A Abadia de Northanger

Resenhas - A Abadia De Northanger

Gabi 01/10/2023minha estante
Amiga sua experiência foi IGUALZINHA à minha. Sério

Capitu.Jamaittes 01/10/2023

Esse foi meu primeiro livro da Jane Austen. Ouvi muitas pessoas dizendo que a diferença entre esse e os outros livros da autora é esse ser muito engraçado, achei leve e divertido, não engraçado, gostei, mas nada que desperte vontade de ler os outros livros.

Larissa Tabosa 30/09/2023

Jane Austen nunca decepciona!
As vezes fico me perguntando porque postergo tanto a leitura de alguns clássicos. Não sei, mas acho que é um pouco de culpa da escola. Somos obrigados muito cedo a ler livros bons, mas densos e difíceis demais para adolescentes com tão pouca bagagem. Dessa maneira, acabamos por criar certo bloqueio com livros antigos, por medo da experiência ser exatamente como na adolescência.

Felizmente, todas as vezes em que me "obriguei" a ler um clássico a experiência foi muito agradável. Principalmente os da rainha perfeita e maravilhosa Jane Austen. Meu livro favorito da vida é dela, por isso cada novo livro que leio, sei que será um experiência incrível.

A Abadia de Northanger tem um tom um pouco diferente das demais obras da autora, mas isso nem de longe é um defeito ou torna o livro pior que os outros. Pelo contrário, encontramos aqui toda a ironia e a crítica a sociedade da época, características tão comum de Austen. E nesta obra sua ironia está ainda mais afiada, com longos parágrafos tecendo críticas ao comportamento social, aos críticos literários e a seus próprios personagens. Um deleite!

Catherine é uma mocinha um pouco diferente das demais, ela não tem a inteligência e a força de Elizabeth, Fanny ou Elinor, pelo menos não no início da história. Ela é inocente, boba e fantasiosa, sendo facilmente iludida pela primeira"amiga" que faz. Mas é tão lindo ver toda a evolução dela. A Catherine que conhecemos no início não é nem de longe a mesma que encontramos ao final. Harry também é um mocinho maravilhoso, inteligente, irônico, justo e independente, formam um lindo casal.

Neste livro fui apresentada aos personagens mais odiosos da querida Jane Austen: Isabela e John Thorpe. Tá, não sei se não os mais odiosos, pois ainda hoje lembro-me da odiosa cunhada de Elinor em Razão e Sensibilidade, mas que fizeram muita raiva, ah fizeram. Quase que nosso romance não tem um final feliz por causa desses dois infelizes.

Amei toda a atmosfera gótica e meio aterrorizante quando ela vai a Abadia de Northanger. Amei que Catherine é uma grande fanfiqueira, dei muitas gargalhadas com algumas das loucuras que passavam pela cabeça dela.

Se eu recomendo esse livro? Por óbvio que sim, Jane Austen é sempre uma boa pedida. Apenas leiam! ?

bea(taylor's version) 27/09/2023

Jane Austen mãe do romance
Jane Austen todos nós sabemos que você é a diva mãe do romance, mas pelo amor de deus que final CORRIDO foi esse desse livro?!?!
Acho que por ser um dos primeiros(ou o primeiro não tenho certeza) da autora, ela ainda não sabia exatamente a dosagem de tudo. Acabei achando esse livro bem menos romântico do que os outros que eu já li dela, e isso me deixou um pouquinho triste viu, não vou negar.
CONTINUA SENDO INCRÍVEL mas achei que faltou romantismo e esse foi top finais mais apressados que eu já vi??

Andre.S 27/09/2023

Minha primeira experiência com Jane Austen, e de cara já me sinto introduzido em sua obra, com desejo de ler outro. Este livro é muito agradável, delicioso de ler, prendendo a atenção do leitor até a última pagina. A autora , apesar de ser este um livro escrito na sua juventude, mostrava ja um alto nível em sua escrita. Ótimo.

Natalia1481 24/09/2023

Catherine, uma das melhores heroínas de Jane Austen
A Abadia de Northanger foi uma leitura diferente das outras obras de Jane Austen, mas com certeza uma das minhas favoritas. Catherine, a protagonista, é uma das heroínas mais reais que já vi na literatura clássica, sua personalidade é cativante e seu coração apaixonante.
Os demais personagens tem seus devidos méritos, é impossível não se apaixonar junto a Catherine por Henry, como também é impossível suportar os Thorpe.

Enfim, adorei conhecer a heroína que gosta de romances góticos, é ingênua e precipitada, preguiçosa nas tarefas domésticas e espirituosa em todos os outros aspectos. Definitivamente me considero uma mulher meio Catherine!

Pâm 21/09/2023

A abadia de Northanger
O livro é muito bem escrito e narra a aventura de Catherine Morland. Ela é uma moça sem presunções, embora a autora a narre como heroína. As ideias presentes acerca de sua atuação ficam dimensionadas em suas escolhas, principalmente de caráter. Embora jovem e bem imaginativa, característica aliás que a coloca em apuros, Catherine tem atitudes sensatas o que lhe confere um final feliz, apesar das adversidades.

