O cortiço

O cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Fábbio (@omeninoquele) 19/06/2022

Bom relembrar dessa história.
#OMeninoResenhando

"... Nem prazer, nem desprazer, pois o trabalho era tão constante para ele quanto a necessidade de acumular e ter dinheiro. E era daquela gente que o dinheiro vinha..."

O português, João Romão soube muito bem aproveitar todas as oportunidades que a vida lhe deu. Ele trabalhou muito quando mais novo, e quando seu antigo patrão também português resolvera voltar pra sua terra, dá a ele como pagamento um conto e quinhentos reis que foi o pontapé para seu sonho de prosperar e fazer aumentar a grana.

Logo ele conhece a negra Bertoleza, que vive escrava em uma fazenda, mas sonha com sua alforria, e onde João Romão vê a oportunidade de agarrar mais uns trocados, que a pobre juntava pra comprar seu passe de liberdade. João tem lábia, e convence de que havia comprado a liberdade de Bertoleza, e ela toda feliz passa a enxergá-lo como salvador e a partir daí cai nas garras do inescrupuloso ambicioso.

Pouco tempo João Romão compra um terreno e passa a construir o que depois seria O cortiço, que reúne todo tipo de gente, que não tendo uma solução foi parar ali por última opção. É engraçado de ver que esse povo, é o que molda a sociedade como um todo, no cortiço há de tudo e essa heterogeneidade é o que dá liga na história e mostra as camadas sociais que existe.

João Romão é o típico cara que faz tudo pra se dar bem, e que visa somente poder ter dinheiro, não importa em cima de quem tem que passar. Quando surge a oportunidade de poder se casar com uma moça de família ilustre, ele não hesita de por pra escanteio, a pobre que tanto lhe ajudou desde o início. E esse tipo de amor que é idealizado por Bertoleza e que é quebrado facilmente é uma das características marcantes do realismo/naturalismo brasileiro, momento literário em que o romance foi escrito.

Os personagens são muito marcantes e caricatos, e que carregam traços de personalidade bastante realistas, mas o que falar do Cortiço que passa a ser um dos personagens mais importantes nessa história? É lá onde tudo dá início e é lá onde as coisas acontecem.

De frente a uma pedreira, o Cortiço surgiu com objetivo de abrigar os trabalhadores locais e como é uma habitação popular diz muito sobre as pessoas que vivem lá. Quando penso nesse livro, a figura clara de um lugar sempre cheio de pessoas das mais diferentes classes me vêm a mente.

Confesso que o quadrinho é bem mais fraco do que imaginava eu gostei porque matei a saudade dessa história e de personagens que já conhecia. Ele é uma ótima pedida pra alguém que quer adentrar nos clássicos nacionais, mas não quer ler os textos na íntegra, mas só como uma porta pra a obra original que ele serve. Eu já conhecia o livro e o recomendo muito. Se for ler a HQ, que ela te desperte o interesse de ler o romance.

#OCortiço #AluisioAzevedo #Principis #CirandaCultural #LiteraturaNacional #LivroClassico #10HQsEm10Dias

site: https://www.instagram.com/p/Ce7EKs6LjOq/

Gabi.Trarbach 11/10/2021

A história é até boa , a leitura é bem facil afinal é um livro bem curto, mas eu ainda prefiro outros livros. LI PRA ESCOLA

yaslendo0 16/08/2021

O cortiço
Não funcionou em forma de quadrinhos porque limitou a obra, porém foi um bom primeiro contato real com ela para mim.
Devido às poucas páginas e aos tantos personagens que precisavam ser abordados em pouco tempo tudo ficou bastante corrido. Tentarei ler o livro em si no futuro.

Bárbara 23/07/2021

Para um fã de "O Cortiço" esse HQ é indispensável!! É uma versão light e possui uma ótima adaptação da obra original.
A organização e o trabalho dos designers são maravilhosos.

Neidinhap 07/03/2021

Expectativas não alcançadas
Já havia lido o livro, é uma história forte e crua, boa demais.
Já o quadrinhos foi só para relembrar, mas para quem não leu o livro não dá para mensurar a grandeza da verdadeira obra..

