Lucíola José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Lucíola

deadpoetz 29/06/2022

achei o livro super monótono, só me prendeu de verdade durante o final. tem algumas questões bem atuais como a forma que a sociedade enxerga as mulheres que se prostituem e tbm os motivos que as levam a fazer isso.
o romance em si eu achei bem batido, só gostei dos dois no final, no resto do livro não tiveram um pingo de química.

Tales 28/06/2022

Lucíola - uma representação clássica da mulher como objeto
Lúcia é representada como a figura clássica da mulher: um objeto para satisfazer ao homem. Não consegue alcançar a felicidade, pois acha não ser digna da mesma!

Quotes:

-Não é generoso ofender a quem não sabe e não pode repelir a ofensa.

-Devia resgatar pela dor a felicidade que pela dor havia perdido!

Laah 21/06/2022

Luciola
Conta a história de Luci uma mulher que vende seu corpo por dinheiro, e Paulo um homem apaixonado por Luci.

Quezia Keren 19/06/2022

Não gostei...
Com certeza, não faz o meu estilo de leitura. Eu tive que me forçar a acabar esse livro e além disso achei o final bem sem graça e idiota.

Lalu 19/06/2022

Lucíola
É um bom livro de acordo com sua época, mas esperava mais. Me decepcionei muito com alguns aspectos, e com o tom autodepreciativo das personagens, principalmente da própria Lúcia. O final foi surpreendente e inesperado, e num geral, vale a pena ler tudo. O problema é q ao longo do livro, acaba sendo muito monótono, e as coisas só se apimentam mais no final. Li o livro por obrigação, para um trabalho da escola, mas é uma leitura que não me arrependo. Há muitas críticas sociais, inclusive q condizem com os dias atuais. Mesmo com os prós e contras, é um livro legal para quem está disposto a ler algo mais romântico, doloroso, e com a linguagem rebuscada.

Você 18/06/2022

Lucíola
"Eu... Iria viver; e o resto seria pasto dos vermes, como foi pasto dos homens."

Lucíola é um romance do final do século XIX que apesar de ser interessante em algumas partes, realmente mostra a época em que foi escrito.
Gostei bastante da forma como a personagem de Lucia foi escrita e como é mostrado a liberdade que ela tinha e seu custo.
Infelizmente o modo em que o livro é escrito, com o português daquela época, transforma a leitura em algo parado e entendiante e muitas vezes até difícil de entender.
Por último, até agora não entendi direito porque o título do livro é Lucíola se em nenhum momento do livro a chamam assim (e olha que a chamam de diversos nomes diferentes).

luaread 14/06/2022

???
me deu um pouco de dor de cabeça e não consegui me prender completamente na história kkkk tinha criado um pouco de expectativa nele mas não foi muito o que eu esperava sei lá

Miriam172 05/06/2022

Acho que dos livros que eu li do José de Alencar até agora, esse foi meu preferido. Um pouco clichê e muita idealização feminina, mesmo Lúcia sendo uma cortesã, mas mesmo assim eu gostei.

Sarah 01/06/2022

Era pra ser uma leitura inocente e acabei chorando
Numa leitura para a avaliação da pós graduação a última coisa que esperava era favoritar o livro. Como bem pedido por meu professor é um romance no qual a moda de um tempo se faz presente, José de Alencar foi muito descritivo ao escrever Lúcia, suas vestes que comunicavam seu humor. Mas a história em si, mesmo eu já tendo em vista o plot, me fez chorar.
Amei esse livro que é um clássico de 1800 e ainda hoje exprime emoção nos leitores.
Emanuel.Müller 23/08/2022minha estante
Também fiquei emocionado e comovido. Tornamo-nos tão próximos de Paulo, com a sua história e desabafo, que dá vontade de chorar com ele e soluçar colocando-nos no lugar dele. É um obra deveras comovente!

jenni 01/06/2022

"No livro da vida não se volta"
Nesse romance de José de Alencar nós temos Paulo e Lúcia como o casal principal. Os dois personagens são cativantes e você fica ansioso para saber o que vai acontecer, fica ansioso para o próximo encontro deles.

É uma estória que com certeza foi usada para criticar a sociedade da época e é uma crítica que também serve para os dias atuais.

A grande sacada é: se as cortesãs/prostitutas servem para a noite então por que não servem para o dia? Por que as pessoas se desfazem delas? Por que supostamente elas não merecem ser amadas?

Não sabemos o motivo delas estarem nesse ramo, coisa que a nossa protagonista tem. Não sabemos o que ela acha sobre estar nesse ramo e sequer como foi que começou ou se quer se libertar.

Lealdade, liberdade, hipocrisia, sacrificios, e principalmente amor. Nesse livro vemos até onde o amor do nosso protagonista pode ir, será que Paulo é capaz de sobreviver aos preconceitos da sociedade?

Dieneffer 31/05/2022

Romantismo
Confesso que apenas comecei a ler a pedido da escola, mas é uma história muito interessante, difícil de se entender e conceitos ultrapassados, mas realmente mt boa

Mafe 29/05/2022

luciola
corri pra ler esse livro porque tenho prova dele amanhã na escola. gostei bastante do enredo e de ver aspectos do romantismo presente no livro! o vocabulário é bem rico, mas difícil. gostei de acompanhar o desenvolvimento de Lúcia e dos pensamentos de Paulo. além disso, os capítulos são pequenos, o que facilitou muito!!

Feeh 27/05/2022

Lucíola se tornou um dos meus livros favoritos de Alencar
Lucíola é uma mulher forte, além de seu tempo. Em alguns momentos sentia muita vergonha por ser cortesã. Após ter se prostituído, sentia culpa, ou seja, a prostituição era uma angústia, pra ela. Quando se apaixona por Paulo, ela se permite ser apenas ela mesma, expõe seu amor, afeto e suas fraquezas. Guardou para Paulo, os melhores beijos que nenhum de seus amantes recebeu, entregou seu coração á ele.

Livro é muito bom, não é atoa que José de Alencar é um dos melhores escritores.

site: https://apaixonadaemleitura.blogspot.com/2022/02/luciola-autor-jose-de-alencar.html?spref=tw