O cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

LarissaLemes 23/05/2021

As ilustrações são muito boas, achei que descreveu bem os conflitos do livro original, mas podia ser um pouco maior para detalhar melhor o final.

Tayna 14/01/2024

O cortiço
Para quem tem dificuldades em ler clássicos, super indico essas HQ da principis, não sei se a história original está bem adaptada nessa Hq, pois no li o livro, maaas eu amei esse quadrinho e amei a história aqui representada.

É muito o retrato do nosso Brasil atual, é uma história atemporal e com tantos personagens ricos em personalidade que eu fiquei apaixonada!!

Essa coleção tem várias adaptações de clássicos e vale a pena conhecê-los.

Isa 29/12/2020

Superficial
O livro é bom, porém conta a história só por cima e acaba faltando muita informação sobre vários personagens.

Inspirações Literárias 18/04/2023

Um bom resumo desse brasileirinho!
Um excelente compacto da história original.

O Cortiço um clássico da literatura brasileira que se reatualiza na sociedade contemporânea.

Jocilaine(@semlimitesparaoslivros) 09/06/2020

Interessante!
Boa oportunidade para conhecer uma obra da Literatura Brasileira. Através de uma forma diferente e descontraída. Pois, no formato de HQ, a história ganha um charme a mais.
Li O Cortiço nos tempos de escola, foi uma leitura marcante e cheia de esteriótipos formados e fixados em minha mente. E agora foi diferente, com certeza, esperava mais dessa edição. Não consegui absorver os mesmos sentimentos que tive lendo o próprio livro. Claro que a história contada através de quadrinhos é coerente com o livro, mas eu esperava mais de alguns personagens, alguns deles tem papéis curtos e quase não aparecem direito nos desenhos dessa edição.
Mas nada tira o brilho da minha experiência com a HQ do clássico de Aluísio Azevedo.

Beatriz3345 15/10/2023

Comprei em uma feira de livros que fui por um bom preço. Li em uma hora. É uma versão beeeeeeem resumida do livro original, mas gostei de poder ver os cenários. Mas uma coisa que me intrigou foi a alteração na aparência de alguns personagens. No livro são descritos de uma forma e na hq aparecem de outra. Mas no geral, eu gostei.

Romulo Vieira 16/11/2019

O Cortiço.
Foi escrito por Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo, nasceu em São Luís, no Maranhão, 14 de Abril de 1857.

Foi um grande escritor e além de vários livros publicados, fundou juntamente com um grupo de intelectuais a Academia Brasileira de Letras, em 1897.

O Cortiço é um romance que se passa no século 19 no Rio de Janeiro, mas precisamente em Botafogo.

O livro tem história de pobreza, inveja, avareza, corrupção, traição, injustiça, exploração e tudo que você possa imaginar.

Alguns personagens roubam a cena da história, por exemplo João Romão, Bertoleza, Miranda, Estola, Firmo, Rita Baiana, Jerônimo e por fim Piedade.

A história que mais me chamou a atenção foi de João Romão e Bertoleza.

João Romão trabalhava para um homem Português avarento, que decide voltar para a sua terra e deixou o seu comércio como pagamento para João Romão.

João Romão engana uma escrava por nome Bertoleza, pega o seu dinheiro e começa a comprar os pedaços de terra, que mais adiante vai chamar-se O Cortiço.

No Cortiço acontece várias histórias que vemos em nossa sociedade, como traição, inveja e por aí vai, agora o final do livro vai surpreender principalmente com a vida de Bertoleza.

Gostei da leitura e da HQ, para os amantes literatura e HQ aqui está a combinação perfeita.

site: https://www.instagram.com/p/B47eJ1djU9a/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

ratatoloui 29/05/2023

O Cortiço
Precisava ler pra escola, e eu vou adimitir que comprei essa HQ só porque tava bem baratinha e por pura preguiça de ler o livro. Porém a história me pareceu muito resumida, acho que pra conseguir entender melhor e quem sabe até gostar um pouco mais vou ter que ler o livro.

Gabi.Trarbach 11/10/2021

A história é até boa , a leitura é bem facil afinal é um livro bem curto, mas eu ainda prefiro outros livros. LI PRA ESCOLA

Vicky.Schneider 08/02/2024

Então. Não levei duas horas pra ler... Fiquei um pouco decepcionada... Escolhi ler em quadrinhos pq sempre achei os clássicos meio chatos. Mas essa história ficou rasa demais, nessa versão.

