Lucíola

José de Alencar

Resenhas - Lucíola

Alê 19/09/2023

Uma obra característica do Romantismo
Sou apaixonada pela literatura brasileira e com Lucíola não foi diferente. José de Alencar escreve de forma primorosa esse romance. Imagino o quão mal visto a obra foi para a época, já que se vê nela a vida de uma prostituta da época.
Contrariando os costumes da época em que foi escrito, o livro conta a história de amor entre Lucíola e Paulo. Ela, uma prostituta que foi levada pelas dificuldades da vida a vender seu corpo e sua alma. Ele, um simples homem quue se encanta profundamente por ela.
O romance é escrito por Paulo onde ele discorre sobre a trajetória do casal e todas as cóleras e felicidades de sua amada.
O livro diz ser um manuscrito com cartas enviadas a uma senhora G.M que fiquei curiosa para saber se é realmente uma pessoa da vida de José de Alencar ou um personagem, já que no livro ele não fala nada sobre a tal senhora.
Ademais, adorei o livro. No ínicio foi meio arrastado como todo clássico brasileiro, mas depois consegui ler com mais rapidez.

Julia 16/09/2023

Classico
Tive que ler esse por ser um clássico do romantismo. Por ser um romance romântico, não gostei, não nada fã desse estilo. Li varias idas e voltas do casal e nenhuma dessa me cativou. Enfim, vale ler pelo período do livro.

Gabi 09/09/2023

As faces de Lúcia
A princípio, pensei que demoraria mais para finalizar essa leitura, já que tendo a procrastinar a leitura de clássicos, mas acredito que o método que adotei ajudou bastante.

Estou realmente impressionada com o estilo de escrita de Alencar, por trazer tantas questões sociais e diferentes críticas às opiniões da época, possibilita que o leitor aprimore seu lado crítico.

Além disso, não posso deixar de comentar minhas impressões sobre Lúcia (ou Maria da Glória) é uma personagem um tanto singular, com seus conflitos e traumas, acometida por uma personalidade instável bastante difícil de compreender.

É uma leitura bastante interessante que recomendo a todos, inclusive àqueles que não estão habituados com os clássicos, pois traz uma riqueza estética de encantar.

Larissa 05/09/2023

É
Não imaginava o final? me surpreende com o final, fiquei indignada. O início do livro não me chamou nada a atenção, mas ao desenrolar da história, você vai se interessando pelos personagens (este livro foi passado pelo professor, para uma atividade avaliativa)?

Yara.Syang 31/08/2023

Adorei
Li ele para fazer um trabalho sobre literatura brasileira da faculdade e me apaixonei. Uma leitura envolvente, a personagem é extremamente complexa e profunda. Me deu vontade de ler todos de José de Alencar.

Tati.Lima 25/08/2023

Lucíola, foi muito maravilhosa...Diva a frente de seu tempo
Essa leitura me chocou paaaacas. Porq é um livro de 1900 e lá vai bolinha, mas ele retrata uma mulher q já naquela época queria pegar, sem se prender. Imagina, um escritor publicar um livro assim??? Esse deve ter gerado muita polêmica e contradição, e crítica dos mais conservadores. A Lucíola é uma cortesã, que pegava geral, sem sentimento, até o dia que o Paulo cruza seu caminho, e eles viram o motivo do fofoquê da sociedade conservadora, principalmente porq o Paulinho é um cara atuante pra kct. Aí começa o dilema pessoal do cara, ficar com uma prostituta, que ele se apaixonou perdidamente, ou manter a imagem diante da sociedade mega conservadora e cheia de preconceito, perdendo sua posição e respeito como membro importante da sociedade. A linguagem dele é tranquila de entender, e principalmente, não é cansativa e nem enfadonha, muuuuito pelo contrário. Eu gostei muito, a Lucíola, tocava o ? #$%!& real, e o pobi do Paulo, que se virasse nos 30 pra acompanhar.

Jennifer 24/08/2023

Não é ruim, mas também não é ótimo. Ele é bom, em algumas passagens é meio massantes, mas o final é satisfatório. Os últimos capítulos sao intrigantes. No geral vale a pena a leitura, por ser um classico da literatura brasileira.

Luci_books 20/08/2023

Foi meu primeiro contato (por livre e espontânea vontade) com José de Alencar e me surpreendi muito com a escrita do autor. Nesta obra, ele descreve a personagem principal Lúcia com maestria. A mulher que Paulo ama e através das suas palavras te faz querer desvendar o mistério de Lúcia. Você se pega pensando a de quem é ela, quais são seus interesses, da onde vem, etc. Sem dúvidas é uma leitura muito instigante. Claro que como todo e qualquer livro de época tem escrachado o machismo daqueles tempos ? então considero mais um retrato da época.

sun moon 16/08/2023

Leitura um pouco mais complicada, mas já algo normal para um clássico, inclusive foi o meu primeiro

haasscreams 01/08/2023

Chorei no ônibus
Tenho tendência a não gostar tanto de Alencar por experiências escolares, mas esse livro aqui é tudo! Lúcia é uma personagem tão boa, tão bem escrita, tem um passado sofrido e tudo isso forma uma história de grande peso sentimental. Poderia passar horas falando de Lúcia, Maria da Glória, Paulo e os laços que unem essas vidas. É apaixonante, tocante e emocionante. Só é preciso ter paciência, porque o livro é antigo e a escrita arrastada (condizente com a época) e, em alguns momentos, Paulo é um pé no saco.

MaiR1b. 26/07/2023

Quando eu iniciei este livro, não imaginava o quão bom ele seria. Se eu tivesse lido há uns anos atrás, decerto que não gostaria tanto. Mas o leitor amadurece...
Lúcia é uma personagem que vai te cativando, é uma pessoa pura, apesar de todo o resto, da vida que leva. Acredito que ela fez de Paulo um homem melhor. Por várias vezes eu não a entendia, vezes estas em que suas ações eram tomadas como caprichos, na opinião de Paulo, mas nas últimas páginas tudo se encaixa e a gente percebe que não se tratava de luxúria.

Dearibeiro 17/07/2023

Lido na Escola
Li esse livro quando estava na escola. Me lembro de ter dificuldade com a escrita, mas depois que consegui me acostumar, a leitura fluiu.

Um dos primeiros clássicos nacionais que tive o prazer de conhecer.

Nat Wissinievski 14/07/2023

Queria começar falando que esse livro foi o caos, eu fiquei gostando e desgostando dos personagens o tempo todo, especificamente de Paulo e Lúcia. Que agonia esses dois, Paulo muito orgulhoso e Lúcia muito submissa na maioria das vezes. Mas em defesa deles, os costumes da época os impediam de serem diferentes, mas me irritou hahaha
Eu ainda estou um pouco irritada com o final, não dando spoilers, mas fui pega desprevenida e não gostei haha
Mas no geral, gosto dos clássicos por serem uma representação de outros tempos, conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil e da vida das pessoas de outras épocas.
Anna 30/07/2023minha estante
tbm achei o final bem xoxo mas eu vi que isso era coisa da época msm