O cortiço

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Lêticia Lopes 17/02/2023

Interessante
Vou precisar ler o original. A impressão que dá ao ler esse quadrinho é a de que as histórias são introduzidas, mas não finalizadas.

Acredito que apenas lendo o livro original poderei ter uma dimensão da obra-prima do nordestino Aluisio de Azevedo, a qual foi precursora do naturalismo no Brasil.

Kelly @leitora_assidua_ 20/01/2023

Uma boa leitura
Um misto de romance, traição, inveja e muito mais, o quadrinho trás um pequeno resumo da história de Aluísio Azevedo... O que pode ser o ponta pé inicial para a leitura do clássico na íntegra. ?

Elide.Serra 31/12/2022

Clássico em quadrinhos
História clássica que já gostei muito agora revisitada em forma de quadrinho fica melhor ainda.
Não tão detalhada mas o principal está ali e com imagens vibrantes.

Recomendo ?

Camila 29/12/2022

Um clássico é um clássico!
Depois de ler a obra completa do autor, a versão em quadrinhos parece até incompleta . Porém, levando em conta os dias atuais nos quais a leitura parece ser uma atividade lenta demais, o formato é excelente para apresentar a obra a quem queira conhecer.
A história, todos sabemos, é de um Brasil não muito distante, com a convivência diária de imigrantes, ex-escravos, mulheres fortes e trabalhadoras e homens que não resistem a um rabo de saia. Todos convivendo em uma pequena vila - o cortiço - de alguém que almeja muito mais do que tem.
Nesta versão, obviamente mais curta da obra original, temos algumas partes omitidas ou, "nas entrelinhas", principalmente aquelas que fazem desta obra algo bastante ousado para a época. Ainda assim, pouco se perde, ou como já dito, fica subentendido pelas falas dos personagens.
Vale muito a leitura!

NatAlia.Sousa 03/11/2022

Um romance que denuncia as mazelas sociais enfrentadas pelos moradores de um cortiço no Rio de Janeiro. Ninguém escapa à análise impiedosa do narrador. Não é sem razão que esse romance ocupa um lugar de destaque entre os clássicos da literatura brasileira: ele convida o leitor a analisar por meio da observação crítica do cotidiano das personagens a animalização do ser humano.

wasabi 06/10/2022

O Cortiço
eu tentei ler o livro original, mas não consegui, achei o começo muito chatinho :) achei essa opção em quadrinhos e me ajudou muito a ler e me preparar para a UFU

Arcturo 29/09/2022

Realmente gostei bastante de ler este clássico em quadrinhos, o fato de ser em quadrinhos e fácil de ler motiva bastante o leitor, ainda mais os novatos que possuem uma certa preguiça de ler livros grandes. Assim como eu.

Yasmin.Filetti 17/09/2022

Fluido
Achei uma leitura bem fluida, ate mesmo por ser em quadrinhos. Nunca tinha lido o cortiço entao por desencargo de consciência decidi ler a hq, e me deu vontade de ler o livro normal

Nayy 19/06/2022

Minha mãe comprou esse livro em uma feira e me interessei. Como ainda não li a história sem ser em quadrinhos, não acho que tenho como opinar sobre como foi a construção da HQ. Pelo geral, eu gostei.

Fábbio (@omeninoquele) 19/06/2022

Bom relembrar dessa história.
#OMeninoResenhando

"... Nem prazer, nem desprazer, pois o trabalho era tão constante para ele quanto a necessidade de acumular e ter dinheiro. E era daquela gente que o dinheiro vinha..."

O português, João Romão soube muito bem aproveitar todas as oportunidades que a vida lhe deu. Ele trabalhou muito quando mais novo, e quando seu antigo patrão também português resolvera voltar pra sua terra, dá a ele como pagamento um conto e quinhentos reis que foi o pontapé para seu sonho de prosperar e fazer aumentar a grana.

Logo ele conhece a negra Bertoleza, que vive escrava em uma fazenda, mas sonha com sua alforria, e onde João Romão vê a oportunidade de agarrar mais uns trocados, que a pobre juntava pra comprar seu passe de liberdade. João tem lábia, e convence de que havia comprado a liberdade de Bertoleza, e ela toda feliz passa a enxergá-lo como salvador e a partir daí cai nas garras do inescrupuloso ambicioso.

Pouco tempo João Romão compra um terreno e passa a construir o que depois seria O cortiço, que reúne todo tipo de gente, que não tendo uma solução foi parar ali por última opção. É engraçado de ver que esse povo, é o que molda a sociedade como um todo, no cortiço há de tudo e essa heterogeneidade é o que dá liga na história e mostra as camadas sociais que existe.

