Lucíola José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Lucíola

Sophia.Black 14/08/2022

???????
Eu certamente não leria esse livro por vontade própria, mas já que fui obrigada porque tinha um trabalho da escola para fazer sobre esse livro, vim dar a minha opinião sobre ele.
Assim, o livro não é ruim, fala sobre um homem que se apaixonou por uma prostituta, isso em si já deixa a história "interessante", mas é só isso, não acontece nada demais, os personagens são chatos... eu literalmente só li esse livro porque precisa mesmo.

Michelle 05/08/2022

Lucíola
O romance Lucíola conta a história de Lúcia, uma cortesã. Paulo é o narrador e narra sua chegada ao Rio de Janeiro em 1855, onde vê Lúcia a primeira vez. Sem saber que ela era cortesã, ele se apaixona por ela nesse primeiro momento, porque a vê como uma menina encantadora, meiga e angelical.
Em Lucíola, a cortesã é transformada em heroína, purificada pelo amor de Paulo. É possível perceber as seguintes características do Romantismo.

Jéssica 31/07/2022

Nossa como amei esse livro
não sou de ler livros antigos mas me obrigo de vez quando a ler um classico para crescimento
E amei esse livro não pela história em si mas pela forma como foi escrita bem cativante

Davi 29/07/2022

Lucíola
É o "Um Linda Mulher" da literatura, só que muito mais emocionante. Se apaixonar por uma prostituta pode te trazer certas dificuldades. Fica a dica :)

Daross 23/07/2022

Borboleta da noite
"Eu te amei desde o momento em que te vi! Eu te amei por séculos nestes poucos dias que passamos juntos na terra. Agora que a minha vida se conta por instantes, amo-te em cada momento por uma existência inteira. Amo-te ao mesmo tempo com todas as afeições que se pode ter neste mundo. Vou te amar enfim por toda a eternidade."

Classificação: +15

Li para um trabalho escolar e, no geral, gostei.
A trama e as personagens são muito bem construídas, mas em muitas partes a leitura fica maçante e o vocabulário (por ser um clássico) é levemente confuso.

??SPOILER??
Geralmente coloco meus quotes favs aqui, mas não marquei nenhum nesse livro pq li um pouco antes do prazo de entrega.

gabriela1860 19/07/2022

teste de paciência
lucia é uma personagem principal extremamente interessante e evoluída para a sua época. ao longo do livro percebemos que mesmo com o relacionamento conturbado que ela tem com o paulo, que é o narrador da história, lucia ainda é um personagem que coloca seus ideais acima de tudo (mesmo sendo uma prostituta). sinto que é um livro um pouco corrido, mas é melhor assim.

os personagens sao muito conflitantes e sempre têm questões e pendências muito mal resolvidas.

muita das vezes é muito chato ver o lenga molenga de lucia e paulo que por fim tem um final não merecido com o desenrolar da história.
Keh Bastos 19/07/2022minha estante
Lenga molenga kkkk adorei

Helena 17/07/2022

LUCÍOLA
Genteeeee!!!

Lucíola faz parte de uma série de Alencar chamada: Perfis de Mulheres
Escola Literária: Romantismo

Esse livro é tão complexo. No início, eu tive um pouco de dificuldade de entrar na narrativa, mas depois de vê uma análise consegui aproveitar bem mais e enxergara a beleza da obra e a genialidade de José de Alencar.

Ele é intenso. Conta um lado que não é visto pela grande parte da população. Você sofre com as verdades doloridas que Lúcia enfrenta.

As críticas a hipocrisia vivida pela elite da época chama a atenção de quem acompanha.
Confesso que não esperava tanto, porém entregou além das expectativas.

P.s: Nas últimas 27 páginas já pega um lencinho, você irá precisar 😥😪😕

Dani 14/07/2022

Prostituta que quer se modificar
Nesse clássico da literatura brasileira vemos Lúcia sob os olhos de Paulo. Ela é narrada por ele como uma mulher peculiar e distinta de outras meretrizes da época. Durante a leitura cria no leitor uma curiosidade acerca de sua origem e de suas peculiaridades.

Harryandabook 10/07/2022

Um clássico intrigante
Eu li o livro para a escola e gostaria de ter tido mais tempo para apreciar tal escrita. Gostei muito do livro, apesar de ter esperado um plot twist maior, é uma ótima leitura quando procura-se apreciar um bom clássico.

Acredito que, dentro dos padrões da época, é um romance que, ao final, tem todas as suas perguntas respondidas, ou a grande maioria delas.

Com um final nem tão surpreendente assim para quem tem um conhecimento um pouquinho maior de literatura brasileira e o contexto da época, é um bom livro.

Acredito que esse seja um dos romances românticos mais intrigantes de interessantes, já que aborda o papel feminino de uma maneira única e um tanto quanto novo: uma mulher, prostituta, rica, empoderada etc.

Numa olhada geral possui poucos erros, nós fazendo ver um pouco da época em que foi escrito, mesmo que com um olhar um pouco mais crítico não concordemos com uma boa parte do que é dito.

Gostei muito e me fez querer ler mais clássicos da literatura brasileira.

Br_biah 19/07/2022minha estante
Desculpa. Discordo totalmente!

