O beijo no asfalto

O beijo no asfalto Nelson Rodrigues

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carol 28/05/2022

Desde aquela época as fake news já fazendo estrago. Ninguém quer saber do morto, só da suposta fofoca.

Carol Bazanini 12/06/2022

Adorei conhecer a literatura com Nelson Rodrigues, foi meu primeiro contato com o autor e eu já quero continuar a lê-lo.

Acho que o maior mérito dessa peça é mostrar de modo brutalmente real como se dá as relações sociais no Brasil, sem idealizações. São abordados temas extremamente complicados, como o machismo e a homofobia, com extrema verossimilhança, retratando o pensamento coletivo na geração na qual a peça foi escrita.

Gostaria muito de poder assistir a apresentação com Fernanda Montenegro um dia, tenho certeza de que ela brilhou no papel, assim como todos os atores, e consegui transmitir toda a potência narrativa dessa estória.

Leio, logo existo 25/06/2022

Estou desconfiada que Nelson Rodrigues é um dos meus autores favoritos, este é o 3º livro dele  que leio e gosto bastante.  O texto -  como sempre polêmico - suscita um debate importante sobre homossexualidade. Ele também faz  uma crítica mordaz à imprensa marrom e a corrupção policial. Já estou aqui querendo aumentar minha lista de livros lidos de Nelson Rodrigues, qual será o próximo título que vai me fisgar?

Recomendo a leitura!?

nabia 12/07/2022

Com todo respeito ao Nelson Rodrigues, não consegui gostar... Tem várias questões interessantes sobre o que é verdade ou não, a própria escrita do autor nos deixa mais confusos ainda, além da discussão sobre imprensa e os debates de gênero e sexualidade. Ainda assim, criei uma expectativa muito grande lendo a sinopse que não se confirmou no livro, é uma obra do seu tempo e traz muitos pensamentos LGBTfobicos. Mesmo entendendo o contexto, foi um ponto que me incomodou e as partes positivas não foram suficientes pra me fazer gostar da história... Minha parte preferida foi imaginar a Fernanda Montenegro interpretando a Selminha (sim, isso aconteceu) e descobrir que tinha a expressão "gilete" pra se referir a pessoas bissexuais KKKKKKKKK Vale uma chance, mas achei bem razoável.

Rodrigo Scarabelli 16/07/2022

beijo no asfalto, retrato da hipocrisia à brasileira
Fake news, cancelamento público, truculência policial, imprensa sensacionalista, machismo, homofobia, falsos moralismos, assédio. Beijo no asfalto, de 1961, fala do Brasil contemporâneo.

legarcia 27/07/2022

O falso moralismo
Nelson Rodrigues é um nome muito importante para a dramaticidade brasileira; é vinculado a ele diversas rupturas no gênero teatral do país. Por isso, foi com muita satisfação que realizei minha primeira leitura desse autor e encantei-me com a qualidade dessa obra.

A peça tocou-me principalmente pelo tema, muito hodierno, e a maneira com que ele foi desenvolvido. Desde o princípio do conflito a opinião pública não advem dos fatos, e sim da forma a qual a imprensa diz que aconteceu e das impressões pré-concebidas das pessoas.

A trama tem como centro causal o Amado, jornalista que cria e provoca as intrigas; este manipula todos para produzir uma história a qual interesse ao público ávido pela desgraça alheia.

Aqui, é interessante a ideia de um bode expiatório, o qual, quando punido mesmo injustamente, dá uma impressão de manutenção da ordem; a pessoa, então, é utilizada como uma espécie de sacrifício. Desse modo, há uma espetacularização midiática para satisfação da ânsia popular e para o engajamento do jornal.

É impressionante a maneira com que o escritor trabalha as falas dos personagens, manifestando por meio delas os sentimentos de nervosismo e ansiedade dos interrogados. Há uma progressão confusa de diálogos entre os representantes das instituições superiores de poder e os personagens comuns, os quais sempre são derrotados para sustentarem a história inventada por Amado.

No final da peça, há um relato forte e honesto de Arandir, quando diz que o beijo no asfalto foi o único momento o qual se sentiu bom, uma vez que era um ato de bondade, mas ?eles? o estão julgado e caluniando, querendo que ele duvide de si mesmo.

Nessa obra, Nelson aborda um tema muito caro a nós, pois, principalmente com o advento da tecnologia, essas problemáticas são facilmente potencializadas e histórias criadas para manipulação encontram espaço fértil para difundirem-se. Além disso, é possível refletir sobre a necessidade das pessoas de verem o fracasso alheio como se preenchesse momentaneamente o vazio de suas próprias vidas.

Não obstante esses temas profundos, a peça possui momentos engraçados e a leitura foi agradável e prazerosa para mim. Recomendo muito essa peça! Estou animada para conhecer outras obras de Nelson Rodrigues, bem como assistir à encenenacão com Fernanda Montenegro!

DaniBooks 05/01/2020

O Beijo no Asfalto
Nelson Rodrigues, como sempre, incomparável. E atual. Nessa peça, com personagens típicos do dramaturgo, temos uma crítica ao papel da imprensa e o alcance das ?fake news? e à ignorância de parcela da sociedade. Homofobia, aborto, traições e a canalhice humana também são temas presentes. Tudo isso com uma linguagem informal e com aquele final surpreendente e trágico.
O Rio de Janeiro é o palco para a história de personagens controversos e asquerosos. Ao mesmo tempo em que você lê e acha tudo absurdo, também é tudo verossímil e plausível. Nelson Rodrigues esfrega a realidade na nossa cara de forma crua.
Foi minha primeira experiência com uma obra desse grande dramaturgo brasileiro e gostei bastante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5