personagens, mas dessa vez não aconteceu :( apesar disso ainda gostei muito do livro e achei os personagens bem construídos, principalmente a isabella. uma pena a catherine ser um pouco tonta

Bruna3594 12/12/2023

É...
Estou decepcionada, criei uma grande esperança sobre esse livro e fui tapeada ??? a escrita é diferente, a forma como a história se desenrola é chata e sem conexão, sem aquela paixão presente da Jane Austen.

Célia 12/12/2023minha estante
Eu vomecei há um tempo ayrás,mas não fui adiante.

Thais645 11/12/2023

" O mais importante é o hábito de aprender a admirar as coisas e a facilidade de aprender é uma grande benção".

Julia.Roloff 11/12/2023

Bem gostoso e levinho.
Acho que foi a única protagonista da Jane Austen com a qual consegui me identificar um pouco, então curti.

Mas confesso que a história não foi muito marcante, tive dificuldades de lembrar de tudo que aconteceu e li esse livro alguns meses atrás.

Ed.Costa 07/12/2023

Boa leitura!
"A Abadia de Northanger", escrito por Jane Austen e publicado postumamente em 1817, é uma obra que combina romance, sátira social e uma abordagem crítica aos romances góticos populares na época.

A protagonista, Catherine Morland, é uma jovem ingênua e apaixonada por histórias sombrias, que aceita o convite para passar uma temporada na Abadia de Northanger.

A trama se desenrola com Catherine esperando encontrar intrigas e mistérios dignos dos romances que tanto ama. No entanto, a realidade da abadia está longe das tramas elaboradas de seus livros favoritos.

A narrativa é marcada por equívocos, mal-entendidos e pela imaginação fértil de Catherine, que muitas vezes a leva a interpretações errôneas das situações e das pessoas ao seu redor.

Ao longo da história, Jane Austen utiliza o humor e a ironia para destacar a diferença entre a fantasia romântica e a realidade da vida cotidiana.

A protagonista, com seu caráter cativante, passa por um processo de amadurecimento, aprendendo a discernir entre a ficção idealizada de seus livros e a complexidade do mundo real.

O romance também aborda questões sociais e valores da época georgiana, apresentando críticas sutis à sociedade da época.

"A Abadia de Northanger" destaca-se pela habilidade única de Jane Austen em combinar elementos românticos com uma análise perspicaz da sociedade em que viveu.

A obra permanece relevante, cativando leitores com seu estilo literário elegante e sua capacidade de explorar temas atemporais como amor, amadurecimento e a interação entre ficção e realidade.