Lucíola

José de Alencar

Resenhas - Lucíola

Gislene.Batalha 22/01/2023

Lucíola
José de Alencar escreve um romance de uma cortesã e um homem comum. Ela tem dinheiro, ele não tem nada para oferecer, só seu amor.

Vania.Pereira 17/01/2023

Uma surpresa boa
Já li vários de José de Alencar. E resolvi agora ler Lucíola que revelou ser uma agradável surpresa. A leitura foi fluida, me prendi aos personagens. É uma história muito romântica o que é o reflexo da época, mas gostei muito.

Emily977 17/01/2023

Gosto de escrever resenhas mais elaboradas para que eu possa expor de maneira detalhada meus pensamentos e o que achei da leitura. Entretanto, esta resenha irá ser extremamente curta e de certa forma, dura, já que, o pensamento que predominou minha mente enquanto lia Lucíola foi: "eu não aguento mais".

Nunca havia lido um clássico brasileiro - confesso que minha experiência com literatura nacional é bem limitada - e está com certeza foi a pior obra que eu poderia ter, escolhido para embarcar neste novo gênero. Já li muitos clássicos, com autores de distintos países e com escritas que vão das mais complexas até às mais simples, mas nenhum livro antes lido foi tão difícil de ler e entender quanto este.

Tinha consciência de que a leitura seria mais complexa, já que não estou acostumada com tal narrativa e sabia que a obra não se tornaria uma das minhas favoritas, sendo eu uma leitora que costuma fugir de romances, mas não sabia o quão ruim seria minha experiência. Não quero passar a impressão de que não gostei do livro porque foi difícil de lê-lo, não mesmo, tendo em vista que estou acostumada com este cenário. E também, de forma alguma quero afirmar que o livro é ruim ou mal escrito, porque se eu o fizesse estaria mentindo, contudo, foi uma das piores experiências literárias que já tive o desprazer de passar.

Letícia 16/01/2023

Um clássico de um dos maiores da literatura brasileira
José de Alencar é conhecidíssimo, mas essa leitura me impactou muito, pois é completamente diferente de clássicos mais conhecidos dele como Iracema ou O Guarani, ele tem sim o tom conservador e moralista do autor, mas também apresenta um lado diferente e também mais sensível, que mostra que algumas variáveis condicionam a vida de pessoas pobre e não somente sua índole.
Admito que chorei lendo o final e fiquei triste porque a única solução possível para uma melhora da vida de Lúcia era o desprendimento da alma pura do corpo pecador.
É uma leitura que vale a pena, mas se você não gosta de clássicos é provável que a ache meio parada.
Eu adorei e senti cada pormenor da narrativa. Muito boa!

Sol 16/01/2023

Uma leitura para contemplar a literatura e suas palavras bem colocadas.
Uma história de sedução e amor.

Bela 16/01/2023

Amor comprado?
O romance entre um jovem do interior e uma prostituta orgulhosa. Ah sim, havia orgulho nela, também havia amor, embora Lúcia não demonstrasse, ele era encobrindo pelos seus caprichos. Não passava de uma moça que queria ser amada e um homem que queria amar.

Barbara1444 14/01/2023

Tocante!
José de Alencar me surpreendeu...leituras que fiz antes, com pressa e sem atenção, hoje as faço por prazer e assim elas me encantam , como este livro ...só conhecia Iracema, que também é lindo, mas Lucíola...me deixou muito encantada e comovida!!!

Rafael.Longo 06/01/2023

Lucíola é uma obra primorosa em cada página.
Lúcia é apaixonante, única e multi-facetada. O jeito que o relacionamento principal é abordado no livro é bem interessante, sendo claramente dividido em duas fases: uma, carnal; outra, espiritual.

carlistar 31/12/2022

"Tinha-a eu amado para ter o direito de odiá-la."
Após o ano passado, transformei em tradição finalizar um livro logo no último dia de dezembro, e mais uma vez, a leitura mais significativa do ano pra mim me arrancou lágrimas como nenhuma outra poderia. Lucíola foi um livro que li com atenção quase religiosa. Atenta aos sentimentos de cada uma das personagens, em momentos me vi confusa, furiosa e até mesmo alegre junto de Paulo e Lúcia, cada vez mais imersa naquele amor. Foi um livro difícil de prosseguir com a leitura pela carga de sentimentos e emoções que trazia durante, porém, sem sombra de dúvidas, é uma bela obra a se ler.

gabi 30/12/2022

primeiro livro que eu leio do José de Alencar e é uma leitura bem diferente, é engraçado como era abordado o romance antigamente e como é hoje, mas as coisas rolam soltas nesse livro meu deus.

Alguém 30/12/2022

José de Alencar sabe brincar com nossa expectativa.
Ao ler Lucíola, você passará por três etapas:

1°: Pensará que se trata de uma história simples e romântica de Alencar.
2°: Vai chegar na metade da história e não acreditará no que os seus olhos estão contemplando.
3°: Vai ficar triste, reflexivo e de queixo caído.

Embora o texto esteja em uma linguagem mais formal - decorrente do padrão da época - ainda assim guarda certos dialetos e conflitos que vão encher seus olhos de curiosidade e êxtase. De verdade, as pessoas da época quando isso devem ter ficado de boca aberta por José ter tido coragem de tamanho ato.
thecia 22/01/2023minha estante
nossa, simmmmm!!

Lari 29/12/2022

livro obrigatório da escola
a história em si não é ruim, porém a escrita é um pouco complicada de entender. Conta sobre o preconceito da cidade pela mulher cortesã, um livro que me fez pensar na sociedade atual e sei preconceito enraizado

laynepsilveira 26/12/2022

josé de alencar me fez sentir sentimentos nesse livro
absurdo o modo como ele descreve a vida da lucíola, a origem, como a vida dela tomou o rumoo que tomou, os sentimentos dela, juro, perfeito

Sarah587 22/12/2022

Essa obra de Alencar me arrebatou do início ao fim. Sua marcante característica de uma linguagem subjetiva e considerada enfadonha por muitos, são um bálsamo para mim que gosto das metáforas e detalhes sabiamente utilizadas por ele. A história me encantou por todo o contexto da narrativa, me impactando de tal forma que não tive como não pensar em como deve ter sido a publicação desse livro à época e a forma como se viam as ?Lúcias? que nela haviam; de forma que, considerando esse contexto, não sei se era possível que o final fosse diferente do que se apresentou. Por fim, um romance que vale cada página lida.

Ludmila 19/12/2022

Às vezes é difícil entrar na época história do livro devido ao tema; pensar que mulheres que não eram "corretas" não mereciam ser felizes incomoda muito. O livro é muito bem escrito, de fácil compreensão e proporciona uma grande imersão.