João Romão é o típico cara que faz tudo pra se dar bem, e que visa somente poder ter dinheiro, não importa em cima de quem tem que passar. Quando surge a oportunidade de poder se casar com uma moça de família ilustre, ele não hesita de por pra escanteio, a pobre que tanto lhe ajudou desde o início. E esse tipo de amor que é idealizado por Bertoleza e que é quebrado facilmente é uma das características marcantes do realismo/naturalismo brasileiro, momento literário em que o romance foi escrito.

Os personagens são muito marcantes e caricatos, e que carregam traços de personalidade bastante realistas, mas o que falar do Cortiço que passa a ser um dos personagens mais importantes nessa história? É lá onde tudo dá início e é lá onde as coisas acontecem.

De frente a uma pedreira, o Cortiço surgiu com objetivo de abrigar os trabalhadores locais e como é uma habitação popular diz muito sobre as pessoas que vivem lá. Quando penso nesse livro, a figura clara de um lugar sempre cheio de pessoas das mais diferentes classes me vêm a mente.

Confesso que o quadrinho é bem mais fraco do que imaginava eu gostei porque matei a saudade dessa história e de personagens que já conhecia. Ele é uma ótima pedida pra alguém que quer adentrar nos clássicos nacionais, mas não quer ler os textos na íntegra, mas só como uma porta pra a obra original que ele serve. Eu já conhecia o livro e o recomendo muito. Se for ler a HQ, que ela te desperte o interesse de ler o romance.

#OCortiço #AluisioAzevedo #Principis #CirandaCultural #LiteraturaNacional #LivroClassico #10HQsEm10Dias

site: https://www.instagram.com/p/Ce7EKs6LjOq/

Larissa.Ohana 16/06/2022

Um barraco atrás do outro
Em sua juventude João Romão trabalhou para um português em uma mercearia e quando o português decide voltar para portugal deixa a vendinha para Romão.
Avarento ao extremo João economiza ao ponto de conseguir comprar terras e construir um cortiço com ajuda de Bertoleza uma escrava.
O Cortiço é habitado por várias pessoas muito pobre, mas que a todo momento estão conversando, cantando, BRIGANDO e agitando o lugar.
É muito barraco, chega ser engraçado é mãe que bate em filha, é homem que trai mulher é mulher que trai homem, enganação, ingratidão, inveja... dedo no olho e gritaria.

Rebeca 30/04/2022

Artístico
Os desenhos são tão bem produzido, e deixam tudo mais interessante e algumas partes (as poucas dos livro que não são desoladoras) até engraçadas.

A adaptação do texto original é muito boa.

Amei a contextualização da obra no final, contando um breve resumo sobre o livro e fazendo eu conseguir me localizar no livro.

Vale a pena ler, mas recomendo ler junto com a obra original

Ãlex Santos 13/03/2022

Um clássico retratado com louvor para os quadrinhos.
Apesar de não conhecer a obra original, acredito que este quadrinho conseguiu retratar as intenções do autor Aluísio Azevedo ao escrevê-la.

Vê-se, aqui, inúmeros personagens cujas histórias se entrelaçam a partir do convívio num mesmo espaço e que representam a diversidade do povo brasileiro no final do sexo XIX.

O enredo inicia e se encerra com dois dos personagens centrais, que se unem por algo que parecia ser "objetivo comum", ao tempo que isso vai sendo revelado ao leitor quem é quem nesta história.

Como se trata de um quadrinho, não há tempo necessário para detalhar o que, acredito, deve estar bem descrito no livro. Todavia, o quadrinho supriu a minha expectativa.

Outro ponto que gostei na edição é a descrição da biografia resumida do autor e do contexto do Brasil e da literatura à época na qual o romance foi escrito.

Um clássico retratado com louvor para os quadrinhos.

freitaskoober 28/02/2022

Romance que denuncia
É incrível quanta ação tem nesse romance. Acompanhar cada personagem e ver sua transformação ao longo das situações vividas traz uma ideia bem clara do que foi o naturalismo ( o homem é observado por suas atitudes, e o que as rege é o instinto. O ser humano, portanto, age de forma semelhante aos animais, ignorando a racionalidade ). Não li a obra completa mas esta é uma edição linda, inclusive ao final colocaram explicações preciosas sobre o autor, o contexto e o significado do naturalismo.

1 | 2 | 3 | 4