Gabriela.Andrade 19/09/2023

Não é O MELHOR da diva, nem o que eu indicaria pra ler primeiro, mas, pra mim é sempre uma experiência tão legal ler um livro da Jane que eu não consigo dar menos de 4 estrelas ??

Elaine 17/09/2023

Abadia de Northganger
Comecei a ler por causa da autora. Mostra a sociedade, passeios, moda dos vestidos, vários locais na Inglaterra.

casteloale 15/09/2023

Um Clássico Surpreendente
Catherine Morland é uma garota obstinada, vem de uma família que não tem muitas posses e possui uma quantidade considerável de irmãos. No lugar onde mora, há muito pouco para se fazer e ela já conhece quase todo mundo.
Enquanto vai chegando a idade de dezessete anos, Catherine começa a se preocupar com o fato de que talvez não consiga encontrar um bom marido, tendo em vista que não lhe interessa nenhum rapaz dentre os que habitam a pequena paróquia onde ela mora.
Mas, para sua sorte, os queridos amigos de seus pais, Sr. e Sra. Allen, a convidam para acompanhá-los em uma viagem a Bath, uma cidade bastante movimentada e cheia de vida.
Catherine aceita e entre bailes e passeios pelos balneários de Bath, ela acaba se decepcionando por não conhecer absolutamente ninguém daquele lugar tão movimentado. Porém em um certo baile, ela acaba conhecendo um belo rapaz, chamado Sr. Tilney, que logo lhe atrai a atenção por sua gentileza e delicadeza, mas depois disso nunca mais o vê.
Alguns dias passam-se e a senhora Allen encontra uma amiga, Sra. Thorpe, que está em Bath com as três filhas, de quem Catherine prontamente se aproxima, especialmente da filha mais velha, Isabela. Pouco tempo depois, também surgem o sr. Thorpe, irmão de Isabela, que logo se encanta por Catherine, e o próprio irmão mais velho de Catherine, James Morland, que se interessa por Isabela.
O Sr. Thorpe é o tipo de rapaz que gosta de se exibir e contar vantagem em cima dos outros, e apesar de suas investidas para conquistar o coração da jovem Srta. Morland, ela ainda tem os pensamentos voltados para o Sr. Tilney, e quando ele reaparece, Catherine parece decidida a passar maior parte do seu tempo em Bath ao lado dele.
Passadas algumas semanas, a Srta. Tilney, irmã de Henry Tilney, convida Catherine para conhecer a casa deles, uma abadia que fica há umas cinco horas de Bath.
Com a mente aflorada pelos romances que lê, que geralmente se passam em construções antigas como abadias e castelos abandonados, e com seu coração palpitando de amores pelo Sr. Tilney, ela aceita o convite, com a expectativa de viver coisas inesquecíveis na abadia.
Que leitura extraordinária, os livros da Jane sempre são um belo refresco para a mente, esse aqui em especial foi uma leitura bastante prazerosa, amei cada personagem, cada parte do enredo, mas sobretudo o final feliz da nossa querida Catherine.

Gaby 10/09/2023

Catherine Morland é uma jovem do interior da Inglaterra, cheia de vida e leitora apaixonada. Seu gênero literário predileto é o gótico, e durante o desenvolvimento da narrativa a autora faz uma espécie de paródia desses romancês. Através dessa comédia satírica vemos como uma mente fertil e ingênua pode facilmente se deixar levar. A história se passa na maior parte do tempo em Bath e posteriormente na Abadia de Northanger. Acompanhamos o debut de Catherine na sociedade, suas descobertas e aventuras. Uma leitura extremamente agradável, afinal ler Jane Austen é sempre uma ótima experiência.

Pam 10/09/2023

Mais uma leitura da Jane Austen concluída! Agora só falta um livro pra dizer que li todos livros da autora.

A abadia de northanger é um livro leve e bem divertido.

Tem uma protagonista de muita personalidade e que não tem medo de seguir o que acha certo.

Gostei bastante da leitura.

Karina 07/09/2023

Jane Austen é amor ??
Segundo livro que leio da Jane Austen, sigo Amando mais orgulho e Preconceito, mas Jane Austen é espetacular a escrita dela, mesmo sendo um livro mais leve não deixa de ser maravilhoso. Sendo um clássico é fácil de ser lido, mas sinto que livros da Jane é para ler com calma e carinho, sem pressa. Para apressiar cada linha, cada parágrafo e capitulo.
Henry e Catherine estão no meu coração ????
Mesmo o pai de Henry sendo contra o casamento dos dois. Henry mostra atitude, ao viver a vida que ele quer viver, ao escolher os desejos do seu coração, não ser influenciado por classes sociais.
É lindo. Livro pra ser relido daqui alguns anos.