O cortiço

O cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Laura 11/07/2021

Achei muito resumido, não tem nem como você se apegar aos personagens pelo fato de não ser muito explorado. Pretendo ler o livro acredito que vai ser uma experiência bem melhor. Mas além disso a história e muito boa e faz a gente refletir bastante.

Andressa.Assis 26/11/2023

Ótima adaptação
Os quadrinhos são muito bem desenhados e a adaptação é resumida.
Essa adaptação é ótimo para quem gostaria de conhecer a história e os personagens sem precisar ler o livro. Ou até para quem leu O Cortiço e gostaria de vizualizar os personagens.
Gostei bastante da leitura, pois foi bem fluída.

Daniele Freitas Pacheco 07/04/2021

Acho que essa adaptação deixa um pouco a desejar, muitas histórias relevantes do enredo original não são contempladas nessa HQ.

Lyaria 25/07/2020

Bem superficial, para quem já leu o livro essa edição traz apenas um cenário para os acontecimentos, não mostra com clareza a transformação e os traços reais dos personagens descritos. Para quem nunca leu o livro essa versão da uma leve ideia do enredo da história.

Arcturo 29/09/2022

Realmente gostei bastante de ler este clássico em quadrinhos, o fato de ser em quadrinhos e fácil de ler motiva bastante o leitor, ainda mais os novatos que possuem uma certa preguiça de ler livros grandes. Assim como eu.

S RAGS BLOODSCAR 01/01/2024

Uma Adaptação Convidativa
O Cortiço, obra magistral de Aluísio Azevedo, mergulha nas entranhas sociais do Rio de Janeiro do século XIX, revelando pobreza, corrupção, injustiça e traição. Com uma análise impiedosa, o autor desnuda a degradação humana em um cortiço, onde personagens como João Romão, Bertoleza e outros são submetidos à observação crítica do narrador.

A trama, inserida no contexto naturalista, destaca a animalização do ser humano, explorando influências do meio, raça e momento histórico. O cortiço, personagem por si só, cresce como uma entidade viva, refletindo a sociedade corrompida da época. A narrativa não apenas segue os preceitos do naturalismo, mas também oferece uma visão ficcional, porém realista, da sociedade brasileira do século XIX.

O autor, Aluísio Azevedo, transcendeu suas obras comerciais iniciais para criar romances "artísticos", como O Cortiço. Sua experiência como desenhista e caricaturista contribuiu para a minuciosa construção de personagens, revelando sua visão crítica da natureza humana. Engajado, Aluísio tornou-se abolicionista, defendendo a causa no jornal O Pensador.

O contexto histórico da obra reflete a consolidação do poder burguês, o crescimento do proletariado e as mudanças sociais do século XIX. O realismo e o naturalismo, inspirados por figuras como Eça de Queirós e Émile Zola, permeiam a escrita de Azevedo, abordando a pequenez humana, preconceitos e falhas morais.

Os personagens, como João Romão, Bertoleza e Rita Baiana, são peças cruciais nesse cenário, representando a luta pela sobrevivência e os conflitos sociais. O cortiço, enquanto cenário, personifica a degradação social, destacando a proximidade entre explorador e explorado.

A adaptação em quadrinhos, organizada por Franco de Rosa e ilustrada por Marcus Rosado, oferece uma nova perspectiva visual à obra. Com talento e competência, esses artistas complementam a narrativa original, proporcionando uma experiência enriquecedora.

O legado de Aluísio Azevedo vai além de suas obras literárias; sua atuação na diplomacia e sua habilidade como desenhista e caricaturista mostram sua versatilidade. Azevedo é reverenciado como pioneiro do naturalismo no Brasil, contribuindo para uma compreensão objetiva e crítica da sociedade.

Em suma, O Cortiço é mais do que um romance; é uma análise perspicaz das mazelas sociais, imortalizada pelas mãos talentosas de Aluísio Azevedo e, agora, reinterpretada de forma visual pelos artistas contemporâneos.

Elide.Serra 31/12/2022

Clássico em quadrinhos
História clássica que já gostei muito agora revisitada em forma de quadrinho fica melhor ainda.
Não tão detalhada mas o principal está ali e com imagens vibrantes.

Recomendo ?