Jana 26/02/2021

Iniciando a minha experiência com romances adaptados para HQ. A leitura foi bastante tranquila e fácil. Pensando em adolescentes na faixa de treze e catorze anos, acredito que a adaptação é boa. Muitos aspectos polêmicos do romance foram deixados de fora, mas acredito que o tratamento dessas questões em sala de aula, nessa faixa etária em específico, não seria bem visto pelos pais. Ainda assim, para quem quer ter uma ideia geral da obra original, é um bom começo.

adria 29/08/2020

poderia ser melhor
é um quadrinho mais voltado pro público que não tem interesse em um contato aprofundado com a obra. alguns acontecimentos do livro não são apresentados e outros são de forma muito superficial. no geral, é uma boa leitura, mas a obra poderia trazer mais da real profundidade dos acontecimentos e personagens.

Naty 07/06/2020

A história não me agrada muito, mas achei a adaptação muito boa para quem precisa saber o grosso sobre essa obra

@fabio_entre.livros 10/01/2020

Sobre a HQ
A editora Ciranda Cultural, mais conhecida pela publicação de material infantil e na edição de algumas obras da literatura brasileira e portuguesa (em edições muito ordinárias, por sinal) lançou há relativamente pouco tempo o selo Principis, cuja proposta tem sido publicar não apenas os já conhecidos clássicos nacionais e portugueses, mas também alguns dos maiores títulos da literatura universal. Mais que isso, lançou também uma interessante coleção de adaptações quadrinizadas de clássicos brasileiros que, até o momento, conta com quatro títulos: “Dom Casmurro”, “Memórias póstumas de Brás Cubas”, “Senhora” e “O cortiço”. São edições em formato grande (23x16cm), coloridas digitalmente, com 80 páginas cada, impressas num papel de boa qualidade.
Esta adaptação de “O cortiço” é a minha primeira experiência com esta coleção e já digo que me agradou bastante, o que não é pouca coisa, considerando que o romance de Aluísio Azevedo é uma das minhas obras preferidas da literatura brasileira. Gostei dos traços, da concepção artística dos personagens (João Romão está tal e qual eu imaginava) e do cuidado com o texto. Além da adaptação em si, o livro conta com um bom apêndice que apresenta a biografia do autor, o contexto histórico da obra, um quadro-resumo dos personagens e, por fim, um esquema das etapas da quadrinização.
Obviamente, como qualquer forma de adaptação, esta versão em quadrinhos não substitui a leitura da obra original, até porque muitas das tramas secundárias foram suprimidas (como o destino de Pombinha). Acredito que é mais apropriada como um complemento para quem já leu o romance e busca outras versões da obra; nesse sentido, também é válido conferir a adaptação setentista de “O cortiço” para o cinema.

Diane 23/08/2019

Ótimo!
O Cortiço é mais uma grande obra da literatura brasileira que narra a história de João Romão, dono de um cortiço que ele construiu ao explorar a escrava Bertoleza, dizendo a mesma que ela agora era uma mulher livre. Mas na verdade, ele a tinha nas mãos para explorar sua riqueza, que ela conseguiu com muito trabalho, tornando-a também sua amante e ganhando sua confiança.

João Romão só se preocupa com a riqueza que os moradores de seu cortiço podem oferecer, através de seus alugueis. Um homem totalmente avarento e invejoso, que só pensa em seu bem estar. Ele busca status social, principalmente depois que seu rival, Miranda, recebe o título de Barão.

Em paralelo com a história de João Romão, conhecemos Rita Baiana, uma bela mulher que encanta o português Jerônimo. Enfeitiçado, ele abandona sua família e seus princípios para viver esse romance tórrido.

Curti muito esse romance, que assim como Senhora, me empolguei em ler por ser essa versão em quadrinhos. A linguagem já não é tão complicada, é bem humorada até. Gosto das críticas sociais que Aluísio de Azevedo coloca numa narrativa tão simplória. Um livro ainda tão atual.

1 | 2 | 3 | 4