Emanuel.Müller 23/08/2022minha estante
Assim como a leitora acima, eu também discordo plenamente de seu comentário sobre a obra.
Afirmaste que Lucíola é uma cópia descarada de "Dama das Camélias" de Alexandre Dumas Filho. Discordo no aspecto que a peça teatral do dramaturgo francês não nos traz de forma profunda o psicológico de Margarida, enquanto em Lucíola, percebemos que o desejo dela, para sair daquela vida miserável de prostituição, é perceptível quando ela vai uma vez por ano na festa de Maria da Glória, para pedir a Deus e a Virgem Santíssima a graça de abandonar os vícios da luxúria e da perdição que a prostituição causa.
A própria Lúcia fala para Paulo que ela, no mundo da prostituição, disfarçava ser uma pessoa que ela não era, uma prostituta pervertida, e que ela sofria muito por isso. Este sofrimento torna-se mais evidente, quando na festa de Sá, ela se desnuda na frente dos convidados e depois chorar a parte, porque quando ela via Paulo, lembrava-se de quem um dia ela era, uma mulher de bom coração e pura, e ao mesmo tempo disso, ela se via no espelho da alma como uma mulher que desprezava a si mesma, a ponto de se despir para ser cobiçada pelos homens como uma carne de açougue.
Lúcia não era uma meretriz como Margarida. Lúcia sofria muito mais que ela, ainda mais quando ela disfarçava este sentimento. Ela agia hipocritamente contra si mesma, porque ela não tinha esperança de mudança de vida.
Por esta razão, vemos ela se apaixonar por Paulo, pois seu olhar puro e amoroso a ela e seu um doce elogio a moça, fez com que ela tivesse esperança de que um dia, ela saisse daquela vida miserável. Por isso ela disse que quando Paulo a viu daquele jeito, diferente dos outros homens, era como se Deus olhasse para ela.
Margarida, diferente de Lúcia, gostava da vida de prostituta, por causa dos luxos, dos jogos e da felicidade. Mas ela sentia falta de alguém que realmente se importava com ela, pois uma prostituta adoentada ou velha, ninguém mais quer (se eu não me engano, foi dela que ouvi algo parecido). Por causa disso, Margarida se surpreende do fato de que um homem, que nunca foi a ver, quisesse saber de seu bem estar.
A conversão e mudança de Margarida é algo que levou tempo e grandes sacrifícios, enquanto em Lúcia, era algo que já estava operando em sua alma desde a primeira vez que ela viu Paulo em Pernambuco. O olhar a percrustrou de tal maneira, que ela lembrava precisamente o rosto de Paulo, sem ao menos o conhecer. Por esta razão, ela pergunta para Paulo, no início do livro, "que roupa eu estava na primeira que nos encontramos? Lembras do leque que pegaste para mim?". Ela guardou em seu coração, de tal forma que no fim do livro, em sua declaração de amor, ela fala que o amava desde o primeiro dia que o viu. Para um realista pode soar um pouco estranho, mas se levarmos em conta de que Paulo foi o único que a olhou com outros olhos, sem a olhar como uma carne de pernil a ser desgutada pelos sentidos, levou a ela a esperança oculta de que, sim, há esperança de uma vida nova.

O resgate do nome Maria é o sinal da morte da antiga prostituta para tornar-se, não mais Lúcia, mas a nova mulher, o resgate da antiga e casta Maria que um dia foi, renasceu. Ela comprou uma nova casa, para viver de uma nova forma, e vivendo a nova vida, criou sua irmã que estava num internato, como se fosse sua filha, e Paulo também a cuidou, como se fosse seu pai.
Lamentamos o fato dos dois não terem ficado juntos no final, como na "Dama das camélias", mas nesta obra, o leitor sente mais, porque se comove junto com Paulo. Este foi o meu caso e de outros leitores.
Os artista românticos tinham em vista de que a melhor forma de contemplar uma obra de arte era de se deixar levar pelos sentimentos e afetos da obra, seja literária ou especialmente musical. Este é o caso da obra Lucíola, por isso muito choram em seu final, devido a sua profundidade de afetos e sentimentos trazidos por Paulo.

Lúcia não foi a única que mudou. Paulo foi um dia inocente e puro, mas ele tinha um problema em seu ser: ele desejava Lúcia carnalmente, porém, no íntimo do seu ser, desejava somente ela. Diferente dos outros homens que não ligavam para a história de fidelidade, ainda mais em relação a uma meretriz, Paulo não a via como uma mera meretriz, mas por uma mulher, que em seu íntimo, não era uma mulher qualquer, era a mulher que ele amava.
Creio que Paulo, sim, ajudou Lúcia nesta mudança, mas ela também ajudou Paulo a deixar de ser um homem extremamente luxiorioso e egoísta, para ser um homem de virtudes, que se preocupa com o próximo, especialmente com a amada.
Note que quando Paulo não tinha seus desejos correspondidos, ele ficava irado. No fim do livro, ele tem uma outra compreensão. Porque não era mais o mesmo Paulo, era um Paulo diferente, que aprendeu a abandonar o egoismo e a verdadeiramente amar.

Portanto, Lucíola está muito longe de ser uma cópia de Dama das Camélias, pois nesta obra de Alencar, o autor perscruta ainda mais o psicológico dos personagens e as questões sociológicas, do que na obra do escritor francês. Lucíola pode ter sido embasada em Dama das Camélias, mas nunca copiada, pois as intenções e pensamentos do autor e dos personagens são tão diferentes, que nota-se que Lúcia e Margarida não são a mesma pessoa, mas são mulheres de histórias de vida e pensamentos totalmente diferentes.

Darte 07/07/2022

Romantismo ao extremo
Sem dúvidas, esse foi o livro mais triste que li esse ano. Julguei mal a Lucia diversas vezes. Pedro era o tóxico da relação. Se ele tivesse atitude o final seria diferente, mas ele quis empurar com a barriga o relacionamento, no fim quebrou a cara. É um romance excelente, tentei abandonar a leitura algumas vezes, mas valeu a pena ter indo ao final. Queria o fim como um romance da Jane Austen, mas aqui é Brasil, por isso a emoção do fim é mais forte e verdadeira.