LarissaLemes 23/05/2021

As ilustrações são muito boas, achei que descreveu bem os conflitos do livro original, mas podia ser um pouco maior para detalhar melhor o final.

Lêticia Lopes 17/02/2023

Interessante
Vou precisar ler o original. A impressão que dá ao ler esse quadrinho é a de que as histórias são introduzidas, mas não finalizadas.

Acredito que apenas lendo o livro original poderei ter uma dimensão da obra-prima do nordestino Aluisio de Azevedo, a qual foi precursora do naturalismo no Brasil.

Martins 10/10/2021

Achei a narrativa um pouco confusa, talvez por conta de serem muitos personagens em um texto muito reduzido, mas mesmo assim é um bom complemento para o texto integral. De qualquer forma a história conta sobre um cortiço e seus moradores cada um de seus dramas.

Kelly @leitora_assidua_ 20/01/2023

Uma boa leitura
Um misto de romance, traição, inveja e muito mais, o quadrinho trás um pequeno resumo da história de Aluísio Azevedo... O que pode ser o ponta pé inicial para a leitura do clássico na íntegra. ?

Clarissa.Abreu 17/11/2021

Ganhei esse livro e li em uma tarde. , como a leitura e viva . Esse classico e muito bom e pretendo ler o livro mesmo , no meu kindle . Recomendo demais ?

Jocilaine(@semlimitesparaoslivros) 09/06/2020

Interessante!
Boa oportunidade para conhecer uma obra da Literatura Brasileira. Através de uma forma diferente e descontraída. Pois, no formato de HQ, a história ganha um charme a mais.
Li O Cortiço nos tempos de escola, foi uma leitura marcante e cheia de esteriótipos formados e fixados em minha mente. E agora foi diferente, com certeza, esperava mais dessa edição. Não consegui absorver os mesmos sentimentos que tive lendo o próprio livro. Claro que a história contada através de quadrinhos é coerente com o livro, mas eu esperava mais de alguns personagens, alguns deles tem papéis curtos e quase não aparecem direito nos desenhos dessa edição.
Mas nada tira o brilho da minha experiência com a HQ do clássico de Aluísio Azevedo.

Romulo Vieira 16/11/2019

O Cortiço.
Foi escrito por Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo, nasceu em São Luís, no Maranhão, 14 de Abril de 1857.

Foi um grande escritor e além de vários livros publicados, fundou juntamente com um grupo de intelectuais a Academia Brasileira de Letras, em 1897.

O Cortiço é um romance que se passa no século 19 no Rio de Janeiro, mas precisamente em Botafogo.

O livro tem história de pobreza, inveja, avareza, corrupção, traição, injustiça, exploração e tudo que você possa imaginar.

Alguns personagens roubam a cena da história, por exemplo João Romão, Bertoleza, Miranda, Estola, Firmo, Rita Baiana, Jerônimo e por fim Piedade.

A história que mais me chamou a atenção foi de João Romão e Bertoleza.

João Romão trabalhava para um homem Português avarento, que decide voltar para a sua terra e deixou o seu comércio como pagamento para João Romão.

João Romão engana uma escrava por nome Bertoleza, pega o seu dinheiro e começa a comprar os pedaços de terra, que mais adiante vai chamar-se O Cortiço.

No Cortiço acontece várias histórias que vemos em nossa sociedade, como traição, inveja e por aí vai, agora o final do livro vai surpreender principalmente com a vida de Bertoleza.

Gostei da leitura e da HQ, para os amantes literatura e HQ aqui está a combinação perfeita.

site: https://www.instagram.com/p/B47eJ1djU9a/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Larissa.Ohana 16/06/2022

Um barraco atrás do outro
Em sua juventude João Romão trabalhou para um português em uma mercearia e quando o português decide voltar para portugal deixa a vendinha para Romão.
Avarento ao extremo João economiza ao ponto de conseguir comprar terras e construir um cortiço com ajuda de Bertoleza uma escrava.
O Cortiço é habitado por várias pessoas muito pobre, mas que a todo momento estão conversando, cantando, BRIGANDO e agitando o lugar.
É muito barraco, chega ser engraçado é mãe que bate em filha, é homem que trai mulher é mulher que trai homem, enganação, ingratidão, inveja... dedo no olho e gritaria.

1 | 2 | 3 | 4