Fábbio (@omeninoquele) 19/06/2022

Bom relembrar dessa história.
#OMeninoResenhando

"... Nem prazer, nem desprazer, pois o trabalho era tão constante para ele quanto a necessidade de acumular e ter dinheiro. E era daquela gente que o dinheiro vinha..."

O português, João Romão soube muito bem aproveitar todas as oportunidades que a vida lhe deu. Ele trabalhou muito quando mais novo, e quando seu antigo patrão também português resolvera voltar pra sua terra, dá a ele como pagamento um conto e quinhentos reis que foi o pontapé para seu sonho de prosperar e fazer aumentar a grana.

Logo ele conhece a negra Bertoleza, que vive escrava em uma fazenda, mas sonha com sua alforria, e onde João Romão vê a oportunidade de agarrar mais uns trocados, que a pobre juntava pra comprar seu passe de liberdade. João tem lábia, e convence de que havia comprado a liberdade de Bertoleza, e ela toda feliz passa a enxergá-lo como salvador e a partir daí cai nas garras do inescrupuloso ambicioso.

Pouco tempo João Romão compra um terreno e passa a construir o que depois seria O cortiço, que reúne todo tipo de gente, que não tendo uma solução foi parar ali por última opção. É engraçado de ver que esse povo, é o que molda a sociedade como um todo, no cortiço há de tudo e essa heterogeneidade é o que dá liga na história e mostra as camadas sociais que existe.

João Romão é o típico cara que faz tudo pra se dar bem, e que visa somente poder ter dinheiro, não importa em cima de quem tem que passar. Quando surge a oportunidade de poder se casar com uma moça de família ilustre, ele não hesita de por pra escanteio, a pobre que tanto lhe ajudou desde o início. E esse tipo de amor que é idealizado por Bertoleza e que é quebrado facilmente é uma das características marcantes do realismo/naturalismo brasileiro, momento literário em que o romance foi escrito.

Os personagens são muito marcantes e caricatos, e que carregam traços de personalidade bastante realistas, mas o que falar do Cortiço que passa a ser um dos personagens mais importantes nessa história? É lá onde tudo dá início e é lá onde as coisas acontecem.

De frente a uma pedreira, o Cortiço surgiu com objetivo de abrigar os trabalhadores locais e como é uma habitação popular diz muito sobre as pessoas que vivem lá. Quando penso nesse livro, a figura clara de um lugar sempre cheio de pessoas das mais diferentes classes me vêm a mente.

Confesso que o quadrinho é bem mais fraco do que imaginava eu gostei porque matei a saudade dessa história e de personagens que já conhecia. Ele é uma ótima pedida pra alguém que quer adentrar nos clássicos nacionais, mas não quer ler os textos na íntegra, mas só como uma porta pra a obra original que ele serve. Eu já conhecia o livro e o recomendo muito. Se for ler a HQ, que ela te desperte o interesse de ler o romance.

#OCortiço #AluisioAzevedo #Principis #CirandaCultural #LiteraturaNacional #LivroClassico #10HQsEm10Dias

site: https://www.instagram.com/p/Ce7EKs6LjOq/

yaslendo0 16/08/2021

O cortiço
Não funcionou em forma de quadrinhos porque limitou a obra, porém foi um bom primeiro contato real com ela para mim.
Devido às poucas páginas e aos tantos personagens que precisavam ser abordados em pouco tempo tudo ficou bastante corrido. Tentarei ler o livro em si no futuro.

Jana 26/02/2021

Iniciando a minha experiência com romances adaptados para HQ. A leitura foi bastante tranquila e fácil. Pensando em adolescentes na faixa de treze e catorze anos, acredito que a adaptação é boa. Muitos aspectos polêmicos do romance foram deixados de fora, mas acredito que o tratamento dessas questões em sala de aula, nessa faixa etária em específico, não seria bem visto pelos pais. Ainda assim, para quem quer ter uma ideia geral da obra original, é um bom começo.

adria 29/08/2020

poderia ser melhor
é um quadrinho mais voltado pro público que não tem interesse em um contato aprofundado com a obra. alguns acontecimentos do livro não são apresentados e outros são de forma muito superficial. no geral, é uma boa leitura, mas a obra poderia trazer mais da real profundidade dos acontecimentos e personagens.

1 | 2 | 